Aqui estão os 9 principais e mais acessíveis serviços online para transferências internacionais de dinheiro. São fáceis de usar e calculam instantaneamente os custos de envio e o valor final após a conversão, antes da confirmação da transferência. Oferecem suporte para mais de 40 moedas diferentes em mais de 70 países, inclusive para transações com a Irlanda!
Clique aqui para acessar diretamente a lista completa com as nove melhores opções.
Embora possa parecer que esse assunto não esteja diretamente relacionado a viagens, é importante destacar que pode ser extremamente útil para quem está viajando ou até mesmo para quem possui familiares vivendo no exterior e precisa realizar transferências financeiras. Mais adiante, explicaremos como este artigo pode ser benéfico para viajantes e imigrantes.
(Aliás, se você ou alguém que conhece está planejando ou deseja viver no exterior, não deixe de conferir nossa página com 10 alternativas para residir em outros países).
Aqui estão alguns cenários em que você pode utilizar os serviços de algumas das empresas que serão mencionadas abaixo para enviar dinheiro para outros países:
- Você está planejando uma viagem internacional e gostaria de economizar na hora de trocar dinheiro em moeda estrangeira (mais sobre isso será explicado adiante). Você está estudando ou fazendo intercâmbio na Irlanda e precisa receber dinheiro de sua família em seu país de origem.
- Seus familiares estão estudando ou fazendo intercâmbio no exterior e precisam de seu apoio financeiro, então você precisa enviar dinheiro para a Irlanda. Você trabalha na Irlanda e precisa enviar dinheiro para sua família em seu país de origem.
- Você precisa enviar dinheiro para si mesmo, pois está morando na Irlanda, mas seu dinheiro está em sua conta bancária no exterior. Seu cônjuge está trabalhando no exterior e precisa enviar dinheiro de volta para você.
- Você precisa enviar ou receber dinheiro de fornecedores/clientes internacionais. Você precisa fazer um pagamento internacional seguro e confiável (leia o final do artigo para saber como evitar fraudes!).
- Você está viajando e ficou sem dinheiro, e sua família precisa enviar dinheiro para ajudá-lo a continuar a viagem. Você foi vítima de furto enquanto viajava e precisa que sua família envie dinheiro para ajudá-lo.
- Você está ganhando um salário na Irlanda e deseja enviar dinheiro de volta para investimentos em seu país de origem. Você tem contas internacionais e precisa transferir dinheiro para o seu país de origem.
- Você deseja realizar transferências de dinheiro para o exterior totalmente online, sem precisar ir fisicamente a uma agência bancária.
É importante lembrar que as opções de sites apresentadas a seguir são válidas para pessoas que residem ou são cidadãs de qualquer país do mundo, como Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Portugal, entre outros. Então, vamos começar!
Nota importante: Diferença entre a Taxa de câmbio oficial/comercial e a taxa de câmbio turismo
Ao longo deste artigo, você irá encontrar menção à “taxa de câmbio oficial/comercial” e “taxa de câmbio turismo”.
Em termos simples, é sempre mais vantajoso trocar seu dinheiro pela taxa de câmbio comercial ou a mais próxima dela, já que você perderá menos dinheiro na conversão para diferentes moedas. Essa é a taxa utilizada no mercado financeiro, onde grandes quantidades de dinheiro são negociadas (pense nisso como taxas de câmbio “atacadistas”).
A maioria das empresas que eu recomendo abaixo utiliza a taxa de câmbio oficial/comercial ou algo muito próximo a ela (eu mencionarei quando não usam).
Por outro lado, a taxa de câmbio turismo é aquela que você encontrará ao trocar dinheiro em aeroportos, bancos, casas de câmbio, etc. Eles utilizam a taxa de câmbio turismo porque têm mais custos e também porque desejam lucrar mais em cima de você na operação. Essa é a pior taxa de câmbio que existe.
Em outras palavras, sempre tente trocar moedas usando a taxa de câmbio oficial/comercial e NÃO a taxa de câmbio de varejo/turismo. Mencionaremos abaixo qual taxa cada empresa utiliza.
Como enviar dinheiro para o exterior e economizar durante suas viagens?
Como você provavelmente já sabe (se leu meu artigo sobre como lidar com dinheiro e câmbio durante a viagem), se você utilizar seu cartão de débito, crédito ou pré-pago no exterior durante a viagem, você pagará o IOF de 6,38% sobre o valor de cada transação. Isso é muito dinheiro!!
A opção mais barata seria trocar dinheiro em seu país de origem antes de viajar (comprando dólares, euros ou outras moedas na cotação comercial) em bancos ou casas de câmbio e utilizá-los no exterior. No entanto, além de não ser muito aconselhável viajar com muito dinheiro em espécie, as cotações utilizadas pelas corretoras de câmbio são a cotação turismo e nem sempre são muito atrativas, então você pode acabar perdendo dinheiro nessa transação.
Uma alternativa mais econômica para quem está viajando é utilizar uma das opções abaixo para enviar dinheiro a familiares e amigos que estejam em países que você vá visitar na sua viagem. Assim, quando você chegar nesse país, você receberá o dinheiro de volta na moeda local dos conhecidos que receberam o seu dinheiro do seu país.
Por exemplo, digamos que estou no Brasil e estou planejando viajar para a Austrália, onde meu irmão está estudando. Eu utilizo uma das 9 empresas abaixo para enviar dinheiro para a conta corrente do meu irmão. Ele receberá esse dinheiro em dólares australianos e depois me dará de volta assim que eu chegar lá na Austrália. Dessa forma, não preciso trocar dinheiro antes de sair do Brasil ou logo depois de chegar na Austrália.
Então agora vamos falar sobre as 9 melhores e mais baratas empresas e sites para enviar, receber e transferir dinheiro para o exterior, mas antes…
Quais as 3 opções que você NUNCA deve usar para mandar e receber dinheiro do exterior?
n°1) BANCOS
Muitas pessoas acreditam que usar um banco é a maneira mais simples e econômica de enviar ou receber dinheiro internacionalmente, mas isso não é verdade!
Realizar transferências internacionais através de bancos é extremamente CARO! Eles usam o sistema de código SWIFT (ou BIC) e IBAN para realizar transações financeiras globalmente, o que pode ser muito oneroso.
Geralmente, os bancos cobram uma porcentagem do valor transferido, além de uma taxa que pode ser quase igual ao valor a ser transferido… e para piorar, a taxa de câmbio que eles utilizam para a conversão é desfavorável! Portanto, se você optar por usar um banco convencional para transferir dinheiro para outros países, acabará perdendo uma grande quantia de dinheiro. No entanto, existem opções melhores disponíveis.
Por exemplo, se você quiser enviar dinheiro para a Austrália e tentar usar sua conta bancária no Brasil, isso resultará em custos como:
- Taxas que variam de R$100,00 a US$40,00, dependendo do banco;
- Câmbio turismo (que é muito pior do que o câmbio oficial utilizado pelas empresas que eu recomendo);
- Imposto de Renda (IR) de 0 a 25%.