Ícone do site Fora da Zona de Conforto

7 Dicas de Como Lidar com a Vontade de Viajar

Bored in the job

Picture by Perry Quan, licensed under CC BY-SA 2.0

Cansado do trabalho

Foto de Devin Stein, licenciado sob CC BY 2.0

É, eu sei, viajar é totalmente viciante!

Você vai uma vez, experimenta toda aquela cultura nova, liberdade, novas amizades, cenários incríveis, e depois não querer mais parar.

Você acabou de fazer aquele mochilão pela Europa e já está de olho no Sudeste Asiático.

Ou, algumas vezes até mesmo durante as suas viagens, você ouve aquela história insana de um outro viajante que acabou de explorar a América do Sul, e mesmo antes de terminar a sua viagem, você já começa a pesquisar um pouco sobre a Argentina, Chile, Equador, etc….

Mas normalmente, há dois problemas no caminho da sua próxima viagem: dinheiro e tempo.

Com certeza não é todo mundo que pode ficar constantemente viajando pelo mundo. Uma porque dinheiro não cai do céu. Mas mesmo que dinheiro não seja o problema, às vezes você não tem tempo de sobra devido a compromissos pessoais, trabalho, ou estudo.

E aí você se encontra naquela situação: “preso” na sua cidade e país (onde talvez você já more há anos), sem excitação alguma pela rotina do dia a dia, contando os dias (ou os minutos 😉 ) até a sua nova aventura pelo mundo.

Eu fui muito privilegiado nessa vida de ter podido viajar bastante – apesar de que eu fiz muitos sacrifícios e estruturei a minha vida para poder me permitir a viajar mais. Mas pode ter certeza, eu já passei meses e até anos preso ao trabalho sonhando com a minha próxima viagem. Então eu te entendo completamente quando você se encontra nessa circunstância.

Realmente, se o “bicho” da viagem te pegou, é muito difícil ficar parado em um lugar só e ficar trabalhando em um escritório o dia inteiro, ou na sala de aula anotando a matéria quando a sua mente está “viajando” em outro lugar.

 

E o que fazer quando você se encontra nessa situação? Onde você está louco para viajar pelo mundo mas não pode por diferentes motivos.

Para tentar remediar esse problema eu desenvolvi algumas técnicas e atividades que espero, te ajudarão no processo de espera até a sua nova viagem. Eles farão com que o tempo passe mais rápido e de uma forma mais prazerosa.

Elas são relativamente fáceis e baratas de fazer e funcionam para quase qualquer situação ou local onde você more….com algumas exceções. Bom, pelo menos elas sempre funcionaram para mim.

Aqui estão elas….

 

     1.  More na sua própria cidade como se você fosse um turista.

Tente explorar o próprio lugar onde você mora. Vá a museus, teatros, parques que nunca foi, igreja em outros bairros, tudo que der para conhecer “coisas novas” onde você mora.

Na última vez que estive em São Paulo, minha cidade natal e onde cresci, eu fiz o “Free Walking Tour” no centro da cidade. Aprendi muita coisa que não sabia sobre a minha própria cidade, ainda conheci um monte de estrangeiros durante o tour e depois saímos para tomar umas. Inclusive encontrei alguns no dia seguinte e mostrei outras partes de cidade.

Obviamente, isso é difícil se você mora em uma cidade pequena e sem muitas atrações, mas quase sempre há algo para fazer que seria novidade para você. Saia da rotina!

 

     2. Tente planejar pequenas viagens de fim de semana pelas redondezas.

Ao invés de ficar na sua cidade durante os finais de semana, tente explorar outras cidades, montanhas, praias e lagos próximos. Afinal, o Brasil é um dos lugares mais bonitos do mundo em termos de viagem. Quando for, tente ficar em albergues, pois pode acontecer de também haver estrangeiros e pessoas de fora do seu Estado por lá para você poder conhecer e trocar experiências.

Faça um planejamento para o mês com antecedência. Pesquise na internet atrações na região que possam ser visitadas de fim de semana e faça uma lista. Para dizer a verdade, eu faço isso toda vez que mudo para um lugar novo (o que é uma constante na minha vida). Tipo uma “bucket list” mesmo, só que local.

Coloco tudo em uma planilha de Excel (meio nerd, eu sei), mas pode ser em uma agenda mesmo, e separo assim:

  • Atividades/viagens que podem ser feitas em um dia de bate e volta
  • Atividades/viagens que cabem em um fim de semana
  • Atividades/viagens que precisam de um pouco mais de tempo e aí só cabem em um feriado prolongado

 

Exemplo de uma “bucket list” que tinhamos enquanto moravamos na Coreia do Sul

Enchendo a sua agenda mensal e até mesmo anual, você sempre vai ter uma programação planejada, e aí não vai chegar na sexta-feira à noite e você ainda não sabe o que você vai fazer no sábado.

 

     3.  Receba viajantes (estrangeiros ou não) na sua casa usando Couchsurfing.

Já ouviu falar do Couchsurfing? Bom, eu explico bem sobre ele aqui.

Mas resumindo, é um site onde você acha pessoas pelo mundo todo que estão dispostas a te acomodar por algumas noites na casa delas. A ideia é haver um intercâmbio cultural e social entre o hóspede e o anfitrião para tornar a viagem mais autêntica. Sem contar que você acaba dormindo de graça na casa da pessoa e economiza na acomodação durante a viagem.

Mas o que fazer se você não está viajando? Bom, tente VOCÊ ser o hospedeiro aí mesmo onde você mora. Cadastra-se no site e comece a receber pessoas na sua casa, sejam elas Brasileiras ou de qualquer lugar do mundo!

Isso é uma excelente forma de conhecer viajantes do mundo todo que podem te passar um monte de dicas e experiências sobre as suas viagens, o que eventualmente pode te ajudar na sua próxima viagem.

E você não precisa ter um quarto livre com cama certinha e tudo mais. A maioria do pessoal que usa o Couchsurfing está mais do que satisfeita com um sofá ou um chão quentinho na sala mesmo!

Eu já usei o Couchsurfing várias vezes e sempre foi uma experiência bacana….mas tem que ter cabeça aberta para conhecer pessoas diferentes com experiências de vida diferentes.

Além disso, recepcionando pessoas do mundo todo na sua casa vai ser uma ótima forma de fazer amizades ao redor do planeta…..e você até poderá ficar na casa deles no futuro caso você visite seus países de origem (economia e diversão! Por que não?).

 

     4.  Ou, se não houver espaço na sua casa, vá a encontros de Couchsurfing (eles ocorrem em vários lugares do Brasil e do mundo) 

Como eu explico na minha página 11 Dicas para Conhecer Pessoas e Fazer Amigos Durante a sua Viagem, o Couchsurfing não serve apenas para receber e ser recebido na casa dos outros. Ele também é uma ferramenta para indivíduos com espirito aventureiro de viajantes criar eventos para conhecer outras pessoas com os mesmos gostos e estilos de vida.

Você pode usar isso durante as suas viagens, como uma vez que eu fui sozinho para Helsinque na Finlândia sem conhecer ninguém, mas aí acabei indo a um encontro de Couchsurfing em um bar com vários estrangeiros e vários Finlandeses locais. Foi muito show! Fizemos festa a noite toda, depois fomos para casa de uma deles, mais festa e no dia seguinte, dois deles me levaram para dar explorada pela cidade.

Bom, eu sei que você não está viajando nesse momento (afinal, é por isso que você está lendo este artigo), então por que não ir a um evento do Couchsurfing na sua própria cidade?

Eu também já fiz isso. Depois de um ano e meio sem visitar o Brasil eu cheguei a São Paulo meio que de última hora em um sábado. O problema é que todos os meus amigos já tinham planos. O que fiz para não passar o sábado à noite assistindo ao Supercine? Pesquisei na página do Couchsurfing de São Paulo para ver se não tinha algum encontro programado para aquela noite e….sim, tinha um.

Acabei indo, conheci um monte de gringo e gente bacana do Brasil e a noite acabou sendo show! Fora que essas pessoas que você conhece pessoalmente nos encontros do Couchsurfing podem colocar no seu perfil do site que eles te conhece, o que vai te facilitar em muito a ser aceito como hospede quando você for viajar.

Vai lá AGORA no site, pesquisa a sua cidade e veja o calendário de eventos. Quem sabe já não tem um encontro daqui em breve….

 

     5.  Se der, faça viagens internacionais curtas e baratas durante feriados mais longos.

Talvez ainda vá demorar um pouco para que você possa fazer aquela viagem de 2 meses pela Austrália e Nova Zelândia, mas nada te impede de fazer viagens mais curtas pelos nossos amigos vizinhos.

Dependendo de onde você more no Brasil, ir para Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e até França (Guiana Francesa 😉 ) não é tão caro e difícil assim. Às vezes você nem precisa voar, dá para ir de carro ou busão mesmo.

Eu sei que não era o país que você queria conhecer nem pelo tempo que você gostaria, mas já que agora não dá para realizar o seu grande sonho, porque não realizar pequenos sonhozinhos?

Aproveita que você mora em um continente incrível e vá explora-lo. Além disso, você tem dois mais motivos para cruzar a fronteira;

  • Em quase todos os nossos países vizinhos a língua oficial é o Espanhol, o que torna a nossa vida muito mais fácil (manda aquele portunhol mesmo ;-))
  • E tirando a Guiana, Suriname e a Guiana Francesa, sendo Brasileiro, você pode viajar por todos os países da América do Sul que eu mencionei acima apenas com a sua cédula de identidade nacional (RG /Registro Geral). Show hein?!?! Nada de dor de cabeça de tirar passaporte, pagar por ele, verificar vencimento, etc….baixando ainda mais o custo da sua viagem.
  • Só não se esqueça que uma vez que você deixou o território Brasileiro, você não tem mais cobertura médica pelo SUS, então não se esqueça de adquirir seguro de viagem, mesmo que seja para te cobrir por alguns poucos dias. Esse nosso artigo aqui te dá os 3 Melhores e Mais Baratos Seguros de Viagem, além de duas opções grátis!

 

     6.  Use esse tempo livre para preparar minuciosamente as suas próximas viagens (mesmo que elas nunca aconteçam!)

Eu sei que essa ideia pode parecer meio bobinha, mas eu gosto assim mesmo. O que você pode fazer é de tempos em tempos, é planejar itinerários para algumas regiões do mundo que você gostaria de visitar em algum futuro “próximo” ou principalmente se é para lá que vocês está planejando a sua próxima grande viagem.

Assim quando o dia chegar, tudo já estará resolvido. Por exemplo, você pode pegar o Cáucaso e ver que cidades e países você gostaria de visitaria nessa região. Para tal, você terá que ler e aprender sobre o território, sua cultura, atrações etc…uma forma de viajar a distância. E se um dia você realmente for para lá, o itinerário já está todo planejado. Para te ajudar nesse processo, você pode usar a minha página sobre Como Preparar o Seu Itinerário de Viagem de A a Z.

E como eu sempre digo, parte da diversão de viajar é também o planejamento em si – quando você começa a pesquisar e sonhar com os lugares que irá conhecer.

Para ser honesto, uma vez eu cheguei a planejar uma viagem inteira saindo de Boa Vista em Roraima, cruzando para Venezuela, e de lá indo para Trinidad e Tobago. Pesquisei transporte, passagem pela fronteira, barco até as ilhas…etc….e acabou que, por motivos diversos, nunca realizei essa viagem. De qualquer forma, expandi bastante o meu conhecimento sobre essa região e sua história….muito melhor do que perder meu tempo assistindo à novelas ou ao Domingão do Faustão!

Foto de Sunshinecity, licenciado sob CC BY 2.0

     7.  Já que você não está mesmo podendo viajar como gostaria, aproveite para economizar o máximo que puder!

Isso é especialmente válido se o seu problema para viajar é mais dinheiro do que tempo. Faça um sacrifício durante um período até que você consiga juntar o suficiente para poder bancar a sua viagem tão sonhada.

E quando eu digo economizar, é para economizar! Apertar o cinto mesmo. E uma forma bem legal de pensamento para te ajudar é comparar o quanto você está economizando com o que você pode gastar essa economia durante a viagem.

Tipo, aquele café caro do Starbucks que você ia tomar pode valer mais do que uma refeição na Tailândia ou no Vietnã. Aquele Gatorade, quase a mesma coisa. Eu sei que pode parecer exagero ficar economizando assim, mas sem sacrifício, não se consegue alcançar objetivo algum. Para te ajudar, é só dar uma olhada no nosso artigo 17 Dicas de Como Economizo Para Poder Viajar Tanto!

 

BÔNUS: Essa ideia é mais difícil de seguir pois demanda uma mudança radical de vida! Mas é basicamente como eu baseio a minha própria vida – tire pequenas aposentadorias ao longo dos anos!

Ao invés de trabalhar a vida toda que nem um louco e só aproveitar e viajar quando estiver mais velho, tente trabalhar duro por uns 2 ou 3 anos, economizando para juntar o máximo dinheiro que der e depois saia para viajar por uns 3 a 6 meses.

Para isso você teria que remodelar completamente a sua vida e carreira para viver em função de viajar….mas é essencialmente isso que eu faço. Com certeza não é fácil e demanda muitos sacrifícios, principalmente em termos materiais, mas eu não me arrependo!

Por exemplo, eu e a Nikki quase não temos bens materiais (casa, carro, móveis, TV, um monte de roupas, etc…) pois preferimos usar o nosso dinheiro para viajar.

 

————————————————————–

 

Eu sei o quanto é duro estar preso a um trabalho de escritório e querendo explorar aquela mundão lá fora. Mas não se desespere. Dá para matar a saudades de viajar, durante o seu dia a dia, onde você mora mesmo. Seguindo as dicas acima, o início da sua grande viagem vai chegar muito mais rápido do que você imagina!

E quanto à grande viagem em si, faça um plano de ação, siga-o religiosamente e saia em busca do que te faz feliz….mas só preste atenção para, ao mesmo tempo, ser responsável financeiramente, pois só sonhar não basta. 

E como VOCÊ lida com a vontade de viajar? Tem alguma dica para nós? Deixe suas dicas na área de comentários abaixo.

button
Sair da versão mobile