Ícone do site Fora da Zona de Conforto

8 Razões para Visitar o Palau

 

Palau, um relativamente desconhecido país insular (ilha) na Micronésia, foi a primeira parada em nossa viagem de 3 meses depois de deixar a Coreia do Sul. Embora muitos possam coçar a cabeça quando perguntados sobre Palau, quem já ouviu falar desse país provavelmente o associa com seus cenários deslumbrantes, paisagem subaquática exuberante, e histórias da Segunda Guerra Mundial.

Ruínas do Comando Militar Japonês em Peleliu Palau

Ruínas do Comando Militar Japonês durante a Segunda Guerra Mundial em Peleliu Palau

 

Se você ainda não ouviu falar sobre esse paraíso, você provavelmente vai querer subir em um avião e ir para lá depois de ler este artigo! 

Então, vamos lá:

 

   Você pode nadar em um lago cheio de água-viva e sobreviver para contar a história.

Provavelmente se você já leu alguma coisa sobre Palau foi sobre o famoso Lago de Águas-Vivas (Jellyfish Lake).

Normalmente você acharia que eu era louca se eu lhe dissesse que sobrevivi após um mergulho em um lago cheio de milhões de água-viva douradas. Afinal de contas, as águas-vivas não queimam? Bom, acontece que nossos pequenos amigos gelatinosos perderam a sua capacidade de queimar (ou pelo menos é fraca demais para machucar seres humanos), devido à ausência de predadores nesse lago.

É sem dúvida uma experiência única na vida passar uma hora fazendo snorkeling entre essas pequenas medusas pulsantes. Basta ter cuidado quando você nadar de modo a não machucá-las e não fazer como alguns turistas que tentam levá-las de volta ao hotel para comer no jantar (sério mesmo). 

Lago das Águas-vivas!

 

Como fazer: Como este lugar é quase impossível de ser acessado de forma independente, você definitivamente terá que ir com uma excursão. Enquanto os preços podem parecer meio altos (o valor da permissão do governo mais o tour), eu achei que o valor total com certeza vale a pena pela experiência. 

No que diz respeito a empresas de turismo, eu recomendo a Impac uma vez que seus preços são inferiores aos demais e o nosso guia, Grant, foi ótimo. Eles têm diversas variações desse passeio, mas o nosso favorito foi o “Lago de Águas Vivas e Tour de Caiaque pelas Ilhas Rochosas” (Jellyfish Lake and Rock Island Kayaking Tour). Você pode contatá-los aqui.

 

   Você pode ver a incrível Ilhas Rochosas (Rock Islands), protegidas pela UNESCO! 

Esta coleção de 445 ilhas vulcânicas é o orgulho de Palau. Embora em sua maioria desabitadas, as praias, penhascos e água turquesa brilhante cheias até a borda com uma vida marinha incrível faz destas ilhas uma das principais atrações de Palau. Esta área é também o lar da Lagoa de Águas-Vivas, da Via Láctea (Milk Way) bem como alguns dos melhores pontos de mergulhos de Palau.

Brincando com a lama (e trabalhando nesses tanquinhos) na Via Láctea (Milk Way) na Rock Islands

 

As Rock Islands vistas do ferry entre Peleliu e Koror

 

Como fazer: Basicamente, você vai atravessar essas ilhas quando você fizer alguma atividade envolvendo água em Palau. Provavelmente você também vai passar por elas se você estiver indo para algum lugar para mergulhar ou tomar o ferry do governo de Koror a Peleliu (que na verdade eu recomendo que você faça).

Naturalmente, há também uma abundância de empresas de turismo que oferecem passeios para essa área. Ao invés de apenas ficar sentado em um barco e ver as Ilhas Rochosas ao navegar por elas, eu recomendo muito um passeio de caiaque por essas ilhas. Mais uma vez, eu vou aconselhar o “Lago de Águas Vivas e Tour de Caiaque pela Ilhas Rochosas” (Jellyfish Lake and Rock Island Kayaking Tour) da Impac que vai te permitir visitar os dois lugares em um único dia.

 

   Você pode mergulhar em um destino de renome mundial. 

Bom, eu não sou mergulhadora, mas sei que Palau é um sonho de lugar para mergulhadores. Embora o mergulho seja um pouco mais caro que a média, ele vai dar-lhe a oportunidade de ver corais de cores vibrante, tartarugas, tubarões, e até mesmo ocasionalmente algumas raias mantas.

Como fazer: Como esperado, há uma abundância de empresas de mergulho para escolher na ilha. Conte em gastar cerca de US $ 180 ou mais por 3 tanques + almoço + aluguer de equipamento por um dia inteiro.

Dica de segurança: Infelizmente, há uma série de centros de mergulho meia-boca em Palau que não têm práticas de mergulho muito seguras (como você pode ver neste vídeo abaixo de uma parada de segurança horrível em Palau). Para evitar isso, lembre-se que o mais barato nem sempre é o melhor e não se esqueça de verificar os comentários on-line antes da sua chegada (especialmente porque a internet no Palau é muito lenta!). 


 

Nota final: Se você é um mergulhador e está interessado em se tornar um Divemaster Trainee e trabalhar ao redor do mundo, nós escrevemos o artigo perfeito para você aqui: https://foradazonadeconforto.com//divemaster-trainee/

 

   Você pode conhecer os extremamente amigáveis Palauanos. 

Enquanto o Palau é geralmente elogiado por suas atrações subaquáticas, o povo do Palau são os que fizeram a nossa viagem tão memorável. Eles estão sempre prontos a iniciar uma conversa ou oferecer-lhe uma carona. Já que não existe transporte público na ilha, estas caronas acabam sendo muito úteis!

Conheçam o Grant! Nosso excelente guia.

 

Como fazer: Basta estar ao redor e parecer estrangeiro (para iniciar a conversa) ou estar andando a pé ao longo da rua e parecer cansado ​​(para a carona).

 

   Você pode testemunhar alguns dos séculos de tradições de Palau. 

Embora o turismo venha crescendo de forma bastante rápida nesta pequena joia do Pacífico, Palau não abandonou suas tradições. Por um lado, apesar de todos falarem Inglês completamente fluente, você vai perceber que os moradores quase sempre falam Palauano um com os outros.

Além disso, enquanto os casamentos e os funerais são frequentemente muito tradicionais, a tradição mais reverenciada de todas é a Cerimônia do Primeiro Nascimento. Esta cerimônia, destinadas a honrar as novas mães após o nascimento de seu primeiro filho, ocorre após a nova mãe passar por vários dias de limpeza privativos. Depois, durante a cerimônia em si, a própria mãe e seu novo bebê se apresentam a uma platéia de amigos e familiares usando a tradicional saia de “capim” e coberta de óleos perfumados. 

Casa Traditional Palaun chamada Bai, na ilha Babeldaob

 

Como fazer: Faça amigos entre os moradores (o que você já sabe que é fácil de acordo com o item número 4 acima) e pergunte sobre a cerimônia.

 

   Você pode visitar relíquias da Segunda Guerra Mundial bem preservadas na Ilha de Peleliu.

Peleliu, uma pequena ilha a 40 km (25 milhas) ao sul de Koror (ilha principal de Palau), foi o local de uma das mais sangrentas batalhas do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, deixando para trás milhares de vítimas. Inicialmente ocupada pelos japoneses, os americanos invadiram a ilha à espera de obter o controle total dentro de 3 dias, só para acabar lutando por quase 3 meses.

As marcas da guerra estão por toda a ilha e foram deixadas praticamente intocadas desde o final da guerra. Ao longo da ilha você encontrará cavernas que foram usadas pelos japoneses, edifícios bombardeados, tanques parcialmente destruídos, caças abandonados, e muito mais. Se você gostaria de saber mais sobre a batalha de Peleliu, clique aqui: https://www.history.com/topics/world-war-ii/battle-of-peleliu 

Restos de um avião de caça Japonês (talvez um Zero?) da Segunda Guerra Mundial abandonado na selva em Peleliu.

 

Canhão Japonês da Segunda Guerra Mundial em Peleliu (fato interessante: ele nunca foi usado pois os Americanos atacaram pelo lado oposto da ilha)

 

Aviso sobre minas e explosivos em Peleliu

 

Como fazer: Se você está com tempo curto, você pode fazer uma viagem de um dia (que é bastante cara) com uma empresa de turismo saindo de Koror. Se você tem mais tempo, eu recomendo que você vá a Peleliu por conta própria com a balsa do governo, fique alguns dias e, em seguida, alugue uma bicicleta ou encontre um guia local para explorar a ilha.

*NOTA* Até hoje, a ilha ainda não foi completamente limpa de minas e explosivos, por isso, não caminhe fora das trilhas e preste atenção aos sinais.

 

   Você pode visitar os macacos na Ilha Angaur (Angaur Island). 

Esta pequena ilha isolada, com uma população de apenas 130 habitantes, apresenta ainda mais relíquias da Segunda Guerra Mundial (embora a maioria dos combates tivessem lugar em Peleliu), um ambiente descontraído e macacos (que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do Palau!). 

Curiosamente, foram os alemães que colocam os macacos em Angaur. No início dos anos 1900, os alemães começaram as operações de mineração para extrair ricas reservas de fosfato que eram presentes na ilha. Sem saber ou não se a fuligem proveniente das minas seria tóxica para os seres humanos, eles colocaram macacos por lá como um pequeno experimento para testar a qualidade do ar. Mais de cem anos depois, aparentemente o ar estava bom e os macacos permaneceram por lá. 

Um pequeno mapa de Angaur (desculpe, nós não conseguimos nenhuma foto melhor)

 

Como fazer: Infelizmente, estou triste em informar que não importa o quão duro tenhamos tentado, nós simplesmente não conseguimos encontrar uma maneira de chegar a esta pequena ilha a apenas 12 km (7 milhas) ao sul de Peleliu. As balsas do governo entre as duas ilhas funcionam de forma muito esparsa e, porque não tínhamos dinheiro para fretar um barco privado (US$ 300 +) ou voar (US$ 75…..assumindo que ainda há vôos), foi impossível para nós visitarmos Angaur. Nós ingenuamente esperávamos que uma vez em Peleliu seríamos capazes de encontrar alguém que estaria disposto a nos levar até Angaur por um pequeno valor. Embora a distância entre as duas ilhas seja pequena, o mar torna a travessia muito difícil. Se você conseguir encontrar uma maneira barata para chegar até lá, por favor, avise-nos!

Tão perto e ao mesmo tempo tão longa (e sim, eu escrevi o nome errado, deveria ter sido “Angaur”)

 

Então, te convencemos? Você já está pronto para subir em um avião e visitar o Palau? Se você precisa de um pouco mais de motivação, aqui está:

 

   O Palau não é tão caro quanto você pensa que é. 

O Palau é um daqueles destinos que, se você é como nós e viaja de uma forma barata, pode sempre parecer que está fora de seu alcance. No entanto, estamos felizes em informar que é possível visitar o Palau de uma forma (relativamente) mais econômica….só é preciso um pouco de planejamento. Enquanto as atividades de água obviamente vão te custar um pouco mais (embora eu acho que os preços sem dúvida valem a pena), com certeza você pode economizar em coisas como acomodação, alimentação, seguro de viagem e transporte. 

Dias como esse fizeram o custo da viagem valer a pena com certeza!

 

Como fazer: dê uma olhada no nosso guia completo para Visitar e Mochilar no Palau da Forma mais Econômica Possívelhttps://foradazonadeconforto.com//o-guia-definitivo-para-economizar-quando-viajar-a-palau/

Para ver como decidimos visitar o Palau, dê uma olhada no nosso artigo aqui: https://foradazonadeconforto.com//como-nos-planejamos-nossa-super-barata-viagem-de-3-meses-pela-asia-e-micronesia/

 

Passeios, atividades e excursões no Palau

Para pesquisar tours e passeios no Palau, eu recomendo que dê uma olhada no GetYourGuide e no Viator. Esses sites constantemente divulgam alguma promoção, além disso eles tem uma variedade bem bacana de atividades.

 

GetYourGuide

 

 

Viator

 

 

E você, já esteve no Palau? Gostaria de visitá-lo? Você teria outras dicas ou perguntas para nós? Deixe-nos seus comentários e perguntas abaixo!

button
Sair da versão mobile