Ícone do site Fora da Zona de Conforto

10 Dicas para Viajar com os Amigos (Sem Drama!)

Para muitas pessoas, viajar é a coisa mais fantástica que se pode fazer. Imagine só fazer isso com as pessoas que você mais gosta e que você escolher para estarem perto de você? Sim, viajar com os amigos pode ser uma experiência incrível, mas não podemos negar que problemas podem ocorrer….de desentendimentos a ficar irritado com tudo, por falta de privacidade, a até diferentes estilos de viagem.

É por isso que separei aqui uma lista com 10 dicas para viajar com os amigos, além de também mostrar uma tabela com todos os prós e contras de fazer esse tipo de viagem e 2 opções caso você não tenha um parceiro de viagem. Quer saber quais são elas e como tornar essa experiência boa para todos?

A minha lista de dicas é:

  1. Conheça bem o amigo com quem você está viajando
  2. Tenha um planejamento de viagem bem definido
  3. Seja flexível no planejamento da sua viagem
  4. Respeite o orçamento para uma viagem em grupo
  5. Saiba impor sua vontade ao viajar com os amigos
  6. Aprenda a respeitar a vontade dos outros durante a sua viagem
  7. Reserve um tempo para si mesmo durante a sua viagem (e saiba que não há problema em se separar do grupo de vez em quando)
  8. Tenha suas expectativas alinhadas com a dos outros ao viajar
  9. Aprenda a dividir tarefas com os amigos durante a sua viagem
  10. Seja tolerante e paciente com os seus amigos de viagem

Vou falar sobre cada uma dessas dicas e mostrar por que elas merecem fazer parte dessa lista. Ficou curioso? Então confira agora!

 

10 dicas para viajar com os amigos

 

   1 – Conheça bem o amigo com quem você está viajando

Antes de mais nada, é extremamente importante você conhecer bem as pessoas com as quais você vai viajar. Isso porque alguém pode parecer muito legal de início, mas ter gostos muito diferentes dos seus, costumes que não combinam com os seus, preferências que conflitam, entre outros problemas. E se isso acontecer, a viagem pode se transformar em um verdadeiro pesadelo.

Dito de outra forma, só porque vocês são amigos não significa que viajam bem juntos (ou morem juntos!).

Por isso, a primeira dica é exatamente a primeira coisa que você deve considerar quando pensa em viajar com os amigos. Com quem você está indo? Você realmente conhece essas pessoas? Sabe quais são seus gostos e preferências? Sabe o que esperar deles durante a viagem? Sem saber essas coisas, viajar com amigos fica muito arriscado.

Lembre, um amigo de escola/faculdade/trabalho nem sempre é um bom amigo para viagens. Uma boa forma de testar é fazer uma viagem curta de fim de semana e se a companhia for boa, fazer uma viagem juntos de 1 semana, 1 mês e por aí vai…

 

   2 – Tenha um planejamento de viagem bem definido

Se você vai viajar sozinho, você pode ser mais flexível com seus planos de viagem.

Mas se você estiver indo com outras pessoas, convém planejar com um pouco mais de antecedência. Saber quais são as pessoas que te acompanharão na viagem é muito importante. No entanto, é importante saber também para onde você vai, o que você vai fazer lá, quanto tempo vai passar e qual o orçamento.

Não estou dizendo que você deve planejar cada passo que vai dar durante a sua viagem. É claro que descobrir novas coisas faz parte da experiência e da mágica de viajar com os amigos, mas você não pode se focar apenas nisso.

É recomendável que todos os participantes da viagem tenham uma conversa sobre as principais atrações que serão visitadas, como vocês aproveitarão a viagem e quais são as obrigações de cada um nesse tempo. Isso faz com que todos tenham mais consciência de como será a viagem e do que fazer para que não ocorra nenhum problema e essa seja uma experiência realmente positiva.

 

   3 – Seja flexível no planejamento da sua viagem

Sei que acabei de dizer para planejar sua viagem, mas você também precisa ser flexível.

Quando se viaja com muitas outras pessoas, é natural que os gostos acabem não batendo 100% do tempo.

Particularmente, eu acho que isso é bastante positivo. Até porque você não vai estar com a razão o tempo todo. E pode acabar descobrindo coisas novas ao sair da sua zona de conforto, não é verdade?

Por isso, é importante ser flexível no momento de planejar o que você e seus amigos vão fazer durante a viagem e saber respeitar também a vontade dos outros (lembre-se de que, se houver algo que você realmente deseja fazer, sempre poderá fazê-lo sozinho se o grupo não estiver interessado).

Se todos partirem desse mesmo princípio, tenho certeza de que não haverá grandes problemas.

 

   4 – Respeite o orçamento para uma viagem em grupo

Essa dica é muito importante, principalmente se você estiver viajando com pessoas com menos ou mais grana do que você. Provavelmente, muitos de nós gostaríamos de poder ficar nos hotéis mais caros, com as melhores vistas e comer nos melhores restaurantes.

Mas a verdade é que em uma viagem em grupo, as coisas devem ser vistas como um meio termo, onde existe um orçamento limitado e que deve ser respeitado.

E quando eu digo que ele deve ser respeitado, quero dizer que todos precisam cumprir as mesmas regras, com as mesmas condições. Se vocês combinarem de dividir a conta do restaurante, não é justo que alguém coma todos os pratos mais caros e queira pagar a menos por isso.

E também é melhor definir o máximo que cada um poderia pagar por hotéis ou albergues. Não é muito bacana o cara que tem mais dinheiro querer ficar indo em restaurante caro e hotéis de luxo quando há outros no grupo de viagem que não podem bancar esse tipo de coisa. 

 

   5 – Saiba impor sua vontade ao viajar com os amigos

Essa dica tem tudo a ver com o que eu já disse aqui sobre ser flexível. Se o objetivo do grupo é chegar em um meio termo, você precisa saber impor suas vontades para que também possa aproveitar a viagem da melhor maneira possível.

Imagine só viajar com amigos e fazer apenas as coisas que eles gostam? Pois é, não vai ser uma viagem legal para você. Portanto, saiba impor a sua vontade e mostrar que o que você quer também tem valor e poderá ser aproveitado por todos durante a viagem.

 

 

   6 – Aprenda a respeitar a vontade dos outros durante a sua viagem

Da mesma maneira que você deseja ser ouvido e ter sua vontade respeitada, você também deve respeitar a vontade dos outros. Vou bater mais uma vez nessa tecla: é preciso saber chegar a um meio termo. Sem esse equilíbrio, as coisas não irão funcionar e parte do grupo, ou pelo menos alguma pessoa, não estará satisfeita.

É claro que esse tipo de tarefa fica mais difícil à medida que o grupo fica maior. Mas mesmo assim, existem muitas outras vantagens, como as possibilidades de diversão e até de conversas mais profundas, já que mais pessoas irão ouvi-las. É tudo uma questão de saber conversar e entender exatamente onde você quer chegar. Isso vale muito na hora de definir que lugares e atrações vocês vão visitar

 

   7 – Reserve um tempo para si mesmo durante a sua viagem

Não importa se você vai viajar apenas com um amigo ou com um grande grupo, ter um tempo para si mesmo é sempre importante. Isso porque esse tempo vai servir como o contraponto perfeito para a experiência que você está tendo com seus amigos e pode te fazer refletir sobre as principais vantagens e desvantagens de fazer uma viagem desse tipo.

Seja para ler, escrever, ficar na internet, assistir à uma série, ir a um museu que só você quer visitar, todo mundo precisa de um tempo só para si, não é verdade? Eu pelo menos preciso….adoro ler notícias!

 

   8 – Tenha suas expectativas alinhadas com as dos outros ao viajar

É impossível fazer uma viagem onde uma pessoa espera fazer trilhas, visitar cachoeiras e viver aventuras, enquanto a outra quer ficar o dia inteiro na praia, se divertindo e tomando banho de mar. Todos têm que estar com as expectativas mais ou menos alinhadas para não se frustrarem. E isso também faz parte de um bom planejamento. Quando todos estão conversados, sabem o que esperar da viagem, o que vão fazer e como o grupo vai agir nela.

É claro que isso não significa que todos precisam ter os mesmos gostos e intenções, mas é importante ter uma noção de que uma viagem de aventura vai ter menos mordomias, assim como saber que uma viagem para festas não vai ter muitas noites para descansar e relaxar.

Ou seja, busque viajar com amigos que tenham os mesmos interesses que os seus. Ou amigos diferentes para viagens diferentes. Eu tenho amigos com os quais eu gosto de viajar para fazer esportes de neve, e outros mais para conhecer cidades tranquilo. E assim funciona bem!

 

   9 – Aprenda a dividir tarefas com os amigos durante a sua viagem

Ainda no planejamento de viagem, todas as tarefas devem ser divididas para que o grupo aja como um só e não exista nenhum conflito nesse sentido. Se isso não for estabelecido previamente, é muito comum que uma pessoa acabe sendo injustiçada. Ou seja, ela vai perder tempo de viagem fazendo tarefas que eram obrigações de outras pessoas. E ainda que essa pessoa não seja você, isso não deve acontecer nunca. E a forma mais simples de prevenir é com as tarefas muito bem divididas.

Essas tarefas podem ser reservar a acomodação, marcar a excursão, pesquisar o transporte local, alugar carro, comprar comida, etc…

 

   10 – Seja tolerante e paciente com seus amigos de viagem

É praticamente impossível passar muito tempo ao lado de outras pessoas e problemas não existirem….ainda mais viajando! Mas o grande segredo é saber tolerar e relevar algumas situações para não criar climas pesados e desnecessários. Se o objetivo de todos é passar um bom tempo com os amigos e se divertir, conseguir evitar conflitos é uma arma poderosa para que ele seja alcançado.

 

 

Pros e Cons de viajar com os amigos (ou devo viajar com amigos ou sozinho?)

 

Agora que leu as minhas 10 dicas para viajar com os amigos, você pode dar uma olhada também na minha tabela de pros e cons sobre o assunto. Tenho certeza de que ela pode te ajudar a entender se você deve viajar com amigos ou não. 

 

Pros Cons
Você sempre tem alguém para sair com você. A decisão final sobre para onde você vai nunca é só sua.
É divertido! Você precisará abrir mão de algumas coisas e não poderá fazer o que quer 100% do tempo
Você pode dividir despesas….principalmente com acomodação ou aluguel de carro! Você pode acumular mais tarefas do que deveria.
Você pode dividir algumas das tarefas que teria sozinho Muitas vezes você precisa aceitar mudanças no roteiro que não quer. 
O seu amigo pode acabar sendo mais parceiro do que você imaginava Você provavelmente não conhecerá muitas pessoas novas, já que estará o tempo todo com os amigos.
Você está sempre ao lado de pessoas que gosta. Brigas podem acontecer e o clima da viagem pode ficar pesado.

 

E se eu não tenho amigos para viajar (ou ninguém pode ir comigo)?

 

Caso todos os seus amigos e familiares estejam ocupados ou sem grana e não possam viajar com você, não se desespere! Aqui vão duas opções:

 

  a) Viaje sozinho e conheça pessoas durante a sua viagem!

É muito fácil hoje em dia conhecer pessoas e fazer amigos durante as suas viagens. O meu artigo 11 Dicas para Conhecer Pessoas e Fazer Amigos Durante a sua Viagem pode te ajudar nisso. 

 

  b) Viaje com um grupo de solteiros e jovens sozinhos!

Caso você realmente não queira viajar sozinho porque tem medo de não conhecer pessoas durante a sua viagem ou por qualquer outra razão, uma boa alternativa é fazer a sua viagem participando de uma excursão em grupo com outros viajantes sozinhos, e que estejam lá socializar e fazer festa! Nesse caso, eu recomendo dar uma olhada no meu artigo com as 5 Melhores Empresas de Excursão para Viajantes Solos (não importa se você queira festa, aventura, cultura, ou qualquer outra coisa!)

 

Concluindo…

Viajar com os amigos é sempre uma experiência inesquecível, mas nem sempre para o lado positivo. Ainda assim, acredito que valha a pena ter esses momentos, ainda mais se você der uma olhada nessas dicas e tentar usá-las antes de durante a sua viagem.

Dizem que os amigos são a família que você escolheu. E se isso for verdade, uma viagem desse tipo com certeza terá momentos de maior tensão e alguns que são puro divertimento. Assim como são todas as relações humanas.

Não deixe de viver uma experiência desse tipo por medo de se arrepender ou por receio de que não vai ser legal. Essas dicas são apenas uma parte de muitas outras coisas que você pode fazer para que a viagem com amigos seja realmente incrível.

E lembre-se! Se você viajou com um amigo(a) e deu tudo certo, pode crer que essa pessoa será o tipo de amigo que dura para sempre….ou até parceiro de relacionamento! Como eu e a Nikki descobrimos, não há melhor teste de relacionamento do que uma viagem juntos!

E aí, o que você achou? Acrescentaria mais alguma coisa à lista de dicas para viajar com os amigos? Deixe aqui nos comentários e me conta o porquê. Quanto mais experiências pudermos compartilhar, melhor para todos os viajantes!

button
Sair da versão mobile