Ícone do site Fora da Zona de Conforto

O Guia Definitivo Para Visitar Kiribati (Itinerário de 3 Dias em Tarawa)

Planejando uma viagem para Kiribati ou Tarawa? Se perguntando o que fazer, onde ficar, o que você deveria saber, como visitar os lugares Segunda Guerra Mundial em Tarawa e mais? Então continue lendo para saber tudo o que precisa! 

 

Como o terceiro país menos visitado no mundo, existem poucos lugares que sejam mais fora do clichê do que a nação insular da Kiribati. 

 

Kiribati

 

Embora o país possa não ter muitas das atrações “usuais” que atraem turistas…

Ele é rico em história, intriga geopolítica (está na encruzilhada dos interesses estrangeiros americanos, chineses e australianos) e pessoas amigáveis e curiosas que se perguntarão por que diabos você está lá (e quase sempre oferecerão uma carona se você precisar de uma).

Mas, como você provavelmente pode imaginar, o afastamento de Kiribati e o desconhecimento geral tornam um pouco complicado planejar uma viagem. Na verdade, não encontrei um *único* blog falando sobre Kiribati quando pesquisei antes da nossa viagem!

Com isso em mente, eu montei este artigo para dar a você as informações de Kiribati que eu gostaria de ter antes da minha viagem.

Então vamos lá!

 

   Fatos Rápidos Sobre Kiribati

      1.1 Como pronunciar Kiribati? (Dica: Provavelmente não é como você imagina) 

É “Kiri-bas” 🙂 

 

      1.2 Onde fica Kiribati? 

Kiribati é uma nação insular da Micronésia localizada no Oceano Pacífico central.

Em geral, Kiribati é bastante isolado. Seu vizinho mais próximo, a pequena nação insular de Nauru, fica a cerca de 482 km de distância. O próximo vizinho mais próximo é Tuvalu, chegando a mais de 965 km de distância.

 

Uma tradicional casa de palha ao ar livre em Kiribati

 

      1.3 Quantas ilhas compõem Kiribati? 

Kiribati é composto por 33 atóis e ilhas de recife. Devido às grandes distâncias entre essas ilhas, Kiribati reivindica uma vasta área do território marítimo do Pacífico.

Normalmente, as ilhas de Kiribati são divididas em 3 grupos:

  1. Ilhas Gilbert: o grupo de ilhas mais ao norte, conhecido como a região da capital de Kiribati e lar dos principais centros populacionais, incluindo Tarawa
  2. Ilhas Phoenix: o grupo de ilhas do sudeste (não há balsas de passageiros ou voos regulares para esta região, então é improvável que você visite como turista)
  3. Ilhas Line: o grupo de ilhas mais ao leste, inclui Kiritimati (também conhecida como Christmas Island), que é o maior atol do mundo em área terrestre e famoso pela pesca esportiva/com mosca

 

      1.4 Quais ilhas visitar em Kiribati? 

Como turista, as únicas ilhas que as pessoas realmente visitam são Tarawa (a capital, e a ilha sobre a qual falaremos neste artigo) e Kiritmati/Christmas Island, que atrai principalmente os interessados em esportes e pesca com mosca.

Observe que a distância entre Tarawa e a Christmas Island é de cerca de 3.220 quilômetros, e não há voos diretos ou balsas de passageiros disponíveis. Então, você provavelmente só vai querer se concentrar em uma ilha para sua viagem.

 

Tarawa, Kiribati

 

Nesse caso, a menos que você realmente goste de pescar, recomendo Tarawa para obter a experiência “completa” de Kiribati.

 

      1.5 Quem compõe a população de Kiribati? 

A população de Kiribati é composta principalmente por pessoas da Micronésia, com vários grupos étnicos diferentes presentes no país. Os cidadãos de Kiribati são chamados de I-Kiribati e, devido à localização remota da ilha, têm uma cultura e herança únicas.

A maior parte da população está concentrada no sul de Tarawa, tornando a superpopulação um problema sério na ilha. Devido à área de terra limitada e aos desafios econômicos, muitos I-Kiribati migraram para países vizinhos maiores, como Nova Zelândia e Fiji.

Além do I-Kiribati, você também encontrará um punhado de estrangeiros, principalmente trabalhadores humanitários da Nova Zelândia, Austrália ou da ONU, que fizeram de Kiribati um lar temporário ou permanente.

 

      1.6 Como é o clima em Kiribati?

Kiribati tem um clima tropical, sendo muito quente e úmido na maior parte do ano.

 

      1.7 Qual a língua falada em Kiribati? 

As línguas oficiais de Kiribati são o Gilbertês (também conhecido como Kiribati) e o inglês.

O gilbertês, uma língua austronésia, é a língua materna da maioria da população e o idioma principal para a comunicação cotidiana.

O inglês é usado em assuntos oficiais do governo, educação e negócios. No entanto, pelo menos em nossa experiência, nem todos falam o idioma confortavelmente.

 

      1.8 Kiribati é seguro? 

Como um todo, Kiribati é um destino muito seguro. Embora possa ser caracterizado como pobre ou subdesenvolvido, o país tem um forte senso de comunidade e os cidadãos geralmente têm um alto grau de confiança uns nos outros.

Com isso em mente, é improvável que você tenha problemas como turista. Mas é claro, use o bom senso e tome precauções básicas, como evitar andar com joias sofisticadas ou maços de dinheiro em público.

 

Você terá, no entanto, que lidar com esse caos no aeroporto de South Tarawa na sua partida!

 

      1.9 “O nome ‘Kiribati’ soa familiar. Eles não são um daqueles países insulares que estarão debaixo d’água com o aumento do nível do mar e as mudanças climáticas?” 

Dada a sua distância e tamanho, não é de surpreender que a maioria das pessoas nem tenha ouvido falar de Kiribati.

Mas se eles ouviram alguma coisa, é que a) que foi o local da sangrenta Batalha de Tarawa na Segunda Guerra Mundial, ou b) que este pequeno atol será um dos primeiros a acabar submerso e inabitável devido às mudanças climáticas.

No entanto, conversamos com moradores locais em Kiribati e eles nos disseram que, embora Kiribati possa sentir os efeitos da mudança climática de outras maneiras, o país não corre o risco de desaparecer.

 

Sim, o ponto mais alto de Kiribati fica apenas 3 metros acima do nível do mar!

 

O nível do mar pode estar subindo, mas, curiosamente, muitas ilhas baixas no Pacífico estão na verdade aumentando sua área de terra e crescendo. Este crescimento é atribuído ao processo natural de acreção de corais nos atóis. (No entanto, não sou um especialista aqui, então, por favor, não me cite detalhes!)

 

   Como Planejar Uma Viagem Para Kiribati 

      2.1Como chegar em Kiribati

Você não encontrará balsas de passageiros ou navios de cruzeiro que vão para Kiribati, então você terá que ir voando.

Dado que o país tem apenas um aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional Bonriki localizado no sul de Tarawa, este provavelmente será o seu ponto de entrada no país.

Poucos países voam direto para Kiribati, então espere uma escala ou duas ou três.

Se você está tendo problemas para encontrar um voo com preços razoáveis, pode valer a pena comprar uma passagem de seu país de origem para Fiji e, em seguida, uma passagem separada de Fiji para Tarawa.

 

Vista da Dreamer’s Guesthouse, Kiribati

 

Observe que os voos para Kiribati, não importa como você faça, são caros. Se puder, recomendamos voar com milhas.

 

      2.2 Como se locomover em Kiribati 

Quando estiver em Tarawa, se locomover é bastante simples. Dada a estreiteza da ilha, há realmente apenas uma estrada principal que pode levá-lo a qualquer lugar.

 

Estrada “principal” de South Tarawa

 

Ao longo desta estrada, você encontrará ônibus regulares. Como há apenas uma linha de ônibus, você não precisa se preocupar em pegar a linha errada.

Fora isso, tivemos muita sorte pedindo carona. (Na verdade, as pessoas foram tão simpáticas que, mesmo quando estávamos esperando o ônibus, pararam e se ofereceram para nos dar uma carona!)

Por fim, ficamos surpresos ao ver que Tarawa é bastante amiga da bicicleta, com uma ciclovia que se estende por toda a extensão da estrada principal. Portanto, se você conseguir colocar as mãos em uma bicicleta (consulte a seção 2.3 abaixo para saber mais sobre isso), pode ser uma maneira fantástica de explorar a ilha no seu próprio ritmo.

 

      2.2 Onde ficar em Kiribati 

Conforme mencionado na seção 1.4, existem apenas duas ilhas em Kiribati que você pode considerar visitar como turista: Tarawa ou Christmas Island.

Como nossa visita foi limitada a Tarawa, este artigo se concentrará principalmente em informações sobre essa ilha em particular.

 

      2.3 Onde ficar em Tarawa 

Existem algumas opções de pousadas econômicas em Tarawa.

A opção mais barata em Kiribati é o Mary’s Motel, um favorito dos fãs que fica no início da ponte que liga Bairiki a Betio.

O Mary’s Motel é uma das poucas, senão a única, opção em Kiribati que você pode reservar online diretamente no site deles aqui.

No entanto, optamos por pagar um pouco mais e ficar na Dreamer’s Guesthouse. Com apenas 3 quartos, a disponibilidade pode ser limitada. Mas vale a pena ficar, se puder.

 

Dreamer’s Guesthouse, South Tarawa, Kiribati

 

Pessoalmente, adoramos ficar com a família britânica-Kiribati que administra o Dreamer’s (Richard, em particular, era rico em conhecimento e fascinante para conversar. E sua esposa e o Beto também eram incrivelmente gentis).

Além disso, as vistas para a lagoa eram nada menos que espetaculares.

 

Rodrigo trabalhando enquanto aprecia a vista do Dreamer’s

 

As acomodações incluem unidades independentes com um quarto, uma pequena cozinha e um banheiro, além de translado gratuito para o aeroporto e um saboroso café da manhã.

Geralmente, Richard também tem caiaques gratuitos que você pode pegar emprestado para passear na lagoa e bicicletas para atravessar a ilha. Se você quiser usar as bicicletas, certifique-se de enviar um e-mail para ele antes de sua viagem para que ele possa prepará-las para você.

Um ponto negativo: o Dreamer’s não tem ar condicionado. Mas, em nossa experiência, a brisa que vem da lagoa é forte o suficiente na maioria das noites para que você não precise dela.

Como opção final, você também pode considerar ficar em um dos “eco-lodges” rústicos e ao ar livre no norte de Tarawa. Esteja ciente de que isso exigirá um pouco mais de planejamento e coordenação, principalmente em termos de transporte.

 

Alojamento ecológico ao ar livre em North Tarawa

 

Aqui está uma lista do conselho de turismo de Kiribati de alguns dos eco-lodges para examinar.

 

      2.4 Quanto tempo ficar em Kiribati/Tarawa 

Devido aos horários dos voos, você terá que ficar no mínimo 3 dias em Kiribati. Mas, para ser honesto, a menos que você planeje passar algum tempo em qualquer um dos eco-resorts de North Tarawa que mencionei acima, 3 dias devem ser suficientes.

 

   O que fazer em Kiribati (Itinerário de 3 Dias em Tarawa 3-day) 

Sinceramente, não há muito o que fazer em Tarawa como turista.

Na verdade, o destaque de nosso tempo em Kiribati foi muito menos sobre o que realmente fizemos e muito mais sobre todas as pessoas interessantes que conhecemos.

 

Acomodação tradicional com telhado de palha ao ar livre em North Tarawa

 

Por exemplo, tivemos a chance de aprender com Richard e sua família na Dreamers, fazer amizade com um brasileiro que se mudou para Kiribati por amor, conectar-se com trabalhadores humanitários australianos envolvidos em projetos essenciais como a construção de usinas de dessalinização e gerenciamento de resíduos e interagir com a equipe da ONU na ilha para promover vacinas.

Por causa disso, como eu disse na seção 2.4, um roteiro de 3 dias em Tarawa provavelmente é suficiente. 

 

Dia 1: Acomode-se e analise as coisas 

Dependendo da sua chegada, você pode não ter muito tempo para explorar no primeiro dia.

No nosso caso, nos acomodamos em nossa casa de hóspedes, fomos ao supermercado comprar suprimentos e passamos a noite conversando com nosso anfitrião e o outro hóspede (um funcionário do UNICEF no país para uma iniciativa de vacinas) sobre Kiribati e a vida.

Se você estiver hospedado no Dreamers, também pode usar o primeiro dia para pegar o caiaque, o paddleboard de Richard ou simplesmente caminhar pelas planícies na maré baixa.

 

Lagoa em frente ao Dreamer’s, Kiribati, na maré alta

 

Dia 2: Viagem de um dia para o norte de Tarawa 

Enquanto South Tarawa é o centro administrativo e comercial do país, North Tarawa, uma série de ilhas sem carros ao norte do aeroporto, oferece um contraste pacífico com pequenos assentamentos e aldeias.

 

Não são permitidos carros em North Tarawa

 

Separados por água, não há pontes conectando North Tarawa e South Tarawa. No entanto, na maré baixa, torna-se raso o suficiente para atravessar.

 

Cruzando para North Tarawa a pé na maré baixa

 

Como alternativa, você pega um passeio de barco por alguns centavos durante a maré alta.

 

Cruzando de volta para South Tarawa de barco na maré alta

 

North Tarawa não tem atrações “imperdíveis” específicas. Em vez disso, seu charme está em dar um passeio e ver o que você encontra.

 

Um alojamento ecológico em North Tarawa

 

Durante a nossa visita deparámo-nos com uma quinta de amêijoas, uma fábrica de barcos, uma escola local (onde alunos entusiasmados queriam tirar uma foto connosco!) e várias pequenas aldeias.

 

Fazenda de moluscos

 

Os estudantes de North Tarawa ficaram entusiasmados em receber visitantes!

 

Você pode encontrar a fazenda de moluscos e a fábrica de barcos na margem à direita, logo após cruzar para North Tarawa.

Chegar ao ponto de passagem de South Tarawa para North Tarawa pode exigir um pouco de criatividade, pois não há ônibus que vão tão longe. Tivemos a sorte de Richard, da nossa pousada, ter sido gentil o suficiente para nos levar para um lado, e pegar carona de volta foi relativamente fácil.

 

 

Há também uma balsa que conecta South Tarawa e North Tarawa. Fomos informados de que vem uma vez por dia de North Tarawa para South Tarawa pela manhã e uma vez por dia de South Tarawa para North Tarawa à tarde / noite.

Em outras palavras, você não poderá pegar a balsa a menos que pernoite em North Tarawa. (Nesse caso, verifique a seção 2.3 para recomendações de hospedagem ecológica.)

Uma dica crucial: você não encontrará nenhuma instalação, comida ou bebida em North Tarawa, a menos que seja previamente combinado com um dos eco-lodges. Portanto, certifique-se de trazer o que você precisa para o dia.

 

Dia 3: Visite os locais da Segunda Guerra Mundial em Betio 

Como muitas ilhas do Pacífico, Kiribati (e Tarawa, especificamente) viu intensos combates entre americanos e japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Relíquias da Segunda Guerra Mundial em Betio, Kiribati

 

Betio, uma pequena ilhota na ponta sudoeste de South Tarawa, foi o principal alvo do desembarque americano durante a Batalha de Tarawa em novembro de 1943.

A ilha foi fortificada pelos japoneses antes deste desembarque, e os restos disso, incluindo bunkers, canhões antinavio apontando para o mar, um centro de comando japonês e outras relíquias, ainda podem ser vistos na área hoje.

 

Arma anti-navio da Segunda Guerra Mundial em Betio, South Tarawa, Kiribati

 

 

Enquanto alguns dos bunkers e fortificações estão localizados na estrada principal da ilha e, portanto, fáceis de encontrar, outros estão mais escondidos.

 

Bunker da Segunda Guerra Mundial em Kiribati (pode ser encontrado logo atrás da delegacia de polícia de Betio)

 

 

Aqui está um mapa que pode ajudá-lo a encontrar alguns dos outros locais e relíquias da Segunda Guerra Mundial em Tarawa:

 

 

 

   Dicas Finais e Coisas Para Saber Antes de Visitar Kiribati 

      4.1 Essa bela lagoa azul-turquesa pode não ser tão limpa quanto você pensa (ou seja, prossiga com cuidado se optar por nadar!)

A defecação a céu aberto ainda é praticada nas lagoas que cercam Kiribati.

Portanto, a menos que você esteja no norte de Tarawa e longe da cidade, é aconselhável considerar pular o mergulho, não importa o quão convidativa a água pareça (ou o quanto você queira se refrescar do calor!)

 

Felizmente, vai ser bom nadar aqui em North Tarawa!

 

Se você realmente quer entrar na água, pelo menos certifique-se de manter a cabeça acima dela.

 

      4.2 Tenha dinheiro em mãos 

Como muitos países em desenvolvimento, o dinheiro é rei em Kiribati. Felizmente, há um punhado de caixas eletrônicos.

Embora não o tenhamos visto, fomos informados de que havia um no aeroporto. Caso contrário, você encontrará um perto do prédio do parlamento (os guardas os deixarão passar se você disser que está lá para o caixa eletrônico), um em Bairiki e outro em Betio.

 

A “Ponte Quebrada” em North Tarawa

 

      4.3 Esteja preparado para um pouco de aventura (Afinal de contas, Não estamos em Taiti ou Fiji!) 

Ao contrário de muitas outras nações insulares do Pacífico, Kiribati não é exatamente um lugar para onde você vai em busca de luxo, conforto ou até mesmo férias relaxantes na praia.

Em Tarawa, a superlotação, a falta de gerenciamento de resíduos suficiente e coisas como acesso à água potável são problemas diários para grande parte da população. E como visitante, você encontrará infraestrutura e serviços turísticos limitados.

 

O país pode ser lindo, mas o lixo é um problema sério

 

É uma experiência única, com certeza. E desde que você chegue com a mente aberta e com algum conhecimento do que esperar…

Tenho certeza que você vai se divertir muito (ou pelo menos achará interessante!) 🙂

 

Concluindo… 

E é isso! Ainda tem dúvidas sobre sua viagem para Kiribati? Ou já foi e tem algo a acrescentar?

Deixe-nos saber na área de comentários abaixo e te responderemos!

(P.S. Se você estiver indo para as Ilhas Salomão antes ou depois de sua viagem a Kiribati, certifique-se de verificar também nosso Guia Definitivo para Visitar as Ilhas Salomão!)

button
Sair da versão mobile