Ícone do site Fora da Zona de Conforto

9 Dicas para se Manter em Forma Durante a sua Viagem ou Mochilão

Fique em forma viajandoEu adoro viajar. Mas também adoro esportes e me exercitar. E só quem já tentou fazer os dois ao mesmo tempo sabe o quão é difícil depois de um dia inteiro passeando por um lugar novo não cair na tentação de ir tomar uma cerveja no final do dia ou meramente voltar ao albergue ou hotel para relaxar…ou simplesmente continuar visitando tudo quanto é ponto turístico até o pé cair!! Precisa de muita força de vontade para parar tudo e ir se exercitar. Se for uma viagem curta de menos de uma semana até dá para largar a forma um pouco e compensar quando voltar para casa. Porém, se você vai fazer um mochilão de um ano (como já conheci muito doido fazendo), se você não cuidar do seu físico nesse período todo, você vai ficar parecendo uma ameba no final da sua viagem…fora que se exercitando ou praticando algum esporte isso vai te dar muito mais energia para viajar o que por si só já demanda bastante do corpo.

Bom, eu estou aqui partindo do princípio que você não está ficando em um hotel 5 estrelas com uma academia maior e mais completa que a do meu bairro. Esse post é para aqueles como eu que muitas vezes viajam por longos períodos, a baixo custo e não querem deixar o físico de lado. Aí vão as dicas:

 

  1. Corra!!

É fácil, pode-se fazer em qualquer lugar do mundo e não custa nada. Além disso, é uma excelente opção para se visitar um lugar correndo e parando quando queira para admirar e tirar fotos. Você cobre uma área muito maior do que só estivesse caminhando e em um tempo muito menor. Também é muito legal correr no final do dia na mesma área onde os locais correm. Seja na beira mar ou parque. Faz você se sentir um pouco como um deles…..mas não esqueça de colocar o tênis de corrida na mala!!

Além disso, se você está em um país onde as pessoas não correm frequentemente, prepare-se para muitos olhares e, se você é uma mulheres, potenciais cantadas.

 

  1. Faça um passeio de bicicleta

Em muitas cidades pelo mundo há bicicletas para alugar. Atualmente, muitas cidades, inclusive em São Paulo onde cresci, há bicicletas da prefeitura disponíveis para aluguel. Normalmente você só precisa de um cartão de crédito para usá-las. Quem ainda não ouviu falar das bicicletas azuis de Nova York (até pela polêmica)? Caso a cidade não as disponha, pergunte na recepção do seu albergue, um bom funcionário de albergue sempre sabe de tudo que tem para se fazer na cidade e poderá te informar de um lugar para alugar bicicletas. Muitas vezes também há passeios de bicicleta com guias turísticos para te mostrar a cidade ou campo. Muito melhor do que fazer um tour enfurnado dentro de um ônibus o dia inteiro. Batendo na madeira….mas é sempre bom ter um seguro de viagem adequado quando se aventurar de bicicleta por esse mundão.

 

  1. Saia para nadar!!

Não é sempre que piscinas, lagos e mares estarão disponíveis por onde você viaja…..ainda mais se for inverno no hemisfério Norte. Mas se você estiver em lugares de praia dá sempre para curtir a água e se manter em forma ao invés de ficar tostando na areia. Em muitos lugares também há piscinas públicas que muitas vezes até são de graça!! E quanto a lagos, é sempre bom perguntar se é seguro, mas se você vê um bando de gente nadando…manda bala!! Uma vez mochilando em um dia fervendo em Singapura, eu e o pessoal do albergue fomos a uma piscina pública que custou cerca de 2 dólares….alívio imediato do calor.

 

  1. Ache uma academia a céu aberto

Não é difícil encontrar hoje em dia pequenas academias a céu aberto em muitos dos parques das grandes cidades. Às vezes os equipamentos são bem básicos, como barras e lugares para fazer abdominais. Outras vezes você tem cordas, barras de todo tipo, suportes, pesos e tudo mais o que você precisa para ficar sarado (a) . Essa na foto ao lado é em um parque em Malmö na Suécia onde vivo atualmente e é um dos melhores que eu já vi na vida. Como não é sempre que você pode encontrar essa opção, improvise com o item abaixo.

 

  1. Use um playground

Na falta desses locais de exercício, faça como eu e use o playground de crianças em parques. De todos os lugares que fui, foi muito difícil achar um que não tinha um playground em algum lugar. Lá você poderá se dependurar para tudo quando é lado para poder fazer barras. Pode apoiar os pés num lugar e fazer flexões invertidas. Pode usar apoios para fazer saltos pliométricos como agachamentos saltando e muito mais. Só cuidado para não fazer tudo isso quando o playground estiver cheio de criancinhas, ou as mães vão chamar o polícia achando que você é alguma espécie de pedófilo!!

 

  1. Leve bandas elásticas

São ideais para se exercitar em ambientes fechados quando você não quer sair de casa, seja pelo frio, chovendo ou porque já está escuro e pode ser perigoso…dependendo do lugar. Essas bandas elásticas são muito práticas e eu levo sempre nas minhas andanças pelo mundo. Elas não pesam quase nada e são muito fáceis de levar na mochila. Normalmente elas são usadas em fisioterapia mas com diferentes níveis de resistência elas também são muito interessantes para manter a massa muscular. Inclusive elas são usadas em missões espaciais onde a falta de gravidade impossibilita a utilização de pesos para exercício. Existe uma série de exercícios diferentes que podem ser feitos com esses elásticos. Dê uma olhada nas imagens abaixo com alguns exemplos de exercícios. E para comprar essas bandas elásticas, você pode dar uma olhada nesse link aqui e tê-las entregue em sua casa. Ou comprar no Ebay aquiCorda para pular também é leve, prática e boa para cardio para quem não gosta de correr.

 

  1. Baixe vídeos de ginástica

Tirando a corrida, essa é a opção favorita da minha namorada quando ela está viajando. Até porque só com corrida você não trabalhará muito a parte superior do corpo e, dependendo do vídeo, você vai exercitar até a sua orelha!!  O único problema é que você precisará de um computador portátil ou algo do gênero para poder assistir ao vídeo. Além disso, não creio que você se exercitando que nem um louco na área social do albergue ou no seu dormitório seja muito bem vindo pelos seus companheiros de quarto. Eu acho que essa opção é melhor quando você está em um quarto de hotel ou um quarto privado de albergue. Espaço também é algo importante, então você pode fazer a céu aberto caso você não se importe com os olhares curiosos alheios.

 

  1. Banheiro ou chuveiro do albergue

Essa é a minha opção quando tudo mais falhou. Pode ser que esteja tarde demais e não há onde correr (para dizer a verdade, sempre há onde correr). Talvez você acha que está frio demais (até o momento, nem mesmo -20°C foram suficientes para que eu deixe de correr, então sem essa desculpa). Ou simplesmente você queira treinar não só as pernas mas também braços e abdômen e não há nenhuma opção por volta de onde você está. Bom, isso já aconteceu comigo, e como eu estava dormindo em um dormitório de albergue, eu não ia ficar fazendo exercício na frente de todo mundo. Então fui ao banheiro e fiquei me exercitando lá dentro fazendo flexão, abdominal, agachamento e outros exercícios. Tá bom, eu sei que não é a coisa mais socialmente aceitável, mas eu sei pelo menos de outra pessoa que também faz isso….minha namorada…acho que por isso a gente se merece. Só não se esqueça de sair de tempos em tempos para não deixar a galera esperando. Só é engraçado quando você sai bufando de cansaço do banheiro e as pessoas te olham e pensam: “nossa, tava tão difícil assim de sair?!?!”

 

  1. Faça do exercício ou esporte parte da sua viagem

Por último e a melhor opção de todas, faça do exercício ou esporte parte da sua viagem!! Vá para uma praia surfar ou jogue futebol na areia. Suba uma montanha e exercite ao mesmo tempo em que tenha um visual incrível. Reme em um lago cristalino. Vá esquiar e fazer snowboard na estação de neve mais próxima. Faça Yoga no meio da natureza. Rafting em corredeiras. Escalada em pedras. Vôlei de areia com os amigos. Basquete na quadra de bairro. Snorkel nos corais. Windsurf no mar. Skate no parque. É só se informar no site do lugar que você está visitando se há atividades esportivas disponíveis. Onde ficam os lugares para praticar esportes e se exercitar. Procure na área de eventos do Couchsurfing em Português (falo mais sobre Couchsurfing aqui) se há eventos esportivos programados (para fazer e não assistir!!). Algumas vezes você terá que pagar por isso ou para alugar o equipamento. Mas eu já achei um monte desses esquemas DE GRAÇA!!! Quem procura, acha!!

 

Dica importante sobre comida e seguro de viagem!!

Não adianta você fazer esse monte de exercício durante as suas mochiladas ou viagens e ficar comendo mal para economizar. Mcdonalds e miojo enchem a barriga mas não estufam o peito. São uma bomba calórica com pouca nutrição. Para o exercício fazer efeito, na vida como um todo ou viajando, você deve se alimentar bem e se manter bem hidratado (água, não refrigerante!!) . Eu dou algumas dicas a respeito disso na minha página sobre comida e bebida, dando exemplos de como se alimentar bem e barato durante o seu mochilão ou viagem.

E finalmente, infelizmente, lesões são acontecimentos comuns durante a prática de esportes. E se você estiver viajando, mamãe não vai estar lá para cuidar de você. Então, eu recomendaria um bom seguro de viagem que também cubra esportes. Eu tenho um artigo onde eu falo sobre os 3 Melhores e mais Baratos Seguros de Viagem do Mercado que cobrem um monte de tipos de esporte e valem para o mundo todo.

Porém, se como eu você é totalmente viciado em esportes e atividades de aventura e precisa de um bom seguro de viagem para cobrir tudo isso, eu recomendo dar uma olhada no meu artigo especial sobre os 3 Melhores Seguros de Viagem Internacionais para Esportes Radicais e Atividades de Aventura.

É isso aí. Como sempre, estou aberto para críticas e sugestões na área de comentários para melhorar esse texto e assim ajudar a outros que como eu, adoram viajar e se exercitar mas sofrem para fazer os dois ao mesmo tempo.

Boas viagens!!

button
Sair da versão mobile