Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como ir de Shangri-La a Litang em Apenas 1 Dia

 

Se você já leu o nosso artigo Como visitar o Tibete sem a Autorização Especial do Governo Chinês, você sabe porque esse rota é importante. Ela liga uma atração turística conhecida da China (Shangri-La) a uma pouco conhecida mas excepcional (Litang), que é o mais próximo que você pode chegar do verdadeiro Tibete sem ter que pagar por uma excursão cara e também a permissão do Governo Chinês.

Estrada entre Shangri-La e Litang na China / Tibete

Essa é uma rota normalmente feita em dois dias com uma parada no meio para dormir. Mas se você está querendo ganhar tempo e chegar o mais rápido possível nesse lugar incrível perto do céu (afinal, Litang fica a + 4.000 metros de altura), você pode fazê-lo em um dia só, como nós fizemos.

 

Trajeto: Shangri-La – Xiangcheng – Litang

 

  1. Ônibus de Shangri-La – Xiangcheng

Hora de saída: 8:00 AM

Duração: 8 horas (uma parada de 30 minutos para comer)

Preço: 85 RMB

Onde: A estação de ônibus principal de Shangri-La, Kangding Road (vou colocar o mapa abaixo)

 

Essa primeira parte é muito fácil de fazer. Idealmente, você deve comprar a sua passagem um dia antes pois o ônibus sai bem cedo. Assim você já garante o seu lugar.

Mapa de Shangri-La com a estação de ônibus marcada

 

Estação de ônibus em Mandarim. Mostramos isso ao taxista/condutor em Shangri-La para nos levar para lá

 

Estação de ônibus em Shangri-La

 

Shangri-La – Xiangcheng em Mandarim (use isso para ajudar comprar as suas passagems!) 

 

 

  1. Carro/táxi compartilhado Xiangcheng – Litang 

Hora de saída: ele espera o seu ônibus chegar a Xiangcheng para sair (então por volta das 16:30, pelo menos no nosso caso)

Duração: Por volta de 3:30 horas

Preço: 100 RMB

Onde: Bem na frente da estação de ônibus de Xiangcheng

Alternativa: Dormir em Xiangcheng e pegar um ônibus no dia seguinte às 6:00 AM por 79,5 RMB

 

Basicamente, quando você chegar de Shangri-La a estação de ônibus de Xiangcheng, haverá um monte de gente gesticulando e perguntando para onde você vai e se vai dormir por lá. No nosso caso, havia uma senhora que estava oferecendo um lugar para dormir por lá para pegarmos o ônibus no dia seguinte. Mas como não queríamos dormir na cidade, perguntamos na própria estação para saber se havia ônibus naquele mesmo dia. Eles disseram que não, só um para o dia seguinte como já mencionamos acima.

Mas logo na saída da estação havia esse homem com um carro esperando passageiros para ir para Litang (ou é só sair perguntando por Litang). Nós conversamos com ele e fechamos 100 RMB para cada um. Foi um pouco mais caro que o ônibus do dia seguinte mas compensava pelo tempo que íamos ganhar e pela economia de não pagarmos para dormir em Xiangcheng. Além disso, ele aparentemente faz esse trajeto todos os dias. Então você meio que pode contar com essa opção.

E depois de quase 12 horas viajando, chegamos ao nosso destino final. O condutor te deixará quase na frente no albergue Peace Guesthouse que mencionamos aqui como a melhor opção de acomodação para Litang.

Guichê de compra de passagens na estação de ônibus em Xiangcheng

 

Estação de ônibus em Xiangcheng

 

Taxi compartilhado entre Xiangcheng e Litang em frente da estação

 

Telefone do motorista que faz a ligação entre Xiangcheng e Litang

 

Total da viagem de um dia Shangri-La – Xiangcheng – Litang 

Duração: 12 horas

Preço: 85 RMB + 100 RMB = 185 RMB

 

Dicas importantes para a viagem entre Shangri-La e Litang:

 

  1. A estrada corta pelo meio das montanhas e é cheia de curvas, então se prepare trazendo algo para enjoo se você normalmente precisa. Recomendo pílulas de gengibre. Há baldes no meio do corredor do ônibus e eu tive o desprazer de testemunhar pessoas vomitando em alguns deles….é para isso que eles estão lá!
  2. Não beba muito líquido! Pois há poucas paradas para banheiro (ou paradas onde o “banheiro” nada mais é do que o canto da estrada….muito mais desafiador para uma menina do que para um marmanjo). Ou seja, se beber muito, vai ter que segurar pois o ônibus não pára!
  3. Não coma muito antes da viagem por causa do enjoo mas traga algo para beliscar pois há somente uma pausa para comida no primeiro trecho e nenhuma no segundo.
  4. Leve casaco pois a mais de 4.000 metros de altura faz frio e venta MUITO!
  5. Aproveite o visual! Apesar de ser uma viagem difícil, você terá o prazer adicional de passar horas viajando em estradas de terra à beira de precipícios e normalmente sem barreiras. Um pouco perigoso, mas propicia um visual incrível! Dé uma olhado aqui:

 

 

Nota: Se você estiver vindo de Lijiang ou Tiger Leaping Gorge, terá que necessariamente passar por Shangri-La primeiro pois é caminho.

E como já mencionado acima, temos uma artigo que explica tudo o que você precisa saber para visitar Litang e o que fazer por lá, o autêntico Tibete sem a necessidade da permissão especial do Governo Chinês.

Também vai fazer essa rota? Ainda tem alguma dúvida? Já fez e tem algum conselho? Use a área de comentários abaixo para deixar o seu testemunho ou pergunta.

Boas viagens!!

button
Sair da versão mobile