como funciona o quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

Como Funciona o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

Last Updated on by Redacao

Você sabe qual é o seu nível de conhecimento em outro idioma? Qual a diferença do básico, intermediário e avançado? Sabe como é feito um teste de nível e quais são as suas classificações? Se a resposta for não, não se preocupe! Hoje você vai conhecer e saber como funciona o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. 

Isso é importante, pois agora, muitos outros países e escolas de idiomas pelo mundo (ou online), usam essa mesma classificação para determinar qual o seu nível.

Inclusive, sabendo o seu nível Europeu (mais uma boa ideia criada pela União Europeia) em algum idioma estrangeiro, você pode colocar essa classificação no seu currículo (CV) e ela será compreendida em qualquer lugar do mundo! 🙂

O que é e como funciona o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas?

Primeiro, antes de saber sobre como são determinados os níveis, é importante que a gente entenda como funciona o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, QECR (Common European Framework of Reference for Languages, ou CEFR, em inglês).  

Estabelecido no início dos anos 2000, o QECR é uma forma de classificar o seu nível de proficiência em um idioma. Ou seja, determina uma série de conhecimentos que uma pessoa tem que dominar para ser considerada desde nível básico até avançado. Esses conhecimentos envolvem tanto a compreensão e expressão oral, quanto leitura, escrita.

Além disso, por se tratar de um padrão para classificação, não existe uma prova do QECR, mas sim, provas que foram criadas ou se alinharam ao quadro.

Outro ponto interessante é que apesar do quadro ter sido criado na Europa ele também é aceito em outros países fora do continente.    

Quais são os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas? 

Agora vamos pra parte mais importante que é a classificação dos níveis. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas é dividido em 3 categorias e possui 6 níveis ao total. São eles:

  • A – Básico (A1 e A2)
  • B – Intermediário (B1 e B2)
  • C – Avançado (C1 e C2)

Nível Básico segundo o QECR – A1 e A2

A primeira categoria engloba o falante básico ou elementar. São todos aqueles que têm conhecimento suficiente para lidar com situações simples do dia a dia. 

A1 – Beginners 

Segundo o próprio QECR quem está nesse nível é capaz de compreender e expressar frases simples, se apresentar e falar da vida pessoal e de onde são, por exemplo.

A2 – Lower Intermediate

Já no nível A2, a pessoa consegue descrever de maneira simples os seus conhecimentos, seu emprego e é capaz de passar e receber informações curtas e precisas. 

Nível Intermediário segundo o QECR – B1 e B2

O nível intermediário representa o falante independente. Nesse momento a pessoa já tem mais confiança e para ler textos mais longos e complexos. 

B1 – Intermediate

Os falantes de nível B1 são capazes de compreender os pontos principais em assuntos de trabalho, viagem e estudos e conseguem se sair bem em situações cotidianas em outro país. Também já conseguem descrever experiências e dar opiniões simples. 

B2 – Upper Intermediate

Quem está no nível B2 já consegue se comunicar com nativos de forma mais natural e com maior fluência. É capaz de ler e ter noção das ideias principais de um texto mais complexo e de produzir textos sobre temas diversos.

Nível Avançado segundo o QECR – C1 e C2

A última categoria do QECR é do falante proficiente. Ou seja, aqueles que têm uma proficiência efetiva ou domínio pleno. 

C1 – Advanced

Nessa etapa a pessoa já é capaz de se expressar sem esforço e de forma fluente e espontânea e já tem conhecimento suficiente para utilizar o idioma no trabalho, estudos e meio social. 

C2 – Business

O nível C2 descreve aquele que não encontra nenhuma dificuldade para ler, interpretar, pensar e falar em outro idioma. Consegue lidar com situações complexas e produzir textos coesos. 

Como saber o seu nível de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas? 

Para saber o seu nível em qualquer idioma de acordo com o QECR, você precisa fazer um teste de proficiência. Ao longo das questões você será avaliado nas 4 habilidades: fala, audição, leitura e escrita. No entanto, é  importante que esse teste esteja alinhado com o Quadro Europeu. 

Você encontra com facilidade vários sites que oferecem testes gratuitos, dos mais rápidos (5 minutos) até os mais demorados (1 hora mais ou menos). É claro que quanto maior o teste, mais específico será o resultado. 

Por que é importante fazer um teste para saber o seu nível de acordo com o QECR?

Sendo bem direto, fazer um teste para saber o seu nível em outro idioma, de acordo com o quadro europeu comum de referência para as línguas, é importante em diversos momentos da vida, independente da sua idade. Quer ver? Separamos aqui alguns exemplos:

  • Para ingressar em um novo curso de línguas
  • Para fazer um curso online ministrado em outro idioma
  • Para poder participar de programas de imigração
  • Para ser aceito em uma universidade no exterior
  • Para colocar no seu currículo (CV) e ser entendido por empresas e empregadores internacionais

Para ingressar em um novo curso de línguas

Se você quer começar um novo curso de idiomas, pode optar por fazer um teste de nível antes da matrícula. Isso porque essa é uma maneira muito eficiente de saber se você deve iniciar o curso num nível mais básico ou mais avançado. 

Para fazer um curso online ministrado em outro idioma

Sempre listamos aqui os melhores cursos online e muitos deles são ministrados em outros idiomas. Fazer um teste de nível de acordo com o QECR é importante para saber se você tem conhecimento suficiente para realizar esses cursos sem passar por dificuldades. 

Em alguns casos, na própria página dos cursos, está escrito qual o nível mínimo para conseguir fazer as aulas. Assim você sabe se aqueles curso de idiomas online que você está comprando é adequado ao seu nível!

Para poder participar de programas de imigração

Um dos programas de imigração mais populares é o Express Entry, do Canadá. Muitos brasileiros que sonham em fazer essa mudança precisam estar atentos ao seu nível de inglês ou francês

O motivo é que para estar apto para o programa você deve apresentar um certificado de proficiência em pelo menos uma das duas línguas. Por isso, fazer testes de níveis de tempos em tempos é ideal para saber se você já está pronto para obter o seu certificado.  

Para ser aceito em uma universidade no exterior

Assim como você precisa de um certificado de proficiência para imigrar, você também precisa de um para ser aceito em uma universidade no exterior. O motivo é simples: eles precisam ter certeza de que você consegue assistir às aulas no idioma indicado. 

Para colocar no seu currículo (CV)

Como já mencionado acima, colocando o seu nível de Inglês ou Espanhol no seu currículo usando essa classificação Europeia, ela será compreendida por empresas e empregadores do mundo todo. Eles terão uma ideia mais exata de qual é o seu nível. E assim, não precisarão ficar adivinhando se o seu nível “intermediário” de Inglês é bom o suficiente ou não. 🙂

Como obter um certificado de proficiência QECR

Como obter um certificado que comprove o seu nível de proficiência? 

Como você pôde perceber, é muito importante fazer um teste de nível de tempos em tempos. Dessa forma, você saberá qual é o melhor momento para investir em uma prova para obtenção de um certificado de proficiência. 

Algumas provas como o TOEFL, IELTS, por exemplo, não têm seus resultados no formato QECR, mas isso não quer dizer que seus certificados não sejam aceitos. 

Nesses casos você precisa ter atenção ao quadro de equivalência de cada prova. Uma pessoa com nota 3.5 no IELTS equivale ao nível B1 do QECR, por exemplo. O mesmo vale para quem tiver uma nota entre 87-109 no TOEFL. 

O mais importante aqui é saber porque você precisa de um certificado. Dessa forma você pode se preparar para obter a maior pontuação possível, de acordo com o seu objetivo.  Leve em conta também o fato dos certificados terem validade!

Concluindo…

Por fim, é muito importante entender como funciona o Quadro Comum Europeu de Nível em Línguas Estrangeiras, não apenas para conhecer as classificações e saber em qual etapa do aprendizado você está, mas também, porque um certificado pode ser requisitado em diferentes momentos da sua vida. 

Espero que este artigo tenha esclarecido o assunto para você, mas se ainda ficou com alguma dúvida, quer saber mais sobre as certificações e classificações é só deixar aqui nos comentários! 

6 thoughts on “Como Funciona o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

    1. Oi Paula, existem vários testes online que possibilitam a descoberta do seu nível de proficiência. Entretanto, se você precisa do resultado para algo oficial, é muito comum que exijam testes como o IELTS ou TOEFL (são os dois mais utilizados no mundo).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.