Se você estiver fazendo uma viagem para a Irlanda, você quer ter certeza de que seu itinerário estará cheio das melhores coisas para fazer e ver no país.
Como alguém que viveu na Irlanda durante a faculdade e passou bastante tempo lá em visitas posteriores, tenho informações privilegiadas sobre todos os locais e experiências imperdíveis no país. Eu tenho ajudado minha família e amigos a planejarem aventuras irlandesas incríveis por quase duas décadas!
Essa não é uma lista de 10 experiências irlandesas clichê como as outras. Aqui você encontrará alguns dos lugares mais exclusivos e especiais para visitar na Irlanda. Também incluí atividades irlandesas por excelência, como tomar uma cerveja em um pub local e encontrar o suéter de malha Aran perfeito. Essas coisas são o que tornam uma viagem à Irlanda verdadeiramente mágica.
Quer esta seja a sua primeira visita à Irlanda ou não, há sempre um novo belo canto da ilha para descobrir. Com uma história rica (e muitas vezes trágica), paisagens inesquecíveis e uma identidade cultural distinta, a Irlanda provavelmente será um dos lugares mais memoráveis e gratificantes que você já visitou.
Então, vamos entrar e começar a explorar a terra do arco-íris, santos, ovelhas e uísque.
Índice desta matéria
10 Experiências Imperdíveis na Irlanda
De abadias antigas e penhascos impressionantes a pequenas cidades muitas vezes negligenciadas, essas 10 experiências irlandesas merecem um lugar em qualquer itinerário da Irlanda para visitantes de primeira viagem. E se você já visitou a ilha antes, encontrará uma nova inspiração para sua próxima vez na Irlanda.
1. Rocha de Cashel
A Irlanda está absolutamente marcada por abadias e castelos abandonados. Com tantos para escolher, é difícil saber quais visitar ou pular. Pessoalmente, acho que a melhor de toda a Irlanda é a Rocha de Cashel, no Condado de Tipperary. Esta pitoresca abadia ergue-se sobre a cidade de Cashel e apresenta uma torre redonda perfeitamente preservada.
Além de sua beleza, a Rocha de Cashel desempenhou um papel significativo na história irlandesa. Este é o lugar na Irlanda onde São Patrício escolheu um trevo e o usou para explicar a Santíssima Trindade. A Rocha também serviu como a sede tradicional de Munster Kings por vários séculos. Hoje você pode ver uma coleção de artefatos medievais na abadia.
Depois de tirar suas fotos na Rocha de Cashel, não deixe de descer a colina até a Abadia de Hore.
Esta abadia cisterciense arruinada do século XIII fica logo abaixo da Rocha de Cashel, no meio de um pasto. Não só você terá ótimas fotos da Rocha da Abadia de Hore, mas o nome da abadia, que provavelmente é derivado de uma palavra irlandesa para teixo, certamente provocará algumas risadas.
Se a Rocha de Cashel não funcionar em suas viagens pela Irlanda, tente trabalhar em uma visita ao Glendalough Monastic no Condado de Wicklow para uma experiência semelhante.
2. Penhascos de Moher
Mesmo que você não os conheça pelo nome, você definitivamente já viu imagens dos penhascos mais famosos da Irlanda antes. Localizado na costa oeste da Irlanda, os Penhascos de Moher são falésias de xisto e arenito de 700 metros de altura que emolduram o agitado Oceano Atlântico. Se você é fã de A Princesa Prometida, vai reconhecê-los como os “Penhascos da Insanidade”.
Para ser claro, esses penhascos não são nenhuma joia escondida irlandesa. Eles aparecem em praticamente todas as listas dos 10 melhores lugares para visitar. Uma vez que você for, vai ver o porquê. A longa linha de penhascos íngremes e impenetráveis desaparecendo na costa do Condado de Clare é uma visão que você não esquecerá.
Você pode parar no Centro de Visitantes e caminhar cerca de 18 km no Penhasco de Moher Coastal até a Torre O’Brien, no ponto mais alto das falésias. Espere que esteja ventando muito durante a sua visita. Afinal, aquele vento oeste feroz faz toda a largura do Oceano Atlântico ganhar velocidade antes de finalmente esbarrar em você no topo das falésias.
3. Calçada dos Gigantes
Embora os penhascos de Mohers apareçam na maioria dos itinerários da Irlanda, poucas pessoas fazem a viagem para o norte para ver outra sensação do litoral irlandês: A Calçada dos Gigantes. É uma pena porque ela é um dos meus lugares favoritos não apenas na ilha da Irlanda, mas no mundo! Você encontrará essa maravilha geológica no Condado de Antrim, na Irlanda do Norte.
Milênios atrás, a atividade vulcânica empurrou colunas de basalto perfeitamente hexagonais. Essas colunas se juntaram em uma passarela natural de 6,5 km que se projeta para o Atlântico. De acordo com a lenda irlandesa, a calçada foi o local de um confronto entre o herói irlandês Finn MacCool e um gigante escocês.
Embora eu ache difícil se afastar da simetria mágica das colunas da calçada, não deixe de subir a costa. É lá que você encontrará colunas de basalto embutidas no penhasco para criar o Órgão do Gigante, bem como uma grande rocha errática conhecida como Bota do Gigante.
4. Comer um café da manhã irlandês completo
Ovos, bacon, pudins, feijões e torradas, nossa! Se você tiver sorte, você pode até encontrar alguns cogumelos e tomates escondidos em seu prato de café da manhã irlandês completo. Se você esteve na Inglaterra, um café da manhã irlandês completo é diferente de um inglês completo. No entanto, apesar dos estereótipos sobre irlandeses e batatas, um prato irlandês completo não inclui batatas.
Eu amo um bom café da manhã irlandês. Mas aviso: todos os proprietários de cama e café que você conhecer farão questão de compartilhar sua versão deste clássico da culinária irlandesa. Depois de três ou quatro manhãs de café da manhã completo você será perdoado se pedir educadamente ovos mexidos ou farinha de aveia.
5. Ir ao pub
Você não pode visitar a Irlanda e não ir ao pub! Honestamente, um pub irlandês é muito mais do que beber. É onde as pessoas relaxam no final do dia, compartilham uma fofoca ou conversa geral agradável com seus amigos (e talvez um estranho ou dois), e possivelmente ouvem alguma música ao vivo. Jogar dardos é outro passatempo favorito nos pubs. Pessoalmente, eu amo visitar nas noites em que os pubs hospedam uma mesa de quizzes, também conhecida como noite de curiosidades.
Embora o Guinness seja a cerveja mais conhecida da Irlanda, eu prefiro muito a red ale da Smithwick. Outro favorito que você costuma encontrar em pubs irlandeses é a sidra Bulmers. Se preferir algo mais forte, experimente alguns uísques irlandeses como Jameson ou Teeling.
6. Vida irlandesa de cidade pequena
Se você visitar apenas grandes cidades como Dublin, Galway e Cork durante sua viagem à Irlanda, você perderá muito. Na minha opinião, a Irlanda tem a melhor experiência em suas pequenas cidades.
A maioria dos cidadãos irlandeses não vive em grandes áreas urbanas. As pequenas cidades da Irlanda são importantes locais de comércio e comunidade em meio à paisagem ainda em grande parte agrária da ilha. Algumas das minhas pequenas cidades irlandesas favoritas incluem Wexford no sudeste da Irlanda, Doolin no Condado de Clare perto dos Penhascos de Moher, ou minha favorita, Louisburgh em Clew Bay no Condado de Mayo.
Embora essas cidades possam não ter uma lista empolgante de coisas para fazer, elas oferecem uma oportunidade única de se fundir gentilmente à vida cotidiana irlandesa. Eu recomendo ter tempo para entrar nas várias lojas e definitivamente participar de qualquer evento local, seja uma partida esportiva ou teatro.
7. O Burren
Esta região geológica única no Condado de Clare não aparecerá na lista de top 10 lugares na Irlanda de muitas pessoas. Se você passar pelo Burren, uma extensão de 250 quilômetros quadradas de lajes de calcário, a caminho de Cliffs of Moher, você pode se perguntar “o que é este lugar?”. Eu recomendo que tire um tempo para parar e explorar.
A palavra “Burren” vem da palavra gaélica para “lugar rochoso”, mas à primeira vista, você pode pensar que eles queriam chamar o lugar de “estéril”. Embora pareça uma paisagem lunar, Burren é realmente repleto de vida. É o único lugar no mundo onde você encontrará plantas alpinas, árticas e mediterrâneas crescendo lado a lado. Há também evidências de que os humanos vivem aqui desde a Era do Gelo.
Recomendo parar no Centro de Visitantes Burren em Kilfenora para aprender mais sobre esta paisagem única. Se você fizer apenas uma coisa no Burren, faça uma parada no Dólmen Poulnabrone, um enorme túmulo megalítico que pode datar de até 4200 a.C.
8. O Caminho Atlântico Selvagem
Se você é um irlandês-americano, há uma boa chance de seus antepassados irlandeses terem vindo da Irlanda Ocidental. Há muitos fatores socioeconômicos e políticos por trás disso, incluindo a Grande Fome de Batata da década de 1840 e a violência na Irlanda do Norte. Hoje, é uma área assombrosamente bonita e pouco povoada da Irlanda que vale a pena explorar.
Tecnicamente, o Caminho Atlântico Selvagem refere-se a uma rota de 2410 quilômetros de Cork a Donegal que a Tourism Ireland desenvolveu. Há muito para ver no caminho, incluindo o Anel de Kerry, a Península de Dingle, a Baía de Galway e a Liga Slieve.
Embora você provavelmente não seja capaz de dirigir toda a extensão da costa oeste da Irlanda durante sua visita, recomendo visitar pelo menos alguns pontos. Meu trecho favorito é a costa atlântica acidentada dos condados de Clare, Mayo e Sligo.
9. Livro de Kells
Você já ouviu falar que monges irlandeses medievais salvaram a civilização? A teoria é que, nos dias que antecederam a imprensa, enquanto a maior parte da Europa continental se transformava em pestilência e guerra, monges irlandeses transcreviam e preservavam textos importantes. Você pode ver um exemplo do trabalho manual dos monges no Trinity College, em Dublin.
O Livro de Kells é um evangelho lindamente ilustrado que remonta ao século IX. Não sabemos suas origens exatas, mas possivelmente chegou à Irlanda da Abadia de Iona, na Escócia, através de um ataque viking. O livro está exposto na antiga biblioteca do Trinity College. Todos os dias, o Colégio vira a página para que haja um novo conjunto de ilustrações para se maravilhar.
Depois de ler os Livros de Kells, não deixe de entrar na Sala Longa da biblioteca. Esta espetacular sala de biblioteca do século XVIII com 65 metros de comprimento é o sonho de todo amante de livros.
10. Compre um suéter Aran
Suéteres de lã bonitos com padrões intrincados podem parecer um clichê irlandês. Mas uma viagem pelas zonas rurais irlandesas mostra que o comércio de lã está vivo e bem na Irlanda. As ovelhas pontilham quase todas as colinas verdes do país.
Embora eu não recomende incluir as Ilhas Aran da Irlanda em seu itinerário se esta for sua primeira viagem à Irlanda (elas são simplesmente muito inacessíveis e não há muito o que fazer quando você chegar), eu definitivamente recomendo voltar para casa com um suéter Aran.
Ao viajar pela Irlanda, você encontrará muitas oportunidades para comprar um suéter. Gosto de Blarney Woolen Mills e Trinity Woolen Mills. Este último está localizado em frente ao Trinity College, em Dublin.
Se você simplesmente não gosta de blusas ou não tem espaço em sua mala para uma lembrança tão volumosa, considere pegar outro item de lã irlandesa, como um boné de tweed ou um lenço xadrez tecido. Caso contrário, ambas as lojas oferecem uma ampla seleção de outros presentes irlandeses.
Conclusão: As experiências imperdíveis da Irlanda
Estas 10 experiências dão-lhe um curso intensivo de história e cultura irlandesas, além de te levar a alguns dos lugares mais bonitos da ilha. Como você pode ver, a Irlanda oferece muito mais do que duendes, Riverdance e Guinness. Eu garanto que essas coisas incríveis para fazer vão fazer você se apaixonar pela Ilha Esmeralda.
Ao incluir essas experiências em seu itinerário na Irlanda, você descobrirá os locais antigos mais deslumbrantes da ilha, apreciará paisagens surpreendentemente belas e mergulhará verdadeiramente na vida cotidiana dos cidadãos.
É impossível ver o melhor da Irlanda em uma semana ou em um ano, então não se surpreenda se você já estiver planejando sua próxima viagem para a Irlanda na viagem de avião para casa.
Espero que esta lista de coisas obrigatórias pelo país ajude você a criar a viagem de uma vida.
Bio
Ada é a escritora de viagens baseada em Minnesota por trás de Beyond the Yellow Brick Road: A Travel Blog. Acompanhe suas aventuras no Instagram e no Facebook. Ela já morou em três países e visitou todos os 50 estados. Além de viajar pelo mundo, ela administra uma empresa da Boundary Waters e ajuda as pessoas a planejar viagens de canoa e aventuras ao ar livre no deserto do nordeste de Minnesota.