Ícone do site Fora da Zona de Conforto

7 Melhores Atividades ao Ar Livre em Ontário, Perto de Toronto

Embora Ontário não seja o primeiro lugar em que as pessoas pensam quando se trata de aventura ao ar livre no Canadá, existem muitas joias escondidas que tornam este lugar especial.

 

Aventuras ao ar livre em Ontario

 

A primeira coisa que vem à mente quando pensamos sobre Ontário, é tipicamente a grande cidade de Toronto. Mesmo que existam inúmeras coisas para fazer em Toronto, assim que você se aventurar fora da movimentada metrópole você será saudado por caminhadas incríveis, lagos lindos e rios encantadores.

Não há melhor momento melhor que o agora para sair e explorar a natureza, então espero que essas aventuras ao ar livre em Ontário sejam a maneira perfeita de alimentar o seu desejo por viagens. Afinal, é possível realizar um roteiro completo pelas montanhas rochosas do Canadá. 

No final do artigo, inclui um mapa mostrando os destinos para que vocês tenham uma ideia da proximidade deles de Toronto … e até de Ottawa e Montreal!

 

    1. Explorando o Parque Provincial de Killarney

Killarney é um dos parques mais bonitos do Canadá. Fica a cerca de quatro horas de carro de Toronto, por isso é facilmente acessível para uma viagem de carro no fim de semana mas longe o suficiente para que você não tenha grandes multidões.

Killarney é composta por vários lagos unidos por portagens e é o lugar perfeito para uma viagem de canoa ou caminhada. Estas são as atividades mais populares no parque, com o acampamento em um terceiro lugar.

Se você gosta de caminhadas, não deixe de experimentar The Crack ou Silver Peak. The Crack é uma caminhada moderadamente difícil que leva cerca de 4 horas e Silver Peak é ainda mais desafiadora e levará um dia inteiro.

Se você estiver com tempo de sobra, poderá ver todo o Killarney Park entrando em Johnny Lake e saindo em George Lake. Isso levará cerca de 8 dias e você verá todos os destaques do parque.

Para um passeio mais curto, você pode tentar o Lago George até o Lago OSA, onde você deve tentar ficar no acampamento #29 (é em uma ilha!). De Bell Lake para David Lake também é apenas um passeio de 3 dias. O início da trilha para Silver Peak fica próximo ao David Lake, portanto, certifique-se de fazer uma caminhada no seu dia de descanso.

Certifique-se de reservar seu acampamento com bastante antecedência, especialmente para George Lake, pois é o local mais popular. Tente reservar com 5 a 6 meses de antecedência.

 

 

    2. Mochilando no Parque Provincial de Algonquin

Algonquin é conhecido em todo o mundo por suas incríveis oportunidades de acampamento de canoa. Para aqueles que não praticam canoagem, há também três trilhas diferentes para mochilão no parque.

Eu mochilei na trilha Highland Backpacking e há duas outras chamadas The Eastern Pines e Western Uplands.

A trilha Highlands leva duas noites e três dias, por isso é perfeita para um fim de semana prolongado. A distância total que você cobrirá nesse percurso é de 35 km, mas há um atalho mais curto que você pode fazer e que tem apenas 19 km.

Existem vários acampamentos ao longo da rota, e você passará por lagos, uma cachoeira e muitos mirantes. A trilha é bem mantida e bem sinalizada, mas eu não recomendaria o caminho mais longo para iniciantes. Se for sua primeira vez, escolha o caminho mais curto.

A caminhada é bastante desafiadora e exige um bom nível de preparação física, mas também é incrivelmente recompensadora!

Normalmente, você precisa pegar uma licença no Centro de Visitantes, mas durante a pandemia ela foi fechada. Você também precisará reservar seu acampamento com antecedência para esta viagem.

 

 

    3. Acampamento no Parque Nacional da Península de Bruce

Existem diversas opções de camping diferentes na Península de Bruce, e isso é o que a torna o destino perfeito para campistas novatos ou exigentes.

Eles têm um acampamento de frente para o campo onde você pode dirigir até o local, bem como outros acampamentos de frente para o campo fora do parque. Se você preferir acampar longe da água, então eles têm dois acampamentos no interior.

O acampamento na frente é chamado Chipre Campground e os dois acampamentos no interior são Storm Haven e High Dump. Você precisará reservar locais com antecedência em cada um desses acampamentos.

Embora tenda a ficar lotado nas áreas populares, descobri que, depois de sair da Gruta, não vi muitas outras pessoas.

Existem nove locais em cada uma das áreas de acampamento do interior e todos eles estão a uma boa distância um do outro. Existem plataformas de barracas de madeira em cada uma e ainda possuem um banheiro de compostagem.

Esses locais não têm água encanada, portanto, esteja preparado para obter água na Baía Georgiana.

Na área de fronteira do Cypress Lake Campground, há mais de 230 locais divididos entre três sub acampamentos. Aqui você encontrará mesas de piquenique e uma encantadora fogueira.

Também há um banheiro e um chuveiro aqui, mas não há eletricidade para a conexão do trailer. Esses locais são os melhores para camping ou carro.

 

 

    4. Canoagem no rio Petawawa

Se você estiver interessado em canoagem em corredeiras, siga para o Rio Petawawa, ao norte do Parque Algonquin. Este é um trajeto intermediário, então eu recomendo que você ou alguém do seu grupo tenha alguma experiência em corredeiras.

Se você preferir fazer uma viagem guiada, a MHO Adventures é uma loja fantástica. Eles fornecem o equipamento, guias e comida.

A entrada é no Lago Travers, a saída no Lago McManus e a viagem inteira leva de três a quatro dias. Existem corredeiras de Classe I e II e haverá alguns remos no lago durante a viagem.

A paisagem é deslumbrante com os pinheiros altos que ficam a margem do rio e o céu noturno que vai deixar você surpreso com a quantidade de estrelas. Se você gosta de fotografia em céu escuro, certifique-se de trazer sua câmera.

Ah, e o Rio Petawawa fica bem perto de Ottawa e Montreal, se eles forem seu ponto de partida.

 

 

    5. Caminhada e natação no lago McCrae

McCrae Lake é a viagem perfeita de um dia saindo de Toronto. Fica a menos de duas horas de distância, mas você vai querer começar cedo para aproveitar ao máximo a luz do dia.

Recomendo pegar a McCrae Lake Conservation Trail até chegar em um estacionamento na saída da Rodovia 400 e de lá começar a sua aventura pela floresta, passando por Canadian Shield e, finalmente, até McCrae Lake.

Para aqueles que não estão familiarizados com o Canadian Shield, é o terreno de granito rochoso com pinheiros crescendo nas fendas. Observe para onde está indo, pois pode ser complicado navegar quando tudo começa a parecer igual!

Existem vários mirantes ao longo da trilha que oferecem uma vista do Lago McCrae. Depois de chegar ao lago, há ótimos lugares para parar, fazer um piquenique e nadar um pouco.

A trilha tem 14,5 km e é ida e volta, então reserve bastante tempo.

 

 

    6. Trekking no Mono Cliffs Provincial Park

Este parque fica a apenas uma hora de distância de Toronto, oferecendo ainda mais tempo para explorar! No entanto, ele costuma ficar muito lotado, especialmente nos fins de semana, devido à sua proximidade com a cidade.

Este é o lugar perfeito para uma caminhada à tarde e você pode vir e desfrutar da floresta e apreciar as paredes rochosas altas.

As caminhadas mais populares aqui são a trilha do topo do penhasco e a trilha do mirante. Embora algumas das trilhas tenham seções íngremes, a maioria delas são largas e planas. Eles são perfeitos para caminhantes iniciantes e aqueles com amigos peludos ou crianças.

Mono Cliffs é apenas para uso durante o dia, o que significa que não é permitido acampar. No total, são 20 km de trilhas para caminhadas, muito para mantê-lo ocupado por um dia.

 

 

    7. Glamping no Parque Nacional das Ilhas da Baía Georgiana

Este parque nacional é formado por 63 ilhas diferentes no canto sudeste da Baía Georgiana. A maior e mais visitada delas é chamada de Ilha Beausoleil.

Para chegar aqui, você precisa dirigir até Honey Harbour Boat Club Marina e pegar um barco até a ilha. A marina fica a cerca de duas ou três horas de carro de Toronto, dependendo de onde você está vindo.

Você também pode pegar o Parkbus se for fazer uma viagem de um dia. Você precisa se registrar com antecedência para isso, mas inclui transporte para a marina e também para a ilha.

Se você não pegar o Parkbus, terá que providenciar seu próprio transporte aquático. Você pode pegar o DayTripper (há algumas restrições) ou pegar seu próprio táxi aquático.

Este parque requer um pouco mais de planejamento, porque ele exige que você se inscreva com antecedência, mas o planejamento vale a pena o esforço.

Em vez de fazer uma viagem de um dia, eu recomendo fortemente que você acampe aqui, pois o nascer e o pôr do sol são inacreditáveis. Eles também têm opções de glamping.

Claro, você deve caminhar durante sua visita ao parque. Minha recomendação é fazer uma caminhada no Lago das Fadas. Você também pode nadar em Lua de Mel ou Beausoleil Point ou alugar uma bicicleta no Centro de Visitantes.

Eu mencionei que o pôr do sol é fantástico? Se você vier para esse local, aproveite!

 

 

Mapa com aventuras ao ar livre em Ontário, Canadá, nos arredores de Toronto

 

Veja abaixo um mapa com todas as aventuras da nossa lista, dessa forma você consegue visualizar e planejar o seu itinerário com mais facilidade. (basta clicar no mapa abaixo para aumentar o zoom).

 

 

Concluindo…

Se você estava cético sobre as aventuras ao ar livre que Ontário tem a oferecer, espero que essas opções tenham mudado sua opinião! Há tantas coisas maravilhosas para fazer ao ar livre e lugares lindos para visitar nesta província que não estão longe das principais cidades como Toronto, Ottawa e Montreal (as duas últimas cidades estão na província de Quebec).

Não tenha medo de sair e experimentar coisas novas, como canoagem ou acampar. Se você se sentir mais confortável com as caminhadas fáceis de um dia, então tudo bem também.

O importante é sair e curtir o ar livre!

 

Bio

Mikaela, da Voyageur Tripper, pratica canoagem, caminhadas e acampamentos há mais de dez anos. Ela já trabalhou como guia de canoagem no Canadá e passou uma temporada guiando caminhadas e passeios de caiaque no alto Ártico. Mikaela é uma técnica de primeiros socorros e resgate em águas bravas na região selvagem. Acompanhe no Facebook e Instagram.

button
Sair da versão mobile