Ícone do site Fora da Zona de Conforto

16 Dicas Para Reservar Hotéis Online

Quando vamos planejar uma viagem, um dos maiores gastos que temos que calcular é a hospedagem. Mas além dos custos, também temos que levar em consideração os hotéis e hostels onde vamos poder descansar, comer e recarregar nossas energias durante a viagem. Sabendo da importância de ter um lugar ideal para que você possa ficar, criei uma lista com 16 dicas para reservar hotéis online. Quer saber quais são elas e por que são tão úteis? Leia e confira!

 

Por que dicas para reservar hotéis online são importantes?

Antes de falarmos do assunto do texto, acho que cabe uma explicação das minhas motivações para escrever esse artigo. Reservar qualquer hotel (ou o primeiro que aparece para você) pode ser problemático por muitos motivos. Entre eles:

  • Você pode ter um atendimento ruim
  • A localização pode não ser das melhores
  • O hotel pode não ter os serviços que você deseja
  • O quarto pode não ser tão confortável

É claro que esses são apenas alguns dos pontos a serem considerados. Existem muitos outros problemas que podem ocorrer na hora de reservar um quarto de hotel. Porém, existe uma forma simples de se livrar da grande maioria deles. E é por isso que criei a minha lista com as 16 dicas para reservar hotéis online.

Essas dicas para encontrar a acomodação ideal são:

  1. Pesquise muito!
  2. Tenha um orçamento definido
  3. Saiba quais são suas preferências
  4. Saiba filtrar suas pesquisas
  5. O mais barato nem sempre compensa
  6. Preste atenção nas avaliações dos hotéis
  7. Converse com amigos
  8. Café da manhã é um diferencial
  9. Faça pesquisas no Google Maps
  10. Evite os fins de semana
  11. Preste atenção nas taxas adicionais
  12. Reservando em alta temporada
  13. Reservando em baixa temporada
  14. Reserve com antecedência
  15. Tenha flexibilidade
  16. Faça avaliação dos hotéis

Vamos falar sobre cada uma delas mais profundamente. Dessa forma, você vai aprender a segui-las da maneira correta e evitar problemas com quartos de hotéis.

 

16 dicas para reservar hotel online

 

   1 – Pesquise muito!

Acredito que essa primeira dica seja a mais importante de toda a lista. Não à toa ela está aqui no início. A primeira coisa que você deve fazer na hora de reservar um hotel é pesquisar muito. Use vários sites comparadores de preço para ter uma visão geral. Esse artigo aqui dá os 6 melhores sites para pesquisar e reservar hotéis e albergues online. Entretanto, não se limite apenas a eles. Visite também os sites dos hotéis e até o Google para conseguir ter uma visão mais ampla do que deseja.

Alguns dos pontos que precisam ser considerados nessa pesquisa são:

  • A localização do hotel
  • O preço do hotel
  • As avaliações dos hóspedes

É claro que você pode adicionar muitos outros pontos para que sua pesquisa fique ainda mais refinada e adequada aos seus gostos. Porém, esse é um bom ponto de partida para evitar problemas. E lembre, quanto mais tempo você pesquisar, mais vai economizar!

 

   2 – Tenha um orçamento definido

Essa segunda dica é, na verdade, um complemento da anterior. Uma vez que você tem um orçamento bem definido, fica mais fácil saber quais são os hotéis que podem entrar em sua lista, além de também te dar uma boa noção do que você pode ou não exigir do lugar em que vai se hospedar.

Vale lembrar (e isso é algo que eu vou repetir aqui algumas vezes) que os preços dos hotéis variam de acordo com diversos fatores. Então tenha certeza de que seu orçamento seja flexível para que você possa aproveitar eventuais promoções ou quedas de preços.

 

   3 – Saiba quais são suas preferências

Existem muitos tipos de viagens e, consequentemente, muitos tipos de viajantes. Cada pessoa possui preferências diversas e tipos de quartos distintos. O que isso muda na hora de reservar hotéis online? Muita coisa! E eu vou te explicar por quê.

Se você está em uma viagem mais focada em conhecer ao máximo os pontos turísticos, museus e a história da cidade, normalmente vai dar preferência para um quarto de hotel básico em que possa descansar. Por outro lado, você pode querer um lugar que possa ser aproveitado de diversas formas nas suas férias, com piscina, spa, academia, entre outras vantagens.

Saber quais são suas preferências é de grande importância para que você não se decepcione na hora que entrar no hotel. Some isso às duas dicas anteriores e você já tem os primeiros passos para começar a fazer uma boa pesquisa.

 

   4 – Saiba filtrar suas pesquisas

Uma vez que você já sabe quais são suas preferências, é importante filtrar as pesquisas de hotéis de acordo com elas. Para isso, você precisa saber usar as ferramentas de pesquisa que citamos na primeira dica. É claro que os sites vão oferecer diversas outras opções que também podem te ajudar na escolha, como:

  • Comodidades do quarto como TV, ar condicionado, frigobar
  • Se há ou não café da manhã incluso
  • Preço máximo ou mínimo
  • Banheiro privado ou compartilhado
  • Número de pessoas no quarto (caso seja quarto compartilhado)
  • Distância do hotel para o centro da cidade

Esses são apenas alguns dos filtros que você pode aplicar na sua pesquisa. Mas já ajudam muito para que você crie a sua lista de preferência. Se possível, faça uma tabela comparando as principais vantagens e desvantagens de cada hotel escolhido. Com essa visão, tenho certeza de que vai ser muito mais fácil fazer a escolha certa.

 

 

   5 – O mais barato nem sempre compensa

Dentre essas 16 dicas para reservar hotéis online, essa é com certeza uma das mais importantes. É claro que o preço é um fator determinante na sua escolha, mas é necessário saber pelo que você está pagando.

Isso porque a localização do hotel acaba influenciando muito no preço de seus quartos. Então, não é incomum vermos um hotel que oferece poucas comodidades cobrar um preço maior do que um que oferece muitas apenas por estar ao lado das principais atrações turísticas.

Mas como saber qual dessas opções vale a pena? Bom, isso depende do tipo de viagem que você quer fazer. Particularmente, eu foco mais na localização do que no conforto e extras do hotel. Além de evitar perder tempo com transporte para chegar até as principais atrações, dá para economizar também se o seu hotel estiver a uma distância a pé de onde você precisa ir. Isso é uma questão bem pessoal, mas que acho importante pontuar aqui.

 

   6 – Preste atenção nas avaliações dos hotéis

Diversos sites de viagens como o Booking, Hoteis.com ou HostelWorld possibilitam que os hóspedes façam avaliações dos hotéis seguindo diversos critérios. Ler o máximo de avaliações possível é fundamental para que você não se decepcione com o que encontrar. Lembre-se de que as fotos e a propaganda do lugar podem ser muito mais atraentes do que ele realmente é na realidade. E saber a opinião de quem já ficou hospedado por lá pode te ajudar muito na hora de tomar sua decisão.

Além disso, você também pode ler as avaliações de maneira separada, com itens distintos, como:

Dessa forma você pode saber a nota exata do que você mais prioriza, como o atendimento ou a comodidade do local, por exemplo, e então levar em conta na hora de tomar sua decisão. Nunca faça uma reserva sem antes consultar as avaliações.

 

 

   7 – Converse com amigos

Ler a opinião de pessoas que já estiveram nos hotéis é importante, pois te ajuda a ter uma ideia melhor do como é o local. Porém, você não sabe exatamente quais são os gostos delas e nem mesmo quão altas eram suas expectativas. Por isso, acho muito importante conversar com amigos e conhecidos que já visitaram a cidade que você quer ir e perguntar sobre os hotéis. Dessa forma, você consegue ter uma opinião com contexto, já que é mais fácil de saber quais são os gostos e exigências dos seus amigos. E isso pode te salvar de vários problemas que iria enfrentar.

 

   8 – Café da manhã é um diferencial

Entre os diversos filtros que os sites de hotéis oferecem, o café da manhã é um que você deve dar uma atenção especial. Isso porque ele pode te fazer poupar tempo e dinheiro. Quer saber como? Vou contar em detalhes para você.

Economiza dinheiro

Se você precisa tomar um café da manhã fora do hotel, isso significa que você vai ter que pagar por uma refeição completa para cada pessoa. Portanto, é inevitável que você acabe gastando mais.

Economiza tempo

Além de gastar mais dinheiro, você ainda vai precisar gastar mais tempo procurando por um lugar para comer e se descolando do hotel até lá.

Portanto, essas são as duas razões pelas quais acredito que o café da manhã é realmente um diferencial. Ah, e não esqueça de ler as avaliações sobre o café da manhã do hotel para ter certeza de que se trata de algo realmente bom ou só um pão velho com manteiga!

 

   9 – Faça pesquisas no Google Maps

Não teria como eu fazer uma lista de 16 dicas para reservar hotéis online sem citar uma das principais ferramentas de viagem. O Google Maps pode te ajudar muito na escolha do hotel ideal. Isso porque, além de indicar a localização, ele pode te mostrar se o hotel é ou não perto de transportes públicos, quanto ficaria uma corrida de táxi de lá até o centro, entre outras informações importantes sobre a região da sua hospedagem. Use e abuse dessa ferramenta.  Aliás, quanto mais informações você conseguir, menos surpresas negativas terá. E lembrando que os principais sites de busca de hotéis também mostram a localização deles em uma mapa.

 

   10 – Evite os fins de semana

Essa dica serve principalmente para aqueles que querem economizar nas reservas de hotéis online. É inevitável que os quartos fiquem mais caros durante os fins de semana. É algo bastante fácil de entender, já que é quando a grande maioria das pessoas tem tempo para viajar e a procura acaba sendo maior. Portanto, se você puder, evite os fins de semana. Sei que nem sempre é fácil, mas existem algumas dicas que podem te ajudar.

Se você estiver fazendo um mochilão pela Europa, por exemplo, tente fazer com que as cidades mais caras sejam visitadas no meio da semana, por que assim você consegue economizar na hospedagem. Para quem quer fazer uma viagem curta e trabalha em horário comercial, uma dica é tentar negociar a sexta-feira de folga para conseguir dormir pelo menos uma noite na quinta, o que também deixa a viagem mais barata.

 

   11 – Preste atenção nas taxas adicionais

O turismo é um negócio que gera muito dinheiro no mundo inteiro. E é claro que isso acaba gerando muitos problemas. Para que parte deles seja resolvido, muitas cidades adotam uma taxa de turismo que você precisa pagar para hotéis na hora de visitá-los.

Não é toda cidade que cobra essa taxa e não é todo hotel que a cobra a parte. Existem alguns casos em que ela já vem dentro do preço do quarto, mas isso normalmente acontece com os hotéis mais caros.

De qualquer maneira, essa taxa está sempre explicita na hora de fazer sua reserva. Por isso, preste atenção para não ser surpreendido. Mesmo que ela seja baixa, pagar a mais do que imaginava nunca é bom.

 

   12 – Reservando em alta temporada

Não importa qual seja o lugar do mundo para o qual você deseja viajar. Se a temporada for alta, os preços vão subir, principalmente os das hospedagens. Felizmente existem algumas dicas que posso dar para que você não gaste tanto mesmo nessas épocas.

Reserve com antecedência. Quanto maior ela for, melhor. Outra dica importante é ser mais flexível quanto à localização do seu hotel. Os mais afastados tendem a ter preços menores e, em temporadas mais altas, eles acabam valendo a pena. Além disso, fazer um roteiro mais econômico ou evitar ficar muitos dias em cidades muito caras ajuda a economizar na alta temporada.

 

   13 – Reservando em baixa temporada

Ainda que nós tenhamos menos problemas por conta de preços mais baixos, também existem dicas que posso dar para reservas na baixa temporada. E com essas dicas, você pode aproveitar para conseguir bons preços em lugares que, em outras épocas do ano, são muito caros.

A primeira e mais importante dica é também reservar com antecedência. Isso sempre vai garantir um ótimo preço para você. Mas além disso, você também pode apostar em hotéis que tenham mais conforto e que, mesmo assim, não sejam os mais procurados, seja pela localização ou mesmo pelo preço. Dessa forma você acaba tendo um ótimo quarto por um preço muito menor do que o usual.

 

   14 – Reserve com antecedência

Sim, eu sei que isso fez parte das duas dicas para reservar hotéis online anteriores. Mesmo assim, acredito que ainda haja espaço para eu explicar as razões pelas quais reservar hotéis online com antecedência é uma ótima dica.

Primeiramente, você estará reservando em uma época que ainda não há muita procura. As pessoas não possuem esse costume de reservar com antecedência (o que é um erro, diga-se de passagem). Isso faz com que o preço do quarto não seja tão alto. Além disso, você evita qualquer imprevisto que possa acontecer. Já imaginou se a cidade inaugura um novo parque ou que um festival ocorra nela? Isso faz com que os preços aumentem, mas se seu quarto já está reservado, você não vai ter esse problema.

 

   15 – Tenha flexibilidade

Quanto mais flexibilidade você tiver, melhor. Estou falando aqui não apenas sobre datas, mas também sobre localização e até sobre outros filtros que existem em sites de hotéis. A verdade é que nem sempre vamos conseguir o lugar perfeito, mas se abrirmos mão de uma pequena coisa, podemos chegar muito perto do que queremos.

É claro que você não deve estragar sua experiência. Ter flexibilidade não significa abrir mão de conforto ou comodidade, mas sim estar aberto para experimentar coisas diferentes daquelas que você estava esperando. Apesar de soar negativo para muitos, a experiência de algo novo pode ser muito positiva e encantadora. Não se limite e você perceberá o quanto isso é útil na hora de viajar. Em todos os sentidos.

 

   16 – Faça avaliação dos hotéis

Depois de você ter experimentado todas as vantagens e desvantagens que o hotel escolhido por você oferece, é muito importante que você faça avaliações sobre ele. Isso pode ajudar milhares de outros viajantes a terem uma ideia muito melhor do que está por vir, além de também ajudar o próprio hotel a consertar eventuais erros e corrigir problemas.

Assim como você é ajudado ao ler essas avaliações, também ajuda os outros quando escreve a sua. E é essa troca de experiências entre viajantes do mundo que nos possibilita viajar com cada vez mais conforto e com consciência de onde estamos.  

 

 

Concluindo…

Essas dicas para reservar hotéis online ajudam não só a economizar, mas também a encontrar o lugar ideal para fazer a sua viagem da melhor maneira possível. Se você seguir todas essas dicas, tenho certeza de que não vai se arrepender do lugar que passará as noites das suas férias. Uma viagem precisa ser um momento especial em nossas vidas, afinal, não é sempre que podemos visitar um lugar diferente, respirar um ar diferente e ter contato com diversas atrações turísticas. E com o tempo você vai perceber que, com o quarto certo, sua viagem vai ser ainda mais especial. 

O que você achou dessas dicas? Tem alguma outra que acha importante? Ficou com alguma dúvida? É só deixar seu comentário aqui!

button
Sair da versão mobile