Ícone do site Fora da Zona de Conforto

5 Coisas que Você Deve Evitar ao Visitar a Irlanda pela Primeira Vez

Castle and river in Ireland

* Este artigo foi escrito pela nossa amiga e entusiasta da Irlanda, Christin. Ela se apaixonou pelo país depois de passar um ano estudando pela Irlanda e escreveu este artigo para nós com algumas boas dicas sobre a Irlanda. Obrigado Christin! Se você tiver qualquer pergunta a Christin sobre o artigo, você pode deixa-la na área de comentários abaixo. Ou, você também pode entrar em contato direto com ela pela sua conta no Instagram: @aelskar_mat

castelo Irlanda

Parece que todos os que visitam a Irlanda se apaixonam loucamente pelo país – e quem pode culpá-los?

(Não acredita? Confira aqui o post do blog Meu destino é logo ali sobre Dublin)

Entre o verde vibrante da paisagem, a amizade genuína do povo e os milhares de anos de história, é difícil não sair sonhando com sua próxima visita já em mente.

Mas ainda assim…..há algumas coisas que você precisa saber antes da sua visita. E como já há muitos artigos com “O QUE FAZER” na Irlanda, eu decidi ir pelo lado oposto da visita à Irlanda com alguns “NÃO FAÇA ISSO”.

Infelizmente, descobri muitas dessas coisas da maneira difícil quando passei um ano fazendo intercâmbio no condado de Wexford, no sudoeste da Irlanda, então espero que essas “lições” te ajudem antes da sua viagem ou estadia começar.

E então, vamos começar!

 

NÃO n°1: Esqueça sua roupa de chuva.

 

Na parte da manhã, você acorda na sua pousada ou casa de campo, abre as cortinas e sorri para o sol brilhante. A Irlanda é um dos lugares mais bonitos do mundo quando o sol está brilhando com todos os tons de brilho verde num tom fresco. À medida que a terra do conto de fadas se desperta, você começa a pensar “que lindo dia! Parece que tudo o que eu vou precisar hoje é uma camiseta e uma jaqueta leve”

E aqui o problema começa: assim que você sair, as nuvens aparecerão e a chuva vai cair (mesmo que apenas por alguns minutos). Você ficará brava com a previsão do tempo (e na Irlanda é só isso mesmo, uma previsão, uma estimativa aproximada) de que o dia seria ensolarado o dia todo……uma previsão que combinava com sua própria observação do céu quando você acordou pela primeira vez.

Para te economizar o tempo de voltar para casa para se trocar, basta sempre levar alguma proteção leve contra a chuva e o vento, mesmo se você não achar que vai precisar disso. Quando se trata do clima Irlandês, sempre é melhor prevenir do que remediar. Você talvez até presencie um dia o clima Irlandês mais estranho de todos: quando chove logo ao lado, mas está tudo seco a poucos metros de distância.

Em comparação com a minha cidade natal de Berlim, na Alemanha, a chuva Irlandesa não parecia ser mais forte em termos de frequência ou intensidade. Era apenas mais imprevisível do que qualquer outro país Europeu em que eu já estive!

O clima na Irlanda realmente pode mudar completamente em apenas 15 minutos. E também não subestime o vento. Na Irlanda pode ventar o suficiente para mudar a temperatura drasticamente, levando os 17 graus C° (62 graus F°) de um dia de verão normal a virar apenas a 12 graus C° (53 graus F°) com o vento!

 

NÃO n°2: seja mal-educado.

 

Os irlandeses são pessoas muito educadas. Eles podem não ter o mesmo tipo de cortesia “real” que os ingleses têm, mas eu definitivamente achei que eles eram mais educados do que muitas pessoas em outros países da Europa.

E se você for mal-educada na Irlanda, você pode apostar que o Irlandês notará. Eu encontrei várias situações em que um funcionário ou garçom estava de mau humor ou deixou algum tipo de impressão negativa durante o atendimento. Como esperado, isso foi comentado com “eles não eram muito agradáveis, não é?” pelos Irlandeses que estavam junto comigo durante o atendimento.

O Irlandês valoriza bastante a educação e a cortesia, mesmo em pequenas situações cotidianas, como esbarrar um com o outro. A maioria dos Irlandeses vai se desculpar, mesmo que tenha sido você que esbarrou primeiro.

Essa educação também é notada na receptividade com os estrangeiros, eles estão sempre dispostos a ajudar com informações, dicas e sugestões. Se você tiver interesse em saber mais sobre os irlandeses e sua cultura, recomendo a leitura do artigo do Johnnie, do blog “Vou no Mundo”. Nele você encontra dicas dos melhores pubs, dos pontos turísticos interessantes da cidade e outras informações para o montar um roteiro bem legal sobre o que fazer em Dublin. Toda a experiência tende a ser bastante agradável, isso se você também seguir as dicas do que “não” fazer lá!

 

 

NÃO n°3: Diga “sim” a um “shift.”

 

Então você está em um típico bar Irlandês ou está em alguns dos clubes locais quando alguém, que já está provavelmente muito bêbado, vem até você (especialmente se você é uma mulher) e pergunta se você quer “shift a bit.” Se o homem é um cavalheiro, talvez ele lhe ofereça uma bebida antes de fazer essa pergunta que não sai da mente nebulosa dele.

Mas tenha cuidado ao dizer “sim”…..pois se alguém lhe oferecer um “shift” ou perguntar se você gostaria de “shift with them”, eles estão perguntando se você quer beijar ou dar uma malho!

Minha “mãe” na Irlanda costumava descrever “shift” de outra forma que cria uma imagem perfeita do que “shift” realmente é: um malho ruim e lambuzado.

Obviamente não há só pessoas que beijem mal na Irlanda, mas pedir por um “shift” é bastante superficial. Em outras palavras, a qualidade do beijo real não importa. Então, se você está a fim de um beijo ruim por 5-10 minutos, vá em frente. Mas, de outra forma, diga “não, obrigada” e a maioria dos caras vai tentar a sorte com outra pessoa.

A Ilha Esmeralda tem muitas palavras e gírias engraçadas como esta que você pode querer aprender antes da sua viagem – como “mickey,” por exemplo (que significa pênis para os Irlandeses – ninguém quer se confundir com isso!)

 

 

NÃO n°4: Leve tudo o que é dito a você seriamente.

 

Ao lado da cortesia e da educação, o humor também é altamente valorizado na sociedade Irlandesa.

Muitas vezes, as pessoas irlandesas vão fazer coisas apenas por diversão, ou “craic”, como elas o chamam. Isso porque eles não levam a vida tão a sério assim. Eles adoram o sarcasmo e uma boa risada….e quem não gosta?

Durante todo o meu ano na Irlanda eu não acho que tive muitas conversas sérias.

Uma vez, eu estava indo de Waterford para Kilkenny com alguns amigos. O ônibus que deveríamos tomar não tinha nenhuma placa com a direção mostrando na frente, então eu perguntei ao motorista de ônibus se ele ia para Kilkenny. Ele sorriu para mim e disse “não”, e então começou a rir da expressão no meu rosto porque ele estava brincando. Em outras palavras, não leve tudo o que lhe dizem a serio, a menos que você queira ficar muito confuso todo tempo!

Em geral, tive a impressão de que os Irlandeses não gostam de falar sobre política, doenças ou outros assuntos sérios porque eles acham que a vida já é suficientemente séria.

Isso foi algo que eu realmente apreciei na cultura e no estilo de vida Irlandês: a leveza. Muitas vezes eles dizem coisas como “you will be grand” (tudo dará certo a você) e vivem por princípios de “não se preocupe”, “seja feliz”, aproveite sua vida enquanto ela dure, e dê uma boa risada de vez enquanto porque faz bem para sua saúde.

É provavelmente graças à essa mentalidade Irlandesa que faz muita gente dizer que a Irlanda é como um bálsamo para a sua alma.

 

NÃO n°5: fale sobre temas sérios ou confunda a Irlanda do Norte com a República da Irlanda.

 

Embora compartilhem uma fronteira, a República da Irlanda e a Irlanda do Norte não são a mesma coisa. A República da Irlanda é um país completamente independente, enquanto a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido (ao lado da Escócia, do País de Gales e da Inglaterra).

Assim, a era do IRA (o Exército Republicano Irlandês) é um dos capítulos mais sombrios da história Irlandesa. É comparável à fase do Hitler para os Alemães, Stalin para os Russos, ou Franco para os Espanhóis.

Ainda que os “troubles” (épocas do maior conflito armado na Irlanda do Norte) tenham se acalmado e o IRA já não exista mais na sua forma mais violenta, ainda não é muito legal ficar perguntando dessa época ou ficar trazendo o assunto à tona. Especialmente agora que o “Brexit” fez com que os debates sobre uma Irlanda unida se acentuassem novamente.

E as coisas são ainda mais complicadas. Algumas pessoas que vivem na República da Irlanda vêem as pessoas que vivem na Irlanda do Norte como sendo Inglesas, enquanto algumas pessoas que vivem na Irlanda do Norte vêem-se como Irlandesas e vice-versa. É um assunto complexo que envolve muitos lados e fatores. Depois de viver na República da Irlanda por um ano e pesquisar esse assunto por mais tempo do que isso, eu ainda não o entendo completamente.

Mas o que eu sei é uma coisa: a maioria das pessoas se sente incomodada quando se fala sobre isso com elas e que as pessoas que vivem na Irlanda do Norte são um pouco diferentes, culturalmente falando, das pessoas que vivem na República devido à influência Britânica.

Espero que os conselhos acima lhe ajudem a se preparar antes da sua viagem à Irlanda. Se você já esteve na Irlanda e tem alguma coisa a adicionar ou queira tirar dúvidas, deixe um comentário para nós logo abaixo que sempre respondemos!

Quer outra dica de coisas a evitar enquanto estiver na Irlanda? Confira o artigo sobre por que não alimentar os cervos no Parque Phoênix, em Dublin do blog Across the Universe.

 

button
Sair da versão mobile