Ícone do site Fora da Zona de Conforto

As 2 Coisas Mais Importantes Para Saber Antes de Viajar ao Japão

Kyoto Golden Pavilion

Pavilhão Dourado em KyotoÉ óbvio que depois de passar apenas 6 dias no Japão eu não poderia organizar uma lista completa com itinerários e as melhores atividades para se fazer na terra do sol nascente. Porém, sem dúvida, eu posso falar de dois fatos surpreendentes e importantes que aprendi sobre o Japão e que gostaria de ter sabido antes de viajar.

 

Mas, primeiramente, porque eu sendo Brasileiro fui até o Japão para passar apenas 6 dias?

Bom, na verdade a minha visita ao Japão foi de última hora e é um bom exemplo de flexibilidade com passagens aéreas, oportunidade e mente aberta para aceitar o que der e vier.

Basicamente a história é a seguinte: eu estava nos Estados Unidos e precisava ir para Coreia do Sul onde eu faria um intercâmbio em uma faculdade de lá por 6 meses. A ideia era não pagar a passagem mas sim usar as minhas milhas da American Airlines. Uma babada, por 25.000 milhas eu poderia voar dos EUA para Coreia e economizar quase mil dólares.

Porém, quando fui ver se havia passagens com milhas disponíveis para fazer essa viagem nas datas que eu queria….era tarde demais. Todos os voos com milhas estavam lotados nessa época. Bom, depois de entrar em pânico por uns 5 minutos pensando de onde eu ia tirar os mil dólares para pagar a passagem, eu lembrei de uma das minhas próprias dicas de como comprar passagem barata sendo flexível na cidade de destino.

Como voar com milhas para Seoul era impossível, eu usei o Skyscanner (pois esse site me mostra as companhias de baixo custo) para ver quais eram as cidades mais baratas para voar para Seul. Skyscanner é um ótimo site para fazer pesquisas como esta pois permite que você escolha a opção “toda a parte” como destino. Infelizmente, você não pode fazer isso para a cidade de partida. De qualquer forma, o voo mais barato que eu encontrei foi um da Coréia (Seul) a Osaka, no Japão. Eu, então, procurei na direção oposta (de Osaka para a Coréia, o meu destino final) e vi que existiam voos por menos de 100 dólares. Aí pesquisei se tinham voos com milhas dos EUA para Osaka e BINGO!! Havia várias opções….problema resolvido.

E já que eu ia ter que usar milhas para Osaka e depois pegar um voo local para Seoul e ainda estava com tempo de sobra, porque não passar alguns dias no Japão?!?! Afinal, existe muito o que fazer em Osaka e outras cidades do Japão. 

Mesmo na verdade não sabendo muito de turismo e atrações no Japão, eu usei wikitravel.org e Lonely Planet e, em algumas horas, eu já estava com o meu itinerário, acomodação e seguro de viagens pronto. Se quiser saber mais sobre como eu faço, dê uma olhada nas minhas páginas sobre como preparar um itinerário e as atividades para fazer durante um mochilão ou viagem.

Bom, se você tiver mais tempo para conhecer o Japão, eu recomendo que separe alguns dias e planeje um roteiro em Nara, Osaka (veja aqui algumas dicas do blog Let’s Fly Away sobre o que fazer em Osaka) e Kyoto (aqui você encontra um roteiro bem bacana do blog Cumbicão para curtir um bate-e-volta em Kyoto e Nara). As três cidades são bem próximas umas das outras então dá pra fazer um bate e volta tranquilamente.

Como já mencionei, eu fiquei no país por 6 dias (não é muito), mas foi suficiente para conhecer partes dessas três cidades e, ao mesmo tempo, tirar esses dois grandes ensinamentos….

 

Fui mordido por um cervo em Nara!!

      1) Japão é muito mais barato do que você imagina!!

E como eu já falei, me surpreendeu mesmo pois eu até tive que modificar a lista de países caros da minha página sobre itinerários.

Quando eu falei para a galera que ia passar pelo Japão, me disseram para tomar cuidado que era meio caro. Que nada!! Para mim, mais barato que Europa Ocidental, Estados Unidos (não estou falando de compras), Oceania e até alguns lugares da América do Sul.

Exemplos:

  • Bom Albergue em Kyoto por cerca de 15 dólares a noite.
  • Albergue descente em Osaka por menos de 13 dólares e com aluguel de bicicleta grátis!! Na dúvida, dê uma olhada no Hostelworld onde fiz as reservas.
  • Mini lanche em Osaka por menos de um dólar!!
  • Aluguel de bicicleta em Kyoto por 5 dólares
  • Trem de 40 minutos entre Osaka e Kyoto por menos de 5 dólares
  • E a maioria dos templos e palácios famosos tanto em Kyoto quanto em Nara e Osaka por menos de 5 dólares por cada entrada!!

 

Eu não estive em Tóquio, mas para tirar a prova, eu dei uma olhada no Hostelworld, Hostelbookers e Booking.com e também consegui achar albergues e mini-hotéis bem em conta.

Luzes de Osaka

Nota: lembrando que isso tudo levando em considerando a cotação do dólar em relação ao Yen em Fevereiro de 2015 que está mais ou menos em USD$ 1,00 = 120 Yen.

Mas na boa, impressionante mesmo e ajudou muito a ter uma sobra de orçamento no final. Agora a parte onde eu me dei mal…

 

      2) Esqueça o seu cartão de crédito ou débito, Japão é um país de dinheiro vivo!!

E se você leu a minha página sobre o melhor dinheiro e câmbio durante a sua viagem, sabe que eu não gosto de usar dinheiro vivo quando viajo. Dou preferência para cartão de crédito ou de débito. É, mas essa opção não deu muito certo no Japão. Obviamente eu sei que se fosse para um país menos desenvolvido eu levaria mais dinheiro vivo pois, normalmente, eles não têm muita estrutura para pagamentos eletrônicos…mas não esperava isso do Japão.

A primeira quebrada de cara foi logo na chegada no aeroporto quando fui pegar o trem para o centro da cidade. Quando fui pagar o trem, só aceitavam dinheiro vivo. E o que aceitava cartão era mais caro. Como cheguei tarde e em uma sexta-feira à noite, tive que bancar o prejú.

Mas o pior foi no dia seguinte quando fui tentar sacar dinheiro para pagar o metrô (que obviamente não aceitava cartão). Primeiro era fim de semana e não tinha casa de câmbio ou bancos abertos. Depois eu não conseguia encontrar caixa automático quase em lugar algum e quando encontrava um, ele não aceitava cartões que não fossem emitidos no Japão. Sério mesmo, é MUITO difícil achar banco automático no Japão que aceite cartão de débito internacional. Depois de finalmente achar um, o mínimo eram quase 100 dólares!! Fala sério!! E o pior é que como eu não estava imaginando usar o meu saldo da conta diretamente, a maioria do meu dinheiro estava na poupança. Já estando mega atrasado, tive que achar uma internet primeiro, fazer a transferência para depois sacar…. fora a bala que tive que pagar no meu banco por cada saque, 5 dólares!!

Em suma, me dei muito mal, tive um custo maior do que esperava com câmbio e pelo menos duas vezes perdi mais de uma hora (sem exagerar) procurando caixa eletrônico que aceitesse meu cartão de débito (por sinal, normalmente os “7-Eleven” no Japão têm um caixa automático que aceita cartão internacional).

Algo como…”Esse caixa automático não aceita cartões emitidos fora do Japão”

Porém, como mencionado acima, a surpresa do Japão ser um país mais barato do que eu imaginava compensou qualquer problema com câmbio. Da próxima vez é só eu me organizar um pouco mais chegando com Yen trocado ou trocando logo na chegada.

Fora que esse pequeno aperitivo de Japão me mostrou como esse país é fantástico, principalmente Kyoto com seus inúmeros templos, santuários e jardins mostrando um Japão mais tradicional.

Foto de Reginald Pentinio licenciado sob CC BY 2.0

Finalmente, se você estiver indo ao Japão, você talvez se interesse em escalar o Monte Fuji. Ele é impressionante e bem menos difícil de subir do que parece. Este artigo que eu escrevi explica tudo que você precisa saber para escalar o Monte Fuji.

Bom, espero que depois de lerem essas duas dicas vocês viajem para o Japão um pouco mais preparados do que eu e aproveitem tanto ou muito mais. Como estou morando na Coreia do Sul agora, existe uma boa chance de eu dar uma passadinha por lá em breve. É quase como fazer a ponte aérea Rio-São Paulo….

Se você curtiram essas dicas sobre o Japão, confira a lista do blog Bagagem de Memórias com as 10 coisas que você precisa saber antes de ir para o Japão

 

Atividades, passeios e excursões no Japão

Se está em busca de atividades e passeios no Japão, eu recomendo que procure no Viator e no Tiqets. Esses sites possuem ótimos passeios a preços justos, e excursões que vão desde algumas horas até alguns dias.

 

Viator

 

 

Tiqets

 

 

Boas viagens e tudo de bom!!

 

Se você está pensando em visitar o Japão, confira também o artigo:

As 2 Coisas Mais Importantes Para Saber Antes de Viajar ao Japão

button
Sair da versão mobile