Ícone do site Fora da Zona de Conforto

10 Coisas a Saber Antes de Visitar Ilulissat, a ‘Cidade dos Icebergs’ na Groenlândia

Quer saber como visitar os impressionantes icebergs gigantes de Ilulissat? Curioso para saber como planejar e aproveitar ao máximo sua viagem a Ilulissat? Então leia essas 10 dicas antes de ir!

Sem dúvida, a Groenlândia é um dos lugares mais bonitos – e intocados – do nosso planeta.

Mas de todos os lugares incríveis para visitar nesta ilha impressionante e sem limites, Ilulissat – com os seus imponentes icebergues e o fiorde de gelo protegido pela UNESCO – é o mais inspirador de todos.

 

Ilulissat Groênlandia

O famoso fiorde de gelo de Ilulissat não é algo que você vai querer perder enquanto estiver na Groenlândia!

 

E se você tiver a sorte de visitar Ilulissat, há algumas dicas de viagem importantes que você deve saber antes de ir. Então, para te ajudar a aproveitar ao máximo sua viagem, escrevi o artigo de hoje.

Mas antes de chegar nas “coisas para saber”, vamos falar sobre alguns princípios básicos.

 

Onde fica Ilulissat e o que torna a cidade tão especial?

Ilulissat é uma cativante cidade portuária, a terceira maior da ilha, localizada no oeste da Groenlândia, a aproximadamente 250 quilômetros (155 milhas) ao norte do Círculo Polar Ártico.

A cidade está situada no coração da área da Baía de Disko, que é famosa pelos seus enormes icebergs – um produto da vizinha Sermeq Kujalleq, uma das geleiras mais rápidas e ativas do mundo – e pelo seu impressionante fiorde de gelo, um patrimônio mundial da UNESCO onde o icebergs ficam presos em sua jornada para o mar.

 

Icebergs ficam presos no fiorde de gelo a caminho do mar

 

Na verdade, o nome “Ilulissat” é uma palavra groenlandesa que significa “iceberg”.

 

Como você pode ver os icebergs em Ilulissat, na Groenlândia?

Honestamente, não sei como você poderia não vê-los em Ilulissat 🙂

Por um lado, eles são realmente enormes, com alguns chegando a vários quilômetros de comprimento e centenas de metros de altura.

 

Você verá icebergs andando pela cidade de Ilulissat

 

Isso significa que você pode ter uma vista espetacular dos icebergs de Ilulissat simplesmente caminhando pela cidade, indo por uma das trilhas costeiras ou indo na direção do fiorde de gelo com um barco, caiaque ou até mesmo uma excursão de SUP.

 

Como você pode chegar a Ilulissat, na Groenlândia?

Se você já estiver na Groenlândia, pode embarcar em um dos voos domésticos da Air Greenland.

Caso contrário, existem apenas duas companhias aéreas que têm voos internacionais para a Groenlândia.

 

Vista dos icebergs de Ilulissat e do fiorde de gelo (visto à esquerda), do avião

 

A Air Greenland tem voos semanais de Copenhague para Ilulissat (com conexão em Kangerlussuaq, cidade que abriga o maior aeroporto da Groenlândia). E a Air Iceland tem algumas rotas para a Groenlândia a partir do aeroporto de Keflavík, em Reykjavik.

Durante certas épocas do ano, você também poderá chegar a Ilulissat por navio de cruzeiro ou pela balsa pública do oeste da Groenlândia.

 

Quais são as melhores e mais baratas empresas de turismo (e melhores/mais baratas excursões) em Ilulissat?

Embora eu tenha certeza de que existem muitas empresas de turismo altamente conceituadas em Ilulissat, fizemos todos os nossos passeios e atividades com a Ilulissat Adventure… e nos demos muito bem com eles!

Embora não seja barato (veja a “coisa” nº 3 abaixo!), também não encontramos nenhuma empresa de turismo Ilulissat que fosse mais barata. Então, provavelmente é seguro dizer que esta é uma das empresas de turismo “mais baratas” que você encontrará em Ilulissat.

 

Nós usamos o Ilulissat Adventure em todos os nossos passeios em Ilulissat e ficamos muito felizes!

 

Quanto aos melhores passeios, isso certamente depende de você e do seu interesse!

Aqui está uma rápida olhada de coisas que fizemos e recomendamos fortemente a qualquer outra pessoa:

  • Cruzeiro pelo fiorde de gelo/passeio de barco ao ar livre
  • O passeio “caiaque entre icebergs”
  • Caminhada guiada de 1 dia na cachoeira e passeio ao assentamento de Oqaatsut

 

Você pode ver mais passeios da Ilulissat Adventures aqui. (E não, não recebemos nenhuma comissão ou desconto deles. Apenas tivemos uma ótima experiência!)

(Observe que também tentamos fazer o passeio de “passeio SUP pelo iceberg”, mas foi cancelado porque o vento estava muito forte. Então, felizmente, substituímos o “cruzeiro pelo fiorde de gelo”.)

 

10 coisas que você deve saber antes de sua viagem a Ilulissat, Groenlândia

 

   1. RESERVE ANTECIPADAMENTE!

De todas as dicas de viagem para Ilulissat que estou dando hoje, essa pode ser a mais importante: reserve sua viagem (voos, hospedagem e excursões) o mais CEDO possível.

A principal temporada turística de Ilulissat – também conhecida como temporada de verão, quando a maioria das excursões e opções de transporte acontecem antes que tudo congele – é bastante curta. Sem mencionar que a própria Ilulissat é bastante pequena.

 

Vista de Ilulissat a partir da “yellow” trail (veja abaixo)

 

Isto significa que a procura é muito elevada por uma oferta limitada de instalações… levando a voos, hotéis e passeios que são reservados com MESES de antecedência.

Para referência, reservamos tudo para nossa viagem a Ilulissat em Setembro, cerca de 9 meses antes, em janeiro do mesmo ano.

O que nos leva ao nosso próximo ponto…

 

   2. Reserve algum tempo para considerar quando deseja viajar para Ilulissat (e considere a baixa temporada, se puder).

Quase todas as estações em Ilulissat têm algo a oferecer.

No verão, você terá um clima mais administrável, quase 24 horas de luz do dia (o que é muito mais impressionante – e desorientador – do que “apenas” o sol da meia-noite :-), e uma temporada de “pico” para icebergs, já que o clima mais quente causa eles se desprendam da geleira em maior abundância do que em qualquer outra época do ano.

O inverno de Ilulissat, por outro lado, tem seus próprios encantos (mesmo que esses encantos possam ser um pouco frios e escuros!) e atividades sazonais, como trenós puxados por cães, para aproveitar.

Agora, como mencionei acima, a grande maioria dos turistas vem durante os meses de verão (ou seja, junho, julho e agosto), pois há muito mais atividades operando nessa época e o transporte é muito mais confiável.

Mas o problema é que estes três meses de pico em Ilulissat podem ficar agitados.

No entanto, reservamos nossa viagem para a 3ª semana de Setembro e descobrimos que os meses mencionados eram a época do ano quase perfeita.

Já era tarde o suficiente na temporada para que pudéssemos evitar a maioria das multidões (incluindo as multidões da temporada de navios de cruzeiro). Mas ainda era cedo para podermos fazer as atividades que queríamos fazer (como andar de caiaque em volta dos icebergs, que as empresas de turismo iriam deixar de oferecer no final do mês).

 

Outra vantagem de visitar em setembro ou na baixa temporada em geral? Você terá a chance de ver o pôr do sol atrás do fiorde de gelo

 

Vale a pena mencionar que as temperaturas podem cair significativamente em Setembro, uma vez que nós mesmos tivemos ventos frios de cerca de -10 C (15 F). Mas nada que umas camadas não resolvesse. Além disso, ainda pegamos um pouco de neve… o que foi uma surpresa bem-vinda!

 

   3. Não se esqueça de adicionar as trilhas costeiras de Ilulissat ao seu itinerário.

Embora existam muitos passeios e experiências incríveis que você pode realizar enquanto estiver em Ilulissat (caiaque entre os icebergs, visitando assentamentos locais, acelerando em direção ao fiorde de gelo no barco Zodiac, etc.), alguns dos nossos momentos favoritos da nossa viagem foram passados olhando para o fiorde de gelo das trilhas costeiras da cidade.

Você pode escolher entre três trilhas principais: a amarela, a vermelha e a azul. Todas as três trilhas são bem marcadas, fáceis de navegar e começam no Icefjord Center (um edifício impressionante e moderno situado no topo de uma colina, logo após os uivantes campos de cães de trenó).

 

Mapa da trilha Ilulissat (Você pode encontrá-lo logo na entrada do Icejord Center!)

 

Embora cada trilha ofereça vistas incríveis e diferentes perspectivas do fiorde de gelo, se você puder escolher apenas uma, recomendo fortemente a trilha amarela. Pontos de bônus se você estiver lá quando Ilulissat não tiver luz do dia 24 horas para poder ver o pôr do sol 🙂

Ver o sol mergulhar atrás dos icebergs em uma explosão de cores é realmente uma experiência única na vida. (Na verdade, foi tão espetacular que fiz dele o meu novo protetor de tela do celular!)

 

   4. Dito isto… tente também se aventurar até o fiorde de gelo de barco para se aproximar dos icebergs.

Se você não sabe qual passeio/atividade/excursão escolher durante a sua estadia em Ilulissat, então você não pode errar: um passeio de barco até o fiorde de gelo.

Apesar da vista da costa ser impressionante, não há nada como se aventurar mais fundo no fiorde de gelo e admirar as formações dos imponentes icebergs da água.

Como mencionei acima, fizemos nosso “cruzeiro pelo fiorde de gelo” com a Ilulissat Adventure, a mesma empresa de turismo que escolhemos para nossas outras atividades. Pessoalmente, gostamos do estilo de “cruzeiro”, pois nos levaram para um barco Zodiac ao ar livre que realmente nos deixou sentir o ar fresco da Groenlândia.

 

Aproximando-se do fiorde de gelo de barco

 

E não se preocupe… eles nos forneceram trajes grossos, impermeáveis, com qualidade de expedição ao Ártico, para nos manter aquecidos!

Mas se você quiser um passeio de barco um pouco mais confortável ou relaxante, encontrará muitas outras empresas de turismo em Ilulissat que oferecem alternativas. Afinal, esta é uma das experiências mais clássicas (e mais populares) de Ilulissat!

 

   5. No caminho para Ilulissat, veja se você consegue uma escala noturna gratuita em Kangerlussuaq para poder visitar o impressionante manto de gelo da Groenlândia.

Kangerlussuaq, uma cidade no oeste da Groenlândia que abriga o maior aeroporto da ilha, provavelmente será seu ponto de entrada na Groenlândia se você chegar de avião.

Convenientemente, Kangerlussuaq também é conhecida como a “porta de entrada” para o poderoso manto de gelo da Groenlândia, pois é o único lugar na Groenlândia que tem acesso rodoviário a ele. (Embora o acesso rodoviário seja um pouco esburacado e lento!)

Então, se você tiver que fazer uma escala em Kangerlussuaq de qualquer maneira no seu caminho para Ilulissat…por que não pensar em fazer uma escala durante a noite, te dando a oportunidade de adicionar a camada de gelo ao seu itinerário Ilulissat/Groenlândia?

 

Visitar o famoso manto de gelo foi um verdadeiro destaque da nossa viagem à Groenlândia

 

Observe que você não pode visitar o manto de gelo sozinho porque A) não tem transporte e B) é extremamente perigoso navegar pelo manto de gelo sem um guia que possa ajudá-lo a evitar buracos causados ​​pelo degelo (ou “moulins ”).

Várias empresas oferecem passeios pelo manto de gelo Kangalussuaq, mas fomos com o Albatross Arctic Circle e ficamos muito satisfeitos com eles.

Nosso voo de Copenhague chegou às 10h40, o que nos permitiu participar do ‘tour de aventura de 8 horas no manto de gelo’ às 11h, com embarque direto no aeroporto.

Se você chegar um pouco mais tarde, eles também farão um passeio mais curto de 5 horas pelo manto de gelo que começa às 13h.

Você pode dar uma olhada nos passeios pelo manto de gelo do Albatross Arctic Circle aqui.

 

(Observação: Kangalussuaq ainda tem um albergue da juventude, o que o torna uma opção mais econômica para pernoitar do que Ilulissat!)

 

   6. Se possível, reserve um dia (ou dois) extra para acomodar atrasos e cancelamentos causados pelo mau tempo.

Embora a Groenlândia seja inegavelmente bela, ela não é conhecida por seu clima ameno ou calmo… o que significa que atrasos nos voos relacionados ao clima e cancelamentos de passeios/atividades são bastante comuns.

Por causa disso, tente incluir alguma flexibilidade em sua viagem, se puder. Dessa forma, você pode se adaptar a atrasos ou reagendar atividades conforme necessário.

 

Encontramos neve inesperada e ventos fortes durante nossa viagem (mas com certeza isso a deixou linda!)

 

Felizmente, as empresas locais de turismo e atividades costumam ser muito compreensivas quando se trata de atrasos e te ajudarão ao máximo a reagendar ou encontrar uma boa alternativa. Mas tenha em mente – a maior parte disto está muito além do seu controle!

 

Uma observação: certifique-se sempre de verificar seu e-mail antes de ir para o ponto de partida do passeio ou excursão. Como aprendemos da maneira mais difícil, as empresas de turismo normalmente entrarão em contato com você algumas horas antes se houver algum cancelamento ou alteração que você precise saber!

 

   7. Não importa a época do ano que você visitar, traga muitas (e muitas) camadas de roupas!

Como disse acima, o clima da Groenlândia pode ser desafiador. E Ilulissat, mesmo durante os meses de verão, pode ser surpreendentemente fria!

 

 

Portanto, certifique-se de estar preparado com todos os itens essenciais para o clima frio, incluindo uma jaqueta de inverno resistente, roupa íntima longa, chapéu, luvas, botas de caminhada impermeáveis e uma variedade de outras camadas superiores e inferiores que você pode facilmente adicionar ou remova conforme necessário.

Para referência: mesmo durante a nossa viagem a Ilulissat em meados de Setembro, os ventos arrepiantes já estavam caindo para -10 C.

 

   8. Certifique-se de tirar os sapatos!

Na Groenlândia, costuma-se deixar os sapatos do lado de fora para evitar a entrada de sujeira e derretimento da neve. Portanto, seja respeitoso e faça o mesmo sempre que vir uma placa ou outros sapatos deixados do lado de fora.

 

Não se esqueça de tirar os sapatos dentro de casa!

 

(Mas não se preocupe – você pode continuar calçando os sapatos em lugares como o aeroporto e o supermercado!)

 

   9. Reserve algum tempo para aprender sobre a cultura Inuit local da Groenlândia.

Embora a Groenlândia seja um território dinamarquês, quase 90% da população da ilha consiste em indígenas Inuits groenlandeses.

Como você pode imaginar, sobreviver durante séculos em um lugar com condições tão duras e inóspitas como a Groenlândia não é pouca coisa. Portanto, vale a pena dedicar algum tempo para aprender sobre a herança local, a história e a cultura contemporânea da Groenlândia.

 

Nossa visita a um assentamento próximo, Oqaatsut; na foto: qamutiks, trenós tradicionais Inuit ainda em uso hoje, construídos para viajar pela neve e gelo com cães de trenó

 

Se você estiver de passagem por Nuuk, o Museu e Arquivos Nacionais da Groenlândia é uma excelente escolha. Caso contrário, em Ilulissat, você encontrará o Museu Ilulissat. Ou você pode considerar uma viagem a um povoado próximo, como Oqaatsut, para conseguir informações mais aprofundadas.

 

   10. Esteja avisado que Ilulissat (e a Groenlândia em geral) não é um destino muito econômico.

Embora eu tenha adorado minha viagem a Ilulissat e fosse novamente em um piscar de olhos, não foi barato.

 

 

Entre os voos (uma média de mais de 600 euros ida e volta a partir de Copenhaga, mais o que pagar para chegar a Copenhaga), o alojamento (mínimo de mais de 100 euros por noite) e os passeios/excursões (que variam entre 100-200 euros cada), um viagem para Ilulissat pode realmente custar muito caro.

Dada a singularidade e a experiência única de visitar um lugar como Ilulissat, achamos que esses custos bem acima da média valem totalmente a pena para nós. Mas eu queria mencionar isso só pra que você tenha uma ideia do que está por vir!

Dito isso, se você está tentando controlar seu orçamento enquanto estiver na Groenlândia, então você pode estar interessado em nosso outro artigo: 7 dicas para visitar a Groenlândia com orçamento limitado.

 

Concluindo…

E é isso!

Com essas 10 dicas você terá todas as informações necessárias para uma ótima viagem a Ilulissat.

Se você tiver alguma dúvida ou outra sugestão, informe-nos na área de comentários abaixo e entraremos em contato com você!

button
Sair da versão mobile