Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como Visitar a Coreia do Norte de Uma Forma Econômica

Female Soldier North Korea

Befriending our tour guide at the Pyongyang War Museum

Praça central Pyongyang Coreia do Norte

Certo, então vamos direto ao ponto –

Sim, você pode visitar a Coreia do Norte (oficialmente República Popular Democrática da Coreia). Sim, nós a visitamos pessoalmente por 10 dias sem grandes problemas. E não, ela não é tão fora do seu alcance quanto você imagina.

Porém, você não pode visita-la de uma forma independente. Você só pode fazer turismo na Coreia do Norte através de uma excursão organizada por agências de turismo especializadas que (normalmente) se encontram na China.

Sendo assim, você não poderá “mochilar” na Coreia no Norte sozinho, pois durante a sua estadia lá, você estará constantemente acompanhado de guias locais toda vez que sair do seu hotel.

Mas isso não significa que você não possa visitar a Coreia do Norte de uma forma semi-econômica. E se você é como eu e já leu meu artigo As 5 Melhores Empresas Internacionais de Excursão Para Viajar em Grupo pelo Mundo, você sabe que eu gosto de viajar de uma forma independente (mochilão) pois além de economizar MUITO dinheiro, também acho que é uma forma de viajar muito mais inclusiva do que ir de pacotão. Mas no caso da Coreia do Norte, “quem não tem cão caça com gato!”

E por isso, depois de pesquisarmos MUITO por alternativas para visitar o país mais fechado do mundo, encontramos a forma mais barata, mais relaxada, e mais descontraída possível de visitar a Coreia do Norte: Young Pioneer Tours.

PS: Abaixo, você encontrará um código promocional especial para Young Pioneer Tours que lhe dará alguns brindes especiais quando você fizer a sua reserva.

Mas primeiramente, a pergunta que está na mente de todos: “mas não é perigoso viajar para a Coreia do Norte?

É perigoso visitar a Coreia do Norte?

Resumindo, não.

Durante nossa estadia de um ano na Coreia do Sul, nós ouvimos um monte de histórias sobre a Coreia do Norte e seus perigos. Que turistas não eram bem vindos. Que uma vez lá dentro, não conseguiríamos sair. Que se tirássemos fotos do lugar errado iriamos para um campo de concentração.

Então obviamente, também tínhamos um pouco de receio. Ouvimos relatos sobre alguns estrangeiros que acabaram sendo presos….e um deles era Americano, a mesma nacionalidade da Nikki. Além disso, havia todo aquele blá, blá, blá do líder Norte Coreano (Kim Jong-un) que “destruiria os Americanos imperialistas sem misericórdia!” Mas não demorou muito para concluirmos que isso é mais politica para o público interno do país do que qualquer outra coisa.

E depois de pesquisarmos muito (e uma longa conversa com a Young Pioneer Tours), vimos que o nosso desejo de visitar a Coreia do Norte era possível de ser realizado sem grandes malabarismos e problemas de segurança.

Se ser detido é a sua preocupação, não há realmente nenhuma necessidade de se preocupar aqui. Durante o seu encontro pré-tour em Pequim, a empresa responsável pela sua viagem irá cobrir todas as regras que você precisa saber antes de viajar. E não, você não vai ser detido apenas por causa de sua nacionalidade (lembre-se, a Nikki é Americano e ela não teve problema algum) ou sem motivo algum. Na verdade, é muito difícil de ser preso – você teria que realmente se esforçar para quebrar as regras (nenhuma das quais são realmente difíceis de seguir) que a sua empresa de turismo te dá.

Fazendo ainda mais amigos no metrô de Pyongyang

 

Devo visitar a Coreia do Norte? Não estarei contribuindo com o “regime?” Vale a pena ir?

Antes de irmos, eu e a Nikki pensamos muito sobre esse assunto. Nosso principal questionamento é que parte do dinheiro que pagaríamos pela viagem acabaria nas mãos de um líder no mínimo inescrupuloso, o que só ajudaria a mantê-lo no poder.

Talvez seria melhor apenas isolar a Coreia do Norte e deixa-la se afundar sozinha.

O problema é que a Coreia do Norte vão vai quebrar tão breve. A China faz muitos negócios com a Coreia do Norte, e na verdade, a situação econômica por lá está melhorando e não piorando (apesar de que ainda é horrível para a maioria de sua população).

Além disso, a Coreia do Norte já é o país mais isolado do mundo desde os anos 50 durante a Guerra da Coreia. Então já deu para perceber que apenas isolar o país não vai fazer a mínima diferença no que diz respeito a pressionar por uma mudança no regime.

Porém, o que vai fazer a diferença na vida dos Norte-Coreanos e talvez traga alguma mudança, é se eles tiverem algum contato com o mundo exterior….e perceberem que o resto do planeta não é tão miserável e ruim quanto os seus líderes apregoam.

Também é importante mostrar que estrangeiros não são os “inimigos comedores de criancinhas”, ainda mais a Nikki que é Americana. Então, durante a nossa viagem nós fizemos questão de sermos os mais simpáticos e amigáveis possível – para mostrar que tudo o que queríamos era conhecer a cultura Norte Coreana e falar um pouco da nossa também.

Foi obvio de ver o quão curioso os Norte-Coreanos eram das nossas roupas “modernas”, nossos computadores, câmeras digitais, smarthphones e outros apetrechos com os quais eles não estavam acostumados.

Assim, é fácil para eles concluírem que se os estrangeiros têm toda essa tecnologia que eles nunca viram ou tiveram, é porque provavelmente eles têm uma vida “melhor” que a sua em termos econômicos e de conforto.

Em outras palavras, simplesmente deixar que que os Norte- Coreanos “nos vejam” lhes dá uma “prova” bastante sólida de que nem tudo o que o seu governo diz está correto. Mesmo se eles não falam de suas suspeitas abertamente, eles começam a ligar os pontos dentro de suas cabeças e formar conclusões, o que é ESSENCIAL para qualquer esperança de um futuro diferente.

Mas para mim o que mais valeu foi interagir com os Norte-Coreanos. No nosso caso, os principais contatos foram os nossos guias locais que foram maravilhosos. Como fizemos dois “tours” diferentes um depois do outro, acabamos tendo contato com 5 diferentes guias. Uma vez mais, todos gente boníssimas….. dando uma perspective mais humana aos Norte-Coreanos, bem diferente da que vemos no noticiário.

Mas não só os guias. Dependendo do tipo de excursão que você escolher, você terá outras chances de interagir com os Norte-Coreanos. No nosso caso, isso ocorreu com os funcionários do hotel, com pessoas comuns no metrô de Pyongyang, no parque de diversões, no parque aquático, nas lojas e até na rua.

E sim, na maior parte do tempo, você é bem-vindo para se comunicar com os locais.

Eu também fazia questão de acenar toda vez que via pessoas nas ruas nos olhando…inclusive acenando aos soldados. Não precisa nem dizer o quanto era legal quando os soldados abriam um sorriso e acenavam de volta.

Acho que esse contato com os estrangeiros é essencial para que os Norte-Coreanos comessem a criar uma ideia do que é o mundo fora do país deles e ver que há muito mais do que lhes foi ensinado. E talvez assim, em um futuro próximo, eles demandem o mesmo….o que talvez já esteja acontecendo, mas isso será coberto em um outro artigo.

Em outras palavras, não se sinta mal em visitar a Coreia do Norte. Será um grande aprendizado para você e ainda você estará contribuindo para abrir um pouco mais o país ao mundo. Viagens e turismo têm um grande poder transformador, tanto para quem viaja quanto para quem recebe viajantes e turistas. Quanto mais interação houver entre diferentes povos, melhor será para o mundo!

Só um detalhe antes que venha o comentário bravo; não confunda o povo de um país com a sua liderança. Até porque senão, pelo nível de nossos políticos aqui e no exterior, teríamos que ser críticos com a maioria da população mundial!

Explorando o metrô de Pyongyang – um dos sistemas de metrô mais profundos do mundo!

Como visitar a Coreia do Norte da forma mais barata possível (o mais próximo de um mochilão)

Como já mencionado antes, você não pode mochilar na Coreia do Norte ou visita-la de uma forma independente. Porém, dá para fazer de uma forma relativamente econômica que não sairia muito mais caro do que uma excursão paga aos Estados Unidos ou Europa pelo mesmo período de tempo.

Para dizer a verdade, se você se considerar um viajante super econômico, com certeza sairá mais caro do que você está acostumado. Pense nessa viagem como uma experiência única na vida (e que achamos que valeu cada centavo).

Para tal, você precisa comprar uma pacote de viagens para a Coreia do Norte de alguma empresa de viagens especializada em Coreia do Norte. E como já mencionamos antes, depois de muito pesquisar, nós encontramos uma que foi a nossa escolha final, a Young Pioneer Tours. Nós a escolhemos tanto pelo preço que foi honestamente o mais barato que encontramos, mas também por ela ser bem relaxada e voltada a pessoas que não são tão focadas em conforto e mordomia (bem o nosso caso )

Além disso, eles já fazem tours há 8 anos para a Coreia do Norte e a outros países que segundo eles “a sua mãe não gostaria que você fosse,” tipo Turcomenistão, Eritréia, Irã, Transnistria (esse último eu visitei sozinho e conto aqui) entre outros países com fama duvidosa. Então se você estiver em busca de fortes emoções, eu os aconselharia.

Para contratar o tour, você pode ir direto no site deles, https://www.youngpioneertours.com e ver todas as opções. Para Coreia do Norte, há várias opções com diferentes durações e itinerários. Nós fizemos um tour que incluía a Maratona de Pyongyang, e ainda nos adicionamos a outro para ver mais partes do país além da capital.

Mini guia para visitar a Coreia do Norte de uma forma econômica

  1. Vá ao site da Young Pioneer Tours e escolha o seu tour e datas.
  2. Entre em contato com eles via chat, email, Skype, telefone etc…para adquirir informações extras, comprar e pagar pela excursão. Apesar deles serem uma empresa Britânica, eles têm a sede em Pequim na China, pois é de lá que você partirá para a Coreia do Norte.
  3. Mencione o código DPRKOUT durante a sua reserva para ganhar uma camiseta do tour.
  4. Já comesse a providenciar seu visto e voos para Pequim na China, pois é de lá que sai os tours para a Coreia do Norte (se a sua passagem por Pequim for rápida, é capaz de você não precisar de visto….verifique aqui para saber mais sobre isso).
  5. O visto para a Coreia do Norte será providenciado pela Young Pioneer Tours.
  6. O tour já tem incluso a sua ida e volta de Pequim para a Coreia do Norte, o que pode ser feito de trem ou avião, dependendo da sua escolha. (Nota: Por algum motivo, Americanos não podem ir ou voltar da Coreia do Norte de trem, então eles têm que voar na ida e na volta.)
  7. Você deve chegar em Pequim ao menos um dia antes do início da sua partida para a Coreia do Norte para participar de uma reunião com seus guias e o seu grupo para esclarecer algumas informações importantes sobre a sua visita a um dos países mais misteriosos do mundo! Coisa que vamos explicar um pouco aqui abaixo…

Dentro JSA (Área de Segurança Conjunta) com soldados Norte-coreanos

Dentro do mesmo instalação da JSA com soldados Sul-coreanos

Informações importantes para saber antes da sua viagem à Coreia do Norte (inclusive em relação ao seu comportamento)

  • Há diversos tipos de excursão que podem caber no seu bolso.

 

Da super econômica que começa em € 445 Euros por 3 dias (o mais próximo de uma mochilão na Coreia do Norte), até algumas que são bem mais longas e caras e que são feitas durante datas festivas e paradas militares.

 

  • O seu pacote é quase completo!

 

Como já mencionamos acima, praticamente tudo está incluso no pacote: transporte de ida e volta de Pequim até a Coreia do Norte, hotéis todas as noites, 3 refeições todos os dias e muitos dos passeios. Mas leve dinheiro extra para comprar suvenires, álcool que você pode tomar em várias oportunidades e para entrar em algumas das atividades como o parque aquático e os passeios no parque de diversões.

 

  • Você e seus pertences serão revistados tanto na chegada como na saída, então cuidado com o que você leva.

 

Itens proibidos de entrar na Coreia do Norte: livros religiosos (bíblia, alcorão etc…), pornografia no computador, livros e guias sobre a Coreia do Norte*, filmes e documentários sobre a Coreia do Norte (então apague “A Entrevista” do seu computador!), relógios e câmeras com GPS também são proibidos (honestamente, se não tiver escrito “GPS” no aparelho, você não terá problemas). 

 

  • Em geral, você pode tirar fotos de quase todos os lugares, mas é sempre bom perguntar ao seu guia antes.

 

O que nós percebemos é que eles não gostam quando você tira foto de áreas militares e soldados em si (o que na verdade é igual em TODOS os países do mundo), áreas em reforma ou construção e pessoas mais “humildes”. Basicamente, a única vez que me pediram para apagar uma foto que tirei foi quando eu tirei uma junto com um senhor na escada rolante do metrô. Esse senhor parecia bem simples e “pobre.” Acho que basicamente eles não queriam mostrar a parte “ruim” do país, só as coisas boas. Ao sair da Coreia do Norte, a sua câmera também será revistada para ver se você não tirou nenhuma foto proibida….então atenção! E por favor, não tire fotos quando os guias te pedirem para não tirar – lembre-se, são eles que serão punidos caso você faça algo errado.

Fazendo amizade com a nossa guia do Museu da Guerra de Pyongyang

  • Falando nisso, vá com um olhar crítico e seja observador.

 

Durante os seus passeios, eles tentaram te mostrar só as coisas “boas” do país e um monte de novos prédios e projetos do governo (como bibliotecas gigantescas e prédios de ciências incríveis), e também vão te contar um monte de histórias de como a família Kim (seus líderes) são fantásticos, tipo lavagem cerebral mesmo. Seja educado e ouça, mas seja esperto e tente ler entre as linhas. Preste atenção aos prédios mais velhos (aqueles que eles NÃO estão apontando), veja a grande quantidade de painéis solares (fotovoltaicos) nas janelas para lidar com a falta de luz. Observe o quão esburacadas são as estradas que saem da capital e o que a quase total inexistência de carros nelas diz sobre o estado da economia do país. Observe os agricultores fazendo o arado com bois ao invés de tratores, perceba o tipo de perguntas que não são respondidas. A lista continua.

 

  • Saiba que às vezes o seu itinerário dentro do país vai mudar sem aviso prévio.

 

Isso é uma das desvantagens em visitar um país onde todos os seus passos são controlados. Aconteceu em um de nossos passeios onde estávamos programados para visitar uma fábrica Norte Coreana. Chegamos à frente da fábrica e esperamos por uns 20 minutos. Entretanto, por algum motivo, nós não fomos autorizados entrar na fábrica….e na Coreia do Norte não dá para dar aquele “jeitinho Brasileiro” para conseguir entrar. Então tivemos que mudar os planos. Mas depois de “atormentarmos” a nossa guia Britânica, ela arranjou uma visita a uma escola local onde pudemos conversar com os alunos….uma experiência muito rara em visitas turísticas para falar a verdade. Ou seja, não se frustre caso o seu itinerário programado mude um pouco….faz parte!

 

  • Não se preocupe, você não está sendo vigiado e espionada a cada segundo.

 

Talvez você já tenha ouvido que se você for visitar a Coreia do Norte eles vão constantemente te vigiar e até colocar escutas nos seus quartos. A minha resposta: infelizmente, você não é tão importante assim e os Norte têm mais o que fazer. O seu grupo será composto de 3 guias Norte-Coreanos e um guia estrangeiro da Young Pioneer Tours. Realmente eles estão lá para te “controlar” mas isso não quer dizer te ESPIONAR caso você fale mau do líder ou do país. Obviamente você não deve fazer pesadas críticas na frente dos guias (lembrando que isso pode causar problemas a eles), mas várias vezes conversamos entre nós (e com outros membros do grupo) no hotel, restaurantes e passeios sobre o país, fazendo críticas e não ouve problema algum. Então sem paranóia!

 

  • Faça muitas perguntas ao seu guia local, mas de uma forma delicada.

 

Nossos guias, no mínimo, eram muito abertos e recebiam bem as nossas perguntas (especialmente após termos passado mais tempo com eles). Então sim, você pode fazer perguntas. Só preste atenção como você vai fazer a pergunta. Por exemplo, ao invés de perguntar: “há campos de concentração aqui?”, pergunte algo do tipo: “como funciona o sistema carcerário na Coreia do Norte?”

 

  • Tente fazer amizade com os guias locais.

 

Sério mesmo, todos os nossos guias foram MUITO gente boa. Eles adoram beber e cantar Karaokê! Com certeza não foram aquele guia frio e sem personalidade da Coreia do Norte que alguns imaginariam. E assim, com um pouco mais de intimidade, você pode perguntar da vida pessoal deles e o que eles acham do país etc….mas de uma forma sutil, por favor.

 

  • Tente fazer parte de uma excursão que tenha incluso uma viagem à Zona Desmilitarizada (DMZ) entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

 

Nós tivemos a chance de visitar “Joint Security Area” (Área Conjunta de Segurança) dos dois lados da fronteira. A primeira vez do lado da Coreia do Sul e a segunda vez do lado da Coreia do Norte. E posso dizer que é uma experiência fascinante e surreal. O engraçado é que visitando pelo lado da Coreia do Sul, os soldados Americanos (que são seus guias) não te deixam virar e tirar fotos em direção ao lado “Americano/Sul Coreano.” Mas aí quando você visita pelo lado Norte Coreano, você acaba tirando um monte de fotos da área que era proibida pois ela está bem na sua frente. Vai entender….

A DMZ do lado Norte-coreano

A DMZ do lado Sul-coreano

  • Quando você estiver na Coréia do Norte, não a chame de “North Korea”. 

 

Basta chamá-la de Coréia ou “DPRK”. Mesma coisa em relação à população – não os chame de “North Koreans…..mas apenas “Koreans”. Eles não gostam de separar a península Coreana entre norte e sul.

 

  • Na Coreia do Norte você também precisa de seguro de viagem!

 

O problema é que nem todas os seguros cobrem esse país. Porém, a WorldNomads te dá cobertura na Coreia do Norte, então é uma boa opção. Você pode saber mais na nossa página sobre os 3 Melhores e Mais Baratos Seguros de Viagem do Mercado.

 

Se você não viu acima….

BONUS CUPOM PARA A YOUNG PIONEER TOURS: Mencionando o cupom DPRKOUT ao fazer a sua reserva na Young Pioneer Tours, você ganha uma camiseta do tour. 

Em breve, nós colocaremos mais artigos online sobre a Coreia do Norte com mais de 150 fotos, analise econômica/politica, surpresas na nossa viagem e muito mais! Então fique de olho!

E reserve a sua viagem à Coreia do Norte o quanto antes! Sabe-se lá o que pode acontecer naquela região nos próximos anos…

Você gostaria de um dia visitar a Coreia do Norte? Gostaria de saber mais sobre esse místico país? Ainda tem dúvidas sobre segurança? Use a nossa área de comentários abaixo para tirar as suas dúvidas pois sempre respondemos a TODOS os comentários!

E boas aventuras!

 

Para ler mais sobre a Coreia do Norte, confira nossos outros artigos: 

101 Fotos da Coreia do Norte: Pyongyang – Parte 1

101 Fotos da Coreia do Norte: Pyongyang – Parte 2

button
Sair da versão mobile