Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como Viajar Sem Saber Falar Nenhuma Língua Estrangeira

Prais Paradisiaca

Sair da rotina, respirar novos ares e mergulhar em uma cultura completamente desconhecida é o sonho de muita gente. Porém, o que fazer quando o viajante está de malas prontas, mas o inglês e o espanhol parecem não ter cabido dentro? A seguir, separamos algumas maneiras de garantir uma excelente estadia e driblar algumas dificuldades surgidas, quando falar uma língua franca não é opção.

 

Conheça a linguagem corporal dos nativos

Em alguns momentos, até o inglês não parece ser de muita serventia. A razão disso é que em certos lugares o número de pessoas que conseguem se comunicar um pouco em inglês é muito pequeno, como é o caso de países como a China, o Japão, a França, só para citar alguns exemplos. Em algumas cidades chinesas é difícil encontrar inclusive profissionais do ramo de turismo com um bom nível de inglês, fazendo com que o visitante tenha de utilizar-se de outros artifícios como a comunicação não-verbal ou linguagem corporal, para se fazer entender. Por isso, uma boa dica é ver alguns vídeos na internet sobre comportamentos ou linguagem não-verbal e ir observando como as pessoas daquele lugar costumam pedir informações com as mãos, ou indicar que não estão concordando com algo. A tarefa parece simples à primeira vista, mas realmente vale a pena ler um pouco mais sobre os costumes locais para não se confundir ou ser confundido quando chegar lá, evitando mal-entendidos desnecessários. Uma ideia que costuma dar muito certo é sempre levar consigo um papel com as informações necessárias ou algum eletrônicos com acesso à internet para alguma tradução simultânea urgente. Se tudo isso parecer muito complicado, é aconselhado conhecer a preply.com. Essa plataforma reúne uma série de professores de idiomas de todo mundo, capazes de ajudar os viajantes com várias dicas.

 

Em sua primeira viajem internacional prefira lugares próximos

Viagens costumam ser sinônimo de aventura. E a prática faz o bom viajante. Logo, se você ainda é marinheiro de primeira viajem é aconselhável visitar lugares com uma cultura e língua não muito diferentes da sua. Seguindo essa linha de pensamento, destinos na América do Sul são mais atraentes, pois além da proximidade de culturas, há também o fato que em todos os países o espanhol é língua oficial. Logo, mesmo que o visitante brasileiro não saiba falar o idioma do país, não encontrará muitas dificuldades em se fazer entender.

 

Seja proativo

Quem decide conhecer um país estrangeiro sem o domínio de uma segunda língua, tem que estar ciente de que uma boa desenvoltura no trato com estrangeiro será de grande valia. Por isso, é preciso deixar o medo de lado e não congelar diante de estranhos. As dificuldades não devem ser encaradas como barreiras, mas como uma possibilidade de tornar sua aventura ainda mais interessante.

 

* Artigo escrito por Iana Fomina, criado especialmente para o Fora da Zona de Conforto. 

button
Sair da versão mobile