Ícone do site Fora da Zona de Conforto

10 Coisas Muito Importantes pra Saber Antes de Visitar Birmingham na Inglaterra

Birmingham não é o destino turístico mais óbvio que você pensa ao visitar a Inglaterra ou o Reino Unido, mas você pode se surpreender ao descobrir o quanto ela tem a oferecer.

Como um morador local próximo à área (sou natural de Wolverhampton), vi a segunda maior cidade passar por uma transformação notável nos últimos anos.

Ela passou de subdesenvolvida e uma cidade indesejável para agora ser uma das principais cidades do Reino Unido que vale a pena visitar, rivalizando facilmente com cidades como Manchester e Liverpool.

Neste post do blog, vou detalhar dez coisas que você realmente deveria saber antes de visitar Birmingham. Espero que você entenda por que agora é considerada uma cidade tão impressionante, jovem e dinâmica no coração da Inglaterra.

 

Birmingham

 

   1. Birmingham tem uma vida noturna fantástica

Se você está procurando uma boa noite em Birmingham, então você tem muitas opções. A cidade tem uma vida noturna fantástica, tão boa quanto, se não melhor, do que qualquer outra grande cidade do Reino Unido.

Quer você prefira pubs, bares de alta classe, restaurantes com estrelas Michelin ou clubes, há uma enorme variedade de opções disponíveis todas as noites na cidade.

O centro da cidade oferece muitos bares e restaurantes com preços razoáveis que são comuns em todo o país, bem como estabelecimentos de classe alta.

Mas se você se aventurar para fora do centro, descobrirá mais variedade, como os seguintes lugares:

  • Chinatown: esta é uma das maiores Chinatowns do Reino Unido e sempre tem uma vida noturna vibrante com muitos bares e restaurantes de alta qualidade.
  • Brindley Place: Logo ao lado do canal de Birmingham, esta área apresenta muitos restaurantes logo após a Broad Street, que é bem conhecida por sua vida noturna.
  • Mailbox: Lar de lojas boutique de luxo, bem como escritórios da BBC, este é um lugar moderno e é um dos maiores destinos de uso misto do Reino Unido.

 

 

   2. Birmingham tem vários bairros modernos

Se você se aventurar um pouco mais para fora do centro da cidade de Birmingham, descobrirá vários bairros que têm sua própria vibe única e que valem a pena conferir.

Provavelmente o bairro mais popular a uma curta distância do centro é Digbeth, que um dia foi uma área de fábricas decadentes, mas foi transformado em um lugar animado cheio de criatividade.

Digbeth também apresenta algumas das melhores artes de rua do Reino Unido, com inúmeros murais e grafites peculiares em cada esquina. Outros bairros interessantes em Birmingham que valem a pena conferir incluem:

  • Moseley: Este é um subúrbio a poucas milhas ao sul do centro de Birmingham e está cheio de lojas independentes, cafés, restaurantes, pubs e muito mais.
  • Edgbaston: Este é um subúrbio arborizado a cerca de 30 minutos a pé do centro da cidade e é famoso por seu campo de críquete, o edifício histórico Winterbourne e um dos melhores centros culturais independentes do Reino Unido: o centro MAC.
  • Erdington: Localizado a 8 km ao nordeste de Birmingham, é conhecido como um dos melhores bairros da região, com belos parques, pontos de referência e restaurantes bem avaliados.

 

   3. Birmingham tem mais canais no Reino Unido

É um pouco mito dizer que Birmingham tem mais canais do que Veneza, mas isso não é realmente verdade. No entanto, Birmingham tem um total de 56 quilômetros de canais.

A maioria desses canais remonta aos séculos XVIII e XIX, e a cidade e esta rede eram usadas para comercializar bens, mantendo a economia da cidade florescendo até que os trens se tornassem uma alternativa mais rápida.

 

Hoje em dia, os canais na cidade têm áreas residenciais construídas ao redor deles e são usados por barcos estreitos. Fazer uma caminhada ao longo de um dos muitos canais proporciona uma escapada encantadora da cidade e você pode passar por belas paisagens e pequenas aldeias.

 

   4. Birmingham foi a inspiração para: ‘Peaky Blinders’

Birmingham também serviu como a principal inspiração para a série de TV de sucesso: ‘Peaky Blinders’, que foi baseada nas gangues de luta livre da vida real de Birmingham do final do século XIX.

O sucesso de Peaky Blinders despertou interesse pela cidade e existem murais de rua dos personagens principais perto da estação Birmingham New Street.

Existem também passeios a pé temáticos de Peaky Blinders em Birmingham, onde você pode aprender mais sobre as gangues de luta livre, completo com um guia profissional que se veste como um membro da gangue.

 

   5. Birmingham é uma cidade de compras fantástica

Birmingham, na minha opinião, é provavelmente a melhor cidade do Reino Unido fora de Londres quando se trata de fazer compras.

Não só é lar da maior loja Primark do mundo, mas possui um total de mais de mil lojas – então é o lugar perfeito se você estiver no clima para fazer compras! Os principais locais de compras na cidade são:

  • Centro Comercial Bullring – O maior centro comercial no centro da Inglaterra, com mais de 240 lojas, restaurantes e muito mais.
  • Estação Grand Central – Localizada acima da principal estação ferroviária da cidade, há um total de 62 lojas aqui e apresenta muitas ótimas opções de jantar também.
  • The Mailbox – um dos maiores destinos de uso misto do Reino Unido, este antigo prédio dos Correios Reais apresenta lojas de roupas de luxo, lojas de departamentos e restaurantes de classe alta também.

 

 

   6. Birmingham está cheia de bela arquitetura

Birmingham já foi conhecida por ter uma arquitetura menos atraente, com a cidade apresentando uma arquitetura ‘brutalista’ não tão atraente das décadas de 50 e 60, que ainda pode ser vista hoje.

É um pouco de uma ideia errada que Birmingham é uma cidade um pouco monótona e cinza e nos últimos anos a estética da cidade mudou completamente.

A cidade agora está cheia de arranha-céus modernos e edifícios únicos, como a icônica

Biblioteca de Birmingham e a fascinante estranheza que é a loja Selfridges com um visual futurista.

Também há muita arquitetura histórica e gótica no centro da cidade, como o Birmingham Town Hall, Centenary Square, o Hall of Memory e muito mais.

As pessoas que visitam a cidade pela primeira vez são rápidas em comentar como estão encantadas com a mistura de arquitetura impressionante – então esteja preparado para ter suas expectativas superadas!

Se você quiser ver todos os principais pontos turísticos da cidade, edifícios históricos e arquitetura impressionante, sugiro fazer um passeio a pé pela cidade, onde você pode ver e aprender tudo o que há para saber sobre o lugar em pouco tempo.

 

   7. Birmingham tem a maior biblioteca pública da Europa

Como mencionado, um dos edifícios modernos mais impressionantes da cidade é a Biblioteca de Birmingham, localizada na Praça do Centenário.

É a maior biblioteca pública da Europa e uma das maiores do mundo – medindo 31.000 metros quadrados e com um total de 10 andares.

O design exterior é realmente único também, apresentando um padrão de anéis de metal interligados sobre fachadas de ouro, prata e vidro. Há também um incrível jardim na cobertura no sétimo andar, que tem algumas das melhores vistas do horizonte da cidade que você pode encontrar.

 

   8. Birmingham tem muitos restaurantes com estrelas Michelin

Como mencionado, há muitas ótimas opções quando se trata de restaurantes em Birmingham, com a cidade tendo um total de 9 restaurantes com estrelas Michelin – com apenas Londres tendo mais no Reino Unido.

Vamos dar uma olhada em 3 dos melhores restaurantes com estrelas Michelin na cidade:

  • Restaurante Adam’s – Baseado no centro da cidade em um belo prédio, este restaurante apresenta pratos modernos e um menu de vinhos de classe mundial também.
  • Restaurante Purnell’s – Comandado pelo chef local de Birmingham e chef de TV Glynn Purnell, este é um dos melhores estabelecimentos gastronômicos da cidade desde que foi inaugurado em 2007, com foco principalmente em pratos britânicos.
  • Opheem – este é o único restaurante indiano com estrela Michelin fora de Londres, mostrando o melhor que a culinária indiana tem a oferecer.

 

   9. Birmingham é o lar de fabricantes de joias no Reino Unido

40% de todas as joias produzidas no Reino Unido são feitas e projetadas em Birmingham, e mais precisamente no Bairro de Joias.

Este bairro é provavelmente a área mais histórica da cidade e a apenas uma curta caminhada do centro da cidade. O Bairro de Joias tem sido um centro de fabricação de joias desde meados do século XVIII e é um lugar fascinante para explorar.

 

Hoje em dia é uma vila urbana próspera com muitos restaurantes e bares e ainda possui mais de 100 varejistas de joias. A área apresenta uma bela arquitetura georgiana, como a Igreja de São Paulo, que foi construída no século XIX.

Na minha opinião, este é o melhor bairro de Birmingham com tanta história, mas moderno ao mesmo tempo, com alguns lugares bonitos para visitar. Eu recomendo fortemente que você faça um esforço para explorar a área quando estiver na cidade.

 

   10. Birmingham tem um dos melhores mercados de Natal

E por último, mas definitivamente não menos importante, Birmingham é o lar de um dos maiores e melhores mercados de Natal de todo o Reino Unido.

Conhecido como o: ‘Mercado de Natal de Frankfurt‘, este é um mercado de Natal temático alemão que chegou à cidade em 1997 e se tornou uma tradição anual desde 2001.

Esta é uma das melhores épocas do ano para visitar Birmingham, na minha opinião, e é uma ótima desculpa para entrar no espírito festivo. Eu sempre me certifico de visitar a cidade durante o Natal para desfrutar do clima festivo e da atmosfera alegre.

Durante algumas semanas antes do Natal, a Praça Victoria e a rua principal são tomadas por inúmeras barracas vendendo tudo, desde cerveja alemã, cachorros-quentes de Frankfurt e muito mais.

 

FAQs sobre Birmingham

Ainda não tem certeza sobre visitar Birmingham? Deixe-me responder a algumas das perguntas mais comuns sobre a segunda cidade da Inglaterra:

 

Birmingham é segura para turistas?

Sim, no geral, Birmingham é de fato considerada um lugar seguro para visitar por turistas. Os habitantes de Birmingham são considerados muito amigáveis e acolhedores aos turistas e é tão seguro quanto qualquer outra grande cidade do Reino Unido.

Dito isso, crimes e pequenos furtos ocorrem todos os dias na cidade – mas há uma forte presença policial que é tranquilizadora.

Meu conselho seria ficar no centro da cidade e nos bairros recomendados. Definitivamente, evite bairros que tenham má reputação (dos quais há vários em Birmingham), como Harborne, Bordesley Green, Aston, Ladywood e Lozells Nechells.

Para ser honesto, não há motivo para visitar esses bairros de qualquer maneira, mas certifique-se de não acabar neles por acidente. O crime também ocorre no centro da cidade, então mantenha-se atento, assim como você faria em qualquer outra grande cidade europeia.

 

Quantos dias você deve passar em Birmingham?

Isso depende de quanto você quer ver e fazer em Birmingham. É possível ver muito da cidade em apenas um dia. Mas, na minha opinião, acho que 2 dias em Birmingham seriam ideais para ver tudo o que ela tem a oferecer.

 

Como você chega a Birmingham?

Com Birmingham sendo a maior cidade de longe no centro da Inglaterra, é muito fácil chegar lá. A cidade tem ótimas opções de transporte público, com a Estação Birmingham New Street sendo uma das principais estações ferroviárias do Reino Unido.

Por ser tão central, significa que você pode chegar à maioria das partes do Reino Unido em poucas horas a partir de Birmingham, então é o lugar ideal para planejar viagens de um dia.

Da estação de trem, você pode pegar trens para praticamente qualquer lugar do Reino Unido, quer você queira ir para o sul para Londres ou para o norte para cidades como Manchester, Liverpool ou até Edimburgo.

Você também pode chegar a Birmingham de carro ou ônibus, com muitas rodovias principais levando à cidade. E se você estiver voando do exterior, o Aeroporto Internacional de Birmingham fica a apenas 24 km do centro da cidade.

É fácil e direto pegar um trem do aeroporto até a Estação Birmingham New Street no centro da cidade, o que geralmente leva cerca de 30 minutos.

Birmingham também tem um serviço de bonde que conecta a cidade a outras partes da região e vai de Edgbaston até a cidade vizinha de Wolverhampton.

 

Conclusão…

Então isso conclui minha lista de 10 coisas para saber antes de visitar Birmingham. Agora é uma cidade tão importante no Reino Unido que é diversificada, animada, moderna e cheia de coisas interessantes para fazer.

Quer você queira experimentar sua ótima vida noturna, visitar alguns dos bairros mais interessantes perto, como Digbeth ou o Bairro de Joias, ou apenas esteja passando, há muitas atividades aqui.

Pode ter tido uma má reputação no passado por não ter muito a oferecer, mas hoje em dia isso não poderia estar mais longe da verdade.

Espero que você tenha gostado de ler tudo o que precisa saber antes de visitar Birmingham, é uma cidade que irá surpreendê-lo positivamente!

 

Biografia do Autor: Mark é de Wolverhampton, na Inglaterra, e começou seu site de blog de viagens, mjtravelguides, em agosto de 2022, depois de decidir combinar seu amor pela escrita e por viajar. Ele visitou mais de 40 países, principalmente como viajante solo.

Instagram: mj_travelman

Twitter: @MJ_TravelMan

button
Sair da versão mobile