Ícone do site Fora da Zona de Conforto

10 Dicas Para Planejar uma Viagem de Praia e Surf Sustentável

Escrito por Emma de noseridersurf.com 

O fascínio de férias na praia pode ser difícil de resistir. Praias paradisíacas e águas cristalinas nos convidam. A sensação do sol na pele, a areia sob os pés e a curva das ondas são coisas que sonhamos em nossas mesas de trabalho. Como seres humanos, uma bela praia é realmente um dos nossos lugares favoritos.  

E é por causa do nosso amor pelos ambientes costeiros que muitos de nós estamos tomando decisões mais sustentáveis em nossas vidas. Quando se trata de alimentação, uso de plástico, emissão de carbono e muito mais, estamos conscientes e prontos para fazer trocas em nossa vida se isso significar um mundo melhor.  

No entanto, quando partimos de férias, os padrões que estabelecemos para nós mesmos às vezes podem voar pela janela. As vezes deixamos nossa garrafa de água reutilizável para trás e trocamos alguma de uso único. Alugamos um carro mesmo que normalmente andemos de bicicleta ou peguemos um ônibus. Podemos até desrespeitar as regras locais de reciclagem ou reservar um hotel 5 estrelas que vai contra nossos valores.  

Nosso desejo de relaxar e se entregar pode ofuscar a importância de nossos hábitos sustentáveis. Afinal, é difícil ficar na linha quando se está fora de casa e sem lembretes ou incentivos de sustentabilidade.  

Mas a verdade é que é crucial reconhecer o profundo impacto que as nossas escolhas de viagem podem ter no ambiente. Ao abraçar o conceito de férias sustentáveis na praia, não só podemos mergulhar nas maravilhas da natureza, mas também desempenhar um papel vital na salvaguarda de seus delicados ecossistemas.  

Este artigo orienta você sobre os aspectos essenciais do planejamento de férias sustentáveis na praia. Desde a seleção do seu transporte até à navegação nas ondas no seu destino, iremos capacitá-lo para minimizar a sua pegada ecológica.  

 

praia surf ecológico sustentável

 

 

Mapeando um refúgio ecológico à beira-mar  

Todos os planos de viagem começam apenas com isso: viajar. Dependendo de onde você está viajando de e para, você vai procurar o transporte que irá levá-lo de A para B. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para tornar sua diversão um pouco menos prejudicial ao meio ambiente.  

 

   1. Pegue o trem  

Optar por um trem é uma ótima maneira de garantir que sua pegada de carbono seja mantida o mais baixa possível. Agradável e relaxante, a viagem de trem tornou-se um ícone do movimento slow travel. Seu ritmo relativamente lento permite que você se mova conscientemente ao longo de suas viagens e aproveite cada momento. Uma coisa a notar, no entanto, é que os trens não são todos iguais. Enquanto alguns trens, como o Eurostar, produzem apenas 6g de CO2 por passageiro km, outros a diesel criam 41g. Esteja ciente de qual opção você está tomando, e você será capaz de compensar de acordo.  

 

   2. Compense seu carbono  

Falando em compensar seu carbono, essa é uma ótima maneira de manter sua pegada de carbono sob controle. Depois de reservar seu transporte aéreo ou rodoviário, acesse sites como o Sustainable Travel e siga o processo simples. Embora seja sempre mais sustentável não pegar um voo ou dirigir uma longa viagem, essa é uma maneira responsável de realizar seus planos de viagem.  

 

   3. Viaje de ônibus  

Às vezes, um ônibus é uma ótima opção para curtas distâncias. Em partes do mundo, como a Europa ou o Sudeste Asiático, os ônibus são usados entre países e destinos e oferecem uma alternativa à condução. Embora possa levar mais tempo, você pode aproveitar ao máximo seu tempo dividindo sua jornada e passando tempo em cidades que você nunca esteve antes.  

 

   4. Voe direto  

Você sabia que voar direto economiza uma quantidade significativa de CO2 em comparação com a escolha de um voo de conexão mais barato? Economizando combustível em ciclos de pouso/decolagem, você chegará ao seu destino mais rápido e também estará escolhendo a opção mais responsável. Também vale a pena notar que diferentes companhias aéreas produzem diferentes quantidades de CO2. 

 


 

Alojamento amigo do ambiente  

Os hotéis têm uma pegada ambiental pesada. De fato, de acordo com a OMT, a indústria hoteleira é responsável por 1% das emissões globais, e isso deve crescer ainda mais nos próximos anos. Assim, assim como o tipo de transporte e a companhia aérea que você escolhe podem ter um impacto na sustentabilidade da sua viagem, sua acomodação também pode.  

Várias certificações surgiram nos últimos anos que nos permitem entender um hotel e suas iniciativas. Selos como Green Tourism Active, Travel Life, Green Key, Earth Check, Green Globe e LEED são considerados programas de certificação confiáveis.  

No entanto, também vale considerar que nem todos os hotéis terão uma certificação. Por um lado, eles são caros e também demorados, dificultando a realização para as pequenas empresas. Não tem certeza se sua propriedade preferida à beira-mar é sustentável?  

Veja algumas dicas: 

  • Dirija-se às avaliações e pesquise palavras como sustentabilidade ou eco-friendly para ver avaliações relevantes de clientes 
  • Revise o site para obter qualquer informação sobre iniciativas ecologicamente corretas 
  • Cuidado com declarações de greenwashing, por exemplo, ênfase em elementos minúsculos, como o uso de canudos de papel 

Surf Sustentável  

Então, você está finalmente na praia e pronto para começar suas férias. Se o surf é a sua atividade favorita, há uma série de coisas que você pode fazer para manter o oceano seguro enquanto surfa as ondas.  

 

   5. Apoie uma empresa usando pranchas ecológicas  

As pranchas convencionais de fibra de vidro são fabricadas com resina de poliéster aplicada à espuma de poliuretano. Este processo envolve o uso de produtos químicos perigosos, como estireno e compostos orgânicos voláteis (COV).  

Por outro lado, as placas epóxi utilizam espuma de poliestireno expandido combinada com resina epóxi padrão, que é um método de produção menos tóxico, mas ainda contribui para uma pegada de carbono significativa. Encontrou um aluguel local com pranchas e valores sustentáveis? Apoie-os!  

 

   6. Use cera orgânica  

As ceras modernas de pranchas de surf são tipicamente derivadas da cera de parafina, um subproduto do petróleo. Infelizmente, o processo de produção de parafina contribui para altas emissões de carbono e desperdício de energia. Além disso, é repleto de elementos tóxicos e cancerígenos, o que é no mínimo preocupante.  

A boa notícia é que existem muitas ceras ecológicas que utilizam materiais naturais e sustentáveis, como cera de abelha e resina natural de árvores. Coloque as mãos em alguns e mantenha o oceano seguro no processo!  

 

   7. Pegue esse lixo!  

Termine o seu dia de surfar ondas com uma boa ação. Não basta passar pelo lixo espalhado pela praia, reserve um momento para ser um herói e pegá-lo. Como surfistas, vocês têm uma responsabilidade única de proteger o meio ambiente, tanto no mar quanto na terra. Ao tomar a iniciativa de limpar a praia, você não apenas dará um exemplo positivo, mas também educará aqueles que podem não estar cientes do impacto do lixo plástico. Você depende do oceano para seus hobbies, então mantenha-o limpo!  

 

 

Protegendo Nosso Paraíso Costeiro  

Todos nós queremos ter um bom tempo na praia, mas às vezes, quando seus usuários anteriores não o trataram com respeito, isso pode atrapalhar nossa experiência. De balançar protetor solar seguro para recifes a dizer não ao lixo, há uma carga de práticas simples que você pode seguir que podem nos ajudar a manter as coisas limpas e conscientes.  

 

   8. Escolha moda praia sustentável  

As microfibras são reais e algo com que todos devemos estar um pouco assustados. Na verdade, existem aproximadamente 5,25 trilhões de pedaços de macro e microplásticos no oceano, com 46.000 peças encontradas a cada milha quadrada. Uma maneira de cuidar do oceano é comprar roupas de banho feitas de forma sustentável.  

Evite marcas de fast fashion com seus corantes e plásticos nocivos. Existem muitas marcas conscientes por aí vendendo roupas de banho ecológicas. Alguns são feitos com resíduos plásticos do próprio oceano, outros colocam ênfase na proteção do oceano enquanto você nada. Faça uma pesquisa e certifique-se de que está optando pelo bom e não pelo feio (e não queremos dizer cor ou estilo!).  

 

   9. Use protetor solar seguro para recifes  

Quando você está sob o sol, você deve sempre estar usando protetor solar. Mas os produtos químicos nocivos em nossos produtos podem se espalhar pelos oceanos e causar algumas consequências terríveis, incluindo a destruição dos corais. O protetor solar seguro para recifes é um escudo para a sua pele que não prejudica a vida marinha.  

Sem produtos químicos desagradáveis como oxibenzona e octinoxato, é feito de ingredientes à base de minerais como óxido de zinco e dióxido de titânio. Absorva o sol sem culpa, sabendo que está protegendo sua pele e os vibrantes ecossistemas marinhos abaixo da superfície.  

 

   10. Não traga plástico  

Levar plástico para a praia é um acidente à espera de acontecer. Quer se trate de recipientes de alimentos, canudos ou garrafas de plástico, mantenha-o longe! Tente trazer recipientes reutilizáveis, papel ou caixas de papelão e você garantirá que a poluição permaneça longe. Você pode até tentar comprar seu almoço em um café usando caixas e talheres biodegradáveis, como outra forma de proteger os mares.  

 

Embarque em uma aventura ecológica de sol e surf  

Munido de algumas dicas úteis, agora você está pronto para reservar as férias de sol e surf dos seus sonhos. Desde reservar o seu voo e escolher o seu alojamento, até surfar nas ondas e descontrair na praia, experimente alguns destes truques úteis e estará no caminho certo para ser parte da solução.  

button
Sair da versão mobile