Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Guia Completo de Viagem para o Quirguistão: Dicas e Destinos Imperdíveis

Como blogueiro de viagens que passou quase 8 meses descobrindo a Ásia e vivendo em três continentes, estou aqui para compartilhar minhas percepções e experiências de minhas jornadas.

Hoje, vou abordar a nação menos explorada da Ásia Central: Quirguistão.

Para aqueles de vocês que desejam explorar o coração deste antigo estado soviético, situado ao longo da antiga Rota da Seda, mas têm algumas reservas sobre o desconhecido, não tenham medo!

Compilei uma lista das 7 principais coisas que você deve saber antes de se aventurar neste magnífico país montanhoso.

Vamos desmistificar este extraordinário país sem litoral juntos, para garantir que sua jornada seja o menos estressante e mais agradável possível.

Vamos começar, sem firulas, apenas minha experiência.

 

Quirguistão

 

Você precisa de visto para visitar o Quirguistão?

Claro. Uma das coisas mais importantes a saber antes de visitar qualquer país é: eu preciso de visto?

Muitos países não precisam de visto por até sessenta dias.

Como sou cidadão irlandês, pude entrar facilmente no Quirguistão sem visto.

Se você precisar de visto, pode solicitar um visto eletrônico antes de viajar. Se não souber se precisa de visto, pode verificar no site oficial e selecionar seu país.

Apenas certifique-se de verificar com antecedência para evitar problemas ao entrar no Quirguistão.

 

O Quirguistão tem uma culinária incrível

Se você não está tão familiarizado com países da Ásia Central como o Quirguistão, pode não conhecer a comida local.

E é deliciosa!

Plov foi meu prato favorito e era encontrado em toda a Ásia Central.

Exceto algumas vezes em áreas rurais onde alguns restaurantes que entramos ficaram sem plov ou simplesmente fizeram um prato em grande quantidade e venderam durante o dia todo. Então eu não tinha plov.

Além disso, aproveitei a carne e batatas saborosas (sou irlandês), shashlik, zhuurat e é claro, salada. Minha salada favorita tinha que ser a salada russa, que era comumente encontrada em todos os restaurantes que visitei.

Outras comidas típicas que valem a pena experimentar incluem Beshbarmak, o prato nacional (carne de cavalo e macarrão), Dimlama, Shorpo e kymyz.

Reforçada e pesada é como eu descreveria a culinária quirguiz. Raramente saí da mesa com fome. Além disso, o povo do Quirguistão é extremamente hospitaleiro e, junto com uma comida incrível, você pode ter muitas memórias agradáveis à mesa, assim como eu.

 

Transporte no Quirguistão

O Quirguistão tem um sistema de transporte um pouco diferente do que eu estava acostumado em casa, na Irlanda.

Existem táxis e micro-ônibus (mashrukta) que facilitam as viagens. Você também pode pedir carona, o que é muito comum, mas vou falar sobre isso mais tarde.

Quando viajamos de Bishkek para Cholpon Ata e Karakol, usamos o mashrukta. Foi confortável e barato. O custo variava entre 400-1000 som e o mashrukta só sai quando está cheio. Então, você pode ter que esperar que os outros preencham os assentos. Dito isso, esperamos apenas um curto período antes de partirmos.

Alternativamente, você pode pegar um táxi para se locomover pelas cidades ou para cada região. Mas espere pagar muito mais.

Você também pode baixar e usar o Yandex. Semelhante ao Uber, é uma ótima maneira de viajar barato pelo Quirguistão. Mais comumente encontrado nas cidades, é a melhor maneira, na minha opinião.

Eu não confiaria no Yandex se fosse para os países e quisesse reservar uma carona de volta à noite, pois você pode não encontrar um motorista. Então, fique atento a isso.

Se você pedir carona no Quirguistão, esteja preparado. O povo quirguiz foi amigável comigo o tempo todo. Sem ofensas, mas os motoristas arriscam mais na estrada por experiência. Notei que as pessoas dirigem mais rápido. Você pode não ter cintos de segurança no carro. Você terá que pagar mais do que um mashrukta, mas pode resolver um problema se estiver preso.

Nós e muitos moradores simplesmente ficávamos nas estradas e acenávamos para alguns carros. Na maioria das vezes, eles paravam. Você precisará concordar com um preço antes de entrar no carro também.

Dito tudo isso, foi bom conhecer os moradores e (tentar) conversar com eles.

Essa é a minha parte favorita das viagens!

 

Uso de dinheiro no Quirguistão

Caixas eletrônicos são encontrados principalmente nas cidades e grandes cidades.

Se você estiver viajando para o interior, aconselho ter dinheiro suficiente com você para o dia. Assim que voltar para a cidade, você pode recarregar sua carteira novamente.

Normalmente, ao comer fora, encontramos a maioria dos lugares aceitando cartão. Ocasionalmente, um ou dois não aceitavam. Isso geralmente seria um pequeno restaurante familiar que aceita apenas dinheiro.

Certamente no campo ou em pequenas cidades como Barskoon ou Tamga era mais difícil usar o cartão.

 

Acomodação

Você pode encontrar algumas pousadas fantásticas no Quirguistão. Pela minha experiência, Bishkek, Cholpon Ata e Karakol têm ótimas opções, desde hotéis até acomodações administradas por famílias até opções mais tradicionais, como iurtes.

Conhecemos uma família muito legal em Bishkek. O pai, um autor renomado, e a mãe, que administrava uma creche com a filha em casa. O filho havia começado a universidade durante nossa estadia.

Eles nos permitiam pedir o jantar de manhã e teriam tudo pronto para nós naquela noite. O que é ótimo é conversar com a família enquanto comemos e aprender sobre a vida deles e a história do país.

Esta foi minha experiência positiva em Bishkek.

Em Cholpon Ata, ficamos em um hotel

bem na margem do Lago Issyk Kul. O hotel estava fechando, pois a temporada movimentada estava prestes a acabar, então no dia anterior em que partimos (19 de setembro), o hotel fechou até o dia seguinte e houve algumas noites em que fomos só nós que ficamos no hotel.

Demais!

Fora da capital e para ter uma experiência asiática central real, você pode ficar em uma iurta.

Uma iurta é uma tenda redonda portátil coberta com peles ou feltro e usada como moradia por vários grupos nômades distintos nas estepes da Ásia Central.

Uma iurta é feita de uma estrutura circular de madeira com uma cobertura de feltro. O feltro é feito da lã de ovelhas que dizem acompanhar os nômades enquanto viajam.

Você provavelmente está ciente de que as iurtas são sinônimos da Ásia Central há milhares de anos e proporcionam uma estadia memorável no Quirguistão.

Ao longo dos anos, o design dessas iurtas mal mudou, tornando-a uma das formas mais antigas de abrigo indígena ainda em uso.

Quer experimentar a vida como um quirguiz nômade? Então você deve ficar em uma iurta pelo menos uma vez.

 

 

Língua

Embora a língua oficial seja o quirguiz (uma língua turca), esteja preparado para ouvir muito russo também.

Como ex-membro da União Soviética, esse fato mudou o idioma de predominantemente turco para uma mistura. Daí você ainda ver sinais cirílicos no país hoje.

A língua turca teve origem nas estepes da Ásia Central e hoje ainda está forte.

Embora Almaty provavelmente abrigue a maioria dos falantes de russo na Ásia Central, Bishkek, Karakol e Cholpon Ata também têm muitos falantes de russo.

Eu não diria que você precisa aprender russo fluentemente para passar um tempo no Quirguistão. Mas algumas palavras sempre ajudam. Isso é algo que aprendi em minhas viagens ao longo dos anos.

Aqui estão algumas frases básicas em russo que os turistas podem usar:

  • Привет (Privet) – Olá
  • Спасибо (Spasibo) – Obrigado
  • Где туалет? (Gde tualet?) – Onde é o banheiro?
  • Сколько это стоит? (Skol’ko eto stoit?) – Quanto custa isso?
  • Я не говорю по-русски (Ya ne govoryu po-russki) – Não falo russo
  • Вы говорите по-английски? (Vy govorite po-angliyski?) – Você fala inglês?
  • Меня зовут… (Menya zovut…) – Meu nome é…
  • Где находится…? (Gde nakhoditsya…?) – Onde fica…?
  • Я потерялся (Ya poteryalsya) – Estou perdido
  • Помощь! (Pomoshch’!) – Socorro!

Dica profissional – baixe o Google Tradutor para que você possa sempre procurar uma nova maneira de se comunicar ou tirar uma foto de um texto e traduzi-lo sem problemas.

 

Melhor época para visitar o Quirguistão

A melhor época para visitar o Quirguistão é de junho a agosto.

Bishkek terá uma média de 30 graus Celsius em junho, um pouco mais alta em julho e ligeiramente mais baixa em agosto, cerca de 31 graus.

Karakol ficará em torno de 18-22 graus Celsius nos mesmos meses de verão.

Há muitos aspectos positivos em visitar no inverno – você pode desfrutar das impressionantes montanhas cobertas de neve de longe (ou fazer trekking se gostar disso), pode desfrutar das incríveis nascentes termais ou fotografar uma cachoeira congelada.

Com base em minhas viagens, o clima estava perfeito no Quirguistão no final do verão e no início do outono, especificamente em setembro e outubro.

Durante esses meses, o clima é confortável e as paisagens são absolutamente deslumbrantes. As cores da estação transformam a paisagem em uma paleta vibrante de vermelhos, laranjas e amarelos.

O que amei nesta época do ano foram as lindas cores das árvores e da paisagem. Amarelos, laranjas e verdes eram abundantes e bonitos.

 

 

Dicas de viagem no Quirguistão

Cartão SIM

O custo que pagamos por um cartão SIM foi de cerca de 1.500 som (€ 15,00) para a internet mais rápida disponível por um mês.

Você estará tão animado por ter chegado em Bishkek que estará pensando em como pode enviar rapidamente fotos para a família e amigos da incrível paisagem da Ásia Central?

Bem, ao chegar ao Aeroporto Internacional de Manas, você pode comprar um cartão SIM no balcão de informações no centro antes de sair do aeroporto.

Nossa experiência no aeroporto foi excelente. A equipe foi excelente e amigável. Eles foram educados e prestativos. Algo que experimentei o oposto na Europa e na América do Norte.

Você também pode usar eSIM no Quirguistão. Para saber mais, dê uma olhada no meu artigo sobre eSIM

 

Seguro de viagem

Não viaje para a Ásia Central sem seguro de viagem para o Quirguistão.

Quando visitamos o Cazaquistão, Guadalupe precisou fazer uma operação e sem o seguro de viagem do Safety Wing, ela teria que pagar € 850,00.

Felizmente, estávamos cobertos e o Safety Wing nos perseguiu para todos os documentos relevantes. Eu pensaria antes que as companhias de seguros fizessem o mínimo possível para nos ajudar, para que pudessem tentar escapar do pagamento.

Mas em cada e-mail e comunicação que tivemos com eles, eles foram excelentes.

 

Roupas e equipamentos para caminhadas

Quando você estará viajando para o Quirguistão? Você ficará na cidade? Dormirá em uma iurta ou fará trilhas nas montanhas?

Você deve considerar todas essas perguntas antes de viajar.

Quando chegamos a Karakol, encontramos algumas lojas de segunda mão vendendo equipamentos que poderíamos usar quando fizemos trilhas até o Lago Ala

Kul e o Parque Nacional Ala Archa.

Peguei um casaco da Columbia por € 15,00, que era extremamente quente. Você também pode alugar equipamentos de trekking como raquetes de neve e leggings à prova d’água na Extreme shop Gold. Alugamos um guia turístico particularmente com a EcoTrek-Trekking & Travel (peça por Ermecka, que foi ótimo conosco) e você não ficará desapontado.

Há alguns outros lugares em Karakol onde você pode alugar roupas e equipamentos, mas esta foi nossa experiência usando os dois mencionados acima.

 

 

Tire fotos com uma águia

No passado, as águias eram usadas para caçar animais para comida. Os turistas agora podem tirar uma foto com uma águia e são uma criatura tão impressionante.

Elas eram muito mais pesadas do que eu esperava, então depois de alguns momentos, meu braço e ombro estavam exaustos e tivemos que devolvê-las.

O custo para isso foi nominal e para a vida você terá uma memória da Ásia Central que poucos outros podem se orgulhar.

 

Lista de bagagem

Algumas coisas importantes que eu levaria para uma viagem à Ásia Central.

Garrafa de água reutilizável

Quando acampamos nas montanhas, muitas vezes ia até o rio e enchia minha garrafa com a água fresca do rio da montanha. Mas tenha cautela. Minha garrafa tinha um neutralizador de bactérias, então a água era tratada.

Mesmo assim, os cavalos passam e defecam nos rios, como você verá quase em todos os lugares. Então, tivemos que caminhar cerca de dez minutos longe de nosso acampamento para encontrar um lugar onde os cavalos não contaminassem.

Então, tenha cuidado se escolher fazer o que fizemos e

 

Melhores lugares para visitar

Depois de passar vários meses na Ásia Central, posso atestar sua beleza e intriga.

Abaixo está uma lista de alguns dos melhores lugares para visitar no Quirguistão. Olhando para esses lugares, realmente não sei por que os deixei.

 

Lago Ala Kul

Um dos lugares mais famosos de todo o Quirguistão é o Lago Ala Kul e com razão.

É difícil chegar lá. Muito difícil. Mas vale tanto a dor.

Levamos 2 dias para chegar lá, acampamos duas noites e a beleza natural que vi me fez considerar viver nas montanhas do Quirguistão.

Este país me deixou impressionado.

 

 

Parque Nacional Ala Archa

Outro dos lugares mais pitorescos que visitei na Ásia Central foi o Parque Nacional Ala Archa.

Não apenas testemunhamos uma bela inversão de nuvens, mas fomos tratados com uma cachoeira mágica a 2.700 metros acima do nível do mar.

Esta caminhada não foi muito difícil e a trilha foi justificada.

A única coisa que não gostei nesta experiência foi ser perseguido por dois pequenos esquilos vermelhos. Sim, você leu corretamente. Devemos ter invadido o espaço deles, então eles nos seguiram por cerca de 30 metros e pareciam um pouco agressivos. Então, cuidado com os esquilos.

 

 

Bishkek

Uma capital interessante com uma infinidade de coisas para ver, como a Praça Ala Too, o Parque Panfilov, o Museu Estadual de História, a Mesquita Central e a Praça da Vitória, para citar apenas alguns.

Se você é um bebedor de café, está com sorte. Nunca visitei uma cidade com tantas cafeterias densamente povoadas como Bishkek.

 

Karakol

Uma ótima base para explorar as montanhas e os arredores, como Jeti Oguz.

Também há algumas coisas interessantes para ver além da paisagem e dos arredores, como a Mesquita Dungan, a Catedral da Santíssima Trindade, o Lago Issyk Kul e as Fontes Termais Ak-Suu.

 

 

Ande a cavalo

A Ásia Central está cheia de cavalos correndo soltos nas estepes.

Você pode fazer um passeio de cavalo se for algo que possa lhe interessar.

Se você não se sente confortável montando a cavalo, pode ficar longe de suas costas e vê-los vagar livremente pela bela paisagem.

Quando dirigimos pelas montanhas, testemunhamos grupos de cavalos selvagens correndo livremente e turistas se movendo em grupos de cavalos, o que parecia ser uma experiência agradável.

 

Lago Song Kul

Cerca de 250 km de Bishkek está o lago alpino de Song Kul.

Muitas pessoas têm este lago em seu itinerário ao planejar uma viagem ao Quirguistão. O lago está a uma altitude de mais de 3.000 metros.

Nestas altitudes, eu me senti um pouco engraçado, se posso dizer assim, então esteja preparado para algum mal-estar de altitude. Algumas pessoas sentem isso pior do que outras.

No geral, eu consegui lidar e enfrentar algumas das belas altitudes do Quirguistão em minha viagem e sem dúvida você também será capaz.

 

Concluindo…

A cultura e o povo quirguizes são fascinantes e abertos. Explorar um país desconhecido pode ser assustador, eu entendo, mas minha experiência na Ásia Central e especialmente no Quirguistão foi calorosa, emocionante e inesquecível.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para quem planeja ou sonha em visitar este país maravilhoso.

Divirta-se explorando e absorvendo toda a beleza natural, a rica história e a hospitalidade do Quirguistão!

 

FAQs

O Quirguistão é barato para turistas?

O Quirguistão pode ser muito barato para turistas. Enquanto você pode encontrar lugares mais sofisticados para comer ou ficar, nós ficamos em uma pousada em Bishkek por 150,00 com café da manhã incluso. O jantar era um extra de 5,00 por pessoa. Ao longo do Lago Issyk Kul, pagamos 45,00 por três noites com café da manhã incluso. Para usar um mashrukta na região do lago Ala Kul, você pode esperar pagar entre 600 e 1000 som.

É fácil viajar pelo Quirguistão?

É relativamente fácil viajar pelo Quirguistão. Entre táxis, mashruktas, ônibus e scooters nas cidades, viajar é muito mais fácil do que muitas pessoas podem pensar. É mais difícil chegar a áreas mais rurais. Mas pode ser feito com um pouco de planejamento e cuidado.

O que você precisa saber sobre o Quirguistão?

O Quirguistão é um lugar maravilhoso para explorar. Embora seja menos frequentado pelos ocidentais em geral, isso não significa que não haja nada para fazer. Trekking, passeios a cavalo, explorar novas culinárias, história e montanhas impiedosas estão entre as melhores coisas para fazer e ver ao planejar uma viagem.

 

button
Sair da versão mobile