As catedrais europeias são algumas das estruturas mais bonitas do mundo. Elas existem há séculos e essa história se reflete em sua arquitetura.
A Catedral de Reims, por exemplo, foi construída no topo de um grande salão que remonta aos tempos romanos, enquanto a Catedral de São Vito guarda muitos tesouros onde está desde 1037 d.c.
Esse artigo fornecerá todas as informações de que você precisa saber sobre sete das mais belas catedrais europeias que valem a pena ver – e você pode querer preparar o seu seguro de viagem depois de ler este artigo, por causa da “coceira” para visitar esses locais que você pode desenvolver.
Índice desta matéria
- 1 1. Basílica de São Pedro, Itália
- 2 2. Catedral de Colônia, Alemanha
- 3 3. Catedral de Reims, França
- 4 4. Catedral de São Vito, República Tcheca
- 5 5. Catedral de Santo Estêvão, Áustria
- 6 6. Sagrada Família, Barcelona, Espanha
- 7 7. Santa Ana, Vilnius, Lituânia
- 8 Fatos interessantes sobre essas catedrais
- 9 Resumindo
- 10 Concluindo
1. Basílica de São Pedro, Itália
Esta catedral fica na Colina do Vaticano e é conhecida como um dos lugares mais sagrados do Cristianismo. Foi construída pelo Imperador Constantino I por volta de 324 DC depois que ele teve uma visão que o levou a se converter ao Cristianismo, tornando-a uma das igrejas mais antigas da Europa!
São Pedro guarda tumbas para muitos papas e líderes religiosos, incluindo João Paulo II, que morreu em 2005, e o Papa Bento XVI, que se aposentou aos 78 anos por causa de sua saúde debilitada. Desde a sua primeira construção, a própria basílica passou por algumas reformas, com Michelangelo adicionando afrescos como “O Juízo Final” (1541-45).
2. Catedral de Colônia, Alemanha
Esta catedral gótica foi construída no século 13 para substituir uma igreja românica anterior que havia sido destruída por um incêndio. O plano original para a catedral de Colônia incluía duas torres, mas apenas uma foi concluída por falta de fundos – o que é uma pena, porque a teria tornado mais alta do que a Catedral de Ulm se ambas tivessem sido concluídas.
Ele passou por alguns momentos muito difíceis sob Napoleão e na Segunda Guerra Mundial, quando seu telhado desabou durante os bombardeios aliados em 1944, após ser atingido por várias bombas. Hoje você pode entrar ou subir na torre, então aproveite sua visita!
3. Catedral de Reims, França
Esta catedral gótica está localizada na Colina da Catedral de Reims e existe desde pelo menos 119 d.c. É conhecida como uma das catedrais mais famosas da França, o que faz sentido quando você considera que todos os reis franceses foram coroados aqui, de Luís IV a Carlos X – uma lista impressionante!
O próprio edifício passou por sérias reformas durante o século 18 porque, por volta de 1750, partes dele estavam caindo aos pedaços, então eles adicionaram contrafortes extras para manter tudo estável. Hoje em dia, os visitantes podem ver seus incríveis vitrais retratando cenas bíblicas enquanto são cercados por escultores detalhados por todos os lados. Não é um lugar ruim para fotos!
4. Catedral de São Vito, República Tcheca
Esta grande catedral fica no topo da Colina do Castelo de Praga, com vista para a cidade de Praga. A construção começou em 1344, com trabalhos adicionais sendo feitos até o século 15 por arquitetos famosos como Peter Parler, que trabalhou na Catedral de São Vito, na Catedral de Colônia e na Ponte Carlos.
É também conhecida como uma das catedrais góticas mais importantes da Europa, razão pela qual atrai milhares de visitantes por ano! A catedral guardava tesouros de arte da Boêmia, então eles foram protegidos durante as Guerras Hussitas – mas, infelizmente, a maioria dessas peças se foi após a Segunda Guerra Mundial.
5. Catedral de Santo Estêvão, Áustria
Este lindo edifício de estilo barroco foi construído entre 1703-60 sob o imperador Leopoldo I, ao mesmo tempo que Viena voltou a ser uma residência imperial. Isso significa que você descobrirá que os Sacros Imperadores Romanos estão enterrados em sua cripta junto com outros monarcas Habsburgos – bastante impressionante!
Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi fechado devido a protestos contra a guerra e, durante a Segunda Guerra Mundial, o telhado da torre foi retirado por bombardeios aliados. Felizmente, depois disso, a maior parte do que você vê hoje ainda é original, então se você é um fã de art nouveau, então este lugar será perfeito para você.
6. Sagrada Família, Barcelona, Espanha
Esta famosa catedral fica no topo de La Rambla, o que proporciona uma vista incrível da cidade enquanto desfruta de uma das atrações mais populares da Europa. A construção começou em 1882, mas passou por momentos difíceis quando o arquiteto catalão Antoni Gaudi morreu seis meses depois.
O projeto foi então interrompido por 15 anos antes de ser retomado em 1892 – mas a catedral ainda não foi concluída! Diz-se que poderia ser concluído por volta de 2026, embora você realmente não deveria apostar nisso.
7. Santa Ana, Vilnius, Lituânia
Esta igreja lituana está localizada ao lado da Igreja de São Casimiro e parece um pequeno castelo gótico com sua torre quadrada cercada por torres que estão pontilhadas ao longo da linha do telhado. Este edifício passou por muitas dificuldades desde o início da construção em 1495, quando a Lituânia se tornou cristianizada!
Diz-se que tinha até três campanários que foram derrubados após a Segunda Guerra Mundial porque não se adequaram aos estilos arquitetônicos soviéticos da época, se você está procurando um gostinho do velho país, então este é o único check-out.
Fatos interessantes sobre essas catedrais
Como a maioria das coisas que têm significados históricos, ainda existem mais informações que você deveria considerar interessantes, além daquelas que você pode encontrar facilmente na web. Resumimos alguns desses fatos logo abaixo.
- Basílica de São Pedro, Itália: A Basílica de São Pedro é uma igreja de Roma localizada na Cidade do Vaticano, é a maior do mundo e um dos espaços turísticos mais queridos de Roma! A construção começou mais de 40 anos após a morte de Jesus no Monte do Calvário e foi incendiada apenas algumas décadas depois, quando o imperador Nero a reconstruiu. Durante a época da Renascença, Bramante e Rafael trabalharam em seu projeto, enquanto Michelangelo se envolveu durante o século 16 e completou sua famosa cúpula e estátua de Pieta. Hoje, você pode visitar este edifício icônico e entrar, onde há espaço suficiente para vários milhares de pessoas se reunirem, a menos que você queira subir a cúpula de Michelangelo para ver a Capela Sistina de perto!
- Catedral de Colônia, Alemanha: a construção desta famosa catedral alemã começou por volta de 1248, mas foi interrompida após cerca de 75 anos porque ficou incompleta devido à falta de fundos. Ela ainda teve sucesso, no entanto, e você verá que sua arquitetura é o que a distingue de outras igrejas góticas – incluindo o fato de que a Catedral de Colônia tem duas torres, enquanto outras têm quatro ou cinco! Apesar de ter sido bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, é relatado que mais de 90% da estrutura desta igreja é original, o que significa que você está vendo a história em primeira mão aqui.
- Catedral de Reims, França: Se há uma coisa pela qual Reims é mais conhecido, são as suas adegas de champanhe, se você beber esse tipo de bebida, então vá até aqui para ver de onde vem tudo isso. Esta catedral francesa também é o local onde os reis da França foram coroados na época em que o cristianismo era a religião oficial do país, o que significa que você pode encontrar alguns belos vitrais em sua nave, criada por Henri Martin em 1892.
- Catedral de São Vito, República Tcheca: Esta obra de aparência grandiosa pode ser encontrada em Praga e é o santuário nacional do país. A construção desta famosa catedral tcheca começou em 1344, o que a torna uma das igrejas góticas mais antigas da Europa e foi realizada principalmente durante o século 14 – mas sua construção foi alterada muitas vezes ao longo dos séculos, conforme as guerras iam e vinham, você verá muitos estilos diferentes aqui, além de algumas esculturas incrivelmente ornamentadas no exterior. Também vale a pena mencionar que esta é uma das atrações mais visitadas da Europa e tem uma torre sineira que se estende até o céu com torres, então se você quiser visitar, certifique-se que está aberta!
- Catedral de Santo Estêvão, Áustria: Este impressionante exemplo de arquitetura gótica pode ser encontrado em Viena, onde você descobrirá que ainda serve como Igreja Católica hoje! Sua construção levou quase 200 anos para ser concluída, o que significa que muitos arquitetos diferentes estiveram envolvidos com seu projeto ao longo do caminho, incluindo Mathias von Esterhazy, que esteve envolvido durante a Idade Média. Também é notável o fato de que esta catedral gótica contém milhares de tubos, o que a torna muito popular entre os músicos.
- Sagrada Família, Barcelona: Antoni Gaudi se envolveu com a construção deste impressionante edifício e trabalhou nele até a sua morte, o que significa que esta famosa catedral espanhola ainda não foi concluída – mas surpreendeu muitos visitantes que foram ver até agora. Este lugar usa arquitetura modernista, um estilo arquitetônico emergente durante o século 19, enquanto seu design neo-gótico adiciona à incrível lista de patrimônios da Catalunha.
Resumindo
As 7 mais belas catedrais europeias que você deve visitar são:
- Basílica de São Pedro, Itália
- Catedral de Colônia, Alemanha
- Catedral de Reims, França
- Catedral de São Vito, República Tcheca
- Catedral de Santo Estêvão, Áustria
- Sagrada Família, Barcelona
- Santa Ana, Vilnius
Concluindo
Se você adora igrejas, catedrais e arquitetura, então dê uma olhada nestes 7 locais europeus, pois são algumas das estruturas góticas mais incríveis de se ver na região! Você ficará surpreso com o que encontrará, principalmente se gostar de visitar lugares religiosos!
Biografia do autor:
Charles Normandin escreve artigos originais para NinjaEssays. Ele é um especialista em escrever textos exclusivos e também pode falar fluentemente três idiomas. Charles gosta de voluntariado, desenho e escalada.