Ícone do site Fora da Zona de Conforto

11 Razões Por Que Você Deve Viajar ou Morar no Exterior

Mongolia Gobi Desert walk climb sand dunes

Daqui a 20 anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez do que pelas que fez. Então solte as amarras e navegue para longe do porto seguro. Deixe o vento soprar em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra….”

Mark Twain – Escritor Norte-Americano

dunas no deserto

(Esse artigo faz parte de uma postagem dupla com um outro artigo intitulado: Não seja aquele viajante que todo mundo odeia!….não deixe de conferir!)

Primeiramente, eu quero deixar claro que eu estou mais do que ciente que viajar é um imenso privilégio!! Infelizmente, por diversos motivos – e falta de recursos sendo um dos principais deles – 90% da população mundial nunca terá a chance de viajar pelo mundo, ainda mais como turistas.

Porém, se você for parte dos 10% que podem viajar (não vai pegar no meu pé pelos números exatos), a minha sugestão é: viaje!!

Eu tenho a forte opinião que viajar te faz um ser humano melhor. Não melhor que outros seres humanos, mas melhor do que você era ontem.

Mas a última coisa que eu quero aqui é parecer arrogante. Como se eu fosse melhor que os outros porque eu viajo e talvez eles(as) não. O que realmente quero passar neste texto é o por que eu viajo e por que motivo eu acredito que viajar me tornou (e vai continuar me tornando) uma pessoa melhor do que eu era antes.

Só que há uma linha muito tênue entre dizer que viajar faz bem e parecer presunçoso. Por isso, ao mesmo tempo que estou lançando esse artigo, também estou lançando um outro artigo chamado: Não seja aquele viajante que todo mundo odeia!

Sendo assim, eu aconselho que você leia os dois artigos e tire uma média para tentar entender a mensagem que eu estou tentado passar.

Mas voltando ao tópico deste artigo, por que viajar te faz uma pessoa melhor? 

 

Observação: Tudo isso também vale para quem está indo morar no exterior! É só substituir quando você lê “viajar” por “morar fora”.

E se esse é o seu objetivo, eu recomendo o meu artigo com 10 Opções para Você Poder Morar no Exterior.

Bom, aqui vão os motivos….

 

  1. Viajar educa.

Viajar te educa de uma forma que se você ficasse sentado em casa na frente do computador teorizando sobre o mundo não te educaria.

Isso porque toda a informação que você recebe da mídia, seja TV, internet, revistas, jornais e até escola ou faculdade, é filtrada por um intermediário e isso pode facilmente te dar um ideia errada de um determinado lugar ou povo.

Sem dúvida, uma das melhores formas de quebrar preconceitos e estereótipos é viajar, pois aí você vê em primeira mão o quanto generalizar uma região inteira ou milhões de pessoas é totalmente sem noção.

 

  1. Viajar te desafia.

Talvez o seu destino final seja Paris para ver a Torre Eiffel (e você vai adorar), mas muitas vezes o que conta mesmo é a viagem até lá e tudo o que você vai fazer para cumprir esta meta.

E a realização dessa meta vai incluir muitos desafios.

Viajar exige que você encontre diferentes maneiras de aprender, entender, interagir, se comunicar, socializar, negociar, persuadir, organizar, sobreviver, administrar o dinheiro, gerenciar o tempo, pensar e fazer.

Como dizem: “o importante não é o destino (Torre Eiffel), mas a viagem em si (desafios e aprendizados).”

 

  1. Viajar te dá uma perspectiva mais ampla sobre o seu lugar no mundo.

Se você passa a vida inteira na mesma cidade, com os mesmos tipos de amigos, ouvindo as mesmas histórias, você pode acabar achando que tudo aquilo, aquelas pessoas, aquele lugar, são as coisas mais importantes do mundo (e que nada mais importa).

Ao viajar, você acaba colocando tudo em perspectiva. Que o fato do seu time de futebol ter perdido não é tão importante assim. Que o fato daquele casal famoso de Brasileiros ter se separado é totalmente irrelevante para a maioria da população mundial. Que ninguém na China nunca ouviu falar da sua banda favorita, e que a falta no supermercado daquele molho de tomate que você tanto gosta não é o fim do mundo.

Você acaba se lembrando que o mundo é um lugar grande, muito grande, que se estende muito além da sua cidade natal ou o lugar onde você mora.

Além disso, aquela crença estereotipada de trabalhar 50 horas por semana para comprar uma casa, um carro, casar e ter filhos, pode te parecer o único caminho na sua vida. Mas quando você viaja e conhece outras sociedades com outros valores, você se dá conta que há infinitos outros caminhos para se percorrer na vida.

Tudo isso te leva a reflexões profundas, te deixando mais consciente e te ajudando a entender melhor o seu lugar neste mundo.

 

  1. Viajar te abre a cabeça.

Passar a vida inteira no mesmo lugar pode te levar a acreditar que o seu modo de vida e seus valores são os mais corretos do mundo. Que você e seus amigos daquela específica cidade realmente sabem como a vida deve ser vivida e que todos os que levem uma vida diferente das suas estão errados…. (lembra do que eu disse acima sobre a existência de muitas maneiras de viver sua vida?)

O problema é quando esse sentimento se exalta para um furor nacionalista onde alguns acham que o seu país é excepcional e melhor que todos os outros (e que eles, pessoalmente, são os melhores tipos de pessoas que existe apenas porque nasceram lá ou vivem por lá). E ao olhar ao passado, sabemos que essa história de nacionalismo extremo nunca termina bem…

Apenas tenha em mente que o nacionalismo de que estou falando é muito diferente de patriotismo – não há nada de errado em ter orgulho do seu país!)

Desculpem meus amigos Americanos, mas não há melhor exemplo que alguns de vocês. Me cai o queixo de escutar de alguns Americanos que nunca viajaram ao exterior (ou o fizeram muito pouco) que acham que os Estados Unidos é o único país realmente com “liberdade” e desenvolvido no mundo.

Tudo o que eles precisam fazer é dar uma mochilada pela Europa ou dar uma viajadinha pela Austrália ou Nova Zelândia. Isso iria mudar suas cabeças tão rápido…..pena que alguns deles prefiram “entender” outros países pela TV e internet, e não pessoalmente.

Como um exemplo pessoal, nós constantemente ouvimos sobre os perigos do regime Norte Coreano (o que realmente é um problema para a região). Porém, esquecemos que há seres humanos REAIS como você e eu que vivem na Coreia do Norte. E o que mais me marcou na minha visita à Coreia do Norte foi a humanização de seus habitantes que assim com nós namoram, jogam, bebem, têm filhos, riem e fazem piadas.

Bem diferente de quando vemos constantemente na televisão imagens daquele soldados “comunistas” marchando que parecem sempre prontos a cortar as nossas gargantas.

A mesma coisa vale para qualquer outro país e seus habitantes….qualquer pessoa que faça constantemente generalizações a respeito de outros povos, provavelmente nunca viajou muito.

 

  1. Viajar te torna uma pessoa mais tolerante.

Ao ajudá-lo a abrir sua mente, viajar também o torna mais tolerante.

Uma vez que ao viajar você percebe que você não é o centro do universo e o dono da razão, você sai da sua bolha e compreende que há bilhões de outras pessoas no mundo que levam uma vida bem diferente da sua. E isso não quer dizer que eles estejam errados, mas que simplesmente têm uma experiência de vida diferente da sua.

Além disso, ter contato com outros povos dos quais você só ouve falar na televisão gera uma humanização dos mesmos e te ajuda a aceitar o jeito deles de viver.

 

  1. Viajar ajudo o mundo a se aproximar mais.

Viajar não é bom somente aos que viajam, mas também aos que recebem os viajantes….ou turistas como queiram.

Como já dito acima, a grande maioria da população mundial não tem a oportunidade de viajar, principalmente se eles são de países menos desenvolvidos. Porém, isso não impede que eles tenham contato com pessoas de outros países onde morem.

Eu tenho convicção que receber turistas em suas cidades ou países é em geral benéfico à população local.

Isso porque ter contato com estrangeiros ajuda a população local a “ter acesso” ao mundo lá fora….e possivelmente criar laços afetivos de amizade e amorosos entre eles! Vi vários exemplos disso no Sudeste Asiático e América Latina onde estrangeiros e locais se conheciam, se misturavam e faziam festas e viagens juntos aproximando povos outrora distantes.

A segunda obvia razão é financeira. Turistas trazem dinheiro que alimenta a economia local e cria empregos. Além disso, o imposto arrecadado através dessas atividades turísticas pode ser investido na melhoria da comunidade em geral.

 

  1. Viajar te ajuda a aprender uma língua estrangeira.

Bom, esse benefício é bem óbvio. Ao viajar pelo mundo, eventualmente você terá que se comunicar com outras pessoas para exercer atividades básicas como comprar um bilhete de trem, comprar comida ou fazer o check-in no seu albergue ou hotel.

Até dá para se comunicar mais ou menos por sinais (como fiz várias vezes na China) ou usando Google translator (como também já fiz várias vezes em minhas viagens). Mas não é sempre que isso funciona, então se você quiser explorar o mundo, você vai precisar daquela segunda, ou até terceira língua.

Além disso, viajar é ideal caso você já tenha um Inglês ou Espanhol razoável mas ainda é um pouco tímido(a) para falar. Uma vez que você VAI ter que se comunicar, você terá que perder a timidez de falar e com o tempo e prática ganhará mais confiança nessa língua estrangeira.

Isso aconteceu comigo no meu primeiro mochilão sozinho pelos Estados Unidos e tenho certeza que o mesmo vai acontecer com você!

 

  1. Viajar te ajuda a aprender a história do mundo!

Tenho que confessar aqui. Apesar de ter sido um estudante razoavelmente bom, eu tinha muita dificuldade em prestar atenção às aulas….ainda mais às aulas de história. Sendo assim, eu até me dava bem nas provas mas era muito mais por estudo e decoreba do que por realmente entender a história, suas conexões e consequências.

Porém, depois de visitar ruinas Romanas pela Europa, ruinas Incas no Peru, restos da Segunda Guerra Mundial nas Ilhas do Palau, eu comecei a aprender, entender, e me relacionar muito mais com o nosso passado como civilização.

O que também realmente me ajudou MUITO a aprender mais sobre a história do local onde eu estava visitando foi participar SEMPRE de “Free Walking Tours” se houvesse algum disponível. E eu não posso recomendar mais “Free Walking Tours” para quem viaja. É tudo de bom!! Você pode aprender tudo sobre eles no item 3 deste artigo aqui.

E obviamente os vários museus de história aos quais você tem acesso ao viajar pelo mundo. Toda a informação que eles passam entra muito melhor na cabeça quando você lê sobre um rei e seu castelo no museu e depois literalmente anda pelas ruelas daquele mesmo castelo no dia seguinte.

 

  1. Viajar te tira da zona de conforto e te expõem a novas experiências.

Hahaha, não precisa nem dizer o porquê desse ser o nome desse blog/site. A rotina no mesmo lugar te deixa “confortável” na vida, pois você basicamente já sabe como será o seu dia hoje, amanhã, semana que vem e por aí vai.

Embora eu definitivamente aprecie os momentos da minha vida onde eu esteja completamente na minha zona de conforto, foram os momentos fora dela que realmente me ajudaram a aprender, crescer e desenvolver-me como pessoa.

Ao viajar, cada novo dia é uma nova surpresa, cheia de situações incomuns na qual não estou acostumado. Lidar com isso não só me tira da minha zona de conforto, mas me ensina a me adaptar e a me ajustar a situações fora do comum. Este processo me ensinou muitas lições que levarei comigo pelo resto da minha vida.

 

  1. Viajar molda a sua personalidade e ajuda você a se desenvolver como ser humano.

São essas “lições de vida” mencionadas acima – que vêm da vivencia de experiências novas durante as suas viagens – que vão moldar a sua personalidade. Se expor a diferentes situações te mostrará como você reage a cada uma delas – às vezes da forma certa, mas muitas vezes da forma errada.

Mas é essa exposição ao mundo – e a sua reação e atitude através de acertos e erros – que vai moldar a sua personalidade e te tornar uma pessoa mais desenvolvida e com mais “experiência de vida”.

Como eu disse logo no início, eu não quero dizer aqui que ao viajar você se será melhor que outros, mas você será melhor do que era antes.

E se tem uma coisa que preso nessa vida e quero manter até a minha morte é autodesenvolvimento. Ser hoje uma pessoa melhor do que eu era ontem e melhorar ainda mais amanhã.

Mas isso só vem através de muito trabalho, estudo, ensinamentos e experiência de vida. E viajar agrega em muito nesta experiência de vida.

Ou seja, saindo da sua zona de conforto, você terá acesso a novas experiências, e ao lidar com elas, você descobrirá quem você realmente é, se desenvolvendo como pessoa em todo o processo.

 

  1. E com tudo isso, viajar ajuda você a “se encontrar na vida”.

Que atire a primeira pedra a pessoa que nunca parou na vida e pensou: o que eu estou fazendo aqui e o que eu quero dessa vida?

Não que seja impossível, mas dificilmente você vai ter uma resposta à essas perguntas na sua rotina do dia onde nada de muito novo acontece.

Mas viajando e sendo exposto a uma infinidade de novas informações e experiências de vida, um dia você pode ter aquele “clique” ou uma epifania e descobrir finalmente o que você quer da vida – o que muitas vezes não é aquilo que a sociedade te impôs anos atrás.

Aconteceu comigo, então pode acontecer com você também!

Eu decidi largar meu último emprego horrível no Brasil por causa do que vi em minhas viagens. Eu decidi morar no exterior pelo mesmo motivo. Eu decidi trabalhar como instrutor de esqui e snowboard (e Divemaster) por causa de pessoas que conheci durante minhas viagens.

Eu decidi criar esse blog pelo que aprendi em minhas viagens e por alguém no exterior que me deu essa dica. Eu decidi voltar a estudar em um campo novo (que adoro) por causa das inspirações que viajar e conhecer pessoas do mundo afora me trouxeram.

Em outras palavras, todas essas grandes decisões na minha vida recente vieram porque eu viajei e vi que havia outras formas de viver.

Para saber mais sobre a minha história e o que me fez “cair na estrada”, dê uma olhada na minha página sobre mim.

Desta forma, ao sair da sua rotina do dia a dia (onde você está confortável e conhece a tudo e a todos) e caindo no mundo e tendo contato com pessoas, situações, culturas e costumes diferentes, dificilmente você não vai voltar ao seu país mudado(a), com diferentes ideias e perspectivas sobre a vida.

Provavelmente vai te ajudar a reavaliar a sua realidade e valores e possivelmente até fazer com que você mude de carreira, cidade ou até país para ter uma “vida nova!”

 

Ou ao contrário! Para algumas pessoas, viajar só solidifica o amor que elas têm pela sua forma atual de viver.

Talvez depois de viajar você perceba que o que realmente te faz feliz e realizado é estar perto da sua família, amigos e do que é conhecido, esperado e confortável. E que você não quer mudar em nada a sua vida atual.

Mas você pode dizer que foi graças à viagem que você confirmou esse sentimento. Ou seja, somente descobrindo o “novo e desconhecido” você pode ter certeza de que o “antigo e conhecido” é o que realmente você quer para a sua vida.

Sendo assim, mudando ou confirmando os seus conceitos de vida, viajar vai te fazer bem!

E você? Tem exemplos de experiências em suas viagens que te fizeram ver a vida de uma forma diferente? Alguma história durante as suas viagens que mudaram a sua vida?

Deixe o seu relato logo abaixo na área de comentários!

button
Sair da versão mobile