Ícone do site Fora da Zona de Conforto

11 Dicas para Conhecer Pessoas e Fazer Amigos Durante as suas Viagens

Amigos

Em memória ao meu grande amigo Augusto Lima Guimarães que faleceu enquanto eu estava fazendo a edição desse artigo. Não importa quantos “amigos” façamos durante as nossas viagens, raramente eles serão tão importantes quanto os nossos amigos das antigas de onde viemos….fique em paz irmão…

 

Viajar com amigos e família é, normalmente, sempre sinônimo de uma grande viagem…..esperemos… 😉 Vocês já se conhecem, sabem do jeito de ser de cada um, gostos e, em geral, curtem fazer a mesma coisa (principalmente se você decidiu viajar com eles). Além disso, poder dividir as alegrias e emoções da sua viagem com conhecidos não tem preço.

Porém, não é sempre que podemos contar com essa companhia para nossas viagens. Seja por questão de tempo ou dinheiro, muitas vezes não há ninguém para nos acompanhar em nossas aventuras. E para dizer a verdade, isso já aconteceu comigo muito mais vezes do que o contrário.

 

Então, devo viajar sozinho ou esperar até que algum amigo ou familiar possa ir junto comigo?

 

Como eu já disse acima, viajar com alguém que você conhece (e gosta) é muito legal, mas isso não quer dizer que você não possa apreciar MUITO a sua viagem se você for sozinho.

Obviamente, há aqueles que realmente querem viajar sozinhos para ficarem tranquilos, terem um momento de introspecção, ou relaxarem sem ter que dar atenção a outras pessoas. Se esse é seu caso, bom, você não terá que se preocupar em fazer amigos ou conhecer pessoas durante a sua viagem….porém, espero que você ainda aprecie esse artigo.. 😉 

Porém, se você tem a chance de viajar, mesmo que sozinho, NÃO DEIXE DE IR! Eis alguns benefícios de se viajar sozinho:

 

  • Viajando sozinho você acaba conhecendo muito mais gente do que só ficando com seus amigos ou parceiros de viagem
  • Você tem total liberdade para definir como a sua viagem será… itinerário, quanto tempo em cada lugar, que atividades fazer e tudo mais
  • Você não terá nenhum stress de relacionamento. Na boa, mesmo que você goste muito do seu (sua) companheiro (a) de viagem, depois de 1 ou 2 meses viajando e passando todo tempo juntos, é difícil não dar discussão e até briga feia, o que pode atrapalhar até a amizade. Até porque, não é porque alguém é seu amigo (a), que ele ou ela seriam bons companheiros de viagem.

 

Além disso, se você é como eu que acredita que viajar é muito mais do que conhecer igrejas luxuosas ou lindas praias, mas sim conhecer pessoas de outros países, culturas, línguas, religiões, costumes para que você aprenda e abra a cabeça, essas dicas são para você. Ainda mais, se você já assistiu ao vídeo que eu coloquei na minha página sobre como escolher a sua acomodação ideal de viagens, já sabe uma das frases que eu mais aprecio: “Felicidade só é verdadeira quando compartilhada”. E para isso, se você estiver viajando sozinho e concorda com essa frase (sem problemas se não concorda), terá que conhecer pessoas e fazer amigos para compartilhar essa alegria.

Entretanto, mesmo que você já seja um cara (ou mulher) super sociável e de fácil conversa, nem sempre nos encontramos em situações onde ativamente podemos conhecer outras pessoas. Sendo assim, produzimos essa lista que vai te ajudar a criar e achar essas situações onde seja fácil conhecer outras pessoas e também algumas dicas de como se comportar para facilitar todo o processo de construir amizades.

 

  1. Fique em albergues

 

Na minha opinião, albergues são a forma mais fácil de conhecer outras pessoas pois é cheio de viajantes de outros países que estão fazendo exatamente a mesma atividade que você. E é super tranquilo de começar o contato. Pode ser no seu dormitório, na sala comum, ou na cozinha durante o jantar. Praticamente todo mundo lá está disposto a conhecer outros viajantes. Então é só puxar papo perguntando de onde a pessoa é, como é a viagem dela e por aí vai. Idealmente, combinar de explorar a cidade juntos e aí a relação está formada.

 

Exemplo pessoal: Vixe Maria, não falta exemplo. Basicamente, quase todo o albergue que eu vou sozinho, eu acabo conhecendo gente e acabamos explorando a região juntos. Dificilmente fico sozinho se eu não quero. Lembro bem de Singapura onde conheci uma galera no café da manhã do albergue, depois fomos nadar juntos, exploramos a cidade e à noite, fizemos uma mega balada juntos. Em uma outra viagem, ainda acabei ficando na casa de alguns deles na Europa…sem preço! 

Albergues

DICAS: Dê preferência a albergues com áreas comuns (dá para achar isso no site de reserva na área de “instalações) e boas avaliações no quesito “ambiente.” Isso define se é um albergue onde o pessoal quer focar mais tranquilo ou quer socializar. Se você gosta de beber, participar de “drinking games” antes de sair para a balada com o pessoal do albergue também é quase garantia de fazer amigos.

 

  1. Bares de albergues e “Pubcrawls”

 

Mesmo que você não esteja ficando em albergues, você pode frequentar bares de albergues. E como já mencionado acima, como os frequentadores são viajantes que não moram naquele local e provavelmente não conhecem muita gente, eles estão totalmente abertos para conhecer novas pessoas. Não perca a chance! 

Em relação aos “Pubcrawls”, eles são organizados normalmente por albergues ou outras empresas de viagem para mochileiros. Mesmo que você esteja ficando em um albergue diferente daquele que está organizando o “pubcrawl”, você também poderá participar. Basicamente a ideia é reunir uma galera em algum lugar à noite e de lá ir de bar em bar bebendo um pouco em cada um deles. Normalmente você terá que pagar para participar e em troca você recebe algumas bebidas “de graça” em cada bar e ainda tem a oportunidade de conhecer toda a galera que está nesse “Pubcrawl”. Se o seu esquema é festa, isso é para você!

 

Exemplo pessoal: Fiz algumas vezes em cidades turísticas onde havia muitos viajantes….e quase nunca me arrependi (só no dia seguinte com a ressaca.. 😉 ).

 

DICAS: Tente fazer um “esquenta” no albergue antes para não gastar tanto nos bares (mesmo tendo algumas bebidas inclusas, nunca é suficiente! J ). Além disso, durante a noitada, já tente formar um grupo para fazer algum passeio no dia seguinte…ou em alguns dias depois que a ressaca passar…. 

 

  1. Usar Couchsurfing para acomodação

 

Eu explico bem o que é o Couchsurfing na minha página sobre como escolher a sua acomodação ideal (mais ao final da página), mas resumindo aqui, basicamente é um site na internet onde você pode encontrar anfitriões em diversas cidades do mundo para dormir na casa deles de graça. Além da economia, um dos principais atrativos do Couchsurfing é conhecer uma pessoa local do lugar onde você esteja visitando (diferentemente das minhas outras dicas onde você estará conhecendo mais outros viajantes). Assim ele pode te contar um pouco mais de como é a vida de verdade naquele país, te dando uma conhecimento muito mais profundo do lugar que se você ficasse como um turista qualquer em um hotel. Além disso, muitas vezes o seu anfitrião pode te levar a passeios ou para conhecer os amigos dele. É sempre show conhecer os locais.

 

Exemplo pessoal: Usei Couchsurf na Lituânia por exemplo e a minha anfitriã foi muito legal, me levando para conhecer um castelo próximo à capital e comer comida típica junto com uma amiga dela.

 

DICAS: Enquanto a maioria das pessoas que eu conheci que usaram o Couchsurf tiveram ótimas experiências, você sempre tem que levar em conta a segurança. Atenção com pessoas que não tenham avaliações (ou principalmente comentários ruins) e se você sentir “vibrações negativas” de alguém, lembre-se que você pode sair fora a qualquer momento.

Além disso, não se esqueça de oferecer alguma coisa para o seu anfitrião em troca de sua hospitalidade! Isso não tem que ser algo monetário … apenas algo pequeno como ajudá-lo a aprender uma nova língua ou lavar os pratos pode ser o suficiente.

 

  1. Dê uma olhada em eventos do Couchsurfing

 

Mesmo que você não esteja usando o Couchsurfing para dormir em algum lugar, você poderá participar de um dos milhares de eventos que a galera do Couchsurfing organiza todos os dias em vários lugares do mundo e que normalmente são de graça! Pode ser ir a um bar para conversar, jogar futebol em um parque, reunir em algum lugar para praticar Inglês (ou qualquer outra língua) ou jogar algum jogo de cartas para socializar. E o legal é que além de viajantes, você também provavelmente conhecerá um pessoal local nesses eventos uma vez que muitos deles não tem muita oportunidade de viajar mas quererem conhecer estrangeiros visitando a sua cidade.

 

Exemplo pessoal: Uma vez mochilando em Helsinque na Finlândia, eu não conhecia ninguém e não queria passar o fim de semana sozinho. Aí fui lá na página do Couchsurf, dei uma olhada se tinha algum evento para aquele fim de semana e….BINGO! Acabei encontrando uma galera em um bar e depois disso fomos à casa de um deles e acabei me encontrando em uma festa típica Finlandesa onde eu era o único estrangeiro….uma boa experiência autenticamente Finlandesa!

 

DICA: Como acima, dê uma olhada na minha página sobre acomodação que eu explico também sobre eventos no Couchsurf. Além disso, você não precisa viajar para participar desses eventos. Talvez mesmo a sua cidade no Brasil existam eventos programados onde você pode participar e ter a oportunidade de conhecer pessoas de outros países.

 

  1. Participe de Free Walking Tours (FWT)

 

Essa é mais uma dica para conhecer pessoas que eu já menciono na minha página sobre atividades para fazer durante a sua viagem. “Free Walking Tours” são passeios incríveis, dados por locais daquela cidade onde você contribui o quanto pode e o quanto acha que o tour vale ao final. Além de aprender mais sobre o local que você está visitando, você terá a oportunidade de conhecer vários outros viajantes descolados como você, que querem aprender mais sobre o lugar mas não querem passar 2 horas apenas ouvindo uma aula de história. Além disso, os bons guias te darão dicas de lugares para comer e sair e muitas vezes, ao final do tour, levam o pessoal para tomar uma cerveja ou café com ele.

 

Exemplo pessoal: Eu NUNCA deixo de perder um Free Walking Tour se tiver um na cidade que eu esteja visitando. Já conheci MUITA gente durante esses passeios e várias vezes acabamos fazendo algo mais tarde. Em um exemplo de muitos, teve uma menina da Eslovênia que eu conheci em um FWT na Letônia que depois de um ano, eu marquei de encontrá-la em sua cidade natal…..e muitas outras histórias.

 

DICA: Na minha página sobre atividades para fazer durante as suas viagens eu explico bem como funcionam os Free Walking Tours e como fazer para encontrá-los.

 

NOTA EXTRA: Você sabia que quando eu estava morando em Malmö na Suécia eu criei o meu próprio Free Walking Tour? Em breve, eu escreverei um artigo sobre como você pode criar o seu próprio FWT … é mais divertido e mais rentável do que você imagina☺. Certifique-se de se inscrever-se à direita ou ao fim desse artigo para receber o meu informativo e não perder quando esse artigo sair!

 

  1. Aproveite trens e outros transportes públicos

 

Muita vezes durante a sua viagem, você se encontrará em longos trajetos de trem, barco, ônibus, avião e por aí vai. Essa é uma boa oportunidade para conhecer outras pessoas. Seja a pessoa no seu banco ao lado, ou melhor ainda, naquelas cabininhas de 6 pessoas de muitos trens Europeus. Essas cabininhas são ideais para puxar um papo uma vez que, muitas vezes você está olhando de frente para pessoa. E para não ficar sem graça, é melhor ainda puxar conversa do que ficar calado.

 

Exemplo pessoal: Vixe de novo…uma Francesa em um ônibus na Austrália, uma Alemão em um barco na Indonésia, ou Nova Zelandesa na Bósnia. Pessoas que conheci no transporte e acabamos passando um tempo juntos viajando depois.

 

DICA: Se você ficar a viagem toda olhando para o celular jogando Candy Crush, ninguém vai puxar papo com você. Pareça disponível e olhe ao redor para ver se há oportunidades de conversa.

 

  1. Pegando carona

 

Essa é uma forma útil de conhecer pessoas e conseguir transporte de graça ao mesmo tempo. Quem já pegou carona sabe o quão é importante ficar na conversa com o motorista, até como uma forma de gratidão (a não ser que ele não queira). O único problema é que às vezes você pode pegar um carinha meio estranho com umas conversas meio esquisitas e não tem jeito de ignorar até chegar ao seu destino….ou talvez eles nem falem a sua língua!

 

Exemplo pessoal: Já peguei um monte de carona, mas normalmente em trajetos pequenos onde não havia outra forma de transporte. Uma carona que marcou foi um homem que conhecemos em Jerusalém Oriental quando estávamos um pouco perdidos. Ele nos pegou quando estávamos caminhando em uma mega subida sem que tivéssemos pedido carona. Embora não pudéssemos falar muito com ele pela língua, ele nos levou a um belo mirante da cidade e nos ajudou a chegar ao nosso próximo destino.

 

DICA: Na minha página de como economizar com transporte local eu explico e dou dicas de como pedir carona pelo mundo.

 

  1. Usando Rideshare

 

Rideshare é tipo uma carona organizada onde se divide parte do custo da viagem com outras pessoas ou o motorista. Basicamente há diversos sites que organizam esse tipo de viagem. Você pode colocar, por exemple que precisa de uma carona para ir de São Paulo a Salvador. Se alguém tem um carro e for fazer esse trajeto, ele te avisa, vocês se organizam em relação à viagem e custos e fazem o trajeto junto. Nesse meio tempo, vocês se conhecem e podem fazer outras atividades durante o trajeto.

O contrário também é verdade. Imagina que você tenha uma Van e que queira atravessar os Estados Unidos com um pessoal para curtir. Você coloca o anúncio, o pessoal vai declarar interesse e aí você pode acabar cruzando os EUA com uma galera bacana que está muito mais interessada na viagem, companhia e paradas do que simplesmente ir de A a B…. além de dividir os custos.

 

Exemplo pessoal: Uma vez, para cruzar do meio dos EUA para o Canadá, não havia transporte público algum para esse trajeto. Eu achei um pessoal na net e fizemos a viagem juntos. Era um pessoal mais velho, que em princípio eu achei que não teríamos muitas coisas em comum, mas acabamos tendo boas conversas.

 

DICA: Isso também é algo que é aconselhável organizar com um pouco mais de antecedência para ter mais chances de sucesso. Eis alguns sites onde você pode fazer Rideshare (desculpe, alguns deles são só em Inglês):

 

 

 

https://www.mochileiros.com/pedir-carona-f39.html?sid=4cc29a02167b083a27af4857a2bc4829

 

https://www.carpoolworld.com/carpool_BRAZIL_favorites.html

https://www.rideshare.us

https://rideshare.org

 

https://saopaulo.craigslist.org/search/rid

  

Alternativamente, você pode conhecer pessoas em seu albergue ou durante passeios e tours que querem ir ao mesmo destino que você e aí é só combinar de alugar um carro juntos. Ambos economizam e acabam se conhecendo!

Neste caso, nosso artigo com o Os 5 Melhores e Mais Baratos Sites para Comparar e Alugar Carros Pelo Mundo pode te ajudar a economizar no aluguel. 

 

  1. Use o Meetup.com

 

O Meetup.com é um site que reúne a maior rede de grupos locais do mundo. Ele ajuda as pessoas a organizarem grupos locais que tenham a mesma afinidade ou encontrar esses grupos na cidade onde você estiver. Basicamente, se você gosta de ir ao museu por exemplo, você pode verificar no Meetup.com se há um grupo lá que está preparando um encontro para ir a um museu todo mundo junto. Você também vai encontrar grupos especiais de língua, grupos de trekking, grupos de corrida, grupos para jogar xadrez, etc. Participando desses encontros, você terá a possibilidade de conhecer outras pessoas. Na maioria das vezes, os eventos são gratuitos.

 

Exemplo pessoal: Quando eu estava em Malmö na Suécia, ao invés de ir ao festival de natal da cidade sozinho, eu vi que tinha uma galera do Meetup.com que organizou um grupo para ir junto. Eu me juntei a eles e acabei conhecendo um monte de gente nova.

 

DICA: Você também pode usar esse site para eventos na sua cidade natal. Talvez você goste muito de cachorros…verifique se não há um encontro de amantes de cachorros em breve onde você mora (ou organize o seu). Se você for viajar e já tem o seu itinerário e datas, comesse a pesquisar antes os eventos nas cidades onde você vai passar. Assim, quando chegar na cidade, já vai ter uma atividade para fazer caso nada melhor apareça. 

 

  1. Dê uma pesquisada em excursões e viagens de pacote

 

Se você não encontrou ninguém para viajar com você e nem quer começar a viagem sozinho, pode contratar uma excursão ou pacote de viagens. Nesse esquema, você fará parte de um grupo de provavelmente ficará no mesmo hotel, usará o mesmo transporte e fará todas as atividades juntas. Assim, fica fácil de conhecer outras pessoas.

Para encontrar um ótimo pacote de viagens ou excursão que se adapte às suas expectativas de viagem, dê uma olhada na nossa página com As 5 Melhores Empresas Internacionais de Excursão Para Viajar em Grupo pelo Mundo.

 

Exemplo pessoal: Para dizer a verdade, eu não tenho muita experiência com pacotes de viagem. Nada contra, mas não é muito o meu esquema, além de sempre serem um pouco mais caros do que viajar de forma independente. Porém, já fiz algumas excursões organizadas de alguns dias e acabei conhecendo muito gente que, depois de 3 dias no mesmo ônibus, acabam se tornando seus melhores amigos!

 

DICA: Atenção a que tipo de público é destinado o pacote de viagens ou excursão que você vai comprar. Se você tem 20 anos, talvez não gostasse de ir a uma excursão voltada para família com filhos novos. Se você tem 60, talvez não achasse muito interessante um excursão voltada para mochileiros que só querem fazer festa. Pergunte na empresa onde está comprando o pacote ou excursão qual a média de idade do pessoal e qual o “clima.”

  

  1. Achar companheiros de viagem antes da viagem começar

  

Agora com a internet, fica fácil de encontrar pessoas com a mesma afinidade que estejam planejando viagens para o mesmo destino e estejam buscando companhia. É só usar alguns dos sites abaixo, colocar para onde você está indo e falar um pouco de você. Assim os interessados poderão entrar em contato. Mesma coisa ao contrário. Dê uma olhada se já não há pessoas indo ao mesmo destino que você vá…aí é só entrar em contato.

Aqui estão algumas páginas em Português e Inglês:

 

https://www.mochileiros.com/

 

https://www.facebook.com/companheiro.viagem

 

https://www.facebook.com/aTravelBuddy

https://www.lonelyplanet.com/thorntree/forums/travel-companions

 

  

Exemplo pessoal: Para falar a verdade, eu nunca usei esse tipo de serviço. E a razão vai na parte da dica

 

DICA: Já é difícil viajar por longo tempo com alguém que se goste. Então imagina viajar por algum tempo com alguém que você encontrou na Net! Então pense bem e pesquise bem a pessoa que vai ser seu companheiro. Se possível, encontre pessoalmente tome uma cerveja (ou café.. 😉 ) para ver se há afinidade entre vocês para não cair na roubada de fazer uma viagem com alguém que é um mala sem alça!

  

Considerações gerais para todas as dicas acima

 

Para que você tenha sucesso em qualquer umas das dicas acima, algumas considerações são importantes para te ajudar nessa tarefa:

  • Não tenha medo de falar com as pessoas! Mesmo que você seja relativamente tímido onde mora, não se esqueça, você estará em um lugar que ninguém te conhece e provavelmente nunca mais vai ver essas pessoas na vida (a não ser que você queira). Então arrisque! Na verdade, alguns pessoas acham até mais fácil de conversar com estranhos durante as suas viagens que no dia a dia onde moram.
  • Seja cara de pau e convide as pessoas para uma cerveja ou para explorar a cidade juntos depois de uma pequena conversa. O máximo que você pode ouvir é um não, aí parte para a próxima…
  • Como já mencionado antes, não fique enfurnado no seu computador ou celular. Se você não estiver aberto para conhecer outras pessoas, elas não virão falar com você.
  • Tenha mente aberta para conversar com qualquer pessoa. Seja lá qual for o sexo, nacionalidade, cor, religião, preferência sexual, idade etc…. se você está viajando, não é para conhecer o mesmo tipo de gente que você já conhece onde mora….abra a cabeça!
  • Se você não quer ficar sozinho, dê preferencia a roteiros turísticos onde há muitos viajantes. Assim fica mais fácil de se enturmar.
  • Tenha iniciativa! Não fique esperando as pessoas virem falar com você pois talvez isso nunca aconteça caso elas sejam tímidas.
  • Cuidado com preconceitos e o que você fala sobre determinadas culturas e países. Ouça mais e faça mais perguntas sobre o país da pessoa do que declarar a sua opinião (pois provavelmente ele conhece mais sobre o próprio país que você). Não venha com ideias pré-concebidas do tipo: “Ah, você é Alemão, então deve fazer X, ou você é Japonês então deve gostar de Y.” E saber um pouco do país, tipo capital, língua etc…também ajuda, ser ignorante em relação ao mundo não é bonito.
  • Não faça tantos planos e seja flexível. Se você for totalmente restrito aos seus itinerário e não tiver tempo livre para dar uma volta com as pessoas que acabou de conhecer, vai acabar seguindo a sua agenda à risca….mas sozinho…
  • E para terminar, seja amigável e mantenha sempre um grande sorriso. Esse é o melhor cartão postal para representar você e o seu país de origem.

  

NOTA DE SEGURANÇA: Assim como onde você more, cuidado com quem você fala. Infelizmente, é difícil de se confiar nas pessoas hoje em dia. Então, se depois de um dia eles vierem com papo de emprestar dinheiro, sai fora! Tem doido em albergue que é especializado em ficar tirando dinheiro de viajantes bem intencionados. Já vi isso acontecer uma vez em Boston e outra em Nashville….então é real! Falo mais sobre segurança em viagens nessa página. 

Ufa, ficou mais longo do que eu imagina mas acho que cobri tudo. Ou você tem mais alguma outra dica para conhecer pessoas e fazer amigos durante a sua viagem? Se sim, por favor use a área de comentários abaixo. Assim como críticas e outras sugestões.

Boas viagens e muitas novas amizades para o resto da vida!

button
Sair da versão mobile