Ícone do site Fora da Zona de Conforto

8 Dicas de Bike Touring para Viajantes de Bicicleta Iniciantes

Gosto de aventura, a satisfação que vem da exaustão e uma sensação de liberdade. Como isso soa para você? Para mim, é a essência do bike touring (cicloturismo), por isso parece perfeito.  

Meu começo com o cicloturismo foi tão difícil quanto subir na marcha errada. Eu não tinha cesto, nenhuma forma física, e nenhum conhecimento. Em vez disso, arranjei um saco de dormir pobre, por isso acordei congelado e sem dormir. Estradas não pavimentadas e trilhas de areia eram um desafio para andar em uma bicicleta de trekking. Mas você sabe o que? Foi uma viagem notável. 

Sinto muito se a minha introdução desencorajou você; o ponto é que pequenos inconvenientes não importam quando você gosta de andar de bicicleta! Imagine andar no seu próprio ritmo em estradas onde os carros não são permitidos, para que você possa descobrir jóias turísticas escondidas, tocar a cultura local e descansar ao ar livre. E boas notícias para quem procura conforto – sim, você pode dormir em hotéis! 

Agora espero que se sintam inspirados a fazer-se à estrada. Neste post, vou compartilhar minha experiência, conhecimento básico e 8 dicas sobre como começar a pedalar com sucesso. 

Neste post, você encontrará: 

  • O que é bike touring?
  • Quem pode ir em bike tourings?
  • Onde ir para cicloturismo?
  • 8 dicas de bike touring para iniciantes 
    • Encontre a bicicleta certa. O que faz uma boa bicicleta de cicloturismo? 
    • Faça as malas. Mochilas de biciclera, panniers ou uma mochila?
    • Aprenda a arte da bagagem leve.
    • Defina seu estilo de viagem.
    • Aprenda técnicas de ciclismo.
    • Kit de primeiros socorros e kit de reparação – o seu essencial de viagem.
    • Como planejar sua rota?
  • Considerações finais: benefícios do cicloturismo. 

 

8 Dicas de Bike Touring para Viajantes de Bicicleta Iniciantes

 

O que é bike touring? 

A definição de bike touring parece óbvia: é viajar de bicicleta. Em outras palavras, é quando você pedala em vez de andar de carro, pegar carona ou fazer trekking pelo país. Mas é aí que as semelhanças terminam. As pessoas têm diferentes razões para pegar a estrada de bicicleta: 

  • “Indianas Joneses” modernos que querem experimentar a aventura
  • amantes do ar livre que gostam de passar o tempo na natureza e explorar trilhas selvagens
  • preocupados com o meio ambiente que olham para como reduzir a emissão de carbono ao viajar
  • entusiastas de fitness que desfrutam de férias ativas
  • Estudantes universitários que querem economizar dinheiro 

…e continua e continua. Cicloturismo é diversificado – – pode ser fisicamente cansativo, mas também preguiçoso e altamente confortável. Às vezes é relaxante estar na natureza, e outras vezes você poderá explorar a cultura local de bicicleta indo de cidade em cidade. Pode envolver dormir em tendas e hotéis de luxo. A única coisa comum é uma bicicleta. 

 

Quem pode ir para passeios de bicicleta? 

Uma vez que o passeio de bicicleta oferece abordagens variadas, é perfeito para todos, independentemente da idade ou forma física. Dependendo das suas necessidades, você pode ajustar a dificuldade da trilha. Os idosos podem experimentar bicicletas elétricas e famílias – trailers de bicicletas para crianças. Existem até bicicletas adaptáveis para pessoas com deficiência! 

 

Onde ir para cicloturismo? 

A aventura espera na porta! Você não precisa ir longe para começar sua primeira viagem de bicicleta. Transportar uma bicicleta para lugares distantes pode ser bastante complexo, especialmente se você precisar pegar um avião. Então, antes de chegar nas famosas trilhas de bicicleta do mundo, considere começar na área mais próxima. 

Ao andar de bicicleta no meu bairro local, descobri pequenos museus de cerâmica, uma represa de castores e um parque eólico. É apenas o começo da minha lista de desejos – tenho mais igrejas antigas, parques naturais e atrações turísticas locais para descobrir! Acredite ou não, o ciclismo muda a perspectiva do turismo.  

Ao mover-se tão lentamente – em comparação com um carro – você pode notar mais detalhes e ficar para ler placas de informação locais. Além disso, ao escolher estradas menos movimentadas, é mais provável que você encontre algo incomum.  

Então, o meu conselho para o primeiro destino de passeios de bicicleta é começar local. É uma maneira perfeita de explorar sua área local e testar se você gosta deste estilo de viagem.  

 

 

 

8 Dicas de Bike Touring para Iniciantes 

Se você ainda está lendo isso, provavelmente gostou da ideia de viajar andando de bicicleta. Talvez você até se sinta encorajado a começar sua jornada? Basta saltar em sua bicicleta agora e pedalar longe, longe… Mas – antes que isso aconteça, leia minhas dicas para garantir-se uma viagem segura e agradável.  

Abaixo, estou compartilhando as 8 principais dicas que aprendi na minha experiência de bike touring e da experiência dos outros. Interessado? Vamos pedalar! 

 

     1. Encontre a bicicleta certa. O que faz uma boa bicicleta de turismo? 

Basicamente, você pode começar a andar de bicicleta com qualquer coisa. Quero dizer – qualquer moto que você tem. Claro, pode ser desconfortável, mas esta tentativa irá ajudá-lo a descobrir se você gosta desta maneira de viajar e que equipamento você precisa. Aqui, posso compartilhar minha experiência em primeira mão. Eu fiz minha primeira viagem em uma bicicleta de “teste” de trekking, que era relativamente lenta, e estava perdendo o controle em caminhos rochosos.  

Durante a viagem, descobri que precisava de uma bicicleta que fosse rápida no asfalto, pudesse carregar muitas coisas e pudesse sair da estrada. Bem, eu apostei em uma bicicleta de cascalho – uma bicicleta de estrada que também pode sair dos trilhos batidos. As pessoas dizem que as bicicletas de cascalho são apenas uma nova tendência inventada por agências de marketing, mas no meu caso, sinto que acertei o jackpot. 

Mas – eu não vou convencê-lo a comprar cascalho, porque depende de suas necessidades qual bicicleta de turismo é o “bom”. Geralmente, as bicicletas de turismo devem ser duráveis para transportar sua bagagem pesada e devem ser adaptadas para andar em trilhos não pavimentados. Mas esta regra geral não se aplica a todos os tipos de viagem. Deixem-me partilhar alguns exemplos: 

  • As bicicletas de montanha têm estruturas sólidas e são perfeitas para off-road. Andar pelas montanhas não será mais um problema! Mas devido aos seus pneus largos, pedalá-los no asfalto é fácil.
  • Uma bicicleta de estrada é de alta velocidade em estradas pavimentadas, tornando a condução um prazer suave. No entanto, limita-se a ficar apenas em estradas pavimentadas.
  • A bicicleta de trekking é universal, mas seu guidão padrão não permite que você mude sua posição ao pedalar. Para trilhas longas, o guidão de queda é muito mais confortável. 

 

Então, se você quiser encontrar a bicicleta que se adapta às suas necessidades, siga estes passos: 

  • Examine sua rota habitual. Você prefere estradas pavimentadas ou trilhas florestais? Procure uma bicicleta que seja a melhor para um determinado tipo de estrada e, se for mista, aposte em algo universal.
  • Defina o seu orçamento. Trekking bicicletas são mais baratos do que MTB!
  • Escolha o tamanho certo do quadro. Mesmo a melhor bicicleta não será confortável se não se adequar ao seu tamanho. Tenha cuidado – cada tipo de bicicleta tem medidas diferentes.
  • Não é o fim – esteja aberto a melhorias! Teste diversos selins, pneus e guidões para encontrar o equipamento mais conveniente. 

 

     2. Defina o seu estilo de viagem. 

Para mim, andar de bicicleta é uma aventura, mas sei que muitas pessoas têm outra perspectiva. Então – não pense que andar de bicicleta significa acampar. Você gosta de dormir em hotéis ou casas alugadas? Você gostaria de comer fora em vez de cozinhar sozinho? Vá em frente!  

Apenas lembre-se de escolher seu estilo de viagem com antecedência, para que você planeje seu passeio e faça as malas de acordo. 

 

     3. Faça as malas. Mochilas de biciclera, panniers ou uma mochila?

É óbvio que você precisa da bagagem para a sua viagem. Mais uma vez, seu tipo de bagagem depende do tipo de trilha. Abaixo, destaco alguns prós e contras de três soluções populares: malas próprias de bicicleta, panniers e mochilas. 

  • Malas de bicicleta significa usar pequenos sacos localizados em muitos pontos da bicicleta. Um pacote inicial típico inclui um saco de armação, rolo de guidão e assento. Esta solução oferece excelente aerodinâmica e conveniência durante a condução. Por outro lado, requer excelentes habilidades de resolução de problemas – fazer a mala é complicado! Além disso, você não pode carregar muitos itens, o que reduz o seu conforto.
  • Panniers são sacos grandes localizados na sua garupa. Com panniers, você pode confortavelmente embalar sua barraca, saco de dormir, fogão, e até mesmo o abastecimento de alimentos, tornando-se a opção perfeita para acampar. Ao mesmo tempo, faz sua bicicleta pesada, exigindo mais poder para montar. Os cestos tornam mais difícil seguir as superfícies fora do pavimento e são piores para a aerodinâmica.
  • Mochilas não dão peso adicional à sua bicicleta para que você possa andar mais rápido. No entanto, carregar uma mochila o dia inteiro pode ser cansativo para os ombros e deixará as costas molhadas de suor. É uma boa opção se você quiser andar longas distâncias, dormir em albergues e comer em restaurantes, então você não precisa carregar muito. 

 

 

     4. Aprenda a arte da bagagem leve. 

Seja qual for a bagagem que você escolher, você não quer carregar muito em seu passeio de bicicleta. A bolsa mais leve, vai poder deixar você andar mais rápido e mais longe! Assim, é benéfico aprender a arte da bagagem leve.  

Seja criativo! Considere lavar rapidamente roupas em vez de levar camisetas e roupas íntimas extras. Use garrafas pequenas para embalar seus cosméticos e procure ideias de refeições leves. Deixe sua câmera pesada em casa e tire fotos usando seu telefone celular. Claro, você também pode considerar um saco de dormir leve, mas muitas melhorias que você pode fazer sem gastar dinheiro extra. 

 

     5. Aprender técnicas de ciclismo 

Há duas maneiras de andar mais rápido na bicicleta: obter uma bicicleta melhor ou… melhorar suas habilidades de ciclista. Não me refiro à sua força ou capacidade corporal, mas às suas técnicas de ciclismo.  

Alguma vez você já tentou:

  • manter os calcanhares para baixo?
  • andar com alta cadência?
  • fazer uma volta completa ao pedalar? 

Não? Então é hora de aprender um pouco sobre técnicas de ciclismo! Pilotar corretamente impacta profundamente sua eficiência, garantindo um passeio suave. 

 

     6. Hidrate-se e coma bem. 

Cuide sempre da sua hidratação porque, durante a atividade física, você precisa beber mais água do que o habitual. Considere comprimidos de hidratação – eles aumentam sua bebida com minerais e dão um pouco de sabor à água.  

Você não vai andar muito tempo sem um bom combustível – sim, quero dizer comida! Nutrição de Ciclismo é um tema extenso, então deixe-me compartilhar apenas uma dica essencial. Durante um passeio de mais de 1 hora, é aconselhável comer de 30 a 60g de carboidratos por hora. Na prática, é bom fazer uma pausa para uma banana ou um lanche doce a cada duas horas do passeio, ou apenas ter em mente para se abastecer com carboidratos. O ciclismo consome energia, e se você esquecer de comer, você pode se tornar subitamente drenado. 

 

     7. Kit de primeiros socorros e kit de reparação – o seu essencial de viagem. 

Ao ir na viagem, nós geralmente levamos coisas que gostaríamos de usar – – exceto esses dois itens. Kit de primeiros socorros e kit de reparação são essenciais de viagem que todos nós desejamos não usar durante nossa viagem!  

Provavelmente todo o seu equipamento é reparado e sempre lubrificado antes de uma longa viagem. No entanto, acidentes acontecem. Acredite em mim – eu sou o mestre do desastre. Pneus furados, bicicletário quebrado, e pedais desajustados são apenas alguns dos problemas que eu experimentei. Uma pequena pedra afiada ou um parafuso no meio do caminho podem transformar um passeio agradável em uma caminhada longa e cansativa com sua bicicleta para o auxílio mais próximo.  

Para estar pronto para quaisquer problemas, tenha o Kit de Reparo completo e não se mova sem ele! 

Os elementos essenciais para o kit de reparação são: 

  • bomba portátil
  • niveladores de pneus (x2)
  • tubo extra  
  • remendos do tubo, ferramentas de reparo do pneu, ou um outro kit de reparação do pneu
  • Multi-ferramenta com rompedor de corrente e chaves
  • algumas braçadeiras
  • lubrificante de corrente 

Para viagens mais longas, considere um extenso kit de reparo, incluindo mais peças de reposição. 

Além de cuidar de sua bicicleta, você deve cuidar de sua saúde. Acima de tudo, use luzes para ser visível na estrada quando andar de bicicleta à noite. Além disso, sempre use um capacete de bicicleta. Modelos com viseira dão proteção extra do sol para o seu rosto! 

Além de luzes de bicicleta e capacetes, não se esqueça de seus suprimentos de emergência. A versão básica do Kit de Primeiros Socorros para ciclistas não varia da versão típica. Deve incluir: 

  • Bandagens
  • Rolos de gaze
  • Cotonetes estéreis
  • Esparadrapos
  • Curativos variados
  • Sutura Steri-strips
  • Lenços anti-sépticos
  • Luvas de nitrilo ou látex
  • Protetor solar (porque provavelmente você vai ficar ao ar livre o dia inteiro!) 

Alguns ciclistas também sugerem Sudocrem – para evitar feridas do banco – mas eu não tive nenhum problema até agora, então acho que depende do seu banco. Para a primeira viagem, é melhor levá-lo, em qualquer caso. 

 

 

 

   8. Como planejar sua rota? 

Planejar a sua primeira viagem pode ser complicado. Quanto tempo deve ser o percurso? Quanto tempo vai demorar? Será que eu consigo? 

Aqui eu estou chegando com uma lista de coisas para levar em conta ao planejar sua primeira rota: 

  • Pense na sua longa viagem de bicicleta e lembre-se de como você se sentiu no dia seguinte.
  • Considere a quantidade de itens que irá levar consigo e o peso que eles têm. Lembre- se que a bagagem pesada o tornará mais lento.
  • Ao planejar viagens de vários dias, tenha em mente que, a cada dia que passa, você estará mais cansado e pode ser cada vez mais desafiador alcançar sua meta.
  • Tenha em mente seus pontos de parada. Você provavelmente visitará atrações turísticas, fará refeições e tirará selfies de um belo ponto de vista. Planeje algum tempo para paradas e descanso durante o dia. A essência do passeio de bicicleta não é fazer tantos quilômetros quanto possível, mas aproveitar sua jornada.
  • Prepare-se para o inesperado. Tenha um plano B caso algo o atrase em sua viagem.
  • Planeje seu passeio com um aplicativo móvel ou desktop. Existem muitos famosos, como Strava, Google Maps e Bikemap, meu favorito é Komoot. Este aplicativo mostra trilhas sugeridas para o seu tipo de bicicleta, estima a sua velocidade com base no seu nível de proficiência, e acima de tudo, mostra superfícies de sua rota planejada.
  • Preste atenção ao ganho de elevação. Se você não gosta de subir, você pode encontrar uma estrada mais longa, mas mais plana.
  • Finalmente, mantenha a calma. Na pior das hipóteses – planejando uma viagem muito longa – você estará apenas mais cansado. 

Para acabar com quaisquer dúvidas, recomendo este excelente infográfico da Adventure Cycling, que ajuda a calcular sua faixa diária. 

 

 

Considerações finais: benefícios do cicloturismo. 

Feliz por você ter resistido até o fim! Agora, não vou mais convencê-lo de que vale a pena tentar andar de bicicleta. Em vez disso, deixe-me dizer como isso vai mudar sua vida. 

  • Reduzirá o risco de doenças cardíacas. Estudos da Universidade de Purdue revelaram que, se você pedalar apenas 20 milhas por semana, seu risco de doença cardíaca será surpreendente em 50% – em comparação com aqueles com um estilo de vida sedentário.
  • Você será mais feliz. Como exercício aeróbico, andar de bicicleta aumenta o nível de serotonina – o neurotransmissor que faz você feliz.
  • Você economizará dinheiro. Ao pedalar, você não terá que gastar em combustível e ingressos.
  • Você salvará o planeta. O nível de emissões é reduzido quando você pedala em vez de dirigir um carro!
  • Você será capaz de visitar muitas cidades em uma área rapidamente. Ok, pelo menos é mais rápido do que caminhar!
  • Você mergulharia no cenário. Nenhum vidro de carro o separará do mundo.
  • Você não vai perder tempo procurando por estacionamentos ou verificando horários! 

Parece bom, não é? 

Todos esses benefícios que você pode descobrir através de passeios de bicicleta. Como você pode ver, essa maneira de viajar tem apenas uma desvantagem – é difícil dar o primeiro passo. Espero que meu artigo torne isso muito mais fácil! 

 

A autora: 

Breve biografia: Karolina Zając, escritora e entusiasta de viagens na Passport Photo Online. Quando se trata de escrever, ela adora dar vida aos fatos secos. Quando se trata de viajar, ela adora bicicletas. 
E-mail: k.zajac@photoaid.com  
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/karolina-zaj%C4%85c-b2506119b/ 
Instagram: https://www.instagram.com/sie.szwendam/  

 

 

button
Sair da versão mobile