22 Fatos Interessantes que Eu Aprendi Morando na Coreia do Sul

Quando as pessoas pensam na Coreia do Sul, as primeiras coisas que muitas vezes surgem em suas cabeças são Psy, churrasco coreano, ou Coreia do Norte. No entanto, há muito mais coisas interessantes sobre a Coreia do Sul do que se possa imaginar. Depois de ter sido quase completamente destruída durante a Guerra da Coreia, ela cresceu rapidamente para se tornar uma das nações mais desenvolvidas e avançadas do mundo. É o lar de empresas renomadas como a Samsung (que você até pode visitar!), Hyundai e LG …. e tem até a internet mais rápido do mundo! 

Depois de passar quase um ano como professora de Inglês aqui, eu descobri todos os tipos de informações úteis e peculiaridades que tornam esse país único, quase sempre interessante, e às vezes um lugar desafiante para viver. Então, sem mais delongas, aqui está uma lista de coisas que eu aprendi ao longo do ano passado, sejam boas, más, ou simplesmente “estranhas”:

 

  1. Os semáforos são dolorosamente lentos.

Nunca na minha vida eu encontrei semáforos tão lentos para mudar de cores como aqui na Coreia. No início, eu ficava confusa em ver as pessoas correndo para passar a luz verde na faixa de pedestres…. agora, no entanto, eu corro junto com eles ….

Semáforos na Coreia

As faixas de pedestres nem sempre são calmas assim. Foto de Adan, licenciado sob CC BY 2.0

  

  1. Os Coreanos vão surtar se você beber a água da torneira.

Ok, assim como um monte de estrangeiros…..mas fontes do governo dizem que a água de torneira é completamente 100% segura para beber embora, por algum motivo, a população local irá provavelmente levantar as sobrancelhas se eles te vêem encher o seu copo com água da torneira. Eu bebi água de torneira por quase um ano e ainda estou viva para contar a história…

Água de torneira na Coreia do Sul

Ainda bem que ninguém me viu fazer isso.

  

  1. Há banheiros públicos gratuitos EM TODOS OS LUGARES.

Não importa onde você esteja, parece que você nunca está longe de um limpo e gratuito banheiro público. Sendo que ter que pagar por banheiros (eu estou olhando para você, Europa Ocidental !!!!) é algo que me deixa louca da vida, eu aprecio esse benefício Coreano de todo o coração.

 

Banheiro Público na Coreia

Obrigada Coreia!!!

 

  1. Coisas que você não esperava que fossem doces, de fato, são doce.

Oh, então você acha que o pão de alho ou aquelas batatinhas que você acabou de comprar eram salgados? A Coreia do Sul vai te provar que você está errada.

Salgadinhos na Coreia

Eles são salgados?? Ou são doces?? Só o tempo pode dizer.

 

  1. 70% da Coreia do Sul é formado de montanhas.

Então, caso você venha, seria realmente uma pena deixar de explorá-las. Há até algumas montanhas que você pode “escalar” bem ao lado de Seul! Saiba mais aqui: http://foradazonadeconforto.com/como-escalar-a-bukhansan-a-montanha-mais-proxima-de-seul-coreia-do-sul/…..E aqui: http://foradazonadeconforto.com/como-conseguir-a-melhor-vista-de-seul-coreia-do-sul/

 

Parque Nacional de Seoraksan.

Naturalmente, isso significa que o país é cheio de belas paisagens….como a do Parque Nacional de Seoraksan.

 

  1. Trekking é o passatempo nacional (assim como comprar caras e coloridas roupas de trekking).

Parece que uma vez que você bateu a idade dos 40 anos ou próximo disso, espera-se, basicamente, que você vá a cada final de semana para um dos muitos parques nacionais da Coreia do Sul para fazer trekking …. mas por favor, se você for e quiser ser um próprio Coreano, não se esqueça que você tem que se vestir da cabeça aos pés com trajes brilhantes e coloridos como os da imagem abaixo (vamos ser honestos aqui … embora eu possa tirar sarro dessas roupas, no fundo no fundo, eu estou secretamente com ciúmes ).

Provavelmente, o número 6 tem uma grande influência neste processo. Como sou alguém que ama fazer trekking, este é possivelmente uma das coisas que eu mais aprendi a gostar durante o meu tempo na Coreia.

 

Roupas de trekking na Coreia

Sério mesmo, como é que você não pode ter inveja dessa roupas?

 

  1. Há um número de telefone para turistas que e grátis e em Inglês.

É maravilhoso e eles podem ajudá-lo com tudo o que você precisar, desde horários de ônibus, recomendações sobre o que fazer a até traduções ao vivo. Se você estiver na Coreia, basta discar 1330. Se você estiver no exterior, disque + 82-2-1330 …. ou, você pode ligar gratuitamente através do Skype a partir deste link aqui:

http://english.visitkorea.or.kr/enu/GK/GK_EN_2_7_1_1.jsp

Telefone de ajuda na Coreia

Se o seu Coreano é ruim como o meu, nunca se sabe quando isso pode ajudar.

  1. Você pode obter todos os tipos de comida “entregues em domicílio”, onde quer que esteja.

Eu tenho visto pessoas recebendo frango frito no parque, pizza na universidade, e McDonalds (sim, McDonalds e todos os outros restaurantes de rede fazem entrega em domicílio!!) na praia. Haaaa, se eu pudesse falar coreano para descobrir como fazer isso!

Entras a domicílio Burger King

Algum dia eu vou descobrir como pedir comida a domicílio em Coreano….ou talvez seja melhor que eu nunca aprenda.

 

  1. Muitas vezes você vai ganhar coisas grátis, juntamente com suas compras.

Se você estiver em um restaurante, eles geralmente vão te dar algo grátis e dizer “serviço”. Se é em algum outro lugar, você vai receber todos os tipos de coisas que vão desde garrafas d’água até detergente. Eles principalmente gostam de dar aqueles paninhos molhados para desinfetar as mãos…

LENÇOS DESINFETANTES

TANTOS LENÇOS DESINFETANTES!

 

  1. A Coreia do Sul será a anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2018.

Ele acontecerá em Pyeongchang (não, não Pyongyang, a capital da Coreia do Norte), uma cidade na parte ocidental da Coreia do Sul …. e o Centro de Esqui de Yongpyong vale sim uma visita se você gostar de esportes de neve!

PS: Você sabia que você pode se oferecer como voluntário para os Jogos Olímpicos? Descubra como aqui!

Olimpíadas de Inverno de 2018 na Coreia do Sul

A Coreia do Sul se preparando para as próximas Olimpíadas de Inverno!

 

  1. Para as senhoras … saias curtas são totalmente aceitáveis, mas mostrar a “comissão de frente” nem pensar!

Quero dizer, eu já vi saias curtas nos EUA, mas aqui o nível é totalmente outro…. mesmo aquelas que elas usam para ir ao trabalho algumas vezes, são escandalosamente curtas!

Apesar deste amor por mostrar as pernas, elas são muito mais modestas quando se trata de qualquer parte próxima ao busto. Eu acho que eu mal mostrei um pouco mais que o meu pescoço durante o ano todo… e agora eu me sinto estranhamente escandalosa quando faço!

K-pop Coreia

Mas, se você é uma estrela do K-pop, você pode tudo. Foto de Republic of Korea, licenciado sob CC BY-SA 2.0

 

  1. A Coreia é muito mais do que apenas Seul!

Naturalmente, quando as pessoas vêm para a Coreia elas tendem a visitar Seul e seus arredores. Agora, enquanto Seul em si provavelmente poderia ocupá-lo por semanas, não se esqueça de se aventurar pelo resto do país! Escalar uma montanha, visitar uma ilha, ir a uma cidade menor …. há muito o que fazer!

Ilha Ulleungdo

Eu realmente recomendo a maravilhosa e ideal para sua conta no Instagram, Ilha Ulleungdo.

 

  1. Basicamente, onde quer que vá, o lugar sempre estará cheio de pessoas.

Devido à sua relativa alta densidade populacional, você sempre vai encontrar-se rodeado por pessoas na maioria dos lugares que você for …. estão esteja preparado para alguns empurrões e algumas graves invasões de espaço pessoal.

Templos na Coreia do Sul

Não importa para onde você vá….

 

  1. Possivelmente, as pessoas em seu país de origem estão muito mais preocupadas com a Coreia do Norte do que os sul-coreano estão.

Claro, isso não quer dizer que a Coreia do Norte e suas palhaçadas não atravessem as mentes dos sul-coreanos (especialmente aqueles que têm famílias separadas). É só para dizer que a maioria das pessoas que conheço parecem um pouco impassíveis sobre a sua potencial ameaça. Por exemplo, quando o mundo começou a entrar em pânico sobre uma possível bomba H da Coreia do Norte, os coreanos que eu perguntei sobre isso, basicamente deram os ombros e nem se importavam.

 

JSA, (Joint Security Area)

A famosa JSA, (Joint Security Area), a fronteira “neutra” entra a Coreia do Norte e a do Sul.

 

  1. Kimchi e arroz são pratos de todos os dias.

Alguns dos meus alunos até me disseram que eles comem estes dois itens em todas as 3 refeições do dia!

kimchi Coreia

Essa senhoras com certeza gostam de kimchi. Foto de Republic of Korea, licenciado sob CC BY-SA 2.0

 

  1. Eles realmente gostam de Spam (espécie de carne enlatada).

Você pode encontrá-los em todos os lugares, inclusive em kits de presente para feriados. E já me serviram Spam frito várias vezes durante os almoços na escola onde trabalho. 

Spam na Coreia

Caso você queira se aventurar…

 

  1. A pimenta de alguns temperos Coreanos não são piada.

Eu realmente acho que os Coreanos se divertem ao ver estrangeiros comendo a comida picante deles. Vou apenas dizer que a idéia deles de “oh, é apenas um pouco picante” é muito diferente da minha idéia de “oh, é apenas um pouco picante”!

Noodles apimentado na Coreia

Eu provavelmente ia chorar se tentasse comê-los.

 

  1. Trabalho e vida escolar são intensos.

Mesmo que isso seja algo que eu provavelmente poderia falar muito a respeito, eu vou mantê-lo simples.

Além da escola normal, de Educação Infantil até Ensino Médio, a maioria dos meus alunos vêm à minha escola de Inglês, bem como participam de várias outras “escolas” todas as semana para coisas como matemática, ciências, etc…….o que significa que eles basicamente estudam o dia inteiro. Quer dizer, eu tive alunos de 8 anos me dizendo que estavam estressados!

Parece também que a semana normal de trabalho, na média, passa de 10, 11, 12 ou mais horas por dia …. além de férias pagas mínimas….e nem pense em ficar doente! Por exemplo, um dos professores da minha escola teve que ficar e dar aulas mesmo indo ao banheiro de tempos em tempos para vomitar por estar doente.

Estudar na Coreia do Sul

A foto fala por si própria, eu acho.

 

  1. Os Coreanos provavelmente ganham de você na bebedeira.

Prova: http://www.blackoutkorea.com/ 

Bêbado na Coreia

Eu não tenho certeza que ele seja Coreano, mas eu adoro a camiseta dele.

 

  1. Os Coreanos amam karaokê (AKA: o noraebang).

Possivelmente influenciados pelo número 19…. você pode encontrar salas de karaokê até em trens!

Confissão: Ao longo de um ano, eu só estive em um noraebang (em homenagem a véspera de Ano Novo) …. e acabei caindo no sono.

karaokê em trem na Coreia

Quem podia imaginar que karaokê combinava com trens?

 

  1. Você vai ser ignorado se a) perguntar se eles conhecem o Psy ou b) começam a dançar Gangnam Style

Como este parece ser o nível de conhecimentos sobre a Coreia do Sul que muitas pessoas têm, eu acho que essas são duas perguntas que os Coreanos mais ouvem…. especialmente quando no exterior.

 Psssst: Caso você não saiba (e eu certamente não sabia antes de vir a Coreia), Gangnam é um dos bairros mais ricos e exclusivos de Seul.

Gangnam Style na Coreia

Porém, acredito que a Coreia gostou da atenção extra que eles ganharam por causa da música.

 

  1. A Coreia do Sul é extremamente segura.

A Coreia é, sem dúvida, um dos mais seguros (se não o mais seguro) países que eu já estive. Eu me sinto segura andando sozinha à noite em qualquer lugar e, se você perder sua carteira, é mais provável que alguém a devolva à polícia do que a roube. Claro, isso não significa que você deva começar a se descuidar porque coisas ruins sempre podem acontecer … mas aproveite a sensação extra de segurança porque você não vai encontrá-la em muitos outros lugares pelo mundo!

Bandeira Sul Coreana

Além disso, eles tem uma bandeira que sai muito bem na foto!

 

Prezados professores de Inglês, estudantes de intercâmbio, turistas, ou (melhor ainda) os próprios Coreanos…. eu esqueci de alguma coisa? Por favor, sinta-se à vontade para compartilhar as suas críticas à lista ou enviar suas histórias e experiências sobre essa potência asiática na área de comentários abaixo.

*Este artigo foi escrito pela editora e escritora colaboradora do site, Nikki Elliott. Nikki é Americana e já fez várias viagens de mochilão e é atualmente professora de Inglês na Coréia do Sul. Se você deseja entrar em contato com ela sobre o artigo, por favor, comente abaixo.

 

Para ler mais sobre a Coreia do Sul, confira nossos outros artigos: 

13 Lugares para Visitar na Coreia do Sul além de Seul

Como Escalar Bukhansan: a Montanha Mais Próxima de Seul, Coréia do Sul

Como Conseguir a Melhor Vista de Seul, Coreia do Sul

Como Visitar o Museu Grátis da Samsung em Suwon na Coreia do Sul

 

e a Coreia do Norte (visitamos por 10 dias):

Como visitar a Coreia do Norte de uma Forma Econômica

101 Fotos da Coreia do Norte: Pyongyang – Parte 1

101 Fotos da Coreia do Norte: Pyongyang – Parte 2

 

Está planejando a sua próxima viagem?

 

simbolo cruz vermelha Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. Nossa página com os 3 Melhores e Mais Baratos Seguros de Viagem do Mercado pode te ajudar na escolha do melhor seguro para você além de possuir cupons de desconto para as maiores seguradoras!

 

simbolo hotel azulJá reservou o seu hotel ou albergue? Se não, o nosso artigo com Os 6 Melhores e Mais Baratos Sites para Encontrar a Sua Acomodação de Viagem pode te ajudar nesta processo. Lá você também encontrará promoções e códigos de desconto.

 

simbolo avião laranjaAinda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada na nossa página com 17 Dicas de Como Economizar na Passagem Aérea onde você também encontra os 4 melhores sites para comprar seus voos

 

simbolo carro azulE finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então com certeza a nossa página com Os 5 Melhores e Mais Baratos Sites para Comparar e Alugar Carros Pelo Mundo vai te ajudar na escolha e a economizar.

 

Para conhecer minhas ferramentas e aplicativos de viagem favoritos que me permitem viajar tanto e a um custo tão baixo, dê uma olhada na minha página especial sobre “81 Ferramentas e Aplicativos de Viagem.”

Se você quiser saber mais sobre novos artigos, conferir nossas últimas fotos, e ler sobre novidades, é só nos seguir aqui…

Facebook Icon  Instagram Icon  Twitter Icon  Google Plus Icon  Youtube Icon

….e cadastre-se abaixo para receber o nosso informativo!

Related Post from this Blog

62 Responses

  1. Fabiane Manze
    Fabiane Manze at |

    Amei seu post sobre a Coreia, parabéns a cada dia fico mais apaixonada por esse pais.

    Reply
    1. Rodrigo de Souza
      Rodrigo de Souza at |

      Oi Fabiane, tudo bem? Obrigado pelo comentário! Que legal que você gostou do post. Eu também gostei muito da Coreia e da minha experiência de morar um ano por lá. Se tiver alguma pergunta específica sobre o país, é só voltar a entrar em contato aqui na área de comentários.

      Abraços!

      Reply
  2. Catharina
    Catharina at |

    Olá! Eu gostaria de saber um pouco mais sobre a Coreia… Se não for incomodar! Kkkkkkkk, enfim, eu gostaria de saber um pouco mais sobre ofertas de emprego e quais empregos são mais “abundantes”, por assim dizer, para estrangeiros?! Grata desde já.

    Reply
    1. Rodrigo de Souza
      Rodrigo de Souza at |

      Oi Catharina, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Desculpe a demora em responder mas eu estou viajando em uma região sem muita internet.

      Não incomoda nada. O prazer é meu. Então, para estrangeiros há normalmente dois tipos de trabalho: um como professor de Inglês,(e nesse caso a pessoa deve ser nativa na língua) e a outra opção é TI (basicamente trabalhar com tecnologia de informação). Como você já deve saber, grandes marcas de tecnologia como a Samsung e a LG são da Coreia do Sul. Então essa área é muito promissora por lá. Porém, a cultura de trabalho é muito dura. Trabalhe-se muito, deve-se ficar até mais tarde no escritório (nada de sair antes do chefe) e poucas férias.

      Mas para balancear, o pessoal faz muita festa por lá. Então se você gosta de trabalhar duro e fazer muita festa, a Coreia do Sul é para você.

      Você está pensando em ir morar por lá? Qual é a sua área? Li que eles têm alguns tipos de bolsa de estudo caso você esteja disposta a fazer aulas para aprender o Coreano.

      Espero que eu tenha respondido a sua pergunta. Mas caso você tenha alguma outras dúvida específica sobre a Coreia, é só voltar a entrar em contato aqui na área de comentários que respondo com o maior prazer. 🙂

      Reply
  3. Kaio K.
    Kaio K. at |

    Boa tarde! Gostei muito da matéria, muito interessante. Se não for incômodo, saberia me dizer se existe possibilidades de emprego na área de Ciências Contábeis por lá? Ou então uma pós-graduação voltada para essa área? Quanto ao processo de ir pra lá, é trabalhoso e desgastante, ou até mesmo díficil? Desde já, muito obrigado!

    Reply
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Kaio, tudo bem? Boa tarde!

      Que legal que você gostou da matéria. A economia na Coréia do Sul tem crescido ininterruptamente por vários anos então há vagas para pessoas bem formadas, com experiência e que falem Inglês. Mas para dizer a verdade, TI é a área onde há maior demanda.

      Quanto a pós-graduação, sei que há oportunidades de bolsas de estudo para estudantes estrangeiros. Esse link talvez ajude: http://www.studyinkorea.go.kr/en/main.do;jsessionid=5326F3783B45B4F787AC5D1E0DCE6AD4.node_10

      Bom, tendo a oferta de emprego, tirar o visto de trabalho / residência não é tão difícil. Mas como qualquer processo para morar em um outro país, pode trabalhoso, mas em todo lugar é assim….como se diz: não há almoço grátis! Porém, com certeza compensa no final.

      Nós acabamos de colocar um novo artigo online sobre a Coreia com 13 destinos para se visitar por lá, com fotos e mapa. Se quiser dar uma olhada: http://foradazonadeconforto.com/13-lugares-para-visitar-na-coreia-do-sul-alem-de-seul/

      Espero que eu tenha dado algum luz. Por favor me avisa caso tenha ficado alguma outra dúvida.

      Abraços e boa sorte!

      Reply
  4. Vitoria
    Vitoria at |

    Ola! Você é professora de inglês na Coreia certo ? Gostaria de saber como me tornar uma professora de inglês na Coreia eu li em uma outra página algo que me desanimou muito … A moça disse que a chance por ser brasileira eram mínimas eles provavelmente escolheriam alguém cuja a língua mãe e o inglês … Amei o post e gostaria de uma resposta ! Deis de já muito agradecida

    Reply
  5. Angela
    Angela at |

    Olá, amei o seu post. Vi muitas coisas negativas sobre a Coreia do Sul e mesmo assinto sinto muita vontade de morar lá. Tenho medo de ir e chegar, não ser o que eu esperava. Tipo, um dos pontos que eu mais fiquei assustada é a quantidade da carga horária que os trabalhadores teem. Eu particularmente não conseguiria sobreviver devido a tanto estresse. Mas é aquela coisa, eu vou, se eu não gostar, eu volto e assim vou tentando. Você sabe me dizer sobre a área de artes, ser artista plastico se tem muito valor e a questão da área de Pedagogia. O custo de vida é caro? Depende da cidade? Caso se eu for fazer uma visita, conseguir um emprego por lá e da pra ficar? Ou apenas tenho que ir já com o visto de trabalho? Alugar casas é caro? Gostaria de colher essas informações, se possível. Muita Obrigada! :*

    Reply
  6. Maria Clara Medeiros
    Maria Clara Medeiros at |

    Nikki, (ou Rodrigo, não sei a quem me dirigir rsrsrs)

    Acabei de fazer minha inscrição para trabalhar como voluntária nos jogos de inverno de Pyeongchang. Vi que há algumas opções para ser voluntária nos eventos teste, já em 2017, e estou pensando em ir a algum. Como irei completamente sozinha (e tem de tudo para ser minha primeira viagem by myself!), gostaria de saber como é a questão de andar só, sendo mulher e tendo 20 anos. É tranquilo? Ou tem algo com que eu deva me preocupar?

    Outra dúvida: como é o temperamento dos sul-corenos de modo geral? Eles são amigáveis com estrangeiros? (especialmente levando em consideração que não sei uma palavra em coreano rsrs vou me virar no English!)

    E quanto aos preços? Dá para fazer uns passeios legais gastando pouco?

    No mais, muitíssimo obrigada pela postagem. Foi bem esclarecedora e me deu uma vontade grande de visitar a Coreia ^^ Um abraço!

    Maria Clara

    Reply
  7. Maria Clara Marinho
    Maria Clara Marinho at |

    (não sei se meu comentário chegou… na dúvida, tou postando de novo :P)
    Nikki, (ou Rodrigo, não sei a quem me dirigir rsrsrs)

    Acabei de fazer minha inscrição para trabalhar como voluntária nos jogos de inverno de Pyeongchang. Vi que há algumas opções para ser voluntária nos eventos teste, já em 2017, e estou pensando em ir a algum. Como irei completamente sozinha (e tem de tudo para ser minha primeira viagem by myself!), gostaria de saber como é a questão de andar só, sendo mulher e tendo 20 anos. É tranquilo? Ou tem algo com que eu deva me preocupar?

    Outra dúvida: como é o temperamento dos sul-corenos de modo geral? Eles são amigáveis com estrangeiros? (especialmente levando em consideração que não sei uma palavra em coreano rsrs vou me virar no English!)

    E quanto aos preços? Dá para fazer uns passeios legais gastando pouco?

    No mais, muitíssimo obrigada pela postagem. Foi bem esclarecedora e me deu uma vontade grande de visitar a Coreia ^^ Um abraço!

    Maria Clara

    Reply
  8. Anônimo
    Anônimo at |

    Hello. Just to try to see if

    Reply
  9. Janine Rezende
    Janine Rezende at |

    Olá Nikki, tudo bem?
    Adorei o seu post. Se eu já estava interessada em morar na Coreia seu post me deixou com mais vontade ainda. Não sei falar muito o inglês, mais vou começar um curso básico e vou aperfeiçoar com o tempo ( antes de ir, caso eu vá mesmo). estou pensando em ir sozinha, tenho 26 anos e pretendo fazer um curso de TI aqui no Brasil mesmo. Me diz uma coisa, eles aceitam certificado brasileiro tranquilamente? … Em questão de moradia como devo procurar?… Pelo post da pra perceber que você adorou viver la… Quais a suas dicas pra uma garota sem experiencias? Meu medo é por estar indo sozinha,como foi sua adaptação? foi difícil? em questão das olimpíadas em 2018, vou me candidatar pra ser voluntaria… Assim aproveito pra conhecer melhor, tenho medo de ir e não ser o que espero. Caso decida ficar, depois das olimpíadas eu posso correr atras da documentação ou só posso ir morar caso já vá com tudo organizado?.. Por hora obrigada. Aguardo ansiosa pela sua resposta.

    Um beijo, Janine R

    Reply
  10. Nathalia
    Nathalia at |

    Nossa Amei o seu post , parabéns
    Deixa eu te perguntar , Nao tem nada haver com o seu post , porem iria me ajudar bastante .
    Tenho uma amiga que ela tem um filho com um sul coreano. Ele viveu no Brasil alguns anos , porem ele voltou pra Coreia e ela perdeu todos os contatos dele. ela tem todos os dados dele , porque ele registrou a criança direitinho. Tem algum procedimento ou algum site que eu posso ta entrando pra saber se eu consigo alguma informação desse homem. Eu realmente não sei como funciona ai na Coreia do Sul, Como ela pode fazer pra encontrar ele.
    Desde já agradeço

    Reply
  11. Beatriz Girardi Gomes
    Beatriz Girardi Gomes at |

    Olá! Gostei muito do seu post Nikki… Bom, queria saber como consigo vagas para intercâmbio para a Coréia, já terminei o ensino médio e quero fazer faculdade, mas quais a oportunidades que eu posso ter só por concluir o ensino médio? Estudantes que ainda não fizeram uma faculdade conseguem ter uma bolsa de estudos ou algo do tipo para outros países, no caso a Coréia? Onde posso tentar procurar sobre isso? Obrigada pela atenção, ficaria muito feliz se você respondesse… Um abraço!

    Reply
  12. Luciana Veronese
    Luciana Veronese at |

    Olá Nikki!

    Quanto dinheiro, em média, vc consegue fazer na Coreia como professor de inglês? É um bom dinheiro?

    Reply
  13. San Martin
    San Martin at |

    Fiquei interessado em conhecer vários desses lugares listados no artigo. Entretanto, tenho uma dúvida que talvez vocês consigam sanar: nos meses de abril ou maio, que é quando pretendo ir, existe algum festival/festa popular/parada na Coréia do Sul?

    Reply
  14. Brunna Lima
    Brunna Lima at |

    Olá, você saberia me dizer se há possibilidade de conseguir trabalhar como médica lá, após me formar em medicina? E quais são as maneiras de conseguir um visto para morar lá? Estou planejando as coisas enquanto ainda sou nova, para facilitar quando chegar a hora… Mas estou com essas dúvidas… Você poderia me responder? =D
    De qualquer modo, obrigada =D
    PS: Seu português é muito bom… sua concordância é excelente!

    Reply
  15. Caroles
    Caroles at |

    Olá, adorei seu artigo e realmente, não vejo as pessoas falando positivamente da Coreia.Eu tenho uma dúvida… Na verdade, tenho um monte, mas essa é a principal: Quero fazer design gráfico e morar na Coréia. Eu terei chances na área de trabalho? Não é T.I, mas faz parte da tecnologia haha’ Agradecerei muito se mandar a resposta pelo esse email: carolaynedrumond@yahoo.com.br. Mas estarei conferindo no site.

    Ps: Acho que me darei bem na Coréia, pois acompanho muitos grupos, conheço alguma pessoas, vejo dramas, então digamos que peguei alguns hábitos deles.

    Reply
  16. Caroles
    Caroles at |

    Olá, adorei o seu artigo! A vontade de morar na Coréia só aumentou hahaha’
    Porém, tenho uma dúvida sobre campo de trabalho. Eu irei fazer design gráfico, eu teria chances?
    Embora, eu possa visitar a Coréia, eu queria mesmo é morar lá, embora tenha algumas regras, sei um pouco sobre a cultura coreana por acompanhar dramas, grupos K-pop e conheço algumas pessoas.

    Beijos!

    Reply
  17. Júlia
    Júlia at |

    Olá! Eu gostei muito do seu artigo.
    Eu gostaria de saber se uma pessoa que não trabalha de professor mas tem uma outra formação (arquitetura, medicina, moda, etc
    …) tem uma boa oportunidade de emprego lá. Obrigada.

    Reply
  18. Yasmim Dias (@YasmimKzoo)
    Yasmim Dias (@YasmimKzoo) at |

    HEY !! tudo bom ??!

    Ví muitos perguntando sobre trabalho , a minha pergunta é diferente, então não se espante kkkkkk…. Já ví muitas páginas que falaram muito mal sobre o relacionamento dos coreanos com os estrangeiros, e também em questões raciais. Então minha pergunta é: Como foi pra você começar uma primeira conversa com eles, e como eles te aceitaram ?… Você acha que realmente tem esse preconceito ? e também: Você acha que por eu ser brasileira , e ser morena eles vão me julgar mais ?

    Gostei muito da matéria ^-^

    Reply
  19. Elda Fonseca
    Elda Fonseca at |

    oi não sei se meu comentário foi enviado, por isso o envio de novo.
    Oi tudo bem? Eu gostei muito do seu post. Eu queria saber se na Coreia do Sul é possível trabalhar como professor de outra lingua como o frances e o espanhol? E também se é possivel para estrangeiros trabalharem como psicologos?(atualmente estou estudando psicologia), E se for possível, queria saber como posso validar minha graduação daqui do Brasil na Coreia, é necessário fazer algum curso, ou falar com o órgão regulador da profissão do país?

    Reply
  20. yulla calina da silva luiz
    yulla calina da silva luiz at |

    poderia me ajudar por favor eu estou prestes a fazer uma audição para uma empresa de kpop e gostaria muito de saber mais sobre o pais

    Reply
  21. jessie
    jessie at |

    ola eu gostaria de saber mais sobre essa bolsa de estudo que você citou acima …. Como faço para me candidatar? …. Desculpe qualquer coisa rsrs é que me interessei por esse assunto rsrs

    Reply
  22. vick
    vick at |

    Pode ir na coreia falando inglês

    Reply
  23. Bruno William
    Bruno William at |

    eu adorei essa matéria sua, e queria tirar uma dúvida ou melhor umas
    É verdade que não pode passar mais de três meses ou no caso morar lá se não for nascido lá ??
    Vi dizer que só é possível se for casado com alguém de lá, ou tiver emprego numa empresa grande como a Samsung
    E sobre o assunto LGBT lá é bem aceito hj em dia ??
    Eu queria saber de umas coisas sobre a coreia
    Se poder dar um Link para contato

    Reply
  24. Adriana Lúcia
    Adriana Lúcia at |

    Incrível, amo a Coréia, pena que eu desperdicei minha vida fazendo nada. vou fazer 30 e não fiz nada da minha vida, seria um sonho mora nesse país. sou kpopper a 10 anos e sempre quis viver ai mesmo o trabalho sendo intenso.
    Mesmo se eu tentasse agora seria tarde demais, daqui a pouco estou velha e não realizei nenhum dos meus sonhos .

    Reply
  25. Jaqueline
    Jaqueline at |

    Olá
    Você sabe se as universidades coreanas oferecem bolsas de estudo para Medicina? Já pesquisei em muitos sites mas ainda não achei nada em relação a essa área.

    Reply
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Jaqueline, tudo tranquilo? Obrigado pela pergunta!

      Para ser bem honesta, eu não sei exatamente quais, mas sei que Medicina é uma área muito requisitada na Coreia do Sul e que muitas faculdades oferecem o curso.

      Então acho que esses links podem te ajudar: http://www.niied.go.kr/eng/contents.do?contentsNo=78&menuNo=349 http://www.studyinkorea.go.kr/en/sub/gks/allnew_invite.do

      O primeiro dá informação geral sobre bolsas e o segundo link é para aplicação. É só ir na caixa azul (“Overseas Study Application Wizard”) à esquerda.

      Desculpe se não consegui dar a informação exata mas espero que eu tenha te mandado para o caminho correto! 🙂

      Qualquer outra dúvida, é só falar!

      Boa sorte em sua busca!

      Reply
  26. dannymorais4
    dannymorais4 at |

    Boa noite, muito legal seu texto. Estou morando na Coreia do Sul a 2 meses e a principio fico no minimo por um ano. Estou mais especificamente em Busan. Cidade muito legal!! Estou encontrando uma dificuldade em achar escola em inglês para um dos meus filhos (3 anos). Uma das únicas que achei (MCI) so aceitou meu filho de 4 anos. Sei que tem a opcao da BUSAN FOREIGN SCHOOL mas ‘e muito distante da minha casa. Voce conhece alguma escola/creche em inglês para crianças de 3 anos? Ou algum curso de Ingles estilo WIZARD para crianças de 3 anos tb? obrigado!!!

    Reply
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Danny, tudo bem? Que bom que você gostou do texto. Agradecemos a energia!

      Que show. Nós fomos visitar Busan duas vezes. Adoramos!

      Certo, eu sei que nas Hagwons (escolas primárias privadas em Inglês para crianças Coreanas), elas começam mais ou menos aos 4 anos de idade. Há aulas em Inglês com professores estrangeiros e algumas das aulas em Coreano. Talvez você conseguisse matricula-lo lá. Ou talvez uma escola internacional seja uma outra alternativa.

      Uma outra opção é entrar na página do Facebook de expatriados em Busan (que é cheio de professores de Inglês) e perguntar lá se alguém tem alguma ideia. Esse é o link: https://www.facebook.com/groups/expatsinbusan/

      Desculpa se eu não consegui dar uma resposta exata, mas acho que essas são algumas possíveis opções.

      Aproveite Busan e não se esqueça de visitar Gyeonju que é logo aí ao lado e é bem bonita!

      Reply
  27. Rafaela Rafa
    Rafaela Rafa at |

    Nathalia por acaso ele se chama Kym H? Tem um que esta em Portugal que veio do Brasil onde viveu. Ele esteve na coreia e agora está em portugal à procura de mulher 😀 ele diz que não vai para o brasil novamente porque uma brasileira bateu nele hahaha
    VÊ se é esse aqui https://www.facebook.com/PoreanoTV?fref=ts

    Reply
  28. Carol
    Carol at |

    Oi! Você saberia me dizer empresas que trabalham com intercâmbios culturais para a Coréia?
    Amei as postagens sobre a Coréia, estou muito interessada de ir la ficar um tempinho!

    Reply
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Carol, tudo bem? Obrigado pelo contato!! Que ótimo que você gostou do artigo. 🙂 Vale sim passar um tempinho por lá!

      Na verdade eu não conheço muitas pois a Coreia ainda não é um destino de intercâmbio tão procurado quanto Estados Unidos,Europa e Australia….mas está crescendo.

      Mas dando uma pesquisada rápida na internet, eu achei alguns links que talvez possam te dar uma orientação:

      https://www.worldstudy.com.br/intercambio/coreia
      http://www.universia.com.br/estudar-exterior/coreia-do-sul/651
      https://www.estudarfora.org.br/bolsa-de-estudos-para-graduacao-na-coreia-do-sul/

      Espero que ajude! Qualquer outra pergunta, é só falar!

      Boa sorte na sua busca pela Coreia!

      Reply
  29. Luísa
    Luísa at |

    Oi, gostaria de estudar na Coréia, tentar uma vida lá. Não sei falar coreano e meu nível de inglês é básico. Poderia me dar algumas dicas de universidade e cursos de graduação por lá? Gostaria de alguma bolsa ou algo assim, pois não tenho dinheiro. Desde já agradeço, amei seu post.

    Reply
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Luísa, tudo tranquilo? Fico feliz em saber que você gostou do post. Que ótimo! 🙂

      Certo. Há algumas opções de bolsas do Governo da Coreia do Sul a estudantes estrangeiros. Mesmo que você não fale Coreano. Porém, acho que um pouco de Inglês é necessário. Mas lá eles te dão aulas de Coreano como parte do curso também. Esses são os links: http://www.niied.go.kr/eng/contents.do?contentsNo=78&menuNo=349 http://www.studyinkorea.go.kr/en/sub/gks/allnew_invite.do

      O primeiro dá informação geral sobre bolsas e o segundo link é para aplicação. É só ir na caixa azul (“Overseas Study Application Wizard”) à esquerda.

      Desculpe se não consegui dar a informação exata mas espero que eu tenha te mandado para o caminho correto!

      Boa sorte Luísa!

      Reply
  30. Dayelle
    Dayelle at |

    A partir de quantos anos um adolescente pode trabalhar lá?
    Ah e a propósito gostei muito de sua matéria.

    Reply
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Dayelle, que ótimo que você gostou da matéria! 🙂

      Bom, tendo visto que permite trabalhar e falando Coreano, acho que já dá para trabalhar a partir de uns 16 anos, pois conheci alguns adolescentes trabalhando em lojas de conveniência.

      Mas acho que o mais complicado é o visto mesmo para poder trabalhar legalmente.

      Qualquer outra dúvida, é só falar Dayelle!

      Tudo de bom!

      Reply
  31. elsa condo
    elsa condo at |

    Estou na korea a fazer intercambio em informatica so angolana estou na universidade koreatchec amei a korea e suas culturas gostaria de voltar …bjinhos

    Reply
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Elsa, tudo bem? Obrigado pelo comentário!

      Que legal, eu também fiz intercâmbio na Coreia do Sul. Estudei na Kyung Hee University em Suwon.

      Eu também adorei a Coreia. Não sei se um dia ainda vou voltar, mas gostaria muito!

      Beijos a você também! 🙂

      Reply

Deixe uma resposta

Real Time Web Analytics