Os 10 Melhores cursos online de Inglês

10 Melhores Cursos Online de Inglês (Grátis e Pagos)

Está querendo aprender inglês sem sair de casa? Não quer aprender inglês em uma sala de aula e prefere aprender online? Está indo estudar ou morar no exterior e precisa melhorar o inglês sem gastar muito? Então esse artigo é para você!

Separamos uma lista com os 16 melhores cursos online de inglês. Quer saber qual é o melhor para você? Continue lendo…

Já faz tempo que fazer cursos online de inglês não é apenas mais um diferencial, mas sim uma obrigação para qualquer um que deseje conseguir uma posição melhor no mercado de trabalho, compreender melhor filmes e séries estrangeiros, além de também ter muito mais acesso a outras culturas (estudando ou viajando no exterior).

Mas se a questão da comunicação é tão importante nos dias de hoje, o grande problema é descobrir qual é o melhor curso de inglês pela internet para se fazer. A resposta para essa questão não é simples, uma vez que existe um grande número de opções e de metodologias diferentes. 

Mas antes…

Vale a pena fazer cursos online de inglês?

Apesar de cursos online de inglês não serem exatamente uma novidade, o número de pessoas que se faz essa pergunta ainda é grande. Isso pode ocorrer por diversos motivos, desde a completa inexperiência no assunto até experiências negativas nesse tipo de assunto.

Por isso, a primeira coisa que precisamos frisar aqui é que existem cursos online de inglês para todos os gostos e com metodologias completamente diferentes. É possível que determinado curso não satisfaça por completo suas necessidades, mas isso não significa que nenhum deles fará. Por exemplo, há aulas em inglês online diretas com o professor por vídeo. Outras aulas são só via aplicativos e sem o contato com o professor. Vai depender da sua preferência….que pode ser até uma combinação das duas!

Por essa razão, podemos afirmar que sim, vale a pena fazer cursos online de inglês. Porém, como cada pessoa possui exigências diferentes, objetivos diferentes e gostos distintos, é certo que nem todos os cursos irão agradar a todos.

Na lista que você vai conferir abaixo, encontrará cursos com métodos tradicionais, mais focados na conversação, para iniciantes, de inglês para negócios, entre outros. E agora que essa questão já está esclarecida, vamos aos cursos!

Tabela comparativa dos melhores cursos online de inglês

Para que você entenda melhor quais são os principais pontos positivos e negativos de cada um dos cursos que citamos, preparamos uma tabela para você. Mas para ter mais detalhes sobre cada empresa online e seus cursos, é só continuar lendo depois da tabela.

SiteÉ GratuitoOferece certificadoPossui aplicativoConversas ao vivo com nativosPossui aulas em grupo
Rocket LanguagesNãoSimSimNãoNão
MOOECSimSim, porém, é pagoNãoNãoNão
CourseraSimSim, porém, é pagoSimNãoNão
ItalkiNãoNãoSimSimNão
MemrisePossui versões gratuitas e pagasNãoSimNãoNão
FutureLearnSimSimNãoNãoNão
DuolingoPossui versões gratuitas e pagasNãoSimNãoNão
BusuuPossui versões gratuitas e pagasNãoSimSimNão
UdemyNãoSimSimNãoNão
EF English LiveNãoSimSimSimSim
PreplyNãoNãoSimSimNão
LingualeoSimNãoSimNãoNão
BabbelNãoNãoSimNãoNão
LearncafeNãoSimSimNãoNão
Rosetta StoneNãoNãoSimNãoNão
Aprova CursosNãoSimNãoNãoSim

Quais são os 16 melhores cursos online de Inglês?

Abaixo, você poderá conferir a nossa lista com os melhores cursos online de inglês. Como já comentamos anteriormente, cada um deles possui suas particularidades e pontos a serem destacados. Por isso, sugerimos que você leia atentamente sobre aqueles que mais te interessarem para que você possa conhecê-los melhor e, quem sabe, melhorar o seu inglês com um bom curso!

rocket languages cursos online de ingles
  1. Rocket Languages

O Rocket Languages é uma plataforma criada por Jason Oxenham e Mark Ling no ano de 2004. Pensada inicialmente como um site onde pessoas pudessem ter acesso a um conteúdo personalizado de aprendizagem de outro idioma, ele é hoje um dos maiores sites do mundo quando se fala em cursos online de inglês.

Uma das principais vantagens do Rocket Languages é que você paga apenas uma vez para acessar o serviço. Você escolhe pacotes que custam entre U$ 99,00 e U$ 259,00, de acordo com o quanto está disposto a avançar em seus estudos. 

Esses pacotes de dão acessos ilimitado a muitas horas de aulas em inglês, frases com reconhecimento de voz, lições interativas em áudio, lições sobre linguagem e cultura, além de bônus que variam de acordo com o pacote que você adquire.

Além do inglês, o Rocket Languages também oferece cursos online de diversas outras línguas, como espanhol, italiano, alemão, coreano,  japonês e até mesmo o próprio português.

Rocket English
MOOEC cursos online de ingles
  1. MOOEC

MOOC é um termo que se tornou muito popular na internet nos últimos tempos e é uma sigla para “Massive Online Open Course”. Em tradução livre, esse termo significa Curso Online Aberto e em Massa. Ou seja, trata-se de cursos feitos para atingir um grande número de pessoas através de ambientes virtuais.

O MOOEC nada mais é do que um curso online aberto e em massa de inglês. Sem dúvidas, sua principal vantagem é que ele reúne tudo o que há de melhor nas principais plataformas de ensino da língua por vídeo de grandes universidades pelo mundo. Ah, e tudo isso de graça!

Apesar de ser algo ótimo, isso acarreta alguns pontos negativos também.  A grande quantidade de conteúdo, por exemplo, pode gerar confusão em uma pessoa que não sabe exatamente por onde começar. Além disso, o fato de o curso não oferecer nenhum tipo de cobrança pode fazer com que os alunos desistam com certa facilidade.

É triste mas é verdade. Às vezes quando você paga por um curso, você se sente mais obrigado a terminá-lo do que se estivesse fazendo o curso de graça. Vai entender! ¯\_(ツ)_/¯

Em resumo, o MOOEC é uma ótima plataforma para quem tem facilidade em aprender sozinha e em buscar um conteúdo que atenda às suas necessidades. 

mooec english
Coursera ingles online
  1. Coursera

Ainda falando de MOOCs, a Coursera é, sem dúvidas, uma das principais no mercado hoje em dia, não apenas quando o assunto é cursos de inglês, embora esta seja uma de suas especialidades.

Além de contar com excelentes cursos de inglês, no Coursera é possível obter certificados de universidades como o Imperial College de Londres  e a Universidade de Michigan, por exemplo. Isso garanta não só a qualidade do ensino, mas também um maior reconhecimento dos seus certificados no mercado de trabalho

Além disso, outra grande vantagem do Coursera é a possibilidade de praticar seu inglês em cursos que não são exatamente de línguas, mas que o usam o idioma para ensinar. Isso, além de fazer com que você pratique o inglês, também pode te ajudar em sua formação profissional.

coursera cursos de inglês
Italki ingles online
  1. Italki

Se você busca uma plataforma que te disponibilize um ensino mais personalizado e na prática, o Italki pode ser uma ótima opção para você. Isso porque trata-se de uma plataforma onde você tem aulas de vídeo diretamente com um nativo da língua, seja uma professora dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Austrália ou de qualquer outro país fluente em inglês.

Outra vantagem do Italki é exatamente o fato de você poder escolher o tema sobre o qual quer conversar. Isso significa que, enquanto aprende, também fala sobre algo que gosta e, com isso, suas habilidades com a língua acabam sendo desenvolvidas com naturalidade.

Por exemplo, se você gosta de basquete, pode pedir para o seu professor americano conversar sobre os times da NBA durante a aula e pedir lições de casa baseadas nisso!

Os preços do Italki podem variar bastante de acordo com o professor que você escolher. Para se ter uma ideia, é possível encontrar professores que cobram cerca de U$ 5,00 por aula e outros que cobram U$ 50,00. Isso significa também que você pode ter experiências relativamente distintas de acordo com seu professor, mas sempre com uma boa qualidade já que dá para ver a avaliação de cada professor feita por outros alunos.

italki cursos online de inglês
Memrise ingles
  1. Memrise

O slogan do Memrise é “Aprenda uma língua. Conheça o mundo.” E essa simples frase consegue sintetizar muito bem qual é a proposta dessa plataforma.

Uma das principais vantagens do Memrise é que se trata de uma plataforma bastante intuitiva e fácil de ser usada. Primeiramente, você escolhe a língua na qual é nativo e, em seguida, a língua que deseja aprender, assim como seu nível. Depois disso, basta criar sua conta e começar a aprender.

A conta gratuita é bastante limitada, mas a conta “pro” não é muito cara, sendo U$ 9,90 por um mês, U$ 59,00 por ano ou U$ 129,00 por uma conta definitiva (para sempre!). É um preço que condiz bastante com o que você vai encontrar na plataforma, que funciona principalmente para quem gosta de aprender de uma maneira mais organizada.

Talvez, para quem seja mais avançado, a Memrise não seja a plataforma ideal, já que, apesar de o conteúdo condizer com o nível, a lógica com que ele é usado ainda se parece com a de um iniciante, com exercícios parecidos. 

memrise aulas de inglês americano
Future Learn
  1. FutureLearn

A FutureLearn é uma empresa inglesa focada em educação online. Uma de suas principais vantagens é que ela possui parceria com diversas universidades e instituições, o que faz com que seu nível de ensino seja sempre muito elevado.

Apesar de outro de seus pontos positivos ser exatamente a grande variedade de cursos de inglês, isso também pode acabar sendo um problema, sobretudo para aqueles que desejam fazer um curso mais básico.

Por essa razão, a FutureLearn é uma plataforma muito melhor para aqueles que já possuem alguma experiência com a língua inglesa, até porque o site é todo em inglês e seus cursos, obviamente, não possuem recursos em português para ajudar.

Futurelearn cursos de Inglês
Duolingo aprenda ingles online
  1. Duolingo

Se você já pesquisou alguma coisa sobre cursos online de inglês, provavelmente já se deparou com o Duolingo. Essa plataforma online se tornou bastante popular nos últimos anos, principalmente por conta de sua lógica de jogo, que oferece recompensas para cada desafio que é cumprido.

Apesar de ser uma ótima forma de entrar em contato com o idioma, o Duolingo não é muito efetivo para quem busca se aperfeiçoar no inglês de uma forma mais profunda. Ainda assim, trata-se de uma plataforma gratuita e, por essa razão, vale a pena testar por algum tempo para saber se ela é ou não útil para o seu caso.

duolingo
Busuu curso online de ingles
  1. Busuu

O Busuu é mais do que um curso online de inglês, é uma rede social focada no aprendizado de línguas. Em certos aspectos, ela funciona de maneira parecida com o Italki, permitindo que você tenha aulas online com nativos. 

O Busuu trabalha com uma filosofia de aprender com apenas 10 minutos por dia, o que se encaixa muito bem no dia a dia de muitas pessoas, mas que não é o ideal para quem realmente quer se aperfeiçoar no inglês.

Os preço para ter uma conta premium nessa plataforma é de R$ 36,90 no plano mensal, e R$ 289,90 no plano anual.

Dito isto, vale ressaltar que o Busuu ainda não é uma plataforma tão grande quanto o Italki, por exemplo, o que significa que você vai encontrar menos opções de contatos aqui.

Aprender Inglês Busuu
Udemy ingles
  1. Udemy

O Udemy é um site que aparece constantemente em listas como essa, isso porque ele é um dos maiores portais de cursos online do mundo

No Udemy você pode encontrar todos os tipos de cursos online de inglês, desde os níveis mais básicos e com professores brasileiros até os mais avançados e com professores nativos da língua inglesa. Os preços dessa plataforma também podem variar bastante de acordo com cada curso.

Apesar de essa grande variedade ser uma vantagem, é necessário prestar bastante atenção com o curso escolhido. Isso porque o Udemy não exija que você seja um professor de verdade de inglês para ter um curso na plataforma. E se isso é bom por um lado, também significa que a qualidade dos cursos pode variar.

Por isso, uma dica que damos sobre o Udemy é exatamente ler com muita atenção a descrição dos cursos que te interessarem e buscar referências sobre o professor e sua metodologia.

udemy cursos de ingles
ef
  1. EF English Live

Por fim, uma plataforma que tem se popularizado bastante no Brasil nos últimos anos. Trata-se de um método muito parecido com as plataformas mais tradicionais de inglês, mas de maneira totalmente online. 

Isso significa que você tem aulas em grupo e também individuais, além de acesso a muitos conteúdos exclusivos oferecidos pelo curso. Tudo isso com professores nativos, o que é um grande diferencial. O preço média para os cursos da English Live é de R$ 189,00 por mês.

Apesar de ser um curso que realmente te envolve no ensino da língua em diversos aspectos, é um investimento alto e que exige que você realmente se esforce para gerar resultados.

EF english live

11. Preply

Assim como o Italki, o Preply é um portal que conecta tutores e alunos do mundo inteiro. Isso significa que você pode aprender inglês com um nativo de qualquer local do mundo com o sotaque que mais te agradar.

Outra vantagem do Preply, é que você pode escolher as suas aulas pelos seus interesses ao invés de ficar preso nos livros didáticos. Se você quer melhorar o seu inglês para o mercado de trabalho, basta escolher um professor e métodos de aulas que foquem nesse tipo de vocabulário. Caso queira aprender a se comunicar melhor para embarcar em um mochilão pelo mundo, comunique o seu tutor e foque em conversação. 

Como esse portal não é diretamente responsável pelos seus estudos, eles contam com sistemas de avaliação de tutores e reembolso bem completos para que você tenha a melhor experiência possível. Caso você se decepcione com o ensino de determinado tutor ou precise desmarcar as suas aulas por motivos pessoais, a Preply têm um time de atendimento pronto para te dar instruções e em alguns casos, 100% de reembolso. 

Os valores do Preply variam entre tutores e métodos, indo de U$5 por hora até U$50. Por isso, é importante listar todos os seus objetivos e prioridades na hora de escolher o seu professor. O site também conta com preços especiais para alunos que adquirem pacotes de 5, 10, 15 ou 20 horas de aulas.

preply

12. Lingualeo

Outra excelente opção para estudar inglês online é o Lingualeo. Essa plataforma oferece diversas ferramentas, inclusive aulas, para o aprendizado rápido e prático de seus usuários.

Entre as ferramentas disponíveis estão jogos para treinamento diário, conteúdo em textos, vídeos e áudios, aulas e cursos, tarefas semanais e um monitoramento de progresso exclusivo.

Um dos grandes diferenciais do Lingualeo é que ele oferece um plano totalmente personalizado de ensino com recomendações de uso das diversas ferramentas disponíveis na plataforma.

O Lingualeo é gratuito, porém, eles tem um plano premium com alguns recursos extras pelo preço de R$174,99. Ao visitar o site, não se esqueça de mudar a sua língua nativa no alto à direita da tela.

13. Babbel

A Babbel é uma plataforma que disponibiliza cursos online em diversas línguas estrangeiras. O foco do curso de inglês dessa plataforma é realizar um ensino prático e útil para o dia-a-dia.

Além disso, eles disponibilizam cursos voltados para objetivos específicos dos alunos como inglês para ambientes corporativos, cultura e tradições e viagens para países onde a língua nativa seja inglês. 

A Babbel divide as suas aulas entre gramática e vocabulário, formando pequenos blocos de conteúdo. Outro ponto importante sobre os cursos da Babbel, é que eles utilizam o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) como base para elaboração de seus cursos, o que pode fazer a diferença ao identificar o seu nível de inglês. 

O curso de inglês da Babbel custa R$25,90 por mês no plano trimestral, caso esteja interessado em um plano anual, o preço para isso seria de R$18,90 mensais. As ferramentas da Babbel estão disponíveis para smartphones, computadores, tablets e para Apple Watch.

14. Curso de Inglês (Learncafe)

O curso de inglês do Learncafe tem como objetivo ensinar de forma completa a língua inglesa, sempre mirando na didática simples e com foco em resultados rápidos. Essa é uma ótima opção para quem quer aprender desde o zero ou para pessoas que querem aprimorar o seu vocabulário já existente. 

O curso tem uma carga de 60 horas e oferece certificado online. As aulas estão divididas em 36 blocos, com diferentes temas da língua inglesa. Além das aulas, o Learncafe disponibiliza exercícios extra para fixação da matéria e simulação de diálogos para desenvolvimento da conversação. O custo para ter acesso ao curso de inglês do Learncafe é de R$59,90.

15. Rosetta Stone

Se você procura um curso que saia do comum, a Rosetta Stone pode ser a resposta. Com um sistema de imersão, absolutamente todo o conteúdo dessa plataforma é em inglês. 

Durante as aulas você irá aprender e desenvolver o seu vocabulário realizando associações com imagens, sons e vídeos ao invés de comparações com a sua língua nativa.  Esse portal adotou essa metodologia por ser uma maneira mais intuitiva de aprender uma nova língua, e ela tem se provado efetiva com os milhares de alunos da Rosetta Stone. 

A plataforma disponibiliza 3 dias para teste de forma gratuita para novos usuários. Os pacotes são vendidos em planos trimestrais pelo valor de R$40 mensais e em planos anuais por R$25,00 por mês. A Rosetta Stone ainda disponibiliza planos vitalícios com acesso a todos os cursos da plataforma pelo valor único de R$500,00.

16. Curso Online em videoaula de Inglês para Atendimento com Certificado (Aprova Cursos)

O curso de inglês da Aprova Cursos é perfeito para aqueles que têm interesse em desenvolver o inglês para o mercado de trabalho, isso porque todo o conteúdo e abordagem do curso é voltado para o atendimento ao cliente e ambiente corporativo. 

Durante o curso serão ensinados o uso correto da gramática e vocabulário para o nível básico e intermediário. As aulas estão organizadas em 3 capítulos de videoaulas com 8 temas diferentes, todos focados no aprendizado rápido e eficiente dos alunos. 

A Aprova Cursos oferece um certificado de conclusão pelas 80 horas cursadas e o investimento necessário para essas aulas é de R$ 129,00.

Resumindo…

Para que você se lembre, os 16 melhores cursos online de inglês que comentamos aqui hoje foram:

  1. Rocket Languages
  2. MOOEC
  3. Coursera
  4. Italki
  5. Memrise
  6. Future Learn
  7. Duolingo
  8. Busuu
  9. Udemy
  10. EF English Live
  11. Preply
  12. Lingualeo
  13. Babbel
  14. Learncafe
  15. Rosetta Stone
  16. Aprova Cursos

Concluindo…

Fazer um curso online de inglês é um investimento que vale a pena em quase todos os casos. Ainda mais em uma época que estamos mais tempo em casa do que gostaríamos.

É claro que nem sempre é fácil encontrar o curso certo para o que você busca ou mesmo a metodologia que mais te agrada. Por isso colocamos aqui várias opções de aulas online de inglês, tanto pagas como gratuítas.  

Esperamos que a nossa lista com os melhores cursos de inglês pela internet tenha te ajudado de alguma maneira a encontrar algo que se encaixe com aquilo que você busca.

Quer ajudar outras pessoas a encontrar o curso perfeito para elas também? Então que tal contar a sua experiência com algum desses cursos aqui nos comentários? Quanto mais informações tivermos, melhor para aqueles que buscam se atualizar e melhorar seus conhecimentos em inglês.

E é claro, se tiver qualquer dúvida sobre os cursos que mencionamos na lista, pode deixar aqui nos comentários também. Estamos aqui para te ajudar! 

20 thoughts on “10 Melhores Cursos Online de Inglês (Grátis e Pagos)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *