Ícone do site Fora da Zona de Conforto

35 Melhores Ferramentas Para Nômades Digitais Trabalharem e Viajarem

Se você está se tornando um nômade digital, existem algumas ferramentas que podem tornar sua vida (e trabalho!) muito mais fácil. Continue lendo para uma lista completa de alguns dos meus favoritos – incluindo ferramentas para encontrar trabalho online, lidar com acomodação, receber pagamentos de clientes, permanecer produtivo e muito mais!

O número de pessoas que trocaram o emprego convencional pela vida nômade aumentou muito nos últimos anos. Seja porque começaram a empreender ou a trabalhar como autônomo, ou até mesmo porque algumas empresas passaram a liberar o trabalho remoto.

A verdade é que, se você é uma dessas pessoas, ou quer se tornar uma, você precisa conhecer algumas das principais ferramentas para te ajudar na sua vida de nômades digitais.

 

Ferramentas Nômades Digitais

Eu na Mongólia durante a folga de uma experiência de voluntariado, buscando internet para trabalhar remotamente.

 

Como me considero um nômade digital desde 2013 quando comecei esse blog, acho que adquiri alguma experiência que possa ajudar a outros que queiram seguir o mesmo caminho que segui.

Por isso fiz essa lista com tudo que aprendi e uso durante esses muitos anos na estrada. 

Inclusive, eu dei fiz uma apresentação sobre Nômades Digitais no Campus Party de 2021 que você pode assistir aqui abaixo:

 

 

Mas antes…pequenos esclarecimentos para quem ainda não conhece muito sobre nômades digitais.   

 

O que é um nômade digital? 

Antes de tudo, um nômade digital é a pessoa que tem a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar no mundo com a ajuda da tecnologia. E por não precisar de uma base fixa para exercer suas funções, pode levar uma vida nômade. 

Dessa forma, os nômades digitais podem viajar enquanto trabalham e ficar curtos períodos de tempo em um determinado lugar. 

Nota: ser um nômade digital NÃO significa que você deve trabalhar em uma praia na Tailândia (embora você certamente possa se quiser!)

Muitas pessoas têm o equívoco de pensar que você só pode ser um nômade digital se estiver vivendo uma vida “exótica” e trabalhando na praia enquanto toma piña coladas e muda de país a cada dois dias.

Mas a verdade é que existem MUITOS tipos de nômades digitais. E se ficar pulando de país em país no exterior parece irreal, você pode facilmente ser um nômade digital em seu próprio país.

Como brasileiro, posso garantir que há muita beleza em nosso próprio país para explorar… e um “estilo de vida” nômade digital pode significar levar seu trabalho com você enquanto você faz uma viagem pelo litoral do Nordeste, ou simplesmente passa alguns meses em uma cidade que você sempre quis visitar antes de mudar para outra.

 

Principais ferramentas para ajudar na sua vida de nômade digital

Para ficar mais fácil, separei as ferramentas em 7 categorias. Então temos ferramentas para:

    A. Procurar trabalho online

    B. Fazer cursos online

    C. Receber e fazer pagamentos online 

    D. Fazer reuniões online

    E. Se manter focado e produtivo

    F. Dar aulas de línguas

    G. Ser voluntário

    H. Guardar malas e pertences

    I. Conhecer pessoas e encontrar lugares para trabalhar

    J. Achar acomodação de curto/longo prazo e voos

    K. Contratar seguro de saúde internacional

 

    A. Ferramentas para procurar trabalho online para nômades digitais

O primeiro passo para quem quer se tornar nômade digital é encontrar um trabalho que possa ser feito de qualquer lugar do mundo. Com as ferramentas abaixo você pode encontrar projetos únicos ou de longo e curto período. 

 
    1. Upwork
A primeira ferramenta para nômades digitais da nossa lista é o Upwork, um espaço que conecta empresas e trabalhadores freelancer. Apesar de ser uma ferramenta gratuita, o diferencial está nos “Connects”, as moedas do Upwork que você recebe mensalmente. 

Você gasta uma quantia sempre que aplica a uma proposta, mas também ganha quando é chamado pra uma entrevista, por exemplo. A taxa de serviço do Upwork varia de 5% a 20%. 

Foi aqui que a minha esposa Nikki começou como freelancer, e funcionou muito bem para ela enquanto ainda estava aprendendo. Mas como as taxas são muito altas, você pode usar o Upwork apenas como ponto de partida antes de sair por conta própria.

A Nikki tem muitos conselhos sobre como começar na Upwork, então fique à vontade para comentar no final do artigo se você tiver alguma pergunta para ela!

Nota: A Upwork também é um ótimo lugar para encontrar freelancers para ajudar com o seu próprio negócio! Embora eu nunca tenha usado a Upwork para encontrar trabalho, já a utilizei para encontrar e contratar outros escritores, especialistas em tecnologia, etc.

 

 
    2. Fiverr
Ideal para encontrar trabalhos no mundo todo, no Fiverr você pode oferecer serviços a partir de $5. O site é quase como uma vitrine, onde você cria o seu perfil, define o seu produto e serviço e determina o preço (que pode ir muito além dos $5). A ferramenta é gratuita, mas a taxa de serviço é de 20%, que nem o Upwork.

 

 
    3. 99Freelas
O 99Freelas é uma plataforma brasileira para profissionais freelancer. Assim como nas plataformas anteriores, você cria o seu perfil e já pode começar a aplicar para as vagas. No 99Freelas você pode optar pelo plano gratuito, ou pago com valores a partir de R$36,90. A taxa de serviço varia entre 7% a 15%. 

 

 
    4. Workana
Com sede na Argentina, o Workana usa um método muito parecido com o do Upwork, onde você depende da quantidade de “Conexões” disponíveis para poder aplicar para as vagas. Essa quantidade varia de acordo com o plano escolhido, que vai desde o gratuito até o Premium, que custa $24,90. A taxa de serviço é a mais baixa da lista, sendo 4,5% do valor. 

 

 

    B. Fazer cursos online para se tornar um nômade digital

Muita gente escolhe migrar de área quando decide se tornar nômade digital e o melhor jeito pra isso é fazendo cursos online. Além da flexibilidade, muitos desses cursos também oferecem certificado se você precisar.

 
    5. Udemy
A Udemy é uma plataforma que oferece mais de 155 mil cursos independentes em quase todos os assuntos que você pode imaginar… e já conta com mais de 40 milhões de alunos ao redor do mundo! Os cursos estão divididos em dezenas de categorias e o melhor é o preço, com opções a partir de R$19,90.

 

 
    6. Coursera
A Coursera é outra plataforma excelente de cursos online que oferece opções em diversas áreas e em parceria com universidades e instituições do mundo todo como as universidades de Stanford, Penn, Duke, Michigan, entre muitas outras. 

Além disso, uma grande vantagem é que você pode assistir a maioria dos cursos gratuitamente e só pagar caso queira realizar as atividades e obter um certificado. E ah, nesses casos também é possível se aplicar para uma bolsa. 

 

 
    7. edX
Em parceria com mais de 160 grandes universidades como Harvard, British Columbia e Adelaide, a edX oferece mais de 2000 cursos online. Os cursos vão desde línguas, programação até engenharia espacial. 

Assim como no Coursera, você também pode assistir às aulas gratuitamente e pagar a parte caso queira um certificado. 

 

 

    C. Ferramentas para receber e fazer pagamentos internacionais para nômades digitais

Outro tipo de ferramenta para nômades digitais que é essencial é referentes às transações internacionais. Ao lidar com moedas diferentes, você precisa saber qual a melhor opção para não perder tempo e dinheiro com as suas transferências. 

 
  8. Melio
 

Em 2018, a Melio Payments foi estabelecida no mercado com o objetivo de incentivar pequenos empreendedores e revolucionar o modo como as empresas realizam pagamentos entre si. A plataforma é voltada exclusivamente para transações comerciais B2B (business-to-business), ou seja, de uma empresa para outra.

Atualmente, a Melio aceita apenas pagamentos em dólar, porém, atualmente, a empresa vem expandindo suas operações para incluir outras moedas, além de aceitar transferências de dinheiro entre mais de 180 países. As vantagens de utilizar essa plataforma são numerosas.

Através da emissão de notas fiscais, é possível efetuar pagamentos internacionais sem a cobrança de taxas, caso a transação seja realizada por transferência bancária. Entretanto, taxas de 2,9% são cobradas para pagamentos com cartão de crédito e U$1,50 para pagamentos com cheques.

Outro recurso interessante oferecido pela empresa é a opção para pequenos empreendedores de pagar suas contas com cartão de crédito. Basta enviar a fatura para a Melio, que se encarregará do pagamento, com uma taxa de 2,9%. Essa opção pode ser particularmente útil.

Os usuários também podem adicionar pessoas, como um contador, para administrar sua conta Melio e gerenciar as funções atribuídas a elas, além do sistema de pontos e recompensas no cartão de crédito e muito mais!

 

 
    9. Payoneer
Uma das mais populares e normalmente a primeira escolha dos nômades digitais. Ela permite que você tenha um cartão pré-pago e faça e receba pagamentos em diversas moedas. O melhor é que as transações feitas entre clientes Payoneer são isentas de taxa. 

 

 
    10. Wise (Transferwise)
Essa é uma ótima ferramenta para nômades digitais, pessoas que moram no exterior ou que estão em viagem! Diferente das opções anteriores, a Wise foi feita para transferências de moedas. Você pode criar uma conta Wise (e receber um cartão de débito) ou usar a plataforma como intermediária das suas transações, apenas com um login.  

Depois de experimentar quase todas as ferramentas que existem para transferências internacionais, eu posso dizer que a Wise é a minha preferida. Na minha opinião, é a ferramenta mais fácil de usar e tem as melhores taxas de todas.

 

 
    11. Paypal
O Paypal é outra ferramenta bastante utilizada para fazer e receber pagamentos, principalmente no Brasil. Apesar das taxas não serem as melhores, você pode utilizar o seu saldo do Paypal para fazer compras online, por exemplo. 

 

 

    D. Ferramentas para fazer reuniões online se você é um nômade digital

As reuniões online fazem parte do dia a dia dos nômades digitais. Seja para estabelecer contato com novos clientes, funcionários e até mesmo com a família. 

 
   12. Zoom
No último ano, por conta da pandemia, o Zoom se tornou a ferramenta mais popular para fazer reuniões online. Até mesmo para festas de aniversário! 

Mas o serviço é realmente ótimo e permite até 100 participantes de uma vez, com encontros de até 40 minutos no plano gratuito (e duração ilimitada em reuniões no plano gratuito se for apenas você e outra pessoa). Quem optar pelos planos pagos, os valores se iniciam em €139.90 por ano. 

 

 
    13. Google Meet
Já o Google Meet veio para substituir o Hangouts Meet, e é bastante utilizado por empresas. A principal vantagem do aplicativo é que é totalmente gratuito e não exige a instalação de nenhum software. Além disso, outra opção bem legal são as legendas simultâneas em inglês, para quem não é fluente no idioma.

 

 
    14. Microsoft Teams
O Microsoft Teams também é muito utilizado por empresas, principalmente porque vai além de uma plataforma de videoconferência. Com o Microsoft Teams, você também pode fazer chamadas de áudio, começar um bate-papo, e compartilhar e editar arquivos com as aplicações da Microsoft (Word, Excel, Power Point…).

Você pode optar tanto pela versão gratuita quanto pelas pagas, com valores a partir de €4.20 por mês. 

 

 

    E. Ferramentas para se manter focado e produtivo sendo nômade digital 

 
    15. Trello / Asana
Trello e Asana são duas excelentes ferramentas de gerenciamento de projetos que tornarão seu trabalho (e sua vida!) muito mais fácil.

Eu pessoalmente uso o Trello para ajudar a gerenciar tarefas para minha estagiária e a Nikki afirma usá-lo para basicamente tudo (planejar projetos futuros, gerenciar trabalhos de clientes, organizar sua vida… tudo!).

 

 
    16. Toggl

Toggl é uma pequena ferramenta útil para ajudá-lo a controlar o seu tempo para que você saiba exatamente quanto tempo você – ou alguém que você contratou – está gastando em uma tarefa ou projeto específico.

 

 
    17. Focus@Will
O Focus@Will oferece “música de foco personalizado” que o ajuda a manter o foco por mais tempo sem se distrair.

Eu não uso isso pessoalmente, mas Nikki ouve quando ela escreve e é uma grande fã!

 

 
    18. Marinara Timer (para a técnica “Pomodoro”)
Se você sempre se esforça para permanecer produtivo, então uma de nossas técnicas de produtividade favoritas está aqui: O Método Pomodoro.

 

 
    19. Slack
O Slack é uma ferramenta de comunicação que deseja substituir o e-mail. Se você está trabalhando com outros membros da sua equipe ou contatos externos e está cansado de se afogar na sua caixa de entrada, o Slack pode ser uma ótima alternativa para pesquisar!

 

 

    F. Ferramentas para dar aulas de línguas sendo nômade digital 

Para quem gosta de ensinar línguas, esse é um trabalho bem comum entre os nômades digitais porque é totalmente online. E o melhor é que existem diversas ferramentas que podem te ajudar a encontrar novos alunos.  

 
    20. Italki
O Italki é uma plataforma de ensino de idiomas com aulas individuais, onde você pode se cadastrar para ser um “Professional Teacher” ou “Community Tutor”. Você só precisa confirmar se há vagas abertas para o idioma que quer lecionar, criar um vídeo de apresentação, e fazer upload dos seus certificados (no caso de “Professional Teacher”). A taxa de serviço do Italki é de 15%.  

 

 
    21. Verbling
Você também pode se candidatar ao Verbling, porém é obrigatório apresentar alguma carta de referência ou documento que comprove experiência prévia como professor de línguas. É ideal também que você possua um certificado e seu nível seja C2. Dessa forma, as chances de admissão são maiores. 

A taxa de serviço do Verbling também é de 15%.  

 

 
    22. Cambly
O Cambly possui algumas diferenças com relação às outras duas ferramentas que citei acima. Primeiro, o Cambly é exclusivo para cursos online de inglês, e segundo, ele já estabelece o valor que você receberá por hora. No Cambly para adultos esse valor é de $10.20 e de $12 no Cambly Kids.

Você também não precisa de certificado e nem de experiência prévia como professor.

 

 

    G. Ferramentas para ser voluntário enquanto nômade digital

Por último, essa categoria da lista é para quem quer viver uma experiência como voluntário pelo mundo enquanto trabalha como nômade digital. Sim, é possível, eu já fiz, dá para fazer administrar os dois ao mesmo tempo, e adorei!

Existem muitas plataformas onde você pode se cadastrar e escolher entre diversas atividades ao redor do mundo.  

E se você estiver com orçamento limitado, o voluntariado pode ser uma ótima opção, já que geralmente você receberá acomodação e refeições gratuitas em troca de algumas horas de trabalho por dia.

 
    23. Worldpackers
O Worldpackers é uma plataforma brasileira e uma das mais populares para quem busca viver a experiência de work exchange. É um espaço que conecta voluntários e anfitriões em 140 países, onde podem colaborar em ONGs, escolas, campings, ecovilas e muitos outros lugares. Para começar, você só precisa escolher um plano, criar o seu perfil e se aplicar para as vagas! 

Os planos podem ser para viajantes Solo, Casais/Amigos ou o Plano Pack. Os valores variam entre $49 e $99 por ano e podem ser parcelados. 

 

 
    24. Workway
Não há grandes diferenças entre o Workaway e o Worldpackers, porém o Workaway tem mais anos de experiência, oferece mais opções e atua em 170 países. Com relação aos valores, o plano individual custa $42 por ano e o casal $54.  

 

 
    25. HelpX
Outra ferramenta que pode te ajudar a encontrar uma boa experiência como voluntário é o HelpX. A grande diferença entre as outras 2 está nos preços. O HelpX possui um plano gratuito, onde você pode criar o seu perfil e esperar ser chamado por um anfitrião. Nesse caso, você não pode aplicar para nenhuma vaga, mas pode ser chamado para elas.

Quem optar por ser um Premier Helper o valor é de 20 euros e a inscrição é válida por 2 anos!  

 

 

    H. Guardar suas malas e pertences enquanto você roda pelo mundo

Os nômades digitais não costumam ter muitos pertences. O primeiro motivo para isso é que, em muitos casos, você teria que pagar a mais para despachar todas as suas coisas. E também porque é muito ruim ter que se deslocar com muitos volumes. Além de ser pesado, ocupa muito espaço e toma muito do seu tempo. 

Nesses casos, o que fazer com todos os seus pertences no Brasil? Bom, aqui tenho duas recomendaçãoes para você! 

 
    26. Companhias de “Self Storage”
Existem alguns lugares, chamados de Self Storage, onde você pode alugar um espaço para guardar todas as suas coisas. Dessa forma, você viaja só com o essencial e deixa tudo o que você não vai precisar. 

Basta pesquisar “Self Storage” + o nome da sua cidade para ver o que está disponível perto de você.

 
    27. Radical Storage
Se quiser uma alternativa para prazos mais curtos, existe o Radical Storage, que é como um Airbnb para bagagens. Ou seja, é uma plataforma onde pessoas do mundo todo disponibilizam um espaço para você guardar malas e mochilas com diversas faixas de preço. 

 

 

    I. Ferramentas para meet people & find places to work as a digital nomad 

As vezes é difícil fazer amigos e criar conexões no meio de tantas viagens. Então, aqui estão algumas ferramentas que eu já usei que podem ajudá-lo!

 
    28. Meetup.com
Meetup.com é uma das minhas maneiras favoritas de conhecer pessoas em um novo lugar. Você pode encontrar grupos de pessoas com interesses semelhantes para conviver com praticamente qualquer interesse!

Você encontrará parceiros para corridas, intercâmbio de idiomas, clubes do livro, caminhadas, empresários / nômades digitais, fitness, tecnologia, arte, pessoas novas na cidade …

(Observação: os grupos do Facebook também são ótimos para isso, então vale a pena navegar pelos grupos locais lá também)

 

 
    29. Couchsurfing
Embora a maioria das pessoas conheça o Couchsurfing como uma forma (incrível!) de obter acomodação gratuita e fazer um intercâmbio cultural hospedando-se com um morador local, muitas cidades também têm encontros de Couchsurfing divertidos nos quais você pode participar para conhecer outras pessoas.

 

 
    30. Coworker
Quer saber onde trabalhar como um nômade digital? Cansado de trabalhar em sua casa alugada ou em cafés? Experimente um espaço de coworking!

Coworker.com pode ajudá-lo a ver os espaços de coworking disponíveis em qualquer lugar do mundo.

 

 

    J. Ferramentas para achar acomodação de curto e longo prazo (e voos baratos) para nômades digitais

Antes de procurar a sua acomodação, é importante determinar quanto tempo você pretende passar naquela determinada região. 

Caso a sua permanência seja de curto prazo, você pode optar por ficar em hotéis e albergues. Eu, particularmente, acredito que os albergues são a melhor opção para os nômades digitais. Neles é possível economizar com a sua acomodação, se conectar com outros viajantes, e utilizar as áreas comuns para trabalhar.  

Para achar a sua acomodação de curto prazo:

 
    31. Booking.com / Hoteis.com / Hostelworld
Essas 3 empresas são excelentes para busca de acomodações de curto prazo. Ao realizar a sua reserva, é possível encontrar preços justos (muitas vezes mais baixos do que os próprios sites dos estabelecimentos), além de diversas opções disponíveis para a sua escolha.

 

 

Se você pensa em se estabelecer por um longo período de tempo (semanas/meses/anos) em um determinado local:

 
    32. Airbnb / Vrbo

Tanto o Airbnb quanto o Vrbo são ótimas opções na hora de escolher a sua acomodação de longo prazo. Nessas plataformas é possível alugar quartos ou imóveis inteiros e mobiliados por longos períodos sem a necessidade de realizar burocracias como um contrato de locação, pagar cauções, ou registrar um fiador (o que pode ser difícil se você estiver em outro país).

 

 

Para achar os voos mais baratos:

 
    33. Kayak / Momondo / Skyscanner
Eu vôo muito, e estes são os 3 sites nos quais sempre confio para encontrar passagens de avião boas (e baratas!).

 

 

    K. Contratar seguro de saúde internacional para nômades digitais

Outra coisa muito importante para se levar em consideração na hora de planejar a sua viagem é a escolha do seu seguro de saúde/viagem internacional. 

Se você pensa em se estabelecer em um determinado país, eu recomendo que você adquira um seguro de saúde internacional para nômades digitais. Algumas das melhores empresas do mercado que oferecem esses serviços são:

 
    34.  Cigna
A Cigna está entre as seguradoras líderes do mercado, com mais de 100 milhões de clientes no mundo inteiro. Se você procura um seguro de saúde internacional de qualidade, os planos da Cigna estão entre as melhores opções. 

Eu já usei a Cigna pessoalmente, pois a Nikki comprou uma apólice de seguro de saúde internacional dessa empresa quando morávamos na Suécia para provar sua cobertura médica e se qualificar para seu cartão de residência.

 

 
    35. IMGlobal
A IMG é outra excelente empresa de seguros. Eles oferecem diversos tipos de planos para os mais variados perfis. Já que você provavelmente pretende se tornar um nômade digital, eu recomendo que pesquise sobre os planos “Expat / Global Citizen”.

 

 
    36. Safety Wing
O que torna a SafetyWing diferente dos outros da lista é que ele foi feito literalmente para nômades digitais, por nômades digitais.

Seus planos não são os mais baratos, mas eles têm alguns recursos interessantes que nenhuma outra empresa possui. Por exemplo, você pode comprar um plano quando já estiver no exterior (na maioria dos casos, você só pode comprar um plano de seguro quando ainda estiver em seu país de origem), bem como ter suas viagens de volta para casa cobertas pelo plano .

Além disso, o site deles é divertido e interessante, ao contrário dos sites enfadonhos que você vê em todas as outras seguradoras por aí.

 

 

Se você for viajar por um curto período de tempo, não existe necessidade real de adquirir um seguro de saúde internacional. Nesses casos, apenas um bom seguro de viagem já irá garantir a sua segurança. As minhas recomendações são:

 
    37. Seguros Promo

A Seguros Promo é uma empresa brasileira que funciona como uma espécie de agregador de seguros. Nela é possível encontrar diversos tipos de seguros de viagem, de curto a longo prazo.

 

 
    38. Real Seguro de Viagem
A Real Seguros é outra empresa totalmente brasileira que intermedia a sua negociação com seguradoras globais. Ao acessar o site, basta aplicar os filtros de acordo com as suas preferências e comparar os melhores seguros de viagem para o seu perfil. 

 

 
    39. HCC Medical Insurance Seguro de Viagem (Atlas Travel)

Os seguros da HCC atendem cidadãos de qualquer país do mundo. Dentre as empresas de seguro de viagem, ele é uma das que oferecem os preços mais competitivos do mercado. Sua única desvantagem é que o seu atendimento ocorre todo em inglês.

Para ser honesto, os preços da HCC são geralmente MUITO mais baixos do que qualquer outra opção… então esta é quase sempre a empresa da qual eu compro meus planos de seguro de viagem.

 

 

Se você quiser saber mais sobre as melhores empresas de seguros de viagem e saúde internacional para nômades digitais dê uma olhada nesse artigo: 7 Melhores Seguros de Saúde Internacionais p/ Expatriados e Imigrantes.

 

Resumindo

Vamos recapitular os tópicos que apontei aqui e as principais ferramentas para nômades digitais.

  • O que é um nômade digital?
  • Principais ferramentas ajudar na sua vida de nômade digital:
    • Procurar trabalho online
    • Fazer cursos online
    • Receber e fazer pagamentos internacionais
    • Fazer reuniões online
    • Se manter produtivo e com foco
    • Dar aulas de línguas
    • Ser voluntário
    • Guardar bagagens e pertences 
    • Achar acomodação de curto/longo prazo e voos
    • Contratar seguro de saúde internacional

 

Concluindo

Bom, é isso ai! Essas são as ferramentas mais importantes para nômades digitais. Eu pessoalmente já usei muitas delas, e posso confirmar que vai tornar a sua vida muito mais fácil.

Por fim, conta aqui nos comentários se você já conhecia alguma dessas ferramentas ou se tem alguma outra sugestão. Compartilha também se já é nômade digital ou gostaria de viver essa aventura. Essas trocas de experiências são sempre muito bem vindas!  

 

button
Sair da versão mobile