Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como Escolher o Hostel Ideal Para a Sua Viagem – 10 dicas

Planejar uma viagem é sempre muito divertido, mas também exige tempo e dedicação. Esse é o caso da acomodação. É muito importante saber pesquisar para escolher a melhor opção para a sua viagem, principalmente quando estamos falando de hostels ou albergues. Afinal, é nesse lugar que você vai poder relaxar, tomar um banho, dormir ao final do dia, conhecer outras pessoas, e até cozinhar! Mas será que você sabe como escolher o hostel ideal para a sua viagem?

O que você leva em conta antes de fechar a acomodação? Quais são os pontos mais relevantes? Você se preocupa com o seu bem estar ou apenas procura um lugar para passar a noite? São muitas questões envolvidas, por isso separei uma lista com 10 dicas para ajudar você a escolher o albergue ideal para a sua viagem. Confira!

Nota: Durante esse artigo eu vou usar tanto a palavra hostel como albergue para descrever esse tipo de acomodação. Mas os dois querem dizer basicamente a mesma coisa.  

 

O que é um hostel ou albergue?

Antes de começarmos, você sabe exatamente o que é um hostel? Um (bom) hostel é um tipo de acomodação que se caracteriza pelo preço convidativo e o ambiente amigável, ideal para quem busca conhecer novas pessoas. Diferente dos hotéis e pousadas, em geral você não reserva um quarto, mas sim uma cama em um quarto que pode ser compartilhado com muitas outras pessoas. O mesmo pode acontecer com o banheiro, por exemplo. 

No entanto, hoje em dia já existem muitos outros tipos de albergues que oferecem maior comodidade, conforto e até mesmo luxo. Você pode escolher dividir o quarto com outras pessoas, ou então ficar em um quarto apenas para você. (Nikki e eu costumamos ficar em quartos privados em hostels. Dessa maneira, nós conseguimos ter a privacidade de um quarto só nosso e ainda aproveitar tudo o que o ambiente sociável do hostel proporciona). Tudo vai depender do que você quer para a sua viagem!

Porém, uma das principais características dos albergues e a possibilidade de conhecer outros viajantes, fazer amigos e até explorar a cidade/região juntos. Esse processo pode acontecer na área comum do albergue, no quarto compartilhado, ou até durante o café da manhã! Aliás, essa é uma das principais razões que sempre fico em hostels se estou viajando sozinho ou com amigos

 

como escolher o hostel ideal para sua viagem

 

É seguro ou estranho ficar em um quarto compartilhado no hostel?

Eu já me hospedei em centenas de hostels ao redor do mundo. Portanto, eu poderia dizer que, no geral, sim, é seguro, e não, não é estranho. 

É claro que existem hostels mais legais que outros. Mesmo assim, pode ser que você acabe encontrando um hóspede mais estranho em um deles. Particularmente, só tive ótimas experiências no geral. O segredo é você ler cuidadosamente todas as avaliações para saber exatamente o que esperar do lugar. 

E mesmo que dormir num quarto cheio de pessoas desconhecidas pareça um tanto estranho, acredite, não é tão estranho quanto você pensa. Afinal, todos ali são companheiros de viagem. 

Se você é mulher, existem muitos hostels com dormitórios femininos (a Nikki sempre escolhe esses quando viaja sozinha). Isso pode ajudar você a se sentir mais segura. 

 

Três questões importantes que você deve responder antes de escolher um hostel

Bom, como falei acima, escolher o hostel ideal para a sua viagem exige muita pesquisa. No entanto, não adianta apenas sair em busca do melhor lugar sem antes analisar algumas questões importantes sobre a sua viagem e o lugar perfeito para ela. Antes de começar a sua pesquisa, o ideal é que você saiba responder essas três questões abaixo sobre a sua viagem. A partir dessas respostas ficará muito mais fácil de encontrar um lugar para ficar.

 

Qual tipo de viagem você quer fazer?

Muitas pessoas não param para se questionar sobre o tipo de viagem que querem fazer e, quase sempre, acabam fazendo escolhas erradas ao longo do planejamento. Essa vai ser uma viagem de férias para curtir o tempo passar ou um mochilão para conhecer o máximo de lugares possíveis? Você quer uma viagem para relaxar ou quer se aventurar? Busca por opções mais luxuosas ou o orçamento é mais limitado?

Só no parágrafo acima já listei mais de 5 tipos diferentes de viagem. Saber definir isso é de extrema importância. Afinal, um mochileiro com orçamento limitado não busca pelas mesmas opções que alguém que está passando férias com a família.

 

Quem vai viajar com você?

Essa é outra questão fundamental e que influencia muito na escolha do hostel ideal para a sua viagem. Você vai viajar sozinho, em casal ou com família e amigos? Bebês e crianças vão junto?

Se você vai viajar com outra pessoa é importante conversarem e decidirem juntos qual tipo de acomodação vocês vão escolher. Por exemplo, pode ser algo mais básico? Ou eles preferem algo mais confortável?

Provavelmente essa é uma questão bem simples de ser respondida e que você já tem a resposta. Porém, se você ainda não sabe o porquê dela ser tão relevante no planejamento espere só até ver as nossas dicas mais abaixo!

 

Qual a duração da sua viagem?

Muitas pessoas começam a pesquisar hostels antes mesmo de definir a duração da viagem ou da estadia em determinada cidade. No entanto, é muito importante saber quanto tempo vai durar a sua viagem ou quanto tempo vai ficar em cada cidade, caso queira conhecer várias em uma viagem só. Isso porque muitos lugares exigem uma duração mínima de estadia, enquanto outros possuem descontos para mais noites. Além disso, fazer reservas precipitadas pode acabar comprometendo o seu orçamento. Portanto, resolva uma coisa de cada vez. 

 

 

10 dicas para você escolher o hostel ideal para a sua viagem

Pronto! Agora que você já tem a resposta para todas as perguntas anteriores vamos ao que realmente interessa: as dicas para escolher o hostel certo.

 

   1. Defina suas prioridades dentro do hostel

Antes de começar, faça uma lista de tudo o que você acha importante ter no hostel. Pense nas comodidades, no conforto, no preço e em tudo o que você precisa para a sua estadia ser tranquila e prazerosa. Como escrevi no início do texto, hoje existem diversos tipos de hostel e com comodidades para todos os tipos de viajantes. Você pode escolher um hostel com piscina ou com uma grande sala comum para socializar, por exemplo. Pode preferir banheiros privados ou então aceitar um banheiro compartilhado.

Quem busca apenas por um lugar para dormir pode descartar as outras comodidades e encontrar um lugar mais em conta. Já quem pretende aproveitar ao máximo o espaço para relaxar, por exemplo, poderá desembolsar um pouco a mais.

Sendo assim, tudo vai depender das suas prioridades. Então faça a sua lista e siga com a sua pesquisa.

 

   2. Escolha o tipo de quarto no albergue

Hostels são conhecidos pelos quartos compartilhados, mas nem todo mundo gosta dessa opção. Por isso, é importante saber que hostels também podem oferecer outros tipos de quarto, como o quarto privado, para casais, ou família.

Vale ressaltar aqui que o grande diferencial do hostel é o fato de você pagar pela cama e não pelo quarto. Portanto, quanto mais camas tiver dentro do ambiente mais barato é a diária.

E como já mencionei antes, se o seu objetivo é usar o albergue para conhecer outros viajantes e fazer amigos, dê prioridade a hostels com boa atmosfera, bares dentro do albergue e que incentivem a socialização com atividades como “pub crawl” (organizar com um pessoal de ir de bar em bar experimentando diferentes bebidas…a ideia é chapar mesmo e fazer festa1).

É possível escolher também entre quarto misto, quarto feminino ou quarto masculino. Ou seja, você pode dividir um quarto com homens e mulheres ou então ficar em um quarto apenas com pessoas do mesmo sexo. Essa é uma opção muito interessante e que pode tornar a viagem mais segura e confortável. Principalmente para as mulheres. 

Já para quem viaja com a família é possível ter uma experiência diferente e bem divertida, já que podem escolher compartilhar um quarto com toda a família. Por fim, o mais importante é conhecer os tipos de quarto para que possa escolher aquele que mais te agrada.

 

 

  3. Entenda as diferenças nos tipos de cama em hostels

Agora que já falei dos quartos, vamos para as camas. Na hora de escolher o hostel e fazer a reserva você pode notar algumas diferenças nas descrições das camas. Muitas pessoas acabam não percebendo, por isso é importante ficar atento e entender o que cada uma quer dizer.

As opções mais comuns estão descritas como “1 cama em quarto misto com 6 camas”. Porém, é importante ler o descritivo completo do quarto, isso porque essa cama pode ser uma cama comum ou uma beliche. O mesmo acontece com quem opta por um quarto duplo, que pode vir com duas camas de solteiro, uma cama de casal ou até uma beliche

Por exemplo, em Inglês, um quarto privado com duas camas se chama “twin bed” e um quarto com um cama só para casal grande se chama “double bed.”

Por isso, para evitar perrengues, leia atentamente todas as informações sobre o quarto e o tipo da cama.

 

  4. Atenção ao café da manhã no albergue

Café da manhã incluso vale ou não a pena? Muitas pessoas preferem escolher um hostel que ofereça o café da manhã. Outras preferem aproveitar essa refeição para conhecer cafés locais e experimentar um café da manhã típico. Então primeiro, defina se essa opção é relevante para você ou não. Isso porque, muitas vezes, escolher uma acomodação sem o café da manhã incluso pode ser mais barato.

Além disso, outro ponto que deve ser analisado é a qualidade dessa refeição. Pode acontecer do lugar apenas disponibilizar o básico (literalmente só o pão) e se você esperar por algo mais incrementado poderá se decepcionar.

Então, se esse ponto é indispensável para você, busque por lugares com avaliações positivas sobre o café da manhã.

Há, e eu já disse que café da manhã em albergues é uma ótima oportunidade para conhecer outros viajantes e combinar de passar do dia juntos explorando a cidade? Já aconteceu várias vezes comigo e recomendo! 

 

   5. Pesquise a região do hostel no mapa

O próximo passo para você escolher o hostel ideal para a sua viagem é saber em qual região ele está localizado. Ficar hospedado muito longe dos principais pontos turísticos ou das zonas de interesse pode não ser uma boa ideia, principalmente se você tiver que gastar com transporte público para chegar em qualquer outro ponto.

Portanto, ao encontrar um bom hostel pesquise no mapa a região em que está localizado e, se vale a pena para a sua viagem. Aproveite para conhecer mais sobre aquele bairro, pesquise sobre restaurantes, museus e outras opções de turismo e lazer.

Uma boa ideia é ir a um site de reservas de albergue como o hostelworld e ver o mapa da cidade com a localização dos hostels disponíveis. Você verá que os hostels tendem a se localizar tudo perto um dos outros. Sendo assim, essa região de maior concetração de hostels, provavelmente é a melhor região para turistas ficarem naquela determinada cidade.

 

 

  6. Leia as avaliações de outros hóspedes sobre o albergue

Não há jeito melhor de saber se o hostel é realmente do jeito que está descrito e que aparenta nas fotos é verdade. Ao ler as avaliações de quem já se hospedou naquele lugar você saberá não apenas os pontos ruins, mas também tudo o que há de melhor. Localização, limpeza, atendimento, conforto e outras questões podem ser avaliadas no final da estadia. Por isso, atenção a esses comentários. Sem dúvidas o melhor jeito de se livrar de problemas e desconfortos.

E para variar, se o seu objetivo é conhecer outras pessoas e fazer festa com o pessoal do albergue, você deve focar da avaliação de “atmosfera.” É essa avaliação de outros viajantes que mede o quanto o albergue é propício para conhecer pessoas e fazer festas ou não. 

 

  7. Foque no custo x benefício da acomodação

Muitos viajantes buscam por lugares que ofereçam a diária por preços mínimos afim de economizar. Porém, será que escolher um hostel apenas preço vale a pena? Muitas vezes não! Depois de 6 dicas, já deu pra perceber que para escolher a acomodação ideal você precisa levar em conta muitos outros pontos. Escolher um lugar apenas por ser o mais barato pode ter um custo muito alto. Abrir mão de ter certas comodidades e do mínimo de conforto pode te levar a hospedagens muito ruins, que não te agradam e que podem até mesmo não serem seguras.

Para não estragar a sua viagem, não foque apenas no preço, mas na relação de custo e benefício. E acredite, é possível viajar com um baixo orçamento e se hospedar em um hostel muito bom. O outro lado também é verdade, não é porque um albergue é barato que ele vai ser ruim. Foque no preço, localização, e avaliações de outros viajantes. 

 

   8. Saiba se há horário de recolhimento

Você sabe o que é horário de recolhimento? É comum que muitos nunca tenham ouvido ou lido sobre isso, porém é um ponto que merece atenção. O horário de recolhimento é uma hora limite para que o hóspede possa entrar ou sair do hostel. Vale ressaltar que não estou falando do check-in e check-out, mas sim dos demais dias da sua estadia.

Se você procura um lugar que possa ter a liberdade de sair e voltar tarde preste bastante atenção se não há horário de recolhimento. Já imaginou pagar por uma cama e ter que passar a noite na rua?! 

Antigamente também existiam albergues onde você não podia ficar neles durante a tarde. Tinha que sair na hora do almoço e só podia voltar no final de tarde. Ou seja, nada de ficar dormindo até mais tarde se tivesse ressaca. Mas acho que albergues assim são raros hoje em dia. 

 

  9. Veja o que está incluso ou para alugar no seu albergue

Hostels, diferentes dos hotéis, são conhecidos por oferecerem serviços mínimos, ainda que com conforto e excelentes comodidades. Muitas vezes não estão inclusas toalhas e roupas de cama e você precisará pagar à parte caso queira (muito comum nos países nórdicos de pagar roupas de cama à parte/toalhas não estão inclusas em quase nenhum lugar do mundo). O mesmo pode acontecer com o café da manhã. Apesar de não estar incluso no preço da diária é possível pagar uma taxa extra para poder consumi-lo.

Um outro exemplo são bicicletas ou pranchas de surf. Já estive em albergues em que não era preciso pagar por esse tipo de material e outros que cobravam taxa por eles. 

Por isso, verifique sempre o que vem incluso e o que você precisa alugar ou pagar a parte para usar.

Ah, e não se esqueça de sempre levar um cadeado pequeno com você para trancar os seus pertences mais valiosos no armário/cofre do albergue. Quase todos têm algo assim, mas nem sempre é gratuito. 

 

 

  10. Leia atentamente todas as regras e especificações do hostel

Por último, leia atentamente todas as informações sobre o hostel que escolher. Muitas vezes há regras que não estão implícitas no descritivo do lugar, como o horário de recolhimento, horário de silêncio, se pode trazer bebidas de fora, etc… Se ficar com alguma dúvida entre em contato através de e-mail ou telefone, mas não deixe de esclarecer tudo o que for importante pra você antes de fazer a reserva.

 

Quais são os melhores e mais baratos sites para pesquisar, comparar, e reservar albergues?

 

Há diferentes sites que podem ser usados pesquisar e reservar hostels. Existem alguns que são exclusivos para hostels como o hostelworld e outros que também oferecem hotéis como o Booking.com. Para uma lista completa, dê uma olhada no meu artigo com os 6 melhores e mais baratos sites para comparar e reservar albergues pelo mundo

 

Resumindo…

As melhores dicas para escolher um hostel/albergue são:

  1. Defina suas prioridades dentro do hostel;
  2. Escolha o tipo de quarto no albergue;
  3. Entenda as diferenças nos tipos de cama em hostels;
  4. Atenção ao café da manhã no albergue;
  5. Pesquise a região do hostel no mapa;
  6. Leia as avaliações de outros hóspedes sobre o albergue;
  7. Foque no custo x benefício da acomodação;
  8. Saiba se há horário de recolhimento;
  9. Veja o que está incluso ou para alugar no seu albergue;
  10. Leia atentamente todas as regras e especificações do hostel;

 

Conclusão

E então, o que você achou das dicas de como escolher o albergue ideal para a sua viagem? Como você pôde perceber, essa não é uma tarefa tão simples. Porém, tudo o que importa e precisa ser levado em conta é o tipo de viagem que você quer fazer. Antes de escolher uma acomodação pense no que é prioridade nessa viagem, tanto para você quanto para quem está viajando junto. Preço é importante, mas há outros pontos que não podem ser deixados de lado.

Agora você já sabe, na hora de escolher o hostel ideal basta seguir essas 10 dicas que não tem erro. Depois me conta como foi a sua experiência! E se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma outra sugestão é só comentar aqui embaixo.

button
Sair da versão mobile