Ícone do site Fora da Zona de Conforto

7 Maneiras de Causar um Impacto Positivo ao Explorar o Mundo

Explorar as complexidades do vasto mundo por meio de viagens é uma das experiências mais emocionantes e gratificantes que alguém pode ter na vida. Alguns dizem que é a única coisa que as pessoas compram para ficarem mais ricas. Afinal, o mundo é semelhante a uma sala de aula.

Ver novas paisagens, aprender sobre diferentes culturas e experimentar culinárias exóticas ao redor do mundo são experiências que realmente mudam a vida.

No entanto, a popularidade do conceito de desejo de viajar aumenta os potenciais impactos negativos sobre o meio ambiente e as comunidades locais. Vários estudos de pesquisa mostram que um afluxo de turistas traz mais lixo e destrói habitats marinhos e terrestres.

Outro serviço de trabalho de pesquisa apontou que a perda de identidade cultural é um problema premente, já que os turistas ocidentais se reúnem em áreas rurais.

Assim, é muito importante que os viajantes sejam mais atentos e respeitosos ao explorar pontos turísticos. Eles devem fazer um esforço consciente para minimizar os impactos negativos nos locais que visitam, reduzindo o desperdício e sendo sensíveis às diferenças culturais.

Em vez de se preocupar apenas com seus roteiros e prazer, pensar nos locais pode fazer uma grande diferença. Aqui estão sete maneiras pelas quais os viajantes podem causar um impacto positivo ao explorar o mundo.

 

Viagem

Fonte: https://unsplash.com/photos/98WPMlTl5xo

 

Faça questão de viajar de forma sustentável

Quando as pessoas tiram férias, muitas vezes não pensam no impacto de seu comportamento no mundo. Mas o modo de transporte que os viajantes escolhem é um dos principais culpados que afetam o planeta.

Não é segredo que andar de avião, trem e carro emite gases de efeito estufa que afetam a camada de ozônio e contribuem para as mudanças climáticas. Para reduzir os impactos ambientais, viaje de forma sustentável sempre que possível, como optar por:

● Pegue o transporte público

● Faça caronas com outras pessoas

● Caminhe ou ande de bicicleta sempre que possível

 

Além disso, os viajantes também podem ficar intencionalmente em acomodações ecológicas. Isso inclui resorts que usam energia renovável, como energia solar ou eólica. Outras práticas incluem estar atento ao desperdício de água com um cronograma de lavagem de lençóis/toalhas ou usar luzes com eficiência energética e termostatos inteligentes para reduzir a pegada de carbono.

 

 

Apoie os negócios locais

É comum que os turistas vejam grandes corporações multinacionais e pequenas empresas locais dividindo espaço em destinos turísticos populares. Isso não é surpreendente, porque tanto os pequenos quanto os grandes empresários querem uma fatia dos lucros. Mas é crucial lembrar de apoiar pequenas empresas domésticas em vez de corporações gigantes ao viajar.

Por que isso importa? Ser intencional sobre onde comprar e quais empresas apoiar ajuda a economia local a prosperar e traz dinheiro de volta para a comunidade. Ao mesmo tempo, patrocinar projetos menores que se transformam em negócios ajuda a região a preservar as tradições. Aqui estão algumas ideias:

● Frequente lanchonetes/restaurantes familiares

● Compre nos mercados dos fazendeiros e nas lojas locais

● Reserve passeios apenas com operadoras domésticas

 

 

Respeite os Costumes Tradicionais

As pessoas exploram o mundo para ver algo diferente do que está em casa. Cada país tem costumes e tradições únicos, portanto, respeitar essas diferenças durante a viagem é vital. Aqui estão alguns exemplos dessas diferenças:

● Algumas culturas têm códigos de vestimenta específicos, especialmente para visitar mesquitas ou templos

● Outros têm regras específicas sobre comportamento em espaços públicos (ou seja, não fumar, beber, falar alto)

● Alguns locais têm cozinhas exóticas, como comer gafanhotos, bichos-da-seda, ovos centenários, etc.

 

Por isso, é muito importante pesquisar antes de sair de casa. Compreender as tradições de outras pessoas antes de sair para um passeio significa ser capaz de se vestir adequadamente e se comportar com respeito. Isso ajudará os viajantes a evitar ofender os habitantes locais ou causar danos não intencionais.

 

Fonte: https://unsplash.com/photos/7k91OUDYAQ0

 

Alocar tempo para trabalho voluntário

Aqueles que desejam causar um impacto positivo enquanto exploram o mundo podem fazê-lo por meio do trabalho voluntário. Reservar tempo para atividades que retribuem às comunidades torna as viagens mais significativas. Existem muitas maneiras de fazer isso, como:

● Ensino de inglês para locais

● Servir em um projeto comunitário

● Voluntariado em uma pequena fazenda

● Doar para organizações locais sem fins lucrativos

 

Os voluntários podem ajudar os locais enquanto obtêm uma compreensão mais profunda das práticas culturais. Isso dá aos viajantes um vislumbre genuíno da vida das pessoas além do que é visto nas notícias e nas mídias sociais. O voluntariado é de fato um conceito ganha-ganha para todos. Retribuir é enriquecedor para o coração e a alma.

 

 

Tente minimizar o desperdício quando possível

Embora viajar seja divertido, pode trazer desastres para lugares famosos. Basta olhar para as praias populares repletas de lixo que uma multidão de turistas deixa para trás. Aqueles que podem desfrutar do privilégio de visitar vários lugares devem repensar conscientemente e reduzir seus resíduos. Não aumente o problema e faça o seguinte:

● Traga uma garrafa de água reutilizável e encha-a ao longo do dia

● Use sacolas ecológicas para descartar sacolas plásticas

● Evite plásticos descartáveis, como canudos e utensílios de plástico

● Recicle materiais sempre que possível

● Hospede-se em acomodações que priorizem práticas sustentáveis

 

 

Saiba mais sobre os esforços de conservação

Aqueles que levam a sério a administração da mãe terra durante as férias podem aprender sobre os esforços locais de conservação. Muitas localidades têm programas de conservação como parques naturais e santuários de vida selvagem que protegem espécies ameaçadas de extinção.

Por exemplo, na Tailândia, fazendas éticas de elefantes resgatam animais maltratados. Em vez de apoiar atividades comerciais com o objetivo principal de obter lucro, é melhor apoiar esses projetos de paixão pela conservação que preservam os ecossistemas locais.

 

 

Envolva-se com os locais e ouça suas histórias

Finalmente, explorar o mundo não é apenas olhar para os lugares. É mais gratificante aprender sobre as histórias dos locais. Em vez de apenas visitar pontos turísticos da moda, os visitantes devem buscar outras oportunidades de interagir com os nativos. Confira estas sugestões para se inspirar:

● Participar de festivais e eventos locais

● Experimentar novas atividades com guias nativos

● Usando um programa de homestay e morando com uma família

 

Ao fazer isso, os visitantes podem obter uma apreciação mais profunda das pessoas. Eles também podem vislumbrar os desafios que a comunidade enfrenta. Escolher caminhos alternativos cria uma experiência mais autêntica e abre caminho para conexões mais significativas.

E lembre-se, ao fazer um esforço conjunto para reduzir o impacto negativo, os turistas podem preservar a beleza e a diversidade do mundo para as gerações futuras.

button
Sair da versão mobile