Ícone do site Fora da Zona de Conforto

As 10 Mais Incríveis Viagens de Trem pelo Mundo

Train in the snow

Train na neve

Foto de Alain GAVILLET, licenciado sob CC BY 2.0

Um dos primeiros meios de transporte terrestres inventados pelo homem com a chegada da tecnologia dos motores a vapor, o trem continua soberano em muitas partes do mundo como transporte de massas e opção turística

Além disso, viajar de trem tem algo de especial. É diferente de qualquer outro tipo de viagem. É aquela que você vai, sem precisar ir, não como transporte, mas simplesmente pela viagem em si. O trem é romântico, elegante, relaxante, confortável (na maioria das vezes), e passa por belas paisagens que em geral são quase inacessíveis para quem usa estradas.

Por isso, o foco dessa artigo são as viagens de trem turísticas. Nesse caso, o transporte em si é parte do atrativo turístico do local

Eu tenho que confessar, eu não tive o privilégio de fazer todas essas viagens incríveis, porém tive o prazer imensurável de fazer algumas delas como o Glacier Express, the Ghan entre outras. As que eu não fiz, estão obrigatoriamente na minha “bucket list” e uma dia eu as farei, como a Transiberiana. Porém, posso dizer que, baseado na minha pesquisa e opinião geral, todas elas valem à pena e muitas vezes não são tão caras quanto você imagina.

 

As 10 Melhores Viagens de Trem pelo Mundo

 

  • Transiberiana

Onde: Principalmente Rússia com Mongólia e China

É uma das rotas mas longa de trem do mundo, se estendendo por mais de 9.000 quilômetros e 7 fusos horários diferentes! Ela leva mais de 8 dias para ser feita, dependendo de quantas paradas você for fazer. A rota clássica vai de Moscou até Vladvostok, atravessando de Oeste a Leste quase toda a Rússia, ou seja, da Europa Oriental até o Extremo Oriente. Há rotas alternativa que passa pela Mongólia e China também.

Eu já conheci pessoas que fizeram a Transiberiana no esquema mochilão. Baseado no que eles relataram, indo lá na Rússia e comprando a passagem sozinho e se virando com a informação foi bem complicado, principalmente pela falta de informação local em Inglês.

Por isso, alguns recomendam que é melhor comprar todo o percurso via um agente para não haver surpresas, até porque, mesmo na internet, é difícil de ter informações detalhadas para se planejar. Há também diferentes níveis de cabine para escolher, dependendo do conforto que você queira.

Mais informações e reservas: https://www.realrussia.co.uk/ só em Inglês. Brasileiros não precisam de visto para visitar a Rússia, mas a maioria dos outros cidadãos do mundo precisam. Caso o seu país necessite de visto para visitar a Rússia, RealRussia Visa pode te ajudar.

Para passagens de trêm dentro da Chinahttps://www.chinahighlights.com/china-trains/

 

Trem na Transiberiana / Foto de Simon Pielow, licenciado sob CC BY-SA 2.0

 

  • O Orient Express

Onde: Europa

Uma das viagens de trem mais clássicas do mundo, teve a sua viagem inaugural em 1883. É um trem extremamente luxuoso que tem como rota principal Paris – Veneza. Uma vez por ano, em Setembro, a rota se estende até Istambul. O foco aqui é o luxo, mas a paisagem não deixa a desejar. Ele é meio carinho, mas sonhar não custa nada.

 

Mais informações e reservas: site oficial, https://www.orient-expresshotels.com.br/web/orex_pt/home.jsp?hll=1 só em Inglês.

 

Orient Express / Foto de Mzximvs VdB, licenciado sob CC BY-SA 2.0

 

  • O Maharaja’s Express

Onde: Índia

Considerada uma das viagens de trem mais luxuosas do mundo, ela passa por várias cidades indianas como de Deli e Bombaim. A viagem também pode ser complementada com vários passeios paralelos que mantém o nível de conforto de todo a experiencia.

Mais informações e reservas: https://www.themaharajasexpressindia.com/  só em Inglês. 

 

Definitivamente NÃO é o Maharaja’s Express, mas é um trem Ucraniano da UEFA EURO 2012 bem bacana

 

  • O Glacier Express

Onde: Alpes Suíços

Uma das viagens que tive a incrível oportunidade de fazer. Cruza os Alpes Suíços de Leste a Oeste, começando e terminando em duas das mais famosas estações de esqui do mundo, St. Moritz e Zermatt.

Em uma viagem de quase 7 horas, o trem atravessa 91 tuneis e 291 pontes! Com seus vagões de janelas amplas até o teto, o visual desse passeio pelo coração dos Alpes é exuberante!

Mais informações e reservas: site oficial, https://www.glacierexpress.ch/en/. O link é em Inglês mas no site dá para mudar para Espanhol.  

 

Não é o Glacier Express…mas os cachorrinhos são bem bonitinhos

 

  • O Rocky Mountaineer

Onde: Canada

O Rocky Moutaineer vai de Vancouver, a principal cidade do Oeste do Canada, até a região de Banff, Jasper e Lake Louise (um dos lugares mais bonitos que eu já vi na vida) por três diferentes percursos pelas montanhas Rochosas do Canadá. Assim como o Glacier Express, grandes janelas nos vagões aumentarão o impacto visual das incríveis Montanhas Rochosas.

Mais informações e reservas: https://www.rockymountaineer.com/en/ Inglês e outras línguas, mas não Português.

 

Lake Louise – Canada

 

  • The Ghan

Onde: Austrália 

Mais um que tive a incrível oportunidade de experimentar. A lenda Australiana cruza o centro da Austrália pelo meio do deserto, do Norte (Darwin) ao Sul (Adelaide), dando uma excelente oportunidade de conhecer o famoso Outback Australiano e visitar Alice Springs no centro da Austrália.

O nome vem dos Afegãos e seus camelos que exploraram essa região 150 anos atrás…..os camelos ainda estão por lá!

Mais informações e reservas: https://www.railaustralia.com.au/theGhan.php só em Inglês. 

 

 

 

  • The Blue Train 

Onde: África do Sul

Esse trem Sul-Africano vai da capital do país, Pretoria, até a Cidade do Cabo, uma das cidades mais incríveis que já estive em toda a minha vida, com MUITAS atividades para fazer nas redondezas.

Mais informações e reservas: www.bluetrain.co.za só em Inglês também…, tá difícil…

 

  • O Desert Express 

Onde: Namíbia 

Esse você realmente quiser sair da rota turística e experimentar autêntico, essa é a sua escolha. Além disso, você terá a oportunidade de presenciar alguma das paisagem onde foi gravado o último Mad Max filme em 2015! Existe a versão luxuosa que é vendida no link abaixo, mas você também pode fazer a viagem com os locais pelo mesmo trajeto (Windhoek – Swakopmund) no trem Starline, que custa cerca de 20 Reais! Você só consegue comprar a passagem para essa linha, pessoalmente no guichê. Para horários, você pode consultá-los aqui.

Mais informações e reservas: https://www.expertafrica.com só em Inglês.

 

Deserto da Namíbia / Foto de Greg Willis, licenciado sob CC BY-SA 2.0

 

  • O Denali Star 

Onde: Alaska 

Esse trem viaja de Anchorage, a maior cidade no Alaska e na costa, até Fairbanks, a segunda maior cidade do Estado. A viagem é feita através do Parque Nacional de Denali. É lá que se encontra a montanha mais alta da América do Norte, o Monte McKinley, que pode ser visto do trem se o clima permitir.

Mais informações e reservas: https://www.alaskatrain.com/routes/denali-star.html só em Inglês.

 

 

  • O Mont Blanc Express

Onde: França e Suíça

Eu acabei fazendo esse trajeto maravilhoso sem querer. Eu estava visitando Chamonix, onde fica a estação de esqui no Mont Blanc, a montanha mais alta da Europa, e precisava “descer” os Alpes. A viagem foi maravilhosa, pelo meio das montanhas e com um declive médio de 20%, o que é MUITO para um trem.

Mais informações e reservas: https://www.sbb.ch/en/home.html Inglês e outras línguas, mas não Português.

 

Mont Blanc Express / Foto de 8Uhr, licenciado sob CC BY 2.0

 

 

Passes de trem na Europa (Europass)

Mas se tem um lugar no mundo onde é garantido que quase toda viagem de trem vai ser fantástica….é a EUROPA!

Qual a melhor forma de tirar proveito da malha de trem gigantesca de trens desse continente? Use passes de trem! (também chamados de Eurail ou Europa.) Se você quiser saber mais sobre como eles funcionam e onde e como compra-los, não perca o nosso artigo Os 5 Melhores Passes de Trem Europeus.

E para transporte por terra em geral, você pode olhar a nossa página Viagens: Como Economizar com Transporte por Terrestre.

Boas viagens….de trem!!

button
Sair da versão mobile