Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Conheça o Famoso Vulcão Misti no Peru

el misti catedral de arequia sillarO Peru está localizado em uma zona de encontro dentre duas placas tectônicas, conhecida como Anel de Fogo do Pacifico. Isso significa que há no país uma intensa atividade sísmica, ocorrendo muito tremores de terra e terremotos. Por causa disso, também existem muitos vulcões no país, sendo que a maioria deles está inativa. Na região sul do país existem doze vulcões considerados potencialmente perigosos.

O mais famoso deles é o Misti, localizado próximo à cidade andina de Arequipa, a segundo maior do Peru. O vulcão, que tem quase seis mil metros de altura, está classificado como um estratovulcão, o que significa que ele adquiriu um formato de cone com o passar do tempo, por causa das erupções. Antigamente o vulcão estava quase completamente coberto por neve, se tornando um cartão postal da cidade de Arequipa. Atualmente, o vulcão está coberto apenas por uma porcentagem bem pequena de neve, devido principalmente ao aquecimento global e ao fato de estar localizado em uma zona de clima seco, onde não há água suficiente para manter a neve.

O Misti não é considerado um vulcão de intensa atividade. Mesmo assim, fumarolas expelidas por ele podem ser vista da cidade de Arequipa. Toda a região de Arequipa é fértil, graças às cinzas ácidas vindas vulcão. Durante o século vinte houve pelo menos cinco pequenas erupções, o que significa que o vulcão representa um perigo para a cidade, pois Arequipa seria atingida, caso ele entre em atividade e comece a expelir lava.

Antes da chegada dos espanhóis, a área onde está localizado o Misti foi ocupada por outros vários povos andinos. Em 1998 foram encontrados seis esqueletos humanos que, de acordo com as pesquisas, são do período incaico. Os pesquisadores acreditam que os corpos foram parte de um ritual religioso de sacrifício humano, confirmando que o vulcão era sagrado para os incas. Como em outras culturas pré-colombianas, os incas também costumavam fazer sacrifícios humanos em culto ao Deus Sol. Atualmente, todas essas múmias estão exibidas no Museo Santuário de Altura Sur Andino, que pertence a Universidad Católica de Santa Maria, em Arequipa. No mesmo museu estão outras importantes múmias encontradas nos Andes, sendo que a mais famosa é a Múmia Juanita, encontrada no nevado Ampato em 1995.

Escalar o vulcão Misti é relativamente fácil, já que não é necessário fazer uma preparação técnica antes de começar a subida. A melhor forma é contratar uma agência de viagens, porque os guias já conhecem o caminho e também cozinham para você. Os tours custam mais ou menos duzentos soles e incluem transporte, guia, barraca, roupa técnica, alimentação, colchonete e bolsa de dormir.   A escalada dura dois dias e o acampamento noturno é feito a mais ou menos quatro mil metros. É recomendável levar bastante roupa para o frio, porque o vulcão está em uma zona onde se combinam baixa latitude com altas altitudes, o que faz com que as temperaturas sejam bastante baixas. Outra coisa que você também não pode esquecer de levar são dois litros e meio de água, que servirão para matar a sede e também cozinhar, já que a água encontrada no Misti não pode ser consumida, porque possui altos níveis de enxofre . Evite levar muitas coisas na mochila, porque o peso fará com que você tenha dor nas costas e que se canse mais rápido.

A caminhada será muito cansativa, mas o objetivo vale a pena. Quando você chegar ao topo, verá a cratera, grande e cheia de cores, com muita fumaça e enxofre. Além disso, a vista é incrível, pois você estará rodeado de nuvens e terá uma visão da cidade de Arequipa. Pelo caminho também verá muitos animais e plantas endêmicas da região.

A descida, como geralmente acontece, é muito mais fácil que a subida e também mais rápida. Para descer, é preciso deslizar por um caminho cheio de pedras e areia. É preciso ter cuidado para não cair e torcer o pé. Tarda mais ou menos duas horas até chegar aos 4 mil metros, onde normalmente as caminhonetes 4×4 esperam pelo grupo, para depois retornar a Arequipa.

Depois de ter visitado o Misti, você pode aproveitar para conhecer os outros vulcões de Arequipa. Além dele, existem outros dois vulcões que rodeiam a cidade, o Chachani e o Pichu Pichu. O primeiro está localizado a 55 quilômetros de distancia da cidade e é mais alto que o Misti, mas no entanto não possui muita neve no alto. Subir o Chachani é mais fácil que o Misti e a escalada pode ser feita em apenas um dia. Já o Pichu Pichu está a 32 quilômetros de distancia de Arequipa e tem mais de cinco mil metros. A escalada deste vulcão também é fácil e pode ser feita em dois dias.

Aproveite também para visitar o cânion do Colca, o segundo mais profundo do mundo. Ele chega a ser duas vezes mais profundo que o Grand Canyon e também está próximo da cidade de Arequipa. Além da linda paisagem, você também pode ver o condor, a maior ave de rapina do mundo. O Colca é um dos únicos lugares onde você tem a possibilidade de avistar de perto a ave, conhecida como o príncipe dos Andes.

Arequipa possui também outros encantos. Um deles é a culinária, caraterizada por ser uma comida mestiça, com produtos tanto de origem europeia, como de origem andina. A maioria dos pratos é picante, por isso tenha um pouco de cuidado quando for pedi-los. O prato mais famoso é o rocoto relleno, um tipo de pimentão recheado com carne moída e queijo fresco.

A arquitetura de Arequipa também chama a atenção dos visitantes. Praticamente todas as construções do centro histórico de Arequipa são feitas de sillar, uma pedra feita de um material de origem vulcânica. Como o sillar tem uma cor meio esbranquiçada, Arequipa ganhou o apelido de cidade branca.

Agora que você terminou de ler esta reportagem, já tem motivos de sobra para ficar mais tempo no Peru e conhecer outros lugares, além de Machu Picchu. Arequipa é uma cidade charmosa, com uma culinária deliciosa e um clima agradável, com calor durante o dia e um pouquinho de frio durante a noite. Com certeza, você gostará da visita.

 

Confira também esse artigo do blog Se Joga no Roteiro sobre Turismo de Experiência no Peru!

 

Artigo cortesia de Intiways Travel, pacotes de viagem para o Peru.

Querendo mais informações ou sobre contratar o tour ao Misti, você pode entrar em contato com a Intiways do Peru pelos seguintes contatos:
Email: Info@intiways.travel
Site: www.intiways.travel
Twitter: @Intiways
Facebook: facebook.com/Intiways

* Artigo escrito por Lia Petruccelli, Gerente de Operações na Intiways Travel, agência turística especializada em Turismo Receptivo de Luxo e viagens à medida em Lima, Peru. 

button
Sair da versão mobile