Fora da Zona de Conforto

Roteiro de Viagem Perfeito de Svolvaer para Nordkapp – Noruega

Embora eu tenha estado na Noruega algumas vezes no passado, não foi até fazer uma viagem de Svolvaer a Nordkapp que me deparei com sua verdadeira beleza. Dirigir por diferentes terrenos e localidades me proporcionou memórias como nada mais.

Quando voltei para casa, tinha amigos perguntando sobre minha experiência. Então, decidi escrever este guia para eles e para todos os outros interessados. Vamos começar então!

Mapa de viagem de Svolvaer para Nordkapp: Conheça o melhor da Noruega de carro!

Abaixo você verá um roteiro completo de viagem de carro de Svolvaer para Nordkapp. Aproveite as dicas de coisas para fazer e onde se hospedar durante a sua aventura, além de recomendações de condução na Noruega.

Para ajudar a planejar e visualizar o seu roteiro, fiz também um mapa com todos os locais citados nesse artigo para que você consiga aproveitar ao máximo todas as minhas dicas. (basta clicar no mapa abaixo para aumentar o zoom).

Início: Svolvaer

Antes de embarcar para o resto da sua jornada para Nordkapp, reserve um tempo para explorar Svolvaer. E o que pode ser melhor do que começar observando as hipnotizantes luzes do norte do grupo de ilhas Lofoten estrategicamente localizadas?

Você pode facilmente vislumbrar a aurora boreal de praticamente qualquer direção. Além disso, as ilhas estão localizadas muito próximas umas das outras, o que significa que você pode se deslocar rapidamente para seguir o rastro da luz.

E enquanto isso, não se esqueça de reservar uma das viagens fotográficas guiadas para capturar essa experiência única na vida. Ou faça um passeio completo de vela, caminhada e pesca até a ilha deserta de Litlmolla e Skrova.

Se você tiver tempo suficiente, também sugiro optar por uma viagem de cruzeiro ao Trollfjord para conhecer de perto a vida selvagem local e a paisagem da região. É a melhor maneira de observar as águias marinhas reais e experimentar a beleza encantadora dos majestosos topos das montanhas e das misteriosas profundezas do oceano.

O que mais você pode fazer no Svolvaer?

Depois de saciar o amante da natureza em você, é hora de relaxar nos bares de gelo muito populares de Svolvaer.

O meu favorito foi o Magic Ice Bar localizado na Fiskergata 36, ​​que tem diferentes esculturas, copos e até mesas e cadeiras feitas de gelo! E a equipe amigável foi nada menos que um bônus.

Nesse sentido, também sugiro fazer um tour pela cervejaria Lofoten, que o apresentará à cervejaria Lofotpils – a única cervejaria artesanal da região. Seu proprietário, Andreas Thorvardarson, é um empresário que realizou com sucesso o sonho de sua família de operar uma cervejaria nesta parte do mundo.

Apesar de empregar apenas um punhado de pessoas na maioria das vezes, produz algumas das melhores stouts, amber ales e pilsners que deixam você com vontade de mais. Curiosamente, ele também iniciou o festival de música Hollafaest em Svolvaer, que acontece todos os anos em julho.

Onde ficar em Svolvaer?

Algumas das minhas principais recomendações de acomodações para ficar em Svolvaer são:

Próxima parada: Andenes

O próximo destino desta viagem foi Andenes, que fica a cerca de 133 milhas de Svolvaer (levando aproximadamente 3 horas de carro).

No entanto, eu recomendo fortemente manter um tempo extra à mão – não porque as estradas são difíceis de dirigir, mas porque é praticamente impossível não parar e admirar a mãe natureza ao longo do caminho! E fique de olho para avistar a vida selvagem local, como águias marinhas, plantas como amoras douradas e a formação natural de turfeiras.

Andenes é uma pequena cidade cum porto de pesca que está situado na ponta mais ao norte da ilha de Andoya. Habitada por cerca de 2.000 pescadores, alberga uma das maiores comunidades piscatórias da ilha. E isso pode ser creditado ao acesso desimpedido da terra à rica água da plataforma continental em três lados, o que também contribui para uma ótima visão do oceano a qualquer hora, em qualquer lugar.

Como eu estava bastante cansado no dia da minha chegada a Andenes, passei o resto do meu tempo explorando as lojas, cafés e a igreja aqui. Mas antes de voltar para o hotel, fiz questão de visitar o centro de atendimento ao turista que fornece informações vitais sobre a terra e suas condições climáticas.

O que mais você pode fazer em Andenes?

Entre outras coisas, você pode definitivamente observar baleias (cachalote se você visitar Andemes no verão e jubarte se estiver aqui no inverno). Aconselho fazer alguma pesquisa com antecedência para que você possa reservar um guia experiente para uma viagem gratificante. E antes de chegar às águas, você será levado ao Museu da Baleia, que também pode ser visitado por conta própria.

Se você está se sentindo menos aventureiro (e mais enjoado), a viagem Sea Safari Andenes pode ser uma alternativa melhor para você. Dura apenas algumas horas, garantindo uma ótima proximidade com o mar e seus habitantes. Quando estiver de volta à costa, visite o farol e o museu polar.

Fora isso, você não gostaria de deixar de visitar a Spaceship Aurora, o único centro espacial operacional do país. Ele viu o primeiro lançamento de foguete no início dos anos 1960, que deu início à era espacial norueguesa.

Onde ficar em Andenes?

Embora não existam muitos lugares que oferecem alojamento turístico, aqui estão alguns hotéis e apartamentos que você pode experimentar:

Bem-vindo a Senja

Chegar a Senja a partir de Andenes foi talvez uma das melhores partes desta viagem para mim, graças ao sistema de transporte entre essas duas ilhas.

Apesar de estarem situados relativamente próximos um do outro (a distância entre eles é de cerca de 43 milhas), sugiro fortemente optar pelo serviço de balsa para carros, que é operado três vezes ao dia durante o verão. Ele liga Andenes a Gryllefjord (situado ao norte da ilha de Senja). Mas certifique-se de chegar ao porto com bastante antecedência, pois os ingressos não podem ser pré-reservados.

Com duração de cerca de uma hora e 40 minutos, esta viagem no mar lhe dará a oportunidade de chegar perto da água e até mesmo avistar baleias sem pagar extra.

Depois de pisar em Senja, você invariavelmente ficará intrigado com os picos ascendentes que culminam no mar e as praias de areia branca adornadas por águas azul-turquesa. O que eu mais gostei nesse lugar é que os turistas são livres para parar em qualquer lugar e começar a caminhar em qualquer direção para saber mais sobre o lugar.

Falando sobre as principais atrações turísticas, minha primeira recomendação será a Ersfjordstranda. Não é apenas uma das praias mais pitorescas de Sanja, mas também abriga um popular banheiro banhado a ouro projetado por um arquiteto muito habilidoso. Além disso, a área circundante é o local perfeito para acampar.

Outro local que vale a pena mencionar é a passarela de madeira Tungeneset, com vista para a montanha Oksen e as ondas do Mar do Norte. Quando o tempo está calmo, a água parada atua como um espelho para refletir os picos das montanhas.

Mas não me cansei da paisagem cênica, que me levou à plataforma de observação de Bergston, com 44 metros de comprimento. Você pode parar em seu estacionamento para vislumbrar a paisagem encantadora abaixo.

O que mais você pode fazer em Senja?

Senja é, sem dúvida, o paraíso dos aventureiros, pois existem inúmeras trilhas para caminhadas. Enquanto a caminhada Husfjellet leva você por uma floresta para observar os picos das montanhas do outro lado, a caminhada Russehula ao longo da costa termina na histórica caverna Russehula. Mas não se preocupe, você também não vai deixar de ver as montanhas nesta rota.

Se você é um novato e ainda quer experimentar caminhadas, a curta e fácil caminhada Sukkertoppen virá em seu socorro. A partir do estacionamento do resort de férias Hamn i Senja e se estendendo até as montanhas do outro lado (ou vice-versa), oferece uma vista panorâmica completa do arquipélago de Bergsoyan.

Além disso, o Hamn i Senja é um local de atração turística devido à sua localização e às vistas que oferece.

Você também pode visitar o Parque Nacional Ånderdalen por suas florestas de pinheiros, lagos e o Parque Senja Troll enquanto estiver na ilha.

Onde ficar em Senja?

Com suas acomodações espaçosas, culinária local e porta de entrada para atividades locais, Hamn i Senja é minha melhor escolha para ficar aqui. Alguns outros destinos de estadia populares são:

As praias brancas de Sommaroy

As quase 4 horas de carro de Senja irão levá-lo a Sommaroy, que é basicamente uma vila de pescadores de Tromso. Para mim, este local serviu como a paragem ideal na costa para rejuvenescer os meus sentidos. E fiquei agradavelmente surpreendido pelo facto de, apesar de ter uma população de 300 habitantes, ser uma das vilas piscatórias mais movimentadas da zona.

Chegando à sua paisagem, a primeira coisa que me chamou a atenção foram as praias de areia branca – bem complementadas pelas águas verdes. A maioria das praias aqui tem apenas pássaros, então você pode aprimorar suas habilidades de observação de pássaros.

Além disso, há muitas enseadas rasas, que o tentarão a dar um mergulho no final do dia, quando a água ficar um pouco quente. Aquelas longas caminhadas à beira d’água, coletando conchas, sempre estarão no meu coração.

Depois de uma noite inteira de descanso, comecei o dia seguinte com uma viagem à ilha de Haja, que é a mais alta entre suas pares no condado de Tromso, localizado ao norte de Sommaroy. Fica a impressionantes 486 metros acima da água.

A oeste está a cordilheira de Storhavet, e se você puder estar aqui à meia-noite durante o pico da temporada de verão, poderá ver o sol da meia-noite brilhando no horizonte.

Por acaso fiquei sabendo de uma pequena caminhada a caminho de Tromso pela rodovia principal, que leva os visitantes a um belo mirante no topo da colina de Ornfloya. A caminhada tem apenas 2 quilômetros de extensão (ida e volta) e tem uma altitude de cerca de 150 metros. Mas a vista de cima é absolutamente mágica.

O que mais você pode fazer em Sommaroy?

Existem instalações turísticas locais para participar de aventuras radicais como caiaque no mar e passeios RIB (barco inflável rígido) que definitivamente lhe darão uma descarga de adrenalina. Em alternativa, se pretender algo sereno, opte pelos passeios de cruzeiro com atividades de pesca a bordo.

Além disso, há serviços de barco até a ilha de Tussoy, facilitando a coleta e o retorno no mesmo dia.

Onde ficar em Sommaroy?

As melhores acomodações em Sommaroy e arredores são:

Natureza e vida selvagem em Tromsø

Após um farto café da manhã, você pode seguir para Tromsø, que fica a cerca de uma hora de carro de Sommoroy. De observar as luzes do norte a observar baleias e festejar até cair – Tromsø tem suas costas. Na verdade, esta cidade, popularmente conhecida como a “Paris do Norte”, tem mais pubs do que qualquer outro lugar do país.

Se você está aqui para ver as luzes do norte no inverno, definitivamente sugiro optar por trenós puxados por cães com huskies para uma experiência única de viajar pela paisagem coberta de neve. Além disso, você pode escolher entre as opções de auto-condução, meio dia ou dia inteiro, de acordo com sua conveniência.

Da mesma forma, você pode reservar passeios de trenós puxados por renas e alimentação para “encontrar e alimentar” os animais de uma vizinhança segura. Foi durante esta atividade que tive a oportunidade de interagir com a população indígena Sami e aprender mais sobre suas culturas e tradições predominantes.

As viagens de cruzeiro pelo fiorde de Tromsø também são bastante versáteis. Se você quer fazer uma viagem de pesca dedicada ou está ansioso para saber mais sobre a vida marinha, essas viagens cobrem tudo. Além disso, os visitantes podem escolher entre veleiros ou lanchas de acordo com seu conforto.

O verão em Tromsø tem tudo a ver com o sol da meia-noite e desfrutar de atividades ao ar livre, como caminhadas e pesca. No geral, esta cidade é cercada pela beleza selvagem dos fiordes e montanhas em ascensão.

O que mais você pode fazer em Tromsø?

Se você quiser passar algum tempo de lazer na cidade, considere visitar a Catedral do Ártico, o Museu Polar e o topo da montanha Floya com um passeio de teleférico. Eu gostava particularmente de Downtown Tromsø, pois abriga alguns dos restaurantes e pubs mais populares da cidade.

Onde ficar em Tromsø?

Existem alguns apartamentos e casas de família em diferentes partes de Tromsø, que incluem:

E se você estiver procurando por estadias em hotéis, minhas principais sugestões são:

Northern lights over Reine, Lofoten islands, Norway, polar circle

Fique em um quarto iglu em Alta

A penúltima parada desta viagem, Alta, está localizada a cerca de 300 quilômetros de Tromsø. Isso significa que dirigir sem parar aqui levará aproximadamente 6 horas. Fiz algumas pausas para me refrescar e cheguei aqui em pouco menos de 7 horas e meia.

Embora você possa conhecer esta cidade como um dos pontos mais famosos para ver as luzes do norte, há muito mais que você encontrará aqui. Tem uma história rica, começando desde a idade da pedra, quando pessoas de diferentes culturas e tradições fizeram desta região a sua casa.

Hoje, Alta emergiu como um dos destinos turísticos premium em toda a Europa, proporcionando uma fantástica combinação de atividades modernas que o aproximam da etnia da terra.

No meu primeiro dia aqui, não perdi tempo reservando um quarto iglu para passar a noite. E ao contrário do que eu tinha ouvido, a experiência acabou sendo bastante confortável e memorável. Basta levar roupas quentes suficientes e um bom saco de dormir. Há também um hotel nos fiordes próximos que permanece operacional de dezembro a março, antes que o gelo comece a derreter.

O que também deixou meu sono mais tranquilo foi a viagem de snowmobile que fiz à noite, o que me permitiu explorar a região sob as estrelas cintilantes. Fiz um novamente no dia seguinte para ter uma visão clara das paisagens do Ártico nas proximidades.

Além disso, reserve um tempo para visitar o cânone de Alta, que é o maior do gênero no norte da Europa. Os visitantes podem viajar aqui através de passeios de barco, caminhadas, canoagem ou ônibus com guias. E se você é um amante da história como eu, então o Museu Tirpitz irá satisfazer sua curiosidade com seus artefatos e exposições sobre a Alemanha nazista e a Guerra Mundial.

O que mais você pode fazer em Alta?

A catedral da aurora boreal é um monumento icônico da cidade e é adornada com características arquitetônicas difíceis de encontrar em outras regiões do país. Você também terá a chance de interagir com a população local Sami e saborear sua culinária.

Além disso, muitos visitantes preferem fazer uma viagem de um dia ao cabo norte, que é o ponto mais distante da Europa. Levará cerca de 4 horas para dirigir de Alta até o cabo.

Por fim, há instalações de observação de baleias no fiorde de Alta, que também tem baleias jubarte e orcas.

Onde ficar em Alta?

Algumas das estadias populares entre os visitantes de primeira viagem são:

Destino final: Nordkapp!

A viagem de Alta a Nordkapp levou quase 3 horas e 45 minutos, e eu aproveitei cada pedacinho dela, absorvendo a beleza da Noruega ao máximo. Em vez de visitar qualquer ponto logo de cara, joguei minha bagagem no quarto e comecei com um passeio tranquilo pelas estradas.

Durante minha caminhada, um morador local me contou sobre o Nordkapp Visitor Center, localizado no Nordkapp Cliff. Tem alguns restaurantes, lojinhas de souvenirs e algumas estatuetas para completar o passeio da maneira certa.

No dia seguinte, decidi fazer uma caminhada relativamente desafiadora até Knivskjellodden, que leva cerca de 6 horas de caminhada (subindo e descendo). Além de ver o arco e a formação rochosa natural aqui, também pude avistar gaivotas.

No lado norte da ilha fica a pacata vila de Gjesvaer, famosa por sua paisagem. E depois há o Honningsvag, que tem o único aeroporto de Nordkapp.

O que mais você pode fazer no Nordkapp?

Nordkapp também é um destino bastante popular para observar as luzes do norte e o sol da meia-noite. Há viagens de pesca e galerias de arte para os amantes da arte em Kamoyver e Honningsvag. Uma viagem de um dia de Nordkapp a Rovaniemi o levará ao ponto de encontro das águas frias do Ártico e do Atlântico.

Os amantes da vida selvagem também poderão desfrutar do safári de husky, fazenda de renas e passeios de um dia de animais oferecidos nesta região.

Onde ficar em Nordkapp?

Meus melhores hotéis em Nordkapp são:

Perguntas frequentes – Condução na Noruega

   1. Sua carteira de motorista é válida na Noruega?

Se você tiver uma licença válida da UE ou do EEE (Espaço Econômico Europeu), estará legalmente livre para dirigir na Noruega. Para pessoas de outros países, sua licença é válida na Noruega por 3 meses, desde que também seja válida no país de origem.

   2. As portagens rodoviárias norueguesas são obrigatórias para todos?

Sim, todos os pedágios rodoviários noruegueses são obrigatórios para os motoristas, e a maioria deles são automáticos.

   3. Quais são algumas regras de trânsito para turistas?

Resumindo…

O roteiro de viagem perfeito para uma road trip de Svolvaer para Nordkapp na Noruega incluem:

  1. Svolvaer
  2. Andenes
  3. Senja
  4. Sommaroy
  5. Tromsø
  6. Alta
  7. Nordkapp

Conclusão…

Com isso, cheguei ao fim deste guia de viagem.

Espero que agora você conheça melhor as estradas norueguesas e parta para aquela viagem memorável com amigos ou familiares. Mas antes de fazer isso, certifique-se de obter a previsão do tempo. Afinal, a última coisa que você deseja é dirigir naquelas estradas geladas com pouca ou nenhuma experiência.

Além disso, familiarize-se com os postos de gasolina em sua rota com antecedência e reserve um orçamento significativo para fins de reabastecimento. Os preços dos combustíveis na Noruega são bastante altos devido à natureza do terreno.

Desejo-lhe uma viagem feliz e segura!

Sair da versão mobile