Ícone do site Fora da Zona de Conforto

9 Dicas Para Economizar Visitando a Groenlândia – Sim, é Possível!

Tem uma viagem planejada para a Groenlândia? Se perguntando como aproveitar ao máximo sua visita e economizar ao mesmo tempo? Então continue lendo para ver 9 dicas de como economizar dinheiro viajando para a Groenlândia!

 

Groenlândia facilmente está no topo da lista dos meus lugares favoritos no mundo.

Entre seu ambiente indomável e acidentado….

…seu manto de gelo sem limites que se estende por milhares de quilômetros em todas as direções…

…e a solitária e remota beleza das montanhas, geleiras e paisagens de tundras… 

… realmente não há nenhum lugar no planeta que chegue perto disso.

 

Groenlândia

Quero dizer… basta olhar para isso! (O Fiorde de Gelo Ilulissat)

 

Mas se você já pesquisou sobre “como planejar uma viagem para a Groenlândia”, deve ter percebido uma coisa: Viajar para a Groenlândia *não* é barato. 

A realidade é que com os preços altos dos voos, acomodações e excursões, uma viagem para a Groenlândia, não importa o quão espetacular seja, não é fácil para nossos bolsos.

No entanto, com base nas nossas experiências durante duas viagens distintas à Groenlândia, descobrimos que existem algumas medidas que podem ser tomadas para aliviar alguns desses custos.

O que nos traz para o tópico do artigo de hoje, com 9 dicas para economizar viajando para a Groenlândia.

Mas antes de irmos direto ao assunto, eu sei que você deve estar se perguntando… 

 

 

 

Quanto custa uma viagem para a Groenlândia, afinal?

É claro, as despesas totais da sua viagem para a Groenlândia vai depender dos destinos que você escolher visitar, as atividades que irá realizar e as datas da sua viagem.

Mas para te dar uma média de alguns dos gastos “mínimos” que você pode esperar, eu listei abaixo os detalhes dos gastos da nossa viagem. 

Considerando que tendemos a ser viajantes bastante preocupados com o orçamento, estes custos baseiam-se nas opções mais baratas que poderíamos encontrar para os nossos voos, alojamento e excursões/atividades que queríamos fazer.

Embora possa haver espaço limitado para economia de custos quando se trata de voos e acomodação (vou te dar dicas abaixo para economizar nisso!), você certamente pode reduzir seus custos diminuindo o número de excursões e atividades das quais participa.

 

Embora a Groenlândia seja cara, muitas vezes vale a pena gastar em certas excursões que permitem visitar lugares incríveis como o manto de gelo (que você não poderá visitar sozinho)

 

Mas, como você pode ver em nossa lista de custos de viagem, reservamos um orçamento significativo para passeios, excursões e atividades pagas na Groenlândia que não conseguimos realizar de forma independente.

Como não tínhamos certeza se conseguiríamos voltar à Groenlândia (e já havíamos pago tanto para chegar lá!), tomamos a decisão de *não* pular certas experiências só porque eram mais caras do que o que planejamos gastar.

Por isso, fizemos o possível para fazer um orçamento adequado e economizar antes de nossa viagem. Mas a escolha de quanto você gasta nesses tipos de atividades depende, em última análise, de você!

Sem mais delongas, aqui está os nossos custos de viagem na Groenlândia com detalhes (observe que DKK significa Coroa Dinamarquesa, já que a Groenlândia é um território dinamarquês e usa a mesma moeda):

 

  • Voo de ida e volta de Copenhague para Ilulissat com escala noturna em cada sentido em Kangerlussuaq: cerca de 450 euros cada (observe que este NÃO é o preço padrão do voo. A média está mais próxima de 700 euros ou mais)
  • Alojamento no Kangerlussuaq Youth Hostel para pernoite: 275 DKK por noite no dormitório mais barato disponível, mais 250 DKK para check-in fora do horário de recepção (sim, a taxa para isso é quase o mesmo preço do quarto… É chato, mas nosso voo atrasou e não tivemos escolha!) 
  • Viagem de um dia ao manto de gelo em Kangerlussuaq (que eu recomendo ALTAMENTE se você tiver uma escala longa o suficiente em Kangerlussuaq… Veja a dica nº 5 em nosso artigo aqui para saber mais sobre isso): 695 a 995 DKK, dependendo da duração do seu passeio
  • A acomodação mais barata possível que encontramos em Ilulissat (uma casa de família): 1.000 DKK por noite, divididos entre nós dois
  • Viagem de barco de 3 horas até o fiorde de gelo de Ilulissat (uma parada obrigatória se você estiver em Ilulissat!!): 695 DKK
  • Viagem de caiaque de 3 horas entre os icebergs em Ilulissat: 995 DKK
  • Aventura de dia inteiro começando em Ilulissat que inclui passeio de barco, caminhada até uma cachoeira e visita a um povoado: 1.450 DKK
  • Comida: só comemos no supermercado então nossos custos foram baixos o suficiente aqui para não anotarmos o número final 🙂

 

Nosso total na viagem (por pessoa) para uma viagem de 6 dias à Groenlândia, incluindo voos de ida e volta de Copenhague, duas noites em Kangerlussuaq, três noites em Ilulissat e um número generoso de excursões e atividades pagas: 9.695 DKK (cerca de R$ 7.000 reais).

Vale ressaltar que não realizamos nenhum voo interno ou outra forma de transporte doméstico (como a balsa) dentro da Groenlândia. As viagens domésticas podem ser bastante caras, por isso certifique-se de incluí-las em seu orçamento se fizer parte de seu itinerário na Groenlândia.

E se você não estiver na Europa, leve em consideração também o custo do seu voo para Copenhague.

(P.S. Se quiser ver um pouco mais sobre os passeios que fizemos em Ilulissat que mencionei acima, dê uma olhada no nosso post aqui: 10 coisas para saber antes de visitar Ilulissat)

Dito isto… Vamos para as dicas!

 

9 Dicas Para Economizar Visitando a Groenlândia 

 

   1. Reserve sua viagem o mais cedo possível 

Há uma razão para esta ser a dica nº 1 neste artigo e em meu outro artigo: 10 coisas para saber antes de visitar Ilulissat, a ‘Cidade dos Icebergs’ da Groenlândia.

E a razão é simples: é um dos conselhos mais importantes que posso dar a quem planeja uma viagem à Groenlândia.

 

Não importa o que você planeja fazer na Groenlândia, reserve com antecedência!

 

Por um lado, você vai querer garantir suas reservas para seus voos, acomodações e excursões com antecedência para que eles não se esgotem (o que acontece frequentemente se você estiver visitando um lugar como Ilulissat durante a alta temporada).

Mas, além disso, reservar com antecedência pode realmente ajudar você a economizar, especialmente quando se trata de escolher as opções de acomodação mais econômicas antes que elas se esgotem.

Para contextualizar, reservamos nossa viagem mais recente à Groenlândia (Ilulissat) com 9 meses de antecedência e ainda tivemos dificuldade em encontrar acomodações com preços razoáveis.

 

   2. Ligue os alertas de voos 

Além da acomodação, sua segunda maior despesa provavelmente será o voo para a Groenlândia, geralmente de Copenhague via Air Greenland ou da Islândia via Air Iceland. No momento, essas são as únicas duas companhias aéreas servindo a Groenlândia.

 

Voar para e dentro da Groenlândia pode sair caro

 

Em média, os voos de ida e volta custam 3800 reais ou mais.

No entanto, a nossa viagem à Gronelândia foi inicialmente inspirada por um alerta inesperado do Google Flight, notificando-nos de um voo Copenhague-Ilulissat em meados de setembro por apenas 2100 reais.

Percebemos que provavelmente não veríamos um preço como esse novamente, então aproveitamos a oportunidade e compramos as passagens o mais rápido possível.

Ou seja, é possível encontrar algumas ofertas de voos para a Groenlândia com um pouco de paciência e flexibilidade!

 

   3. Considere visitar a Groenlândia na baixa temporada

Em toda a Groenlândia, a alta temporada de viagens ocorre durante os meses de verão: junho, julho e agosto. Previsivelmente, este período é também uma das épocas mais caras do ano para viajar para lá.

 

Tente visitar durante a temporada “ombro” da Groenlândia para uma experiência menos lotada (e potencialmente mais barata).

 

Para falar a verdade, existem razões muito convincentes para visitar durante o verão: clima mais previsível, transporte mais confiável e disponibilidade da maioria das atividades e excursões.

Pessoalmente, não estávamos interessados em visitar durante a “baixa” temporada porque sabíamos que o transporte poderia ser complicado e que o frio e as horas limitadas do dia tornariam impossíveis as atividades que queríamos realizar.

No entanto, descobrimos que de meados de setembro, apenas algumas semanas após o término da alta temporada, era quase perfeito.

Não só conseguimos encontrar um voo mais acessível (o que seria quase impossível durante o verão), mas também evitamos a maior parte das multidões da temporada de verão e de cruzeiros. Além disso, o tempo ainda nos permitiu aproveitar todas as atividades e excursões que tínhamos em mente, já que a maioria das empresas de turismo fecharia as portas em outubro.

 

   4. Considere fazer um cruzeiro pela Groenlândia

Embora tenhamos voado diretamente para Ilulissat na nossa viagem mais recente à Groenlândia, na nossa primeira viagem a esta ilha deslumbrante fomos de cruzeiro saindo de Copenhague!

 

A vista do espetacular Prince Christian Sound da Groenlândia a partir do nosso navio de cruzeiro

 

E de verdade? A razão pela qual escolhemos viajar desta forma é porque nos deparamos com muitas coisas que eram de longe a forma mais barata de viajar para a Groenlândia. Afinal, o preço que pagamos pelo cruzeiro incluía:

 

  1. Transporte de ida e volta para a Groenlândia saindo de Copenhague
  2. Transporte entre vários destinos na Groenlândia (Nuuk, Qaqortoq e Ilulissat). Dada a ausência de estradas entre as cidades costeiras, uma vez que a Gronelândia é composta por cerca de 80% de gelo, o transporte doméstico na Gronelândia pode ser bastante difícil e caro então esta foi uma vantagem bastante significativa!
  3. Alojamento durante toda a viagem
  4. Todas as nossas refeições
  5. 3 paradas bônus na Islândia para aproveitarmos ao longo do caminho 🙂

 

Então, se você encontrar algum cruzeiro na Groenlândia que desperte seu interesse… Deixarei que você faça as contas e veja como os custos finais se acumulam!

(Vale ressaltar que, infelizmente, nosso navio de cruzeiro não conseguiu atracar em Ilulissat porque havia muito gelo na baía. Ainda nos divertimos muito em nosso cruzeiro e isso só nos levou a retornar a Ilulissat para mais uma viagem espetacular… Mas tenha em mente que surpresas como esta fazem parte da aventura num lugar como a Groenlândia!)

 

   5. Pule os restaurantes e coma apenas em supermercados 

Como território dinamarquês, você encontrará preços dinamarqueses (ou mais altos) ao comer fora na Groenlândia.

 

Comer no supermercado pode te fazer economizar muito enquanto estiver na Groenlândia

 

Felizmente, descobrimos que o “grande” supermercado de cada cidade teria um fornecimento generoso de refeições frescas, pré-preparadas e econômicas (26 reais ou menos).

(Observe que você também pode reduzir os custos das refeições hospedando-se em acomodações com café da manhã gratuito ou participando de excursões de um dia inteiro que incluem almoço. A maioria incluí.)

 

   6. Considere formas “alternativas” de acomodação, como o albergue em Kangerlussuaq ou uma casa de família em Ilulissat.

Infelizmente, as opções de acomodação econômica são bastante limitadas em toda a Groenlândia.

 

 

Embora não exista um albergue em Ilulissat, acredito que em Kangerlussuaq, a cidade que provavelmente será o seu ponto de entrada na Groenlândia, pois abriga o maior aeroporto da ilha, é atualmente a única cidade com um albergue. (O que significa que Kangerlussuaq pode muito bem ser a opção mais barata de acomodação em toda a Groenlândia!)

Então, se você estiver com orçamento limitado e tiver uma escala noturna em Kangerlussuaq (algo que recomendamos fortemente… E sobre o qual você pode ler mais na dica nº 5 do nosso artigo aqui!), então definitivamente dê uma olhada no Kangerlussuaq Youth Hostel

Observe que você terá que enviar um e-mail diretamente ao albergue para reservar sua cama. E que eles são *muito* rigorosos ao cobrar a taxa se você chegar para o check-in fora do horário normal de recepção.

Em Ilulissat, conseguimos encontrar uma opção de homestay na Agoda. Mas esses são poucos e raros (e nos custaram US$ 150 por noite).

Ocasionalmente, você pode encontrar opções de acampamento. Mas elas são limitadas e ainda têm preços bastante elevados, especialmente se você tiver que alugar equipamento que possa suportar as condições do Árctico.

 

   7. Não se esqueça de aproveitar as trilhas de caminhada gratuitas

Embora existam inúmeras excursões e atividades pagas incríveis na Groenlândia (como visitar o manto de gelo ou andar de caiaque entre icebergs), se você estiver com orçamento limitado, vale a pena explorar algumas trilhas próximas para um dia de aventura gratuita.

 

Caminhadas ao redor do Lago Taserqua em Qaqortoq

 

Embora você possa caminhar em qualquer lugar da Groenlândia, aqui estão algumas das trilhas que fizemos e gostamos:

 

  • Ilulissat: dê uma olhada em nosso artigo aqui para obter detalhes sobre as caminhadas obrigatórias em Ilulissat
  • Nuuk: Colina Quassussuaq atrás do aeroporto (você caminhará diretamente sob o teleférico. Você realmente não pode perder!) 
  • Qaqortoq: a trilha do Lago Tasersuaq, a poucos passos do centro da cidade

 

Observação: as condições climáticas na Groenlândia podem mudar rapidamente, portanto, esteja preparado. Felizmente, todas as trilhas listadas acima ficam próximas às cidades e são muito fáceis de seguir, portanto, não são necessários preparativos extensos.

 

   8. Se você se sentir confortável, pense em fazer algumas aventuras independentes de caminhada e acampamento que levam mais de um dia

Se você tem seu próprio equipamento, está confiante em seu nível de condicionamento físico e está bem preparado para os desafios da natureza selvagem da Groenlândia, então uma aventura independente de caminhada/acampamento pode ser uma maneira econômica de explorar.

 

Não é difícil obter vistas como essa só para você na Groenlândia

 

No entanto, quero enfatizar que você precisa estar muito confiante em suas habilidades antes de partir, dadas as condições ambientais e climáticas incrivelmente duras, isoladas e na rápida mudança da Groenlândia.

 

   9. Se você pretende viajar entre destinos costeiros, dê uma olhada na balsa pública semanal

Como mencionei acima, viajar dentro da Groenlândia pode ser um desafio tão grande quanto chegar à Groenlândia.

Com a maior parte da Gronelândia coberta de gelo e sem ligações rodoviárias entre as cidades costeiras, as suas escolhas limitam-se a voar ou pegar um barco (assumindo que os fiordes ainda estão congelados!).

Não é novidade que os voos domésticos dentro da Groenlândia costumam ser bastante caros. No entanto, existe uma balsa de passageiros que oferece uma alternativa.

A balsa, conhecida como Sarfaq Ittuk, é operada pela Arctic Umiaq Line e faz paradas em 12 locais ao longo da costa oeste da Groenlândia.

 

Balsa Sarfuq Ittuk da Groenlândia (foto por Visit Greenland)

 

Eu não peguei a balsa, mas você pode encontrar mais informações sobre a balsa, incluindo paradas, horários e passagens, aqui

Quero salientar que o serviço da balsa ainda é bastante caro e só funciona uma vez por semana. Mas se você planeja viajar por vários dias pela Groenlândia, pode valer a pena comparar o custo dos voos e ver se a balsa sai mais barata no geral. Além disso, seria uma maneira linda (e única) de viajar!

~~~ 

E é isso! 

Você tem alguma outra dúvida sobre como visitar a Groenlândia com orçamento limitado (ou apenas sobre visitar a Groenlândia em geral)? Ou você já foi e tem alguma dica para acrescentar?

Comente abaixo e responderemos você!

button
Sair da versão mobile