Ícone do site Fora da Zona de Conforto

4 Cidades Desconhecidas (mas Lindas!) na África do Sul p/ Visitar

Confira destinos incríveis na Garden Route na África do Sul (além da Cidade do Cabo): The Crags, Franschhoek, Storms River e Oudtshoorn. Tudo que você precisa saber sobre esses lugares como atrações, acomodação, onde comer, como chegar lá, etc….imperdível se você está explorando a costa da África do Sul!

South Africa map small nice cities

 

* Agradecimentos a André Araújo por escrever nosso primeiro artigo da África do Sul no blog. André é um consultor de viagens e jornalista – você pode conferir mais de seu trabalho aqui.

 

A África do Sul é um país conhecido por sua beleza, paisagens, animais, safári…e pela Cidade do Cabo.

Mas aqui que está o detalhe. É também um país cheio de recantos escondidos, vilarejos que pareciam parados no tempo e outras inacreditáveis ​​naturezas intocadas além das cidades grandes e conhecidas.

E depois de uma incrível viagem de 28 dias por lá, acabei em alguns desses lugares pouco conhecidos. Eles foram o destaque da minha viagem, e por isso eu queria compartilhar uma palavrinha com você para que você também possa visitá-los.

PS: Há um mapa na parte inferior do artigo para que você possa ver onde estão todas essas cidades.

 

    1. Cidade pouco conhecida (mas incrível!) para visitar na África do Sul: The Crags

 

O The Crags é uma região rural situada entre as montanhas e o mar, cheia de fazendas, aldeias, santuários da vida selvagem e muitas outras atrações.

Embora seja ao longo da famosa “Garden Route,” poucos turistas param para passar um tempo aqui. No entanto, vale a pena parar para quem gosta de animais e que algo tranquilo.

 

O que fazer em The Crags / Atrações em The Crags

Há muitas excursões para percorrer a região. Apesar de ter ficado por 3 dias na cidade, não foi possível fazer tudo o que eu queria fazer!

E para quem gosta de animais como eu, visitar os santuários da vida selvagem é uma obrigação.

O primeiro deles é a Monkeyland, um santuário para macacos de todas as espécies que vivem livre e harmoniosamente em uma vasta selva. Monkeyland tem mais de 500 primatas, e os visitantes são levados em uma excursão guiada pela selva para ver mais de perto (alguns macacos vêm a poucos centímetros de distância porque não têm medo de humanos!).

Outra opção interessante é o Birds of Eden, que é semelhante ao Monkeyland, exceto sem visitas guiadas. No Birds of Eden, os hóspedes podem caminhar pelo complexo em plataformas elevadas de madeira, observando as mais de 220 espécies (ou 3.500 aves no total) que vivem aqui livremente.

Mas se você preferir os felinos, o Jukani Sanctuary é para você. Aqui, você pode ver leões, tigres (até tigres brancos), pumas, leopardos, chitas, jaguares e muito mais. Os animais vivem em grandes recintos com vegetação abundante que imita seus habitats naturais.

É possível comprar um ingresso combinado que leve você a todos os três santuários.

Importante

Todos os três santuários são sem fins lucrativos mantidos por meio do ecoturismo sustentável. Então, fiz questão de visitar todos os três para apoiar a causa.

Isso é importante porque todos os animais nos santuários foram resgatados de zoológicos, criadores ilegais (que os criaram como animais de estimação) e laboratórios. Em outras palavras, esses santuários estão dando aos seus animais uma nova chance de viver em paz.

Além de Jukani, há outro santuário dedicado aos felinos no The Crags chamado Tenikwa Wildlife Rehabilitation & Awareness Center. O centro conta com programas de conservação dedicados aos felinos da África e abriga aves de diversas espécies. Eles também têm um hospital especializado em vida selvagem onde eles ajudam os animais resgatados com o objetivo de liberá-los de volta à vida selvagem. Quando não é possível que esses animais retornem à vida selvagem, eles ficam em Tenikwa para receber cuidados.

Todos os 4 lugares recomendados acima fazem um trabalho fantástico, cuidando dos animais que foram maltratados no passado, para que possam viver uma vida nova e melhor.

 

 

Onde ficar em The Crags

O Crags tem vários tipos diferentes de acomodação para todos os orçamentos e gostos. Eu pessoalmente escolhi alojamento auto-suficiente (ou seja, sem refeições incluídas) onde você cozinhar-se. Eu recomendo Moon Shine em Whiskey Creek, onde você vai ficar em belos e espaçosos chalés de madeira com lareira, vistas pitorescas da floresta, uma piscina e trilhas marcadas.

Outro lugar que eu definitivamente recomendaria é a Four Fields Farm, que tem chalés aconchegantes com vista para um jardim onde os cavalos “aposentados” vivem tranquilamente.

 

Onde comer em The Crags

Uma das minhas opções favoritas foi a Nature’s Way Farm Stall, localizada a poucos metros da Four Fields Farm. O que é interessante sobre esse lugar é que eles mesmos produzem tudo em sua fazenda… e se você se sentar em suas mesas ao ar livre, você será acompanhado por gado, porcos, coelhos e cabras.

 

    2. Cidade pouco conhecida (mas incrível!) para visitar na África do Sul: Storms River

 

Storms River é uma vila minúscula localizada ao longo da famosa Garden Route que tem apenas 3 estradas, mas uma alta concentração de pousadas, restaurantes e excursões… muitas excursões, uma vez que é uma região de natureza abundante.

Assim, a vila tornou-se um ponto de partida para muitas atividades de aventura no Parque Tsitsikamma. A maioria dos brasileiros (e pessoas de outras nacionalidades) que visitam a região simplesmente passam por ela ou ficam por uma única noite para conferir as atrações. Mas para quem procura um lugar tranquilo para relaxar e explorar onde parece que o tempo parou, o Storms River é perfeito.

 

O que fazer em Storms River / Atrações em Storms River

Há muitas opções para passeios na área, mas optei por o “ATV Forest Tour.” Foi minha primeira vez dirigindo um ATV e é fácil de pilotar mesmo que você nunca tenha feito isso antes.

O passeio durou aproximadamente 1 hora e 30 minutos e nosso guia nos contou tudo sobre a vegetação na floresta e os animais que viviam lá. Mas acima de tudo, foi emocionante estar no meio de uma floresta cercada de vida selvagem. Durante o passeio, tive a oportunidade de ver macacos, riachos e árvores centenárias.

Para aqueles que não têm a coragem de fazer bungee jumping da ponte mais alta da África no Storms River, um passeio de quadriciclo é garantia de diversão.

 

 

Onde ficar em Storms River

Existem muitas opções de acomodação na aldeia, desde pensões a hotéis e albergues. Eu escolhi ficar no At the woods– uma ótima, bem localizada guesthouse com preços razoáveis ​​para o que o lugar oferecia.

 

Onde Comer em Storms River

Existem muitas opções gastronómicas na aldeia. Um que eu fui muitas vezes foi o Café Tsitrus que não tinha apenas café da manhã, mas também almoço e uma decoração incrível. Existem outras opções de comida à direita na entrada da aldeia.

 

    3. Cidade Pouco Conhecida (mas Incrível!) para visitar na África do Sul: Franschhoek

 

Esta cidade idílica, localizada a apenas 50 km da Cidade do Cabo, é cercada por um dos mais belos vales de vinho do mundo e repleta de restaurantes, cafés, pousadas, lojas, mercados, galerias e igrejas.

A cidade também tem uma herança francesa (que você vai provar na comida e ver na arquitetura) dos huguenotes franceses que vieram para a África do Sul como refugiados no final do século XVII. O nome “Franschhoek” significa “Canto Francês” em africâner!

 

O que fazer em Franschhoek / Atrações em Franschhoek

Sem dúvida, as vinícolas são as principais atrações de Franschhoek. O problema é escolher qual delas! É por isso que o Wine Tram hop on hop off (excursão de sobe e desce do ônibus) é a melhor opção. Veja como funciona:

Passo # 1: Escolha quais das 5 rotas que você deseja fazer (que são designadas por cores e geralmente cada uma inclui 5-6 vinícolas) e compre o seu ingresso.

Passo # 2: Pule no ônibus e desça em qualquer uma das vinícolas que o atraiam (os ônibus passam de hora em hora para que você também possa ficar o tempo que quiser)

Fácil, certo?

Idealmente, você pode visitar 3 ou 4 vinícolas no dia para degustações e ficar mais tempo para o almoço em uma delas. As vinícolas são lindas, as degustações não são caras, e alguns dos vinhos têm preços excelentes.

Eu fiz a rota vermelha e recomendo parar nas seguintes vinícolas:

Salto do Leopardo (sofisticada mas com ótimos preços), Dieu Donne (vista adorável e almoço saboroso), Ponte Rickety (bons preços e ambiente agradável) e Grande Provence (pitoresca e charmosa).

Eu recomendo tentar incluir as vinícolas Rickety Bridge e Grande Provence em sua rota porque você chegará lá com um trem antigo e elegante e depois vai com um carrinho puxado por um trator.

Eu também parei em duas outras vinícolas que eu não gostei muito chamadas Chamonix e Eikehold (que eram pequenas e não tinham muito a ver).

 

 

Onde ficar em Franschhoek

Eu escolhi ficar mais longe da cidade porque havia um evento literário, então as coisas no centro eram caras. Eu recomendo Franschhoek Country Cottages que tem zebras, antílopes e gnus no jardim (mas sem wi-fi).

 

Onde comer em Franschhoek

Uma opção legal é Cafe Des Arts, que serve todas as refeições a preços excelentes. O lugar é muito charmoso com obras de arte e pinturas entre as mesas do jardim.

 

    4. Cidade Pouco Conhecida (mas Incrível!) para visitar na África do Sul: Oudtshoorn

 

Esta pitoresca cidade é o oeste selvagem da África do Sul, com paisagens áridas, pouca vegetação e temperaturas escaldantes no verão….fazendo-a completamente diferente de qualquer outro lugar na África do Sul! Oudtshoorn também é considerada a “capital dos avestruzes”, já que sua economia é baseada em fazendas de avestruz dedicadas à criação desses animais elegantes.

 

O que fazer em Oudtshoorn / Atrações em Oudtshoorn

Esta cidade de aproximadamente 60.000 habitantes tem várias atrações interessantes. Um deles é o Safari Ostrich, que é exatamente o que parece: um safári de avestruz.

No safári, um trator puxa um carrinho com cerca de 20 pessoas através do recinto desse animal curioso para que você possa vê-los de perto com segurança. O avestruz é um animal muito dócil e, apesar de suas bicadas não doerem (levei uma no dedo propositalmente), eles possuem uma garra afiada que pode machucar se derem um chute. 

 Durante a excursão, você também pode alimentá-los, segurar um ovo de avestruz e visitar um pequeno museu.

Outra opção para uma excursão legal no “oeste selvagem” da África é ver os suricatos na natureza. Para fazer isso, você terá que acordar cedo, pegar um jipe ​​e ir para a reserva onde moram. O café da manhã é servido no capô do jipe ​​no meio da natureza….uma experiência incrível.

Infelizmente, no dia em que fui, os suricatos decidiram não sair de suas tocas. Mas eu vi outros animais como girafas, zebras, antílopes, javalis e, claro, avestruzes.

 

 

Onde ficar em Oudtshoorn

Esqueça a ideia de que acampar é somente pernoitar em uma barraca pequena e sem conforto

nenhum! Eu me hospedei no Africamps Klein Karoo e foi uma grande experiência passar duas noites em uma confortável e espaçosa tenda com capacidade para 4 pessoas. E essas tendas tinham tudo: cozinha / sala de estar com lareira, dois quartos aquecidos, camas com cobertores elétricos, chuveiros quentes e vista para a natureza de tirar o fôlego. O café da manhã é pago separadamente e inclui suco, chá, leite, muffin, pães, geleias e outros itens.

Este foi um dos lugares mais incomuns que eu fiquei durante a minha viagem e certamente valeu a pena devido ao custo razoável e ao conforto. Acordar de manhã e ver o nascer do sol era magnífico. O passeio do suricatos é organizado pela mesma empresa (Africamps) que administra as tendas.

 

Onde comer em Oudtshoorn

Oudtshoorn também se tornou uma das cidades mais baratas da África do Sul, especialmente em termos de comida. O Old Mill Restaurant tinha ótima comida com ótimos preços (um prato de Bobotie – um tradicional comida sul-africana – custou apenas R$ 19).

 

 

Como chegar a esses 4 lugares fora do comum na África do Sul?

 

É possível chegar a algumas dessas cidades de transporte público, mas não todas elas. Então, eu recomendo que você alugue um carro e faça um tipo de uma “road trip” com eu fiz na minha viagem. Isso te economizará muito tempo que você perderia pesquisando sobre os ônibus (isso se eles forem até onde você quer ir) e também te dará a liberdade de parar onde quiser.

E como você pode ver no mapa abaixo,estas 4 cidades estão bastante próximas umas das outras e da Cidade do Cabo. Então, você pode facilmente colocar todas elas em uma única viagem 

 

Para obter dicas sobre como encontrar as melhores ofertas de aluguel de carros, o artigo de Rodrigo com os 5 melhores e mais baratos sites de aluguel de carros pode te ajudar.

 

Outras atividades e passeios para fazer na África do Sul

 

Se você está planejando a sua viagem para a África do sul, eu recomendo o GetYourGuide e Viator para comprar ingressos e reservar algumas das atrações mencionadas acima, entre outras opções de atividades e passeios.

 

GetYourGuide

 

 

Viator

 

 

Pontos a se considerar:

– A internet na África do Sul não é muito boa, principalmente nas cidades menores.

– Café da manhã sempre terá ovos, bacon, tomate,champignon e as vezes muffins. Ou

seja, é quase um almoço!

– De manhã norlmamente é frio, ao longo do dia a temperatura sobe e no final do dia volta a cair, às vezes

drasticamente.

– O inglês sul africano é complicado de se compreender (na minha opinião), pois há um forte

sotaque afrikans. Mas não tenha medo, dá para se virar.

– Um fato curioso é que era bastante comum ver animais como cães e gatos em cafés. Em

um deles, galinhas transitavam livremente entre as mesas, mas eram ambientes muito limpos.

– Os sul africanos são bastante educados e prestativos, sempre sorrindo.

 

Se você está receoso de viajar de uma forma independente, confira esse artigo sobre as 3 Melhores Empresas de Viagens de Aventura pelo Mundo, eles têm tours guiados incríveis pela África do sul.

Confira também essa lista com 10 experiências incríveis para curtir na África do Sul, do blog Experiencia Bárbara!

Você já esteve na África do Sul? Você tem alguma dica extra para essas cidades que eu recomendo ou para o próprio país? Deixe seu recado na área de comentários abaixo!

 

button
Sair da versão mobile