Ícone do site Fora da Zona de Conforto

9 Dias na Sérvia – Perfeito Itinerário e Atividades

A Sérvia é um país fascinante localizado no coração dos Balcãs. Um destino de viagem menos conhecido, com uma história rica, cultura diversificada, comida incrível, paisagens deslumbrantes e pessoas hospitaleiras, eu escolhi viajar para lá como um local fora da trilha batida recentemente. A viagem superou todas as minhas expectativas, e voltei para casa em Nova York enriquecido por tudo o que vivi na Sérvia.

A Sérvia costumava ser uma parte da Iugoslávia durante a maior parte do século XX, e suas cidades e arquitetura são uma mistura de marcos históricos sobreviventes e edifícios modernos que são um contraste gritante com os edifícios mais utilitários da era comunista que coexistem em perfeita harmonia. Sua paisagem natural ainda é incrivelmente livre de turistas, a comida é incrível, e os sérvios são simpáticos e divertidos amando, tornando-se um ótimo destino de viagem.

A Sérvia é um destino de viagem muito rentável para hotéis, comida e passeios.

Petrovaradin Fortress, Sérvia

Visão geral da Sérvia

A Sérvia é um país sem litoral localizado na encruzilhada do sudeste e centro da Europa, no coração da região dos Balcãs. Faz fronteira com vários países, o que torna mais fácil planejar uma visita a vários locais, incluindo Hungria ao norte, Romênia ao nordeste, Bulgária ao sudeste, Macedônia do Norte ao sul, Montenegro ao sudoeste e Croácia e Bósnia e Herzegovina a oeste.

A Sérvia tem sido parte de muitas civilizações ao longo de sua história, que vivem em sua arquitetura, cultura e culinária. Sua população de pouco menos de 7 milhões de pessoas é chamada de sérvio, assim como sua língua que usa as escritas cirílica e latina.

As diversas paisagens da Sérvia variam de vastas planícies no norte e montanhas pitorescas no sul, oferecendo oportunidades para atividades ao ar livre, incluindo caminhadas, ciclismo e esqui. Para viagens mais urbanas, as duas maiores cidades da Sérvia são Belgrado, que é uma das cidades habitadas mais antigas do mundo, e Novi Sad, que foi Capital Europeia da Cultura em 2022 e Capital Europeia da Juventude em 2019.

Eu tive a oportunidade de visitar as maravilhas urbanas e naturais da Sérvia durante a minha viagem de 9 dias lá.

Viagem de 9 dias à Sérvia

Planejamos uma viagem de 9 dias à Sérvia que foi basicamente dividida em 3 sessões para viajar em torno de uma visita a Novi Sad, a Reserva Natural Especial Uvac e Belgrado. Cada destino tinha um grande número de coisas para ver e fazer, e saímos desejando ter mais tempo para passar em cada um. Precisávamos alugar um carro para tudo o que fazíamos em Novi Sad e Uvac, e optamos por caminhar e usar serviços de carona compartilhada em Belgrado.

Dia 1 – Belgrado a Novi Sad

Desembarcamos em Belgrado, alugamos um carro do aeroporto e dirigimos para Novi Sad. Novi Sad é conhecida pelas suas artes e cultura, tendo sido Capital Europeia da Cultura em 2022 e Capital Europeia da Juventude em 2019. Nosso hotel ficava no centro de Novi Sad, e caminhamos por todos os lugares que fomos dentro do centro de Novi Sad.

Novi Sad tem uma grande variedade de restaurantes e bares para escolher, e tem uma série de opções de música ao vivo. Costumávamos acompanhar a música em todos os lugares que íamos e acabamos nos divertindo muito em cada lugar. Embora a música seja toda em sérvio, as músicas que eles cantam são muitas vezes reconhecíveis pop e rock hits que todos cantam junto, e cada local nos cantaria uma música em inglês em algum momento da noite.

Dia 2 – Mosteiros de Fruska Gora, Lago Palic, Subotica

O dia 2 foi um grande dia se locomovendo, e visitamos alguns mosteiros de Fruska Gora, a cidade histórica de Subotica e o Lago Palic de Novi Sad.

Fruska Gora é na verdade uma cordilheira com antigos mosteiros ortodoxos que sobreviveram a várias invasões. Estes são conectados por trilhas para caminhadas, então você pode optar por caminhar entre alguns deles, ou dirigir para cobrir mais distância em um dia.

Os mosteiros são todos muito despretensiosos do lado de fora, mas eles tiram seu fôlego quando você entra. Visitamos o Mosteiro Velika Remeta que foi construído durante o final do século XIII, e tem interiores de cair o queixo. Tradicionalmente atribuído ao rei Stefan Dragutin, o mosteiro tem profundas raízes históricas que remontam a séculos. O complexo monástico, com uma igreja dedicada a São Dimitri, está situado perto da nascente do córrego Šelovrenac, e foi reconhecido como um Monumento da Cultura de Importância Excepcional pela República da Sérvia.

O segundo que visitamos foi o Mosteiro Grgeteg, que foi fundado no século XV pelo déspota Zmaj Ognjeni Vuk, também conhecido como Vuk Grgurević. Os registros históricos do mosteiro datam de meados do século XVI, aumentando sua importância cultural e histórica.

Nós éramos praticamente os únicos visitantes em ambos os mosteiros, pois escolhemos visitar cedo.

Na volta, dirigimos para o Lago Palic, que é um belo lago que estava a caminho da cidade de Subotica. O GPS nos guiou para uma seção do lago que tinha muitos moradores pescando, então perdemos a parte construída do lago que é mais uma atração turística. Subotica fez parte da Áustria – Hungria até a Primeira Guerra Mundial. Tem a maior população católica e os edifícios mais art nouveau do país. A atração de destaque da cidade é a deslumbrante Prefeitura, que apresenta belos vitrais e elementos decorativos de cerâmica que são lindamente iluminados à noite, o que ficamos felizes em experimentar.

Dia 3 – Fortaleza Petrovaradin, Vinícolas

No dia 3, mantivemos o local em Novi Sad, que é a capital da região de Voivodina e a segunda maior cidade da Sérvia. Começamos o dia na Fortaleza Petrovaradin, que fica em uma elevação e oferece vistas panorâmicas da cidade e do Rio Danúbio. Embora hoje hospede o anual Exit Festival, teve grande importância como a segunda maior fortaleza da Europa no rio Danúbio, com uma rede de túneis subterrâneos anti minas que serviram a muitos propósitos. A fortaleza também é referida como a Gibraltar do Danúbio, e tem uma Torre do Relógio onde a mãozinha é por minutos e a mão grande é por horas para permitir que as pessoas em barcos leiam o tempo à distância.

À tarde, visitamos a Vinícola Đurđić, que é uma das muitas vinícolas perto de Novi Sad, para uma degustação de vinhos.

Dia 4 – Mokra Gora, Šargan Eight Train, Drvengrad Timber Village

Um dia agitado na estrada como nós dirigimos de Novi Sad para a aldeia de Mokra Gora, que está localizado nas Montanhas Zlatibor. Começamos cedo para fazer um passeio no trem Šargan Eight, que é um pitoresco passeio de trem em trilhos de bitola estreita através das montanhas até Šargan Vitasi. O passeio de trem é de 40 minutos no caminho até lá e atravessa 22 túneis e 5 pontes, e leva mais tempo no caminho de volta, pois faz várias paradas para fotos e refrescos. Todo o passeio é de cerca de três horas.

Em seguida, visitamos a vila madeireira em Drvengrad. Originalmente construída para o filme, Life is a Miracle, de Emir Kusturica, a vila tem uma igreja, cabanas de madeira e casas de madeira, com ruas com nomes de pessoas famosas, como Novak Djokovic e Nikola Tesla. Drvengrad oferece uma variedade diversificada de atrações, incluindo uma galeria de arte, biblioteca, cinema subterrâneo, teatro Stanley Kubrick, confeitaria tradicional e restaurante. Além disso, a vila é conhecida por sediar o Festival Internacional de Cinema de Küstendorf, criado por Emir Kusturica, aumentando seu significado cultural e apelo.

Nós ficamos em um aluguel de temporada encantador de propriedade de um professor de matemática aposentado que fabricou seu próprio Raki, uma bebida alcoólica tradicional, que ele estava feliz em compartilhar conosco.

Dia 5 – Casa no Rio Drina, Uvac Canyon

No dia 5, fizemos nosso caminho de Mokra Gora para Uvac através do Parque Nacional de Tara. Nossa primeira parada para o dia foi a Casa no Rio Drina, que é um empoleirado em um afloramento rochoso no meio do Rio Drina, perto da cidade de Bajina Bašta. Construído em 1968 por um grupo de nadadores, tornou-se o local mais fotografado da Sérvia desde que estampou uma capa da National Geographic. Embora tenha sido destruída pelo aumento do nível da água no rio várias vezes, ele continua a ser reconstruído e fica no rio entre a Sérvia e a Bósnia e Herzegovina.

Começamos então a fazer nosso caminho para o mirante para o Uvac Canyon. O passeio nos levou através das cores do outono do Parque Nacional de Tara, que foram deslumbrantes. A última parte do trajeto foi em uma estrada de terra que não estava bem sinalizada, e terminou em um local que não parecia que estávamos em nenhum tipo de destino, a não ser o fato de que a estrada de terra terminava ali. Seguimos um caminho trilhado para aparentemente lugar nenhum, que se abriu para uma vista do deslumbrante Uvac Canyon. As imagens não podem fazer justiça, e foi emocionante e aterrorizante ser as únicas pessoas no topo desta montanha. Caminhamos pela encosta da montanha até nos depararmos com um mirante, que tínhamos tudo para nós mesmos.

Uvac Canyon é um dos principais locais naturais da Sérvia, caracterizado por sua paisagem dramática e sinuosa. É o lar do grifo da Eurásia, que não vimos, e também oferece passeios de barco no cânion, embora os níveis de água fossem muito baixos para estes quando visitamos.

Passamos a noite em um aluguel de temporada com uma vista que era simplesmente requintada.

Dia 6 – Uvac para Belgrado

O dia 6 foi uma longa viagem de volta a Belgrado, onde devolvemos o carro e optamos por ficar em um hotel no centro da cidade. Conhecida como a “cidade que nunca dorme”, semelhante a Nova York – que eu chamo de casa – Belgrado tem uma atmosfera vibrante e dinâmica que percorre seus bairros, cafés, bares e clubes. Como a capital da Sérvia, Belgrado tem muito a oferecer com seus marcos, história, museus e, especialmente, como o local de nascimento de Nikola Tesla.

Dia 7 – Fortaleza de Belgrado, Knez Mihailova, Skadarlija

No dia 7, seguimos para Kalemegdan, ou a Fortaleza de Belgrado. Localizado na confluência dos rios Sava e Danúbio, foi inicialmente construído durante os períodos romano, bizantino e otomano, e passou por inúmeras transformações, refletindo as diversas influências que moldaram sua arquitetura e significado. Hoje, serve como um centro cultural, abrigando museus, galerias e oferecendo vistas panorâmicas da área circundante. A fortaleza também engloba o Parque Kalemegdan, um amplo espaço verde com vistas incríveis.

Passamos a tarde caminhando na Knez Mihailova Street, uma movimentada via de pedestres repleta de lojas, cafés e edifícios históricos. A rua liga a Fortaleza Kalemegdan com a Praça da República, e é um ponto focal para moradores e turistas.

Também visitamos Skadarlija, que é uma área boêmia e cultural em Belgrado.

Enquanto perdemos os clubes de barcos flutuantes em Belgrado que operam apenas durante o verão, tropeçamos em um incrível clube de jazz chamado Strogi Centar seguindo o som da música, e tivemos a noite mais inesperadamente divertida com jazz ao vivo.

Embora fumar em bares e restaurantes esteja sendo ativamente considerado na Sérvia, era permitido quando visitamos, o que pode ser esmagador, já que a maioria dos lugares não permite mais globalmente.

Dia 8 – Museu Nacional de Belgrado, Museu Nikola Tesla

O último dia da nossa viagem à Sérvia foi todo sobre os museus, começando com o Museu Nacional.

O Museu Nacional de Belgrado foi criado em 1844 e tem uma coleção diversificada de exposições de arte, arqueológicas e históricas, e oferece uma viagem pelo passado da Sérvia. Ele está localizado na zona central de Belgrado, e tem uma coleção de mais de 200.000 artefatos.

Em seguida, fomos para o Museu Tesla, que é uma celebração de todas as coisas Nikola Tesla, que é o renomado inventor e físico de ascendência sérvia que inventou a eletricidade como a usamos hoje. Este museu está alojado em uma vila residencial, e inclui uma riqueza de objetos pessoais de Tesla, documentos científicos e desenhos técnicos. Nosso favorito foi a exibição interativa que demonstrou como funciona a Corrente Alternada que pudemos participar. Este museu foi de especial interesse para mim, pois Nikola Tesla passou os últimos 10 anos de sua vida em Nova York, no New Yorker Hotel, que tem uma exposição de história que celebra Tesla, e até nomeou seu quarto e estudou o Nikola Tesla Room e o Nikola Tesla Study em sua homenagem.

Dia 9 – Partida de Belgrado

O dia 9 foi um dia de viagem de volta para Nova York a partir do Aeroporto Nikola Tesla, em Belgrado, com memórias e fotografias que durarão a vida toda.

Comer fora na Sérvia

A comida na Sérvia é um reflexo das diversas influências culturais do país, e é saudável e saborosa. A comida sérvia apresenta uma abundância de carnes grelhadas, vegetais frescos e pão. Um dos nossos pratos favoritos era o ćevapi, um tipo de carne picada grelhada, tipicamente servida com pão achatado e ajvar, um condimento salgado de pimenta vermelha. Além disso, sarma, um prato de folhas de repolho enrolado recheado com um recheio salgado, e pljeskavica, um hambúrguer de carne temperada, eram deliciosos e apresentados na maioria dos menus. Os spreads e molhos que acompanharam a maioria das refeições foram produtos lácteos como kajmak, um creme cremoso de laticínios, e ajvar, um condimento saboroso à base de pimenta.

A recomendação geral que vimos foi de gorjeta de 10% para um bom atendimento, o que geralmente seguimos.

O vinho sérvio também está se tornando conhecido globalmente, e é fácil de encontrar em restaurantes. Vinhedos locais definitivamente valem a pena uma visita para as degustações de vinhos.

A maioria do Raki que é vendido é caseiro, por isso não há garantia sobre a qualidade ou potência do álcool. É importante ter isso em mente, especialmente se você tem uma agenda de viagens lotada no dia seguinte!

Considerações de viagem

• Melhor época para visitar a Sérvia – Embora o verão seja considerado a melhor época para visitar a Sérvia quando os famosos clubes de barcos de Belgrado estão abertos, eu realmente tive a oportunidade de visitar durante o outono em outubro, quando as cores do outono nos Parques Nacionais mais do que compensaram a falta dos clubes em Belgrado.
  • Quanto custa visitar a Sérvia – A Sérvia é muito rentável para visitar, e nós nos pegamos dizendo que parecia que estávamos recebendo uma experiência equivalente a 80% da Europa a 50% do preço, embora esta não seja uma caracterização totalmente precisa, pois a Sérvia tem tanto que é exclusivo para oferecer.
  • Clima da Sérvia – Dada a localização geográfica da Sérvia, o clima é uma mistura de climas continentais e mediterrâneos, dependendo da região.
  • Idioma na Sérvia – O inglês é comumente falado na Sérvia, então sempre poderíamos encontrar alguém para traduzir para nós, mesmo que a pessoa com quem estávamos falando, especialmente nas áreas mais remotas, não falasse inglês.
  • Moeda da Sérvia – A moeda oficial da Sérvia é o Dinar sérvio. O dinheiro é amplamente aceito, assim como cartões de crédito como Visa e Mastercard na maioria dos hotéis, restaurantes e lojas.
  • Visto para cidadãos do Brasil – Planejar uma viagem para a Sérvia é fácil, pois os cidadãos do Brasil não precisam de visto para visitar a Sérvia por até 90 dias, e há muitas opções de voos.
  • Segurança na Sérvia – Descobrimos que a Sérvia era um país seguro e não tínhamos preocupações quando estávamos fora de dia ou mesmo tarde da noite.
  • Transporte na Sérvia – Achamos necessário alugar um carro para chegar a todos os lugares que estávamos interessados em visitar, embora não fosse necessário dentro das cidades maiores como Belgrado e Novi Sad.
  • Fumar em ambientes fechados na Sérvia – Fumar em ambientes fechados ainda é permitido na Sérvia, e os sérvios tendem a ser fumantes pesados. Isso pode ser particularmente avassalador em bares à noite.

Considerações finais

A Sérvia é um destino de viagem incrível que surpreendentemente conseguiu ficar fora do caminho batido, e definitivamente vale a pena considerar, especialmente dado o quão rentável é visitar. A cultura, as pessoas, a paisagem, a comida e a história fazem dele uma boa opção para visitantes com interesses variados. As cidades são vibrantes e culturalmente avançadas, enquanto a paisagem natural é praticamente intocada e oferece atividades ao ar livre, incluindo caminhadas, ciclismo e esqui.

Bio

Hanit Gyani é uma nova-iorquina apaixonada por viagens, novas experiências e expansão de horizontes. Ela tem um blog sobre todas as coisas de Nova York, que ela gerencia, além de seu trabalho em tempo integral como profissional. Hanit tem um objetivo pessoal de visitar pelo menos um novo país por ano, e a Sérvia foi uma adição inesperadamente incrível à sua lista.