Os 5 Melhores Passes de Trem para Europa

Se você já leu o nosso artigo Top 10 Mais Incríveis Viagens de Trem pelo Mundo, você provavelmente notou que muitas dessas maravilhosas viagens se passam na Europa. E por que isso?

Bom, a Europa tem uma extensa malha de trens que é usada não somente como transporte diário mas também para viagens entre países. Além disso, o “velho continente” em si é maravilhoso, com cadeias de montanhas como os Alpes, os Pirineus, e os Cárpatos. Somam-se a isso inúmeros lagos, rios e todo o tipo de charmosas cidades e vilarejos (de modernas às do tempo medieval), que tornam viajar de trem pela Europa uma atração em si.

E, se você está visitando a Europa, a melhor forma de explorar esse cenário deslumbrante de trem é usando passes (também chamados de Europass ou Eurail)! Seja você um mochileiro ou um viajante mais tradicional que quer conforto, vale a pena conferir esses passes de trem. 

Hogwarts Express

Harry Potter também gosta de trens! / Foto de Jennie Rainsford, licenciado sob CC BY-SA 2.0

 

 

Como comprar Passes de Trem Europeus

Para comprar o passe Europeu de trem, há várias opções de empresas e sites. Também há várias opções de passes que basicamente se diferenciam em:

 

  1. Número de países onde o passe é válido
  1. Número de dias que o passe é válido
  1. Quantas dias dentro de um certo período específico você pode utilizar o passe e viajar de trem

 

Então, por exemplo, você pode comprar um passe de trem Europeu válido para 3 países que te permite usar trens em 4 dias dentro de um mês por um pouco mais de 100 dólares. Ou, você pode comprar um passe que é válido em 28 países que te permite usar trens em quaisquer 13 dias dentro de 3 meses por volta de US$ 1 mil .

Há centenas de diferentes passes de trem Europeus que podem se encaixar facilmente na programação da sua viagem. Você só precisa pesquisar as opções!

 

Onde comprar Passes de Trem para Europa

Há duas formas de compra-los. Você pode fazê-lo pessoalmente em algumas das grandes estações de trem da Europa. O ideal é que você já tenha pesquisado antes e já saiba o que está comprando, sendo que alguns deles, você só pode comprar antes de deixar o seu país.

Essa é uma razão pela qual acredito que a outra opção é mais prática: pesquise, compare, e compre tudo online antes que a sua viagem comesse. Na maioria dos casos, as passagens serão enviadas via correio para a sua casa antes da viagem. Então não se esqueça de organizar tudo isso com muita antecedência!

Além disso, esteja muito atento às regras adicionais como reserva de assento obrigatória e outros possíveis custos extras que podem passar despercebidos (em algumas rotas, a passagem não é de graça com o Europass, ele te dará somente um desconto na compra).

 

Os Melhores Sites para Pesquisar e Comprar Passes de Trem para Europa

 

  • RailEurope (Mundo, inclusive Brasileiros)

    Europe Train Passes Eurail Europass

É o maior do mundo e mais completo. 

Site: http://www.raileurope-world.com/  e selecione o seu país na parte direita acima.

 

  • RailEurope (cidadãos do Canada, México e Estados Unidos)

    Europe Train Passes Eurail Europass

O mesmo acima mas para cidadãos de algumas nacionalidades específicas. 

Site: http://www.raileurope.com/ só encontrei em Inglês e Espanhol.


Europe Train Passes Eurail Europass

  • InterRail

Também muito grande e com muitas opções.

Site: http://myinterrail.co.uk só encontrei em Inglês.

 

Europe Train Passes Eurail Europass

  • Eurail

Um pouco menor, mas deve-se usar para comparação

Site: http://pt.eurail.com/


Europe Train Passes Eurail Europass

  • Railpass

Também deve-se usar para comparação 

Site: http://www.railpass.com/ só encontrei em Inglês.

Bonde Timisoara

Ok, não é um trem, mas é um bonde muito louco em Timisoara na Romênia

 

Sempre vale a pena comprar comprar passes de trem para Europa?

Enquanto muitas pessoas acreditam que sempre valha a pena comprar passes de trem se você estiver fazendo muitas viagens pela Europa, isso nem sempre é verdade. Algumas vezes, você pode comprar todas as passagens separadamente e o valor total sairá mais barato que o preço do passe em si. Ou, se você realmente está tentando economizar com transporte, não se esqueça que na Europa também há muitos ônibus entre cidades e até países, como o Eurolines, por exemplo, que muitas vezes são mais baratos do que o trem. E se você ainda quer ver se os passes de trem valem à pena, o único jeito de calcular isso é pesquisando na internet em diferente sites, colocar na ponta do lápis todas as opções e ver o que sai mais em conta.

 

A melhor forma de comparar opções de transporte na Europa:

GoEuro travel appPara te ajudar a descobrir qual é a melhor forma de transporte (passes de trem X passagem individual de trem X ônibus X avião), tem um novo site que é muito show e vai te ajudar a comparar todas as opções: GoEuro!

É uma plataforma onde todos os preços e horários de trens, ônibus, e voos são comparados em uma única busca. Quando você obtiver o resultado da busca, é só clicar na opção de sua escolha e a GoEuro vai te direcionar direto para o site da companhia de trem, ônibus ou empresa aérea de sua escolha. GoEuro cobre a maioria da Europa e deixa o trabalho de comparar todas as opções de transporte entre duas cidades muito mais fácil….mesmo se elas estiverem localizadas em diferentes países.

Site: http://www.goeuro.com/

 

Outras formas de calcular o preço individual de passagens de trem

Se a GoEuro não conseguiu achar e comparar uma rota específica na Europa que você esteja buscando, você pode tentar esses sites abaixo para achar o custo de passagens de trem individuais.

 

Europe Train Passes Eurail Europass

  • Bahn (Companhia Alemã de Trens)

Esse site é muito bom porque nele você pode pesquisar e comprar viagens de trens em vários países da Europa, não só viagens dentro da Alemanha.

Site: http://www.bahn.com várias línguas mas não em Português.

 

Europe Train Passes Eurail Europass

  • Voyages SNCF.com

Também é um site muito bom que além de passes, também vende muitos dos trechos “especias” que existem na Europa, como o Eurostar (que vai por baixo do Canal da Mancha) e outros que usam trens de altíssima velocidade pelo continente.

Site: http://uk.voyages-sncf.com/en/ várias línguas mas não em Português também.

 

E finalmente, se você é totalmente fascinado por viagens de trem, eu recomendaria esse página na internet de um cara que é totalmente louco por viagens de trem e tem informação sobre viagens de trem de quase todos os países do mundo!!

Seat61: http://seat61.com/

 

Bom, espero que você tenha gostado dessa overdose sobre trens. Ainda há muito mais informação por aí, mas tentei resumir o que achei mais importante para viajantes.

E o que você achou? Acha que ficou faltando alguma viagem de trem que eu deveria ter mencionado? Você fez algumas das viagens que eu descrevi acima? Dê seu testemunho ou pergunte-me na área de comentários abaixo.

Boas viagens….de trem!!

 

Para saber sobre as minhas ferramentas e aplicativos de viagem favoritos que me permitem viajar tanto e a um custo tão baixo, dê uma olhada na minha página especial sobre “81 Ferramentas e Aplicativos de Viagem.”

Se você quiser saber mais sobre novos artigos, conferir nossas últimas fotos, e ler sobre novidades, é só nos seguir aqui…

Facebook Icon  Instagram Icon  Twitter Icon  Google Plus Icon  Youtube Icon

….e cadastre-se abaixo para receber o nosso informativo!

 

Related Post from this Blog

Real Time Web Analytics