Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Guia Definitivo para Visitar Svalbard no Ártico Norueguês Economizando

Tudo que você precisa saber para visitar Svalbard, a região mais ao norte no mundo que pode facilmente ser visitada por turistas. Embora relativamente cara, nós damos todas as dicas para você economizar com acomodação, transporte, excursões, e comida. Se você quer visitar o Ártico a um baixo custo, então esse é o caminho!

 

Imagine um lugar que é literalmente o mais ao norte do mundo que você pode ir (a menos que você consiga chegar ao Pólo Norte) ….

Um lugar onde…

… há mais ursos polares (e snowmobiles) do que pessoas.

… há bizarras e semi-abandonadas cidades de mineração Russas (com a estátua de Lenin mais ao norte do mundo).

…há geleiras, cavernas de gelo, fiordes e paisagens árticas intocadas.

… há o famoso “Doomsday Seed Vault” (Cofre de Sementes do Fim do Mundo).

Se esta lista ainda não te fez perceber, Svalbard é um lugar incrível (embora estranho) para visitar.

Depois da nossa viagem, podemos dizer facilmente que é um dos lugares mais exclusivos e impressionantes que já visitamos.

E, embora você não espere, é surpreendentemente fácil de visitar! (Tudo o que é necessário é um voo de 3 horas de Oslo, capital da Noruega)

 

 

Por isso, decidimos juntar este guia detalhado e “definitivo” – cobrindo tudo, desde acomodação a itinerários, para viajar a Svalbard de uma forma econômica – e te ajudar a chegar lá por sua conta 

Boa leitura!

   

   Fatos Rápidos sobre Svalbard

 

Onde está Svalbard?

Em termos rápidos, Svalbard fica láaaaaaaa em cima no fim do mundo. É mais ao norte do que a Islândia, do que o Círculo Polar Ártico, e a maior parte da Rússia e da Groenlândia.

 

 

Em outras palavras, tirando o próprio Pólo Norte, você realmente não pode visitar um lugar mais ao norte do que Svalbard. Especialmente se você quiser visitar um lugar onde seres humanos normais (não apenas cientistas e pesquisadores) vivem.

Na verdade, Svalbard é o assentamento humano mais ao norte do nosso planeta!

 

O que é Svalbard?

Svalbard é um grupo de ilhas tecnicamente de propriedade da Noruega. No entanto, eles não operam como um território tradicional, já que pessoas de qualquer nação do mundo podem ir morar e trabalhar lá sem visto.

As ilhas são bastante grandes (23.561 metros quadrados), mas são na maioria dos casos desabitadas. A maior cidade, a capital Longyearbyen, tem pouco mais de 2.000 pessoas.

Spitsbergen é a maior ilha de Svalbard e é onde provavelmente você passará a sua visita (já que o resto das ilhas são relativamente difíceis de visitar).

 

Qual é a moeda em Svalbard?

Como Svalbard faz parte da Noruega, eles usam a mesma Coroa Norueguesa que o país.

 

Quem mora em Svalbard?

Como qualquer pessoa pode viver e trabalhar em Svalbard sem visto, esta ilha isolada é surpreendentemente diversificada e é um lugar onde as pessoas de mais de 50 países chamam de lar. Naturalmente, há muitos Noruegueses, mas há também grandes grupos de Russos, Ucranianos, Tailandeses, Suecos e Alemães.

 

Que língua as pessoas falam em Svalbard?

Oficialmente, o Norueguês. Mas como na própria Noruega, todos falam inglês.

 

   Como planejar uma viagem a Svalbard / Planeamento de viagens para Svalbard

 

2.1) Preciso de um visto para visitar Svalbard?

Tecnicamente, qualquer pessoa pode visitar, morar e trabalhar em Svalbard sem visto. O problema é que você terá que voar pela Noruega continental para chegar lá. E como o voo da Noruega continental para Svalbard não é considerado um voo internacional, você precisa passar pelo controle de imigração Norueguês.

Isto significa que, se precisar de um visto para chegar à Noruega (ou à zona de Schengen), você também precisará de um para entrar em Svalbard.

Aqui está uma lista de países que precisam de visto para entrar na Noruega e por consequência, Svalbard.

 

2.2) Quando visitar Svalbard?

Isso depende 100% do que você quer fazer enquanto estiver em Svalbard e o quão bem você tolera o frio e a escuridão.

Nós fomos no início de junho e achei que era uma época perfeita do ano. Estava “quente” pelos padrões de Svalbard (cerca de 0 graus Celsius ou 30 graus Fahrenheit), mas tivemos sorte e ainda tinha um pouco de neve.

Havia também 24 horas de luz do dia quando estávamos lá, e não havia muitos turistas, já que ainda faltavam algumas semanas para o início da alta temporada (o que significa que foi bastante fácil para nós encontrar e reservar os passeios que queríamos também….e eles também não estavam muito cheios).

 

Ainda tem luz mesmo às 2:32 da manhã durante o verão de Svalbard!

Nota sobre ir durante a alta temporada de verão: a partir de meados de Junho a Agosto, haverá agora um bom número de navios de cruzeiro atracando em Svalbard. Vale a pena confirmar com o escritório de turismo de Svalbard sobre em quais datas os navios de cruzeiro estão ancorando e, em seguida, fazer o seu melhor para evitá-los.

Há vantagens e desvantagens de visitar em cada época do ano.

Se você realmente gosta de extremos e pode lidar com o frio e as 24 horas de escuridão, então ir no inverno lhe daria uma verdadeira experiência do Ártico. Por exemplo, não pudemos fazer snowmobile (moto de neve) porque visitamos Svalbard muito tarde na temporada.

Porém, nós pudemos fazer passeios de barco e ver lugares onde a água fica muito congelada para chegar durante o inverno.

Minha recomendação é verificar o Svalbard Activity Planner no site Svalbard Tourism para ter uma idéia de quais atividades você pode fazer durante cada estação e depois escolher a melhor para você com base nisso.

 

 

2.3) Quanto tempo ficar em Svalbard?

Nós tivemos 4 dias inteiros + a tarde inteira no dia de chegada do nosso vôo. Para nós, essa foi a quantidade perfeita de tempo para nós visitarmos / vermos / fazermos o que queríamos.

Se tivéssemos ficado mais tempo, provavelmente teríamos feito uma viagem para passar a noite fora de Longyearbyen.

 

2.4) Svalbard é caro? É possível visitar Svalbard com um orçamento limitado e economizando?

Sim e não.

Infelizmente, não importa o que você faça, Svalbard nunca será um destino barato. Mesmo se você escolher as opções mais baratas de acomodação, transporte e alimentação (sobre as quais falarei abaixo), os custos das excursões são a parte cara que não dá para escapar.

Basicamente, você terá que fazer uma excursão quase todos os dias em Svalbard. Isso porque você não pode sair dos limites da cidade sem um rifle devido à ameaça dos ursos polares.

Se você se sente confortável alugando um rifle para casos de emergência, talvez seja possível se aventurar um pouco sozinho (o que fizemos por um dia e falamos sobre isso no dia № 3 do nosso itinerário de 5 dias abaixo).

 

 

Mas mesmo que você alugue um rifle, você não poderá ir muito longe sozinho, já que Svalbard é muito grande.

Em outras palavras, seria um pouco bobo para você ir até Svalbard e deixar de fazer as excursões (e assim perder as partes mais incríveis da ilha) por causa do custo.

 

2.5) E os ursos polares?

Se há uma coisa que as pessoas ouvem sobre Svalbard, é a respeito dos ursos polares. E com certeza, isso é algo para levar a sério.

 

 

Na cidade e em excursões, você estará bem (há mapas que mostram quais áreas são seguras e, se você estiver em uma excursão, pelo menos um de seus guias terá uma espingarda).

Mas você não precisa ir muito longe da cidade para estar em uma zona de risco de urso polar. No passado, houve ataques e mortes de pessoas que deixaram a cidade e foram para essas zonas sem uma arma. Então, por favor, tenha cuidado.

Falo de como alugar um rifle em Svalbard mais abaixo.

 

   Acomodação em Svalbard

 

3.1) Onde ficar em Svalbard

Provavelmente você vai ficar em algum lugar em Longyearbyen, a capital de Svalbard. É lá que ficamos e por isso vamos falar sobre opções para ficar lá.

Na chance de você querer passar uma noite em outro lugar, tanto Barentsburg como Pyramiden têm um único hotel cada. Aqui está o link para o hotel em Barentsburg, e aqui está o link para o hotel em Pyramiden.

 

3.2) O melhor lugar para se hospedar em Longyearbyen: Nossa principal recomendação

Tivemos o privilégio de sermos convidados (pela própria Mary Ann!) para ficar no Mary Ann’s Polarrigg. E nós o recomendamos fortemente a qualquer outra pessoa que venha a Svalbard!

 

O Polarrigg, que originalmente foi uma base para os mineradores de carvão, é um lugar cheio de personalidade – desde os seus interiores de madeira acolhedores até a sua peculiar decoração ártica.

 

Eles têm uma variedade de quartos (ou mesmo apartamentos completos mobiliados) para você escolher.

 

Quartos privados básicos com banheiro compartilhado

Quartos de luxo com banheiro privativo

Apartamento privado completo (onde ficamos)

Há uma área comum super aconchegante com Wi-Fi (embora o WiFi às vezes fosse um pouco lento para usar) na área principal e uma cozinha compartilhada que você pode usar por uma taxa. Já que ficamos no apartamento e tínhamos nossa própria cozinha, não usamos essa compartilhada.

 

 

Eles também têm um restaurante no local que serve refeições durante todo o dia (incluindo um café da manhã estilo buffet). Há um spa também. Pessoalmente, nós não tentamos nenhuma dessas coisas já que estávamos tentando gastar a maior parte do nosso orçamento em excursões…..mas os dois têm boa aparência e muito boas avaliações!

 

 

O Polarrigg fica a cerca de 5 minutos a pé do centro da cidade.

Nós temos que admitir que ficar aqui não é a opção mais barata. Mas entre a confortável atmosfera do Polarrigg e o charme e energia de Mary Ann, sabemos que você vai gostar muito se ficar!

 

 

3.3) O lugar mais barato para se hospedar em Longyearbyen, Svalbard

Se você está realmente querendo economizar, então parece que o lugar mais barato para ficar em Svalbard é o acampamento (camping).

 

 

Eles têm tendas e sacos de dormir especiais para o ártico para você alugar (por uma taxa extra), chuveiros quentes e uma cozinha interna compartilhada.

O lado negativo é que é bem ao lado do aeroporto e, portanto, muito longe do centro de Longyearbyen (cerca de uma hora de caminhada do centro da cidade).

Felizmente, se você fizer passeios ou excursões, eles poderão buscá-lo no acampamento. Mas se você precisar comprar mantimentos para usar na cozinha ou quiser explorar Longyearbyen, terá que caminhar ou pegar o ônibus de traslado do aeroporto (ida e volta por aproximadamente 120 NOK com um horário que gira em torno dos horários dos vôos).

 

3.4) Outras opções econômicas de acomodação em Svalbard

Se o acampamento não é realmente seu estilo (e hey, não é meu também :-)) então vale a pena dar uma olhada nas opções no Airbnb. (Pssst – se você se inscrever no Airbnb em nosso link aqui, você receberá US$ 25 de desconto na sua primeira estadia!).

Como último recurso, você pode encontrar um host no Couchsurfing para tentar ficar em Svalbard gratuitamente.

 

   Transporte em Svalbard

 

4.1) Como chegar a Svalbard

Qualquer voo que vá para Svalbard terá uma conexão na Noruega continental (geralmente Oslo, mas às vezes Tromsø).

Se os voos da sua cidade de partida para Svalbard estiverem caros, aqui está uma dica que você pode usar para diminuir o valor: veja se é mais barato comprar primeiro um voo da sua cidade de partida para Oslo e depois um voo separado de Oslo para Svalbard.

Consulte o nosso artigo com 17 dicas para encontrar voos baratos antes de começar a procurar o seu voo para Svalbard.

 

4.2) Como ir do aeroporto de Svalbard ao centro da cidade de Longyearbyen

Você tem duas opções.

# 1) Caminhe do aeroporto até a cidade (cerca de uma hora – é apenas uma rua reta, então é impossível de se perder)

# 2) Pegue o ônibus do aeroporto de Svalbard. O ônibus custa 75 NOK (ou 120 NOK ida e volta). O ônibus segue o horário dos voos, portanto, não é necessário reservar com antecedência. O ônibus deve estar lá quando o seu vôo chegar. Você pode comprar sua passagem diretamente no ônibus com dinheiro ou cartão de crédito.

Aqui está o horário dos ônibus do aeroporto de Svalbard (isso pode mudar, por isso verifique sempre uma programação atualizada antes da sua viagem):

 

 

O ônibus pára na maioria das opções de acomodação em Longyearbyen, então apenas diga ao motorista onde você precisa descer. Você pode ver um mapa de paradas do ônibus e ler mais informações aqui.

 

4.3 Como se deslocar por Svalbard

A cidade de Longyearbyen é pequena (2.000 pessoas). E como você não estará andando para fora da cidade por causa do risco do urso polar, você pode caminhar facilmente para qualquer lugar dentro da cidade.

Todas as excursões reservadas te pegarão direto na sua acomodação, por isso não é necessário providenciar o transporte até o ponto de coleta.

Alugar um carro não vale a pena porque as condições meteorológicas não são ótimas na maior parte do ano e há muito poucas estradas (as motos de neve no inverno e os barcos no verão são muito melhores para se locomover).

Em outras palavras, entre caminhadas e transporte fornecidos por excursões, você não precisará organizar nada.

 

   Comida e Bebida em Svalbard

Como esperado, comer fora em Svalbard é caro (um pouco mais caro do que comer fora na Noruega em geral).

Então, na verdade, não podemos recomendar bons restaurantes já que não comemos em nenhum pessoalmente.

Se você pretende visitar Svalbard com pouco dinheiro, provavelmente comprará a maior parte da sua comida na mercearia local (existe apenas um supermercado e fica no centro da cidade – não dá para perder).

 

 

Nós tínhamos uma cozinha em nosso apartamento no Mary Ann’s Polarrigg, então provavelmente economizamos muito dinheiro cozinhando nossa própria comida. Muitas das opções de acomodação em Svalbard também têm cozinhas, mas você precisa perguntar antes de reservar para ter certeza.

Durante as excursões de dia inteiro, o almoço está incluso (embora você queira trazer algum tipo de lanche para beliscar durante o dia).

 

   O que fazer em Svalbard / Roteiro para Svalbard

O que você pode fazer em Svalbard dependerá da época do ano em que você está indo, pois certas atividades só estão disponíveis durante certas partes do ano (ex. Snowmobile no inverno, passeios pelo fiorde no verão, etc.).

Assim, embora talvez não possamos ajudá-lo com um itinerário que funcione durante o ano todo, podemos dizer o que fizemos durante a nossa visita em junho e as empresas de turismo que usamos (as quais recomendamos com base em nossa experiência ).

Nessa nota….

 

6.1) Nosso roteiro de 5 dias em Svalbard (para o verão / junho)

 

Dia 1: Chegada a Longyearbyen e passeio pela cidade / conhecendo a região com o SvalbardBuss

Nosso vôo pousou em Svalbard por volta do meio-dia e, como tínhamos 24 horas de luz do dia, queríamos aproveitar ao máximo nosso primeiro dia.

Então, nós reservamos um tour pela cidade e redondezas com o SvalbardBuss.

Como você provavelmente sabe se leu outros artigos em nosso site, geralmente preferimos fazer as coisas sozinhos e não usar excursões. Mas como é difícil se locomover em Svalbard (entre os ursos polares e as distâncias longas ​​entre as coisas), decidimos que nossa melhor opção seria essa excursão.

Veja algumas das coisas que visitamos no passeio por Longyearbyen:

 

A famosa placa “não vá além deste sinal, a menos que você tenha um rifle, porque é onde os ursos polares estão”

EISCAT Radar Station (com a presença de alguns adoráveis ​​cães polares!)

Vistas dos fiordes

 

Global Seed Vault (também conhecido como “Doomsday Seed Vault”) – foto de  Ethan Ableman

As renas de Longyearbyen

 

A maioria desses lugares (como a estação de satélite e o Global Seed Vault) eram coisas que nunca teríamos conseguido visitar por nossa conta. Assim, mesmo que o passeio pareça um pouco caro (são NOK 345 ou pouco mais de US$ 40), ele é uma ótima opção.

Os passeios têm duração de 2 horas, vão buscá-lo diretamente em seu hotel ou acomodação e funcionam duas vezes por dia às 10h e às 16h. Você pode reservar online aqui.

Assim que terminar a sua excursão, não se esqueça de passar algum tempo vagando pela estranha, embora surpreendentemente charmosa cidade de Longyear!

 

 

Se desejar, você pode pegar um mapa na sua acomodação ou no escritório de turismo de Longyearbyen (embora Longyearbyen seja tão pequena que você provavelmente não precisará de um).

E embora não tivéssemos tempo para visitar, o Museu Svalbard parece ser muito bom também.

 

Dia 2: Cruzeiro pelo Fjord para o Glaciar Esmark e Barentsburg com Henningsen

Com menos de 600 moradores, Barentsburg é a segunda maior cidade de Svalbard e seu último assentamento russo remanescente.

Entre a cantina e os dormitórios coloridos onde os moradores de Barentsburg (principalmente os mineiros e suas famílias) comem e vivem…

 

 

Os vestígios de propaganda comunista (dos quais os moradores parecem gostar de tirar sarro)…..

 

Este diz “o comunismo é o objetivo final”

 

E a estátua de Lenin….

 

 

… entrar em Barentsburg fará com que você se sinta como se tivesse sido transportado de volta aos tempos da União Soviética.

Embora haja algumas empresas que fazem passeios a Barentsburg, fomos com Henningsen e voltaríamos a fazer com eles em um piscar de olhos.

Além da sua excursão em Barentsburg, você também terá um lindo cruzeiro pelos fiordes….

 

 

… e passar por uma geleira (onde vimos 3 ursos polares!).

 

 

Mais um saboroso almoço!

 

A Henningsen faz excursões a Barentsburg todos os dias de 1º de março a 24 de outubro.

Não se esqueça de se vestir para o frio mesmo no verão, assim você pode sentar-se dentro ou fora do barco e apreciar a vista.

E se você tiver sorte, você terá nosso guia favorito, Marcus! (Honestamente, ele era o melhor. Eu até perguntaria a Henningsen de antemão em que dias ele está trabalhando para ver se você pode participar do tour dele)

 

Obrigada, Marcus!

 

Você pode ler mais e reservar o seu passeio de barco para Barentsburg com a Henningsen aqui.

No inverno, as excursões para Barentsburg são feitas de snowmobile.

 

Dia # 3: Trekking independente pela Sarkofagan Mountain (sem tour / excursão)

Se você não estiver 110% confortável em  alugar um rifle e usá-lo no caso de um ataque de urso polar, então você absolutamente não deve nem considerar isso como opção (em vez disso, você deve reservar uma excursão / passeio com um guia para cada dia de sua viagem).

Mas se você se sentir confortável com uma espingarda, então há algumas montanhas ao redor de Longyearbyen que você pode facilmente fazer trekking e subir em um dia.

No nosso caso, já que Rodrigo tem vários anos de experiência militar (incluindo treinamento com armas) e nós dois fazemos bastante caminhas, ele decidiu alugar um rifle por um dia para que pudéssemos sair explorando por conta própria.

 

 

Nós perguntamos aos moradores locais, guias de turismo, e o escritório de turismo por recomendações (que você deveria fazer também), e escolhemos aa montanha Sarkofagen porque 1) não era muito longe, 2) era quase impossível de se perder, e 3) as condições pareciam ser boas (como em, o rio não estava muito fundo para atravessar e as geleiras estavam seguras para andar).

 

 

Se você acha que se sente confortável em fazer um dia independente, desça até a seção “explorando Svalbard sem excursão” abaixo para mais informações.

Um último aviso: NÃO tente uma caminhada independente como essa sem alugar um rifle porque você acha que não é necessário. Houve ataques de ursos polares muito próximos a Longyearbyen e não vale a pena correr o risco.

 

Dia # 4: Desafio do Ártico (Trekking e Caiaque) com Svalbard Wildlife

Esta excursão em particular, considerada a excursão diurna mais desafiadora do ponto de vista físico que você pode fazer ao redor de Longyearbyen, é ótima para viajantes aventureiros extremos!

O passeio começa de caiaque de Longyearbyen até o outro lado do fiorde, caminhando até o topo da montanha (chamada Hiorthfjellet) para uma vista da cidade, depois descendo e voltando de caiaque até Longyearbyen.

 

Hiorthfjellet é aquela montanha do outro lado do fiorde

Uma das razões pelas quais escolhemos esse tour foi pelo desafio físico. Mas também porque sabíamos que, mesmo que Rodrigo alugasse um rifle de novo, não teríamos conseguido chegar a essa montanha em particular por conta própria.

Infelizmente, não pudemos escalar o Hiorthfjellet porque havia um urso polar avistando naquele lado do fiorde, e as autoridades não conseguiram afugentá-lo com o helicóptero nem rastrear para onde ele foi.

Então, em vez disso, fizemos a rota de caiaque originalmente planejada, depois voltamos para o nosso lado do fiorde para fazer uma caminhada até Trollsteinen (uma montanha atrás de Sarkofagen, a montanha que escalamos no dia anterior).

 

 

Foi um pouco decepcionante ter que mudar a rota, uma vez que realmente queríamos fazer uma caminhada no outro lado do fiorde… mas bom, a casa é do urso polar, não nossa 

Honestamente, esta viagem era talvez um pouco cara pelo que ofereceu (ou talvez nós achamos isso porque nós acabamos caminhando por uma rota semelhante àquela que nós fizemos no dia antes por conta própria). Mas ainda foi um grande desafio físico, e poder ir com um grupo era muito menos estressante do que apenas nós dois e um rifle.

 

 

E, claro, caiaque com toda a parafernália para o clina frio foi uma experiência show!

 

 

O Svalbard Wildlife realiza este passeio às segundas, quintas e sábados de junho a setembro. Você pode ler mais informações e reservar aqui.

 

Dia # 5: Cruzeiro pelo Fiorde para o Glaciar Nordenskiöld e a cidade (quase) abandonada de Pyramiden com a Henningsen

Se você pensou que Barentsburg era bizarro, espere até que você visite Pyramiden!

Esta outrora próspera cidade mineira russa, que abrigava 1.000 pessoas, é agora o lar de apenas 9 residentes isolados. No entanto, a cidade permaneceu quase inteiramente como era durante os seus “dias de glória” Soviéticos.

(Leia mais sobre Pyramiden e sua história bizarra aqui)

 

 

Embora muitos dos prédios estejam trancados, se você tiver sorte, seu guia abrirá alguns para você explorar …

 

Centro de recreação abandonado

 

Como com o cruzeiro a Barentsburg, a viagem a Pyramiden é igualmente incrível e cheio de vida selvagem (nós vimos 2 baleias azuis, um grupo de baleias beluga e um urso polar a distância). É verdade que o passeio de barco é meio longo….mas conversando com outros passageiros, admirando a vista, e tirando uma soneca certamente você ficará entretido(a).

 

 

Como com nossa viagem a Barentsburg, também fomos com a Henningsen e nosso guia favorito Marcus.

Henningsen opera os passeios de barco a Pyramiden todos os dias de 1º de março a 24 de outubro. Você pode ler mais sobre o tour e reservar aqui.

Mais uma coisa: verifique com a empresa de turismo antes da sua viagem para ter certeza de que o gelo não está muito espesso para você atracar em Pyramiden. Isso às vezes acontece e você não será reembolsado se isso acontecer.

 

6.2) Roteiro e Atividades de Inverno em Svalbard

 

A primeira coisa a decidir é se você quer ir durante o “Northern Light Winter” com 24 horas de escuridão (1 de outubro a 28 de fevereiro) ou o “Sunny Winter” (1 de março a 16 de maio).

Novamente, nós não estávamos lá no inverno, então não podemos ajudar muito com isso. Mas como mencionei acima, você pode conferir o Svalbard Activity Planner no site Svalbard Tourism para ver todas as suas opções para passeios e atividades de inverno.

 

 

Algumas atividades populares de inverno em Svalbard incluem:

  • viagens de snowmobile para Barentsburg e Pyramiden
  • Snowshoeing (caminhada com raquetes de neve/ esqui cross country
  • Trenós puxados por cães
  • cruzeiros para ver a Aurora Boreal
  • passeios em cavernas de gelo

 

Uma última dica: antes de reservar uma excursão, verifique as avaliações das empresas de turismo no TripAdvisor para ver se outras pessoas tiveram boas experiências.

 

6.3) Como visitar o Global Seed Vault em Svalbard (o “cofre do juízo final”)

 

Infelizmente, não é possível visitar o interior do cofre. Mas você pode ver do lado de fora!

“A arca” não está muito longe de Longyearbyen, então pode ser possível caminhar até lá. No entanto, é fora da “zona segura de urso polar”, então você precisa alugar um rifle para fazer a caminhada.

Caso contrário, como mencionamos no primeiro dia de nosso itinerário, recomendamos explorar Longyearbyen e a região ao redor com a SvalbardBuss (que inclui uma parada na parte de fora do Global Seed Vault).

 

6.4) Como visitar Barentsburg

 

No verão, há algumas empresas que têm passeios de barco para Barentsburg (que também incluem um passeio por Barentsburg quando você chegar).

A maioria das empresas usa barcos do tipo quebra-gelo para expedições (que são incríveis porque permitem aproximar-se das geleiras) que têm assentos internos / externos e vão mais devagar.

Há também um catamarã rápido se você preferir gastar menos tempo no barco (embora seja um pouco mais caro, tenha assentos internos e não seja tão divertido se você nos perguntar )

Como dissemos no nosso itinerário acima, fomos com a Henningsen (em um dos lentos barcos tipo expedição e quebra-gelo) e adoramos a experiência. Suba até o  dia n2 do nosso itinerário para mais informações sobre nossa viagem a Barentsburg.

Se você quiser passar a noite em Barentsburg, pode tentar conversar com algumas das empresas de turismo e ver se pode negociar uma viagem de ida (ou uma viagem de ida e volta que te leve de volta em um dia diferente).

No inverno, Barentsburg é acessível apenas por um passeio de snowmobile por terra.

 

6.5) Como visitar Pyramiden

 

Visitar Pyramiden é bastante semelhante a como você visitaria Barentsburg. Você tem a opção de um barco lento / de expedição tipo quebra-gelo ou um barco rápido.

Como com Barentsburg, também fomos com o barco lento de expedição / quebra-gelo com a Henningsen e também tivemos uma viagem fantástica. Veja o dia n5 do nosso roteiro acima para mais informações sobre nossa viagem a Pyramiden.

No inverno, Pyramiden também é acessível apenas por snowmobiling através dos fiordes congelados.

 

6.6) Explorando Svalbard sem uma excursão / por conta própria

 

Se você quiser se aventurar além de Longyearbyen por conta própria para caminhar por um dia como fizemos (dia 3 no itinerário acima), então há dois passos importantes que você precisa fazer: # 1) alugar um rifle e # 2) perguntar sobre  as condições meteorológicas e das geleiras.

Continue lendo para mais detalhes sobre essas duas etapas.

 

6.7) Explorando Svalbard sem uma excursão: como alugar um rifle em Svalbard

 

Se você se sente confortável operando e atirando com um rifle quando confrontado com um urso polar, então você pode alugar um rifle para explorar Svalbard por conta própria.

Se eu estivesse desacompanhada, eu nunca teria sonhado em alugar um rifle sozinha. No entanto, uma vez que Rodrigo tem experiência militar e se sente confortável operando uma arma se necessário, ele alugou o rifle (você só precisa de um único rifle por grupo).

 

Uma coisa muito importante para saber: rifles devem ser usados ​​principalmente para assustar um urso polar. Atirar neles é absolutamente o último recurso.

 

Aqui estão os passos que você precisa para alugar um rifle em Svalbard:

Etapa 1: Preencha o formulário de inscrição e forneça um “Certificado de Boa Conduta” do seu país de origem. Rodrigo usou uma verificação de antecedentes criminais de seu país de origem, o Brasil, como seu “Certificado de Boa Conduta”.

O “Certificado de Boa Conduta” deve ser em inglês ou norueguês, então eu traduzi o documento para ele em inglês.

Etapa 2: imprima os dois formulários, assine o formulário e envie-o por e-mail para o escritório do governador neste site.

Etapa 3: se você for aprovado, receberá um e-mail informando-o com um “formulário aprovado” anexado. Imprima isso e leve para Svalbard com você.

Etapa 4: Quando você chegar em Svalbard, leve este formulário (junto com o seu passaporte) para a loja esportiva Longyear 78 Outdoor & Expedition para alugar seu rifle. A loja está bem no centro perto do supermercado.

Etapa 5: Eles te darão uma pequena demonstração de como operar aquele rifle específico, você paga a taxa de aluguel e da munição e demonstra que você sabe como usar o rifle e você estará pronto!

 

6.8) Explorando Svalbard sem uma excursão: verifique as condições

 

As condições mudam rapidamente em Svalbard e há alguns perigos naturais inesperados que você precisa observar (degelo nas geleiras, zonas de avalanche, presença de ursos polares, etc.). Por isso, recomendamos que você converse com as pessoas em sua acomodação/hotel, com o escritório de turismo, com os guias turísticos ou com os moradores locais para saber se sua rota de trekking está segura para fazer naquele momento.

Nota sobre segurança: Se você estiver saindo sozinho, diga a alguém (recepcionista do hotel, a pessoa que aluga a arma na loja de esportes, etc.) para onde está indo e a que horas você espera estar de volta. Adicione algumas horas extras para sua estimativa e peça a elas para avisarem as autoridades se você ainda não tiver voltado no horário estimado.

 

   Como trabalhar ou estudar em Svalbard

Ao contrário do resto da Noruega (e da maioria dos outros lugares do mundo), Svalbard é uma zona 100% livre de vistos. Em outras palavras, qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode ir morar e trabalhar sem visto de trabalho em Svalbard.

Porém, se você planeja ficar a longo prazo e chegar sem uma oferta de emprego, você terá que mostrar prova de fundos (grana) para se sustentar.

Este artigo aqui faz um ótimo trabalho explicando como é mudar e trabalhar em Svalbard.

Se você quiser estudar, o University Centre in Svalbard (UNIS) (Centro Universitário de Svalbard) tem cursos de biologia, geologia, geofísica e tecnologia. É também a instituição de ensino superior mais setentrional do mundo!

Para ver seus cursos e aprender como se inscrever, verifique o site deles aqui.

 

   Dicas finais para visitar Svalbard

  • Traga bons binóculos. Nem pensamos nisso antes da nossa viagem mas gostaríamos que tivéssemos. Por sorte, nós tivemos guias excelentes ​​que nos deixaram usar os binóculos deles / delas. Mas sem eles, não conseguiríamos identificar esses três ursos polares na geleira ou observar mais de perto as baleias azuis e belugas. (O que teria partido nosso coração depois de todo preparo para chegar até Svalbard!) Você pode verificar alguns modelos de binóculos e preços aqui.
  • Traga muitas camadas e roupas quentes. Uma vez que você está no ártico…isso deve ser bem óbvio. Embora estivéssemos lá no “verão”, na maioria dos dias eu ainda usava minha parca de inverno (fazia por volta de 0 graus mesmo no verão). Muitas empresas de turismo também enviam um e-mail para você depois que você reserva uma excursão com recomendações de roupas para levar.
  • Leve comprimidos de gengibre em pó ou para enjôo. Como você viu no nosso itinerário, fizemos muitos passeios de barco enquanto estivemos em Svalbard. Se você vai estar lá durante esta mesma temporada e é propenso a enjôo, certifique-se de levar algo para isso (sério, pílula de gengibre em pó é incrível para isso). Você pode achar para comprar aqui.
  • Esteja preparado para mudanças – mau tempo inesperado que torna impossível aquela viagem de snowmobile, aparição de ursos polares que fazem a sua excursão ser mudada para um local diferente longe do urso (como a nossa caminhada), etc. Svalbard é um lugar “selvagem”… e assim, às vezes o inesperado acontece 

 

Atrações, passeios e atividades em Svalbard

Se está a procura de atividades para realizar em Svalbard, eu recomendo que procure no Viator e no GetYourGuide. Esses sites tem algumas opções bem divertidas de atividades, e o melhor, diversas promoções.

 

Viator

 

 

GetYourGuide

 

 

 

Se você não se fartou de Svalbard neste looooongo artigo, aqui está um outro para você: 18 Fatos Incríveis sobre Svalbard.

 

E é isso!

Você já esteve em Svalbard antes? Você tem outras dicas que gostaria de adicionar? Ou você tem alguma das suas próprias perguntas? Me deixa essas perguntas na área de comentários abaixo e que respondo sempre!

—– 

Um aviso rápido: tivemos o privilégio de fazer parcerias com várias das empresas e marcas mencionadas neste artigo. Como parte de nossas parcerias, fomos acolhidos ou recebemos descontos em troca de escrever honestamente sobre nossas experiências com eles. Mas, como sempre, todos os sentimentos e opiniões são 100% nossos.

button
Sair da versão mobile