Ícone do site Fora da Zona de Conforto

7,5 Coisas para Fazer (Quase) de Graça em Gotemburgo, Suécia

Church in Gothenburg

Picture credit to Craig Dennis

* Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia, é o lugar que o Rodrigo e eu atualmente chamamos de casa. É uma ótima cidade e nosso amigo Djordje Milosav, estudante aqui, escreveu um artigo para nós com algo de graça que você pode fazer aqui todos os dias da semana. Aproveite!

 

Coisas que você precisará:

  1. 5 minutos para ler este artigo
  2. 7 dias em Gotemburgo (ou menos)
  3. 1 toalha
  4. 1 par de tênis de corrida e roupas de esporte
  5. Você realmente não precisa de mais nada, mas 5 é um ótimo número.

 

Igrejas de Gotemburgo

Credito da foto para Craig Dennis

 

Atividade Grátis em Gotemburgo n°1: Classe de Foam Rolling às Segundas

 

É Fevereiro (isso realmente é válido desde o final de Novembro até o início de Abril – eu espero), então, quando você se levanta de manhã, o sol simplesmente não está lá. Você sente que você poderia até pagar para ele aparecer, mas aí você se lembra que a Suécia é cara demais. Triste, eu sei.

De qualquer forma, como em qualquer outra segunda-feira, a maioria dos museus estarão fechados (mas eles são grátis nos outros dias da semana se você tem menos de 25 anos!), então você vai sair para explorar a cidade. E depois do almoço que você preparou previamente (digamos espaguete com molho de atum se você for estranho como Rodrigo), você deve se registrar para a primeira coisa gratuita nesta lista: BLACKROLL® Sessions.

As sessões são um treino excelente e relaxante que é ótimo para suas pernas. Você pode se cadastrar enviando um e-mail para Rebeka nesse endereço rebekka@tetisport.se assim que terminar de lavar a louça, uma vez que o treino começa às 16:30.

As sessões ocorrem no Centro de Saúde e Performance em Skånegatan 14b (a parada de tram/bonde mais próxima é a Ullevi Southern – veja abaixo). A única coisa que você precisa levar é alguma roupa esportiva…..a Rebeka se encarrega do resto!

 

Atividade Grátis em Gotemburgo n°2: Corrida em Grupo ou Noite de Jazz na Terça

 

Ainda não há sol. Mas desta vez você se levantou muito rápido mesmo sem qualquer café da manhã uma vez que você fez o BLACKROLL® ontem. Já está se sentindo melhor e pronto para mais ação?

Para aqueles que responderam “SIM”, confira esses caras. Gothenburg Running Club é um grupo de jovens entusiastas que organizam exercícios de corrida gratuitos em diferentes lugares da cidade. Eles se reúnem todas as terças-feiras às 6 da tarde e é sempre grátis para se juntar a eles. Você pode achar eles estão se encontrando na seção de “eventos” da página do Facebook deles aqui.

Juntar-se ao grupo é uma ótima maneira de explorar os parques escondidos que você não conheceu ainda em Gotemburgo e aprender algumas novas palavras em Sueco (sugestão: quanto mais agachamentos você fizer, mais você vai aprender os números em Sueco….eu fiz “sju” que com certeza significa 100).

Além disso, eu vou todas as terças junto com o Rodrigo e a Nikki (as pessoas que realmente cuidam deste blog), para que você possa conhecê-los pessoalmente 

Crédito da foto para Gothenburg Running Club

 

Crédito da foto para Gothenburg Running Club

 

Mas se o BLACKROLL® ontem foi difícil demais para você, então você deve visitar o Nefertiti Jazz Club ao invés disso. Eles são sempre gratuitos às terças-feiras e oferecem sessões de jazz ao vivo que são muito boas. O lugar abre às 19h e a música começa cerca de uma hora depois (mas se você quer um bom local na frente do palco, então você deve estar lá por volta das 7 da noite para conseguir já que muitas pessoas acabam indo).

Nefertiti Jazz Club Gothenburg crédito da foto para Jonas Ahrentorp

 

Atividade Grátis em Gotemburgo n°3: Sauna pública na Quartas

 

Esta manhã provavelmente estará nevando. Mas não fique triste! Este é o melhor tempo que você pode imaginar enquanto experimenta uma sauna pública gratuita no Jubileumsparken.

Esta incrível peça de arquitetura foi criada usando principalmente materiais reciclados pelo arquiteto-coletivo Alemão Raumlabor. E está no meio da água! Se você ainda não percebeu, é aqui que você usa sua toalha.

Você pode reservar a sauna pela internet. Infelizmente, o sistema de reservas é apenas em Sueco, então você terá que traduzir tudo. Existem basicamente três opções para reservar: sauna masculina, sauna feminina e mista. A quantidade máxima de pessoas que você pode registrar ao mesmo tempo é de 2 para que você possa trazer um amigo(a).

Eu sei que não parece uma sauna ou um lugar agradável para visitar….mas é, eu prometo! Crédito da foto para https://www.goteborg.com/en/jubileumsparken/

 

Atividade Grátis em Gotemburgo n°4: Dia de Museu nas Quintas

 

Como mencionado no início, se você tem menos de 25 anos, as portas de qualquer museu em Gotemburgo estão abertas e gratuitas para você.

Nós gostamos muito do Museu de Artes de Gotemburgo uma vez que ele tem uma grande variedade de arte para ver, desde o Renascimento até o presente, incluindo obras de artistas como Rembrandt, Picasso, Henry Moore e Louise Nevelson.

Crédito da imagem para Gothenburg Museum of Art

 

Se isso é muito “nerdy” (mas não é), experimente o Museu da Volvo ou o Museu Marítimo para vislumbrar o poder industrial Sueco ou dirija-se ao Museu de História Natural de Gotemburgo para um encontro cara a cara com algo mais perigoso do que um alce Escandinavo (embora esses alces ainda sejam grandes e impressionantes).

Crédito da foto para Natural History Museum Gothenburg

 

Atividade (Quase) Grátis em Gotemburgo n°5: “Não-Traga-o- Seu-Próprio-Cartão-de-Crédito” ou Noite com “Comida-de-Graça” nas Sextas

 

Embora não caiba a nós dizer isso, mas sexta-feira é um sábado Sueco…..o que significa que é hora de fazer festa!

E é aí que o “quase” entre parênteses do título entra. Para ser honesto, bebida alcoólica na Suécia é realmente muita cara (isso só não é verdade se você for da Noruega, onde álcool é ainda mais caro). E uma maneira de garantir que você não gaste nada com álcool é trazer apenas dinheiro quando você for sair.

Pode parecer estranho, mas muitos lugares em Gotemburgo só aceitam cartões – nada dinheiro. Então, se você realmente quiser passar a noite sem gastar……deixe o seu cartão de crédito e débito em casa!

Mas se você levar o seu cartão junto com você para comprar bebidas, você também pode conseguir comer de graça. Basta dirigir-se ao Pub Kings Head na famosa rua de Andra Långgatan e você poderá desfrutar de um buffet extra (e gratuito) com a compra de uma bebida (uma cerveja custa cerca de 35 Coroas Suecas).

 

Atividade Grátis em Gotemburgo n°6: Mercado de Pulgas (Flea Market) de Sábado

 

Se você seguir o plano e ficar dentro do seu orçamento restringindo-se a não comprar “apenas mais uma” cerveja (ok, “duas mais”) na noite anterior, você poderá se levantar cedo e ir para um mercadão chamado Kviberg (o nome da parada do tram/bonde é a mesma – aqui está no mapa).

Não só você encontrará frutas e vegetais extremamente baratos (novamente, não aplicável aos Noruegueses)…..mas você poderá experimentar uma vibe completamente diferente da Suécia com muitas pessoas provenientes de outras culturas e países e trazendo sua própria comida, especiarias, línguas e roupas. E se você estiver procurando algo que você considere realmente difícil de encontrar aqui na Suécia, as chances são muito boas de você as encontrar neste mercado por um preço muito bom (e negociável)!

 

Atividade Grátis em Gotemburgo n°7: Relaxar no Domingo

 

Faça novamente a sua macarronada favorita e assista a um filme. É domingo, afinal.

(Ou se você está se sentindo realmente motivado – visite alguns dos parques de Gotemburgo! Há o principal parque de Gotemburgo com um pequeno zoológico grátis, Slottsskogen, os bonitos jardins botânicos durante todo o ano ou a reserva natural de Delsjöområdet, cheia de lagos)

 

Crédito da foto para o jardins botânicos

 

Outras atividades e atrações em Gotemburgo…

Eu também recomendaria dar uma olhada no Gothenburg Pass. Quando você compra este passe, você tem acesso a um monte de passeios, tickets, e atrações gratuítas em Gotemburgo, ou com grandes descontos.

 

Gothenburg Pass: https://www.gothenburgpass.com/

 

 

Se você mora em Gotemburgo ou está aqui só para uma visita, espero que esta lista lhe dê algumas idéias novas sobre coisas para fazer. Se você tiver outras atividades gratuitas (ou quase gratuitas) em Gotemburgo que você acha que devem ser adicionadas à lista, por favor nos avise nos comentários abaixo!

button
Sair da versão mobile