Ícone do site Fora da Zona de Conforto

20 Dicas Essenciais para Aqueles que Vão Para a Suíça Pela Primeira Vez

Visitar a Suíça pela primeira vez pode ser um pouco assustador com os preços altos, possíveis barreiras linguísticas e um número esmagador de lugares que você quase certamente vai querer visitar. Então, quais são as melhores coisas que você pode fazer para tornar sua viagem mais agradável e, o mais importante, inesquecível? Aqui estão as nossas principais dicas para visitantes de primeira viagem à Suíça: 

 

suíça

 

 

20 dicas para aqueles que vão para a Suíça pela primeira vez 

 

   1. Reserve os bilhetes de transporte com antecedência. 

Dependendo de quanto tempo você planeja ficar na Suíça, uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir o custo de transporte é comprar um Swiss Travel Pass. Isso lhe dará viagens ilimitadas na rede de trem, ônibus e barco, além de outros transportes públicos em determinados locais, ou seja, teleféricos ou funiculares. Você pode fazer isso através do aplicativo móvel SBB, ou on-line via Switzerland Travel Centre, onde você também pode encontrar um mapa que mostra toda a gama de locais que o passe cobre, bem como obter custo de entrada gratuito ou reduzido em vários museus também. 

Os preços começam em CHF 232,00 por 3 dias na 2ª classe e vão até CHF 429,00 por 15 dias na 2ª classe. 

 

   2. Evite pegar trens para grandes cidades em determinadas horas 

Se você planeja pegar um trem de segunda a sexta-feira entre as 7 às 8h e as 17 às 18 horas, então esteja preparado para que o trem seja um pouco mais movimentado do que fora desse horário. Não há tanto uma hora de pico na Suíça, mas esses horários normalmente são os mais movimentados, especialmente entre Berna, Zurique, Lucerna, Genebra e Basileia. 

 

   3. Chegue a tempo para todos os transportes públicos 

O transporte público na Suíça quase sempre chega no horário (muito raramente atrasa), então seja pontual! Isso especialmente para os trens, que sairão exatamente na hora, mas o mesmo vale para qualquer reserva de restaurante, em suma, apenas seja pontual na Suíça. 

 

   4. Use armários da estação de trem 

Se você estiver visitando um local e não puder fazer o check-in em sua acomodação, ou apenas visitando algum lugar no caminho para um destino diferente com toda a sua bagagem, certifique-se de utilizar os armários da estação de trem. Dependendo do tamanho da sua bagagem vai ser mais caro, mas é muito melhor deixar as bolsas grandes guardadas e explorar livremente. 

 

   5. Não é obrigatório dar gorjeta 

Você não é obrigado a dar gorjeta enquanto estiver na Suíça, então não sinta que precisa. Alguns lugares podem até achar isso um insulto, então melhor apenas ficar na sua e pagar a conta sem a gorjeta. 

 

   6. Beba das fontes de água  

Nenhuma água se compara a da Suíça. Por isso, a água potável fresca pode ser encontrada em todo o país nas fontes de água. Portanto, certifique-se de trazer uma garrafa reutilizável para encher enquanto estiver fora e não compre água engarrafada no supermercado. 

 

   7. Economize dinheiro comendo fora 

Se você quiser economizar dinheiro ao comer fora, pare em uma mercearia Migros ou Coop, pois eles têm uma ótima seleção de alimentos quentes e frios. Algumas das maiores lojas também têm seus próprios restaurantes, que são muito mais econômicos do que os restaurantes a parte, especialmente nas cidades maiores. 

 

   8. Regras do Fondue 

Se a regra número um do fondue é não molhar o pão duas vezes, basta mergulhar uma vez e depois comer. A regra número dois é só beber vinho branco com seu fondue, nunca água ou cerveja, pois supostamente é pior para seu estômago, (mas isso ainda precisa ser provado!). A regra número três muda dependendo de com quem você está comendo e em qual lugar no país, mas em Basileia é: se o seu pão cai do garfo na panela que você é obrigado a desistir dele bebendo uma dose de kirsch. 

 

   9. Não espere saber o idioma 

Há muitas línguas faladas na Suíça, e dependendo do lugar que você está visitando a língua / dialeto que você vai encontrar pode variar. Se você aprender algumas frases básicas em alemão ou francês, você será capaz de sobreviver, (ou italiano, se for para Ticino), mas muitos dos principais destinos turísticos terão falantes de inglês também. Romansch também é uma das línguas oficiais da Suíça, mas não é tão amplamente utilizado. 

 

   10. Não tente ir às compras aos domingos 

Aos domingos, na Suíça, as lojas e alguns restaurantes estão fechados. Isso está mudando gradualmente, com mais opções de lugares abertos nas grandes cidades, mas se você precisa desesperadamente de alguns mantimentos, então sua melhor aposta é ir para a estação de trem. As lojas na maioria das estações são mantidas abertas aos domingos devido a ser um dia que os suíços gostam de viajar para fazer caminhadas. 

 

   11. Faça as malas para todos os climas 

Isso é especialmente prático se o seu itinerário leva em conta as cidades e as montanhas, já que o clima costuma ser muito diferente. Pode estar 25 °C e sol escaldante no vale, mas 0 °C e nevando em uma montanha, (confie em nós que estivemos lá!). Certifique-se também de ter sempre protetor solar com você, pois tanto a altitude das montanhas quanto a chance de sol ou neve, exigirão alguma forma de proteção solar. 

 

   12. Evite as multidões e visite em uma baixa temporada 

A época mais barata para visitar a Suíça é a primavera ou o outono. Embora o clima possa ser um pouco mais temperamental, de meados de janeiro ao início de abril e do final de setembro até o início de novembro, há menos turistas visitando o país, o que significa acomodações mais baratas e transporte mais barato. 

 

   13. Baixe o aplicativo Swiss Topo 

Se você planeja caminhar em qualquer lugar do país, baixe o aplicativo Swiss Topo. Este aplicativo é ótimo para planejar rotas, mesmo enquanto estiver nas trilhas. 

 

   14. Baixe o aplicativo White Risk 

Se você estiver visitando a Suíça no inverno, não deixe de baixar o aplicativo White Risk para obter todas as informações sobre riscos de queda de neve e avalanche. Isso deve ser uma prioridade se você quiser garantir que está seguro nas áreas montanhosas do país. 

 

   15. Fique em algum lugar central se você planeja visitar vários locais 

Se você preferir não continuar mudando de alojamento, mas quer experimentar as cidades suíças e as montanhas, planeje ficar em algum lugar central, como Lucerna ou Zurique e, em seguida, fazer passeios de um dia para os vários locais. Lucerna é um dos melhores locais para isso, pois tem algumas das montanhas mais bonitas e fáceis de visitar nas proximidades, bem como um belo lago para descobrir e, claro, a própria cidade maravilhosa. 

 

   16. A moeda local é o Franco Suíço e não o Euro 

Embora a Suíça esteja na Europa, ela usa sua própria moeda, o Franco Suíço ou CHF, em vez do Euro. Alguns lugares perto das fronteiras da França, Alemanha, Áustria ou Itália podem aceitar Euros, mas será cobrada uma taxa extra. Como acontece com a maioria dos países, sempre leve algum dinheiro, especialmente se você planeja visitar locais menos conhecidos, ou se aventurar fora das cidades para as montanhas, e obtenha um cartão multi-moeda como o cartão Wise

 

   17. Tenha o adaptador de tomada certo 

Os plugues suíços não são os mesmos que os plugues de países europeus vizinhos, que são do Tipo F de duas pontas. Os plugues suíços são do Tipo J com três pontas. Os plugues do tipo F às vezes cabem em uma tomada suíça, dependendo da espessura, mas é melhor se assegurar e apenas comprar um adaptador com uma opção do tipo J. 

 

   18. Se atente as regras de barulho suíças 

Os suíços são cumpridores das regras, e uma dessas regras que tem que ser ouvida é não fazer barulho ou festas depois das 22h de uma noite de semana ou de um domingo. Isso significa nem mesmo cortar o gramado ou montar móveis! 

 

   19. Planeje sua viagem em torno de um dos muitos festivais que acontecem 

A Suíça pode não ser muito conhecida por seus festivais, mas tem alguns eventos realmente grandes que acontecem ao longo do ano. Os meses de baixa temporada do ano muitas vezes têm alguns dos melhores eventos com Basel Fasnacht em fevereiro ou março e o anual Alpabfahrt ou Desalpe em setembro ou outubro. 

 

   20. Planeje sua viagem com antecedência 

Embora a Suíça seja pequena, ainda há muito para ver e fazer e se você realmente quer aproveitar ao máximo seu tempo no país, certifique-se de planejar todos os lugares que quiser ir com antecedência.  

 

 

Perguntas Frequentes de quem vai Para a Suíça a Primeira Vez 

 

A Suíça é cara? 

A Suíça é conhecida por ser um pouco cara, mas se você seguir algumas das dicas acima, então você pode tornar qualquer viagem para a Suíça mais barata. Duas das melhores maneiras de reduzir os custos é reservar bilhetes de transporte público para trens com antecedência e visitar a Suíça em uma das baixas temporadas. 

 

Por que a Suíça é famosa? 

A Suíça é bem conhecida por suas paisagens deslumbrantes, (pense em alpes com picos de neve, belos lagos e cidades medievais), impressionante relojoaria e, claro, queijo e chocolate. 

 

Quais são as melhores viagens de trem para passear? 

Os trens mais cênicos para passear na Suíça são o Bernina Express, conectando Chur na Suíça e Tirano na Itália através dos Alpes Engadin e o Glacier Express, conectando o Matterhorn e St Moritz. Ambas as rotas têm vistas realmente impressionantes e passam por um Patrimônio da Humanidade, mas é preciso dizer que quase todas as rotas de trem em todo o país lhe darão vistas maravilhosas. 

 

Quais são os melhores pratos suíços para experimentar? 

Os melhores pratos suíços para experimentar para os visitantes de primeira viagem à Suíça são fondue de queijo ou raclette, ambos queijos derretidos e ambos igualmente deliciosos, rosti, muitas vezes chamado de prato nacional da Suíça, feito com fatias finas de batata com ovo, bacon e maçã e, finalmente, Alplermagronen, um prato de macarrão com creme, queijo e cebola assada. 

 

A Suíça é segura? 

A Suíça foi recentemente classificada como um dos lugares mais seguros para viajar na Europa e tem uma baixa taxa de criminalidade. Você pode encontrar mais batedores de carteira nas áreas turísticas típicas, mas isso é o mesmo em todo país.  

 

 

Conclusão 

Essas são as nossas 20 dicas para visitantes de primeira viagem à Suíça, desde as melhores opções de transporte, às regras de fondue, a moeda e o idioma até as tomadas. Espero que essas dicas ajudem a tornar o planejamento de uma viagem a este país maravilhoso muito mais fácil e menos estressante. 

 


 

Sobre os autores 

Com sede na Suíça, Gemma e Matt são do The Travelling Tedaldi e são especializados na criação de roteiros de road trip e viagens. Eles estão atualmente viajando pelo Reino Unido e Europa para encontrar as melhores road trips em cada país.  

button
Sair da versão mobile