Tem uma viagem planejada para o Quênia, mas está um pouco inseguro sobre o que esperar? Está procurando dicas de viagem para o Quênia sobre o que fazer, como se manter seguro e muito mais? Então continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber!
Embora não seja o lugar mais fácil de se locomover como turista, o Quênia tem muito a oferecer. O país abriga a segunda montanha mais alta da África e sua cultura é rica e diversa. Além disso, o local oferece algumas das melhores oportunidades de safári e observação de vida selvagem do mundo!
Depois da nossa viagem de 10 dias ao Quênia no início deste ano, descobrimos várias coisas que gostaríamos de ter aprendido antes.
Então, fizemos o artigo de hoje para responder a algumas das questões que você pode ter antes da sua viagem, além de uma lista de 7 coisas que você deve saber antes de ir para o Quênia, com base no que aprendemos.
Vamos lá!
Índice desta matéria
- 1 7 Coisas Para Saber Antes da Sua Viagem Para o Quênia
- 2 Perguntas e Respostas Sobre Visitar o Quênia
- 2.1 O Quênia é seguro para turistas?
- 2.2 Quais vacinas preciso tomar para visitar o Quênia?
- 2.3 É preciso um visto para visitar o Quênia?
- 2.4 Como conseguir um chip para telefone no Quênia?
- 2.5 Visitar o Quênia é caro ou barato?
- 2.6 Posso alugar um carro no Quênia como um turista?
- 2.7 Quais são as melhores atrações e coisas para fazer em Nairóbi?
- 2.8 É possível visitar a tribo Masai no Quênia?
- 2.9 Como você pode usar a plataforma e-Citizen do Quênia para comprar os ingressos de entrada nos parques nacionais?
- 2.10 Quais são algumas alternativas econômicas para ver a vida selvagem no Quênia? Ou os safáris caros são a única opção?
- 2.11 É possível caminhar até o topo do Monte Quênia?
- 3 Em conclusão…
7 Coisas Para Saber Antes da Sua Viagem Para o Quênia
1. O Quênia NÃO é um lugar fácil para viajar de forma independente.
Eu odeio começar o artigo de hoje com algo um pouco negativo, mas acho importante que você saiba disso se planeja visitar o Quênia.
Como geralmente preferimos viajar de forma independente (ou seja, sem guias ou motoristas, utilizando principalmente o transporte público) e frequentemente tentamos manter nosso orçamento baixo, fizemos quase tudo por conta própria durante nossa viagem.
Isso significa que não fizemos excursões com guias. Em vez disso, alugamos um carro e dirigimos (ou melhor, Rodrigo dirigiu, já que eu não sou corajosa o suficiente para dirigir no Quênia!).
Tendo visitado quase 100 países, posso dizer que temos uma alta tolerância para viagens “difíceis” ou estressantes. Sem mencionar que estamos bem cientes das precauções de segurança necessárias (Rodrigo é do Brasil, um lugar que certamente tem seus desafios e questões de segurança).
No entanto, mesmo que tenhamos amado muita coisa na nossa viagem ao Quênia, a verdade é que, se fôssemos fazer tudo de novo, talvez não tivéssemos feito tudo de forma tão independente.
A viagem acabou sendo incrivelmente estressante e, apesar de termos sido muito cuidadosos, lidamos com roubos, problemas com a polícia e mais.
Achamos que poderíamos ter evitado alguns desses problemas se não tivéssemos feito tudo por conta própria e considerado um tour ou pelo menos um motorista. Para ser honesta, apenas utilizar um transporte público ao invés de alugar um carro já seria melhor.
Não estamos dizendo isso para desencorajá-lo de visitar o Quênia, já que muitas pessoas viajam sem enfrentar nenhum problema. Mas queríamos ser honestos sobre nossa experiência!
2. Se você está planejando visitar algum parque nacional ou museu, certifique-se de baixar o aplicativo e-citizen do Quênia ANTES da sua viagem.
Se você leu nosso artigo sobre caminhada no Parque Nacional do Monte Quênia, você saberá que cometemos um grande erro em não baixar o app antes da viagem.
Apesar da abundância de informações conflitantes online, com base em nossa experiência visitando dois parques nacionais e um museu, NÃO é possível pagar as taxas de entrada com cartão de crédito ou dinheiro.
Isso significa que a melhor alternativa é se inscrever para pagar usando a plataforma do governo e-Citizen do Quênia.
Através do e-Citizen, você pode criar uma conta de “estrangeiro” ou “visitante ao Quênia” que pode ser usada para pagar sua taxa de entrada para todos os parques nacionais do país, bem como muitos dos museus e outras atrações culturais administradas pelo governo.
Se preferir usar o telefone, você pode baixar o aplicativo (basta pesquisar “Quênia e-Citizen”).
Se ainda estiver perdido, dê uma olhada nas perguntas e respostas na parte inferior deste post para entender exatamente como se inscrever na plataforma e-Citizen do Quênia!
3. Na dúvida, traga dinheiro.
Não consigo contar quantas vezes chegamos a algum lugar (museus, pousadas e etc.) e nos disseram que a máquina de cartão de crédito estava “quebrada”, exigindo que pagássemos em dinheiro.
Portanto, esteja sempre preparado com pelo menos um pouco de dinheiro em mãos. Mas tenha cuidado para não carregar muito dinheiro (por questões de segurança :-).
Ao sacar dinheiro, certifique-se de usar caixas eletrônicos bancários oficiais e verifique se há dispositivos de leitura de cartões.
Além disso, pagar com dinheiro pode ser mais seguro do que usar seu cartão de crédito!
Isso é estritamente baseado em experiência pessoal, então não tenho certeza de quão comum é, mas dentro de 24 horas após desembarcar no Quênia, usei meu cartão de crédito em Nairóbi e descobri mais tarde que alguém havia clonado meu cartão e feito compras no valor de $2.000 no eBay.
Felizmente, consegui cancelar o cartão e recuperar meu dinheiro. Mas isso me deixou um pouco nervosa em relação ao uso de cartões de crédito!
4. Não se esqueça de verificar com seu médico se você precisará de vacina contra a malária antes da sua viagem para o Quênia.
Embora o Quênia seja classificado como um país de “alto risco” para malária, existem algumas partes do país onde o risco é baixo (como Nairóbi e as áreas de planalto ao redor).
Portanto, é melhor consultar seu médico antes de ir.
Dito isso, esteja ciente de que, em muitas partes do país, você encontrará um mosquiteiro incluído em seu quarto. Se houver um, certifique-se de usá-lo e prendê-lo firmemente!
5. Embora o custo de vida (e os salários) sejam bastante baixos no Quênia, visitar como turista NÃO é barato.
Sim, coisas como pousadas simples, comida local e transporte público podem parecer muito acessíveis, dependendo de onde você é. Por exemplo, uma viagem de matatu/ônibus local custa menos de um dólar, as refeições custam apenas alguns dólares e uma pousada simples pode ser de 10 a 15 dólares por noite.
No entanto, a realidade é que qualquer coisa vagamente turística no Quênia tem um preço bastante alto. (Observe que não estou necessariamente criticando isso aqui, já que obviamente venho de uma posição privilegiada para poder viajar para o Quênia. Apenas estou declarando um fato.)
Para você ter uma ideia, pagamos cerca de 50 dólares por pessoa por um ingresso de UM dia para o Parque Nacional do Monte Quênia, o que é bastante alto para um ticket diário.
Nos Estados Unidos, que é conhecido por não ser um país barato, você pode comprar um passe anual para parques nacionais por cerca de 70 dólares que você pode usar para visitar TODOS os mais de 60 parques no país durante todo o ano.
Para visitar muitos dos maiores parques nacionais/safáris no Quênia, você pode pagar de 100 a 150 dólares ou mais por dia para a entrada, além do custo de um guia (que muitas vezes é necessário para navegar no parque.).
E até algo simples, como um passeio de barco motorizado de 45 minutos no Lago Naivasha, que nem sequer é um parque nacional, pode custar $25-30 por pessoa.
Portanto, moral da história: o Quênia definitivamente não é um dos países mais econômicos da África se você quiser fazer qualquer coisa turística.
6. Não perca a oportunidade de visitar (e passar a noite!) com a tribo Masai.
De tudo o que fizemos durante nossos 10 dias no Quênia, ficar em um acampamento cultural com os Masai foi, sem dúvida, nossa parte favorita.
Embora haja alguns “acampamentos” Masai diferentes onde você pode ficar, recomendamos o Acampamento Cultural Masai Maji Moto.
(Não, não somos patrocinados, nem temos um link de afiliado deste acampamento. Apenas adoramos nossa experiência aqui!)
O acampamento é administrado pelo chefe da comunidade, Salaton (com quem você certamente terá a chance de se encontrar), e oferece acomodações básicas, porém confortáveis e limpas, em cabanas de barro tradicionais Masai. Você também poderá desfrutar de experiências culturais divertidas, como treinamento de guerreiros e visitas à escola/vilarejos locais, além de ter a chance de fazer amizade e aprender com inúmeros membros da tribo, entre outras atividades.
Embora não seja exatamente barato (como eu disse antes, qualquer coisa vagamente turística no Quênia tende a ser cara), a maior parte do que é ganho através do acampamento é reinvestida no financiamento de projetos comunitários, como a escola local. Isso, para nós, fez o custo valer a pena!
Você pode aprender mais sobre o Maji Moto Masai Cultural Camp aqui.
7. Fique extremamente atento ao seu entorno. E não tenha medo de se impor quando necessário.
Novamente, isso pode ter sido um efeito colateral de tentarmos fazer tudo de forma independente. Mas, francamente, tivemos muitos momentos em que as pessoas tentaram se aproveitar de nós.
Houve tentativas de nos cobrar a mais em AMBOS os postos de gasolina onde abastecemos…
Uma pousada que reservamos online meses antes tentou nos dizer na chegada que “o preço havia mudado” e que teríamos que pagar o dobro (alerta de spoiler: recusamos).
Na única vez que pegamos um táxi (o que realmente recomendamos tentar evitar no Quênia, mas não tivemos outra escolha), o motorista tentou aumentar o preço que já havíamos negociado quando chegamos ao nosso destino…
Sem mencionar que, no momento em que usei meu cartão de crédito, meu número foi copiado e o ladrão tentou comprar $2.000 em produtos no eBay…
(E, honestamente, essas não são as únicas histórias que vivemos.)
Portanto, moral da história: sempre que houver a possibilidade de uma troca de dinheiro, certifique-se de estar prestando muita atenção ao que está acontecendo ao seu redor. E não tenha medo de chamar a atenção de alguém se eles estiverem tentando se aproveitar de você.
Vale a pena mencionar que, se você estiver com um guia, é menos provável que precise se preocupar tanto com isso!
Perguntas e Respostas Sobre Visitar o Quênia
O Quênia é seguro para turistas?
A segurança no Quênia pode variar um pouco.
Na maior parte do tempo, nos sentimos fisicamente seguros, embora tenhamos encontrado alguns problemas desagradáveis com a polícia e o número do meu cartão de crédito sendo clonado. No entanto, esses foram mais incômodos do que questões de segurança.
Dito isso, também tomamos muitas precauções, como não carregar muito dinheiro, vestir-se de forma casual, evitar sair à noite e perguntar sobre a segurança de uma área antes de caminhar até lá (especialmente importante em grandes cidades como Nairóbi ou Mombaça).
Como em muitos países, o crime é pior nas cidades do que nas áreas rurais.
Se você ficar nos parques nacionais/áreas de safári ou viajar com um guia, acho que terá poucos problemas.
Mas note que a costa nordeste e as áreas próximas à fronteira entre o Quênia e a Somália devem ser evitadas por razões de segurança.
Quais vacinas preciso tomar para visitar o Quênia?
Claro, isso deve ser uma decisão entre você e seu médico. No entanto, ouvimos que a imigração do Quênia pode pedir a comprovação da sua vacina contra a febre amarela quando você chegar, especialmente se estiver vindo de outro país africano.
Em outras palavras, certifique-se de que suas vacinas estejam em dia!
É preciso um visto para visitar o Quênia?
No início de 2024, o Quênia mudou seus requisitos de entrada para turistas… O que significa que muitos cidadãos do mundo agora podem visitar o país sem visto!
Entretanto, cidadãos da maioria dos países ainda precisam preencher uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) antes de sua viagem ao Quênia. Aqui está o link onde você pode completar sua inscrição e ver os requisitos atuais.
Se você não se qualificar para uma eTA do Quênia, então solicite um visto antes da sua viagem.
E se você tiver planos de visitar Uganda e/ou Ruanda também, considere solicitar o Visto de Turista da África Oriental, que cobre os três países.
Como conseguir um chip para telefone no Quênia?
Em vez de lidar com o incômodo (e o caos) de ter que encontrar um cartão SIM na chegada ao Quênia, recomendamos fortemente que você adquira um e-SIM para ter acesso a dados assim que aterrissar.
Dessa forma, você pode imediatamente procurar o que precisa (por exemplo, como pegar o ônibus para o centro da cidade) ou chamar um táxi através de um aplicativo sem ter que lidar com todos os motoristas de táxi que começarão a gritar com você assim que sair do avião.
Você pode aprender mais sobre cartões e-SIM e ganhar recomendações das opções mais baratas aqui
Visitar o Quênia é caro ou barato?
Honestamente, ficamos um pouco surpresos com o quão caro o Quênia é!
Como mencionei no tópico #5, muitas despesas básicas (como pousadas simples, transporte público e comida local) podem parecer bastante acessíveis em comparação com muitos outros países.
No entanto, em geral, qualquer coisa que seja um pouco turística no Quênia é bastante cara!
Por exemplo, muitos dos famosos parques nacionais/safáris podem facilmente custar mais de 150 dólares por dia por pessoa. E até mesmo atrações “mais simples” custam entre 30 e 50 dólares por pessoa. Sem mencionar o custo dos guias, que você muitas vezes precisa.
Portanto, se você planeja visitar o Quênia, talvez queira reservar um dinheiro extra no seu orçamento, dependendo do que você gostaria de fazer!
Posso alugar um carro no Quênia como um turista?
A resposta curta: sim, legalmente estrangeiros podem alugar carros no Quênia sem muitos problemas.
No entanto, a resposta mais longa é que, depois de alugar um carro no Quênia, nós realmente não recomendamos que outras pessoas façam isso.
Entre a direção agressiva, as estradas ruins e nossos múltiplos problemas ao sermos parados pela polícia (e tendo que pagar subornos), alugar um carro no Quênia foi uma experiência bastante estressante no geral. E meu marido tem uma alta tolerância para esse tipo de coisa, dado que ele vem de São Paulo, no Brasil. Então, você sabe que a situação tem que ser bem ruim para ele ficar estressado.
Quais são as melhores atrações e coisas para fazer em Nairóbi?
Nossas atividades favoritas em Nairóbi foram:
- Explorar o centro da cidade com um tour gratuito por Nairóbi.
- Subir na torre do Kenyatta International Conference Center para ter as melhores vistas do horizonte.
- Visitar o Parque Nacional de Nairóbi (vale notar que eu provavelmente pularia este se você tiver planos de fazer safáris em outros lugares. Esse é uma boa alternativa se você tiver pouco tempo ou dinheiro!).
- Aprender o máximo possível no Museu Nacional do Quênia.
É possível visitar a tribo Masai no Quênia?
Você certamente pode! Para uma melhor e mais autêntica experiência, recomendamos dar uma olhada no incrível acampamento Masai que ficamos: Maji Moto Masai Cultural Camp.
(Veja o tópico #6 para saber mais sobre o local!)
Como você pode usar a plataforma e-Citizen do Quênia para comprar os ingressos de entrada nos parques nacionais?
Aqui está uma rápida explicação de como você pode baixar e se registrar no e-Citizen para comprar seus ingressos para os parques nacionais do Quênia (observe que muitas vezes esta é a única maneira de pagar e obter os ingressos!):
- Acesse esse link ou digite “e-Citizen Quênia” na sua loja de aplicativos.
- Selecione “Registrar” e depois escolha a opção “Estrangeiro: Para Visitantes do Quênia”.
- Adicione os detalhes do seu documento, uma foto e outras informações para concluir o processo de inscrição.
- Após a aprovação da sua conta, faça login e clique no botão “Serviços”.
- Role para baixo até encontrar “Serviços de Vida Selvagem do Quênia (KWS)”.
- Selecione o parque nacional ou reserva natural que você planeja visitar.
- Escolha quantas pessoas precisam de ingressos.
- Escolha como deseja pagar (M-Pesa ou cartão de crédito/débito).
- Após o pagamento, tire um screenshot para mostrar na entrada do parque.
- Divirta-se!
Quais são algumas alternativas econômicas para ver a vida selvagem no Quênia? Ou os safáris caros são a única opção?
Particularmente, pulamos os safáris caros em nossa viagem ao Quênia, pois queríamos focar em outras atividades (como caminhadas no Parque Nacional do Monte Quênia e visitas à tribo Masai) e estávamos com um orçamento limitado.
No entanto, isso não significa que não conseguimos ver algumas das espetaculares vidas selvagens do Quênia!
Se você estiver na mesma situação, aqui estão 3 maneiras “alternativas” de ver a vida selvagem no Quênia que gostamos e que você também pode considerar:
1. O trem local de Nairobi a Mombasa (por menos de $20 USD ida e volta)
Para uma experiência local divertida, considere pegar o trem de Nairobi a Mombasa. Ao longo do caminho, você atravessará o Parque Nacional Tsavo, onde vimos elefantes, girafas, zebras, gnus, avestruzes e muito mais diretamente pela janela do trem.
2. Parque Nacional de Nairóbi (cerca de $50 USD por pessoa se você estiver dirigindo por conta própria, mais caro se contratar um guia ou alugar um veículo)
Embora não seja considerado “barato”, o Parque Nacional de Nairóbi ainda é mais barato do que muitos dos parques mais famosos do Quênia.
No geral, nós gostamos bastante da nossa visita ao parque. E devido à sua proximidade com Nairóbi (ou seja, você pode literalmente ver o horizonte de Nairóbi a partir do parque), é uma excelente opção para ver parte da vida selvagem que torna o Quênia tão famoso, se você não tem tempo ou orçamento para outro lugar.
3. Passeio de barco no Lago Naivasha para ver os hipopótamos ($25-30 USD por pessoa + extra se optar por visitar o Santuário de Vida Selvagem da Ilha Crescente)
O Lago Naivasha é uma alternativa sólida e econômica ao mais famoso Parque Nacional do Lago Nakuru.
Após iniciar sua viagem na Praia Pública de Karagita (onde você negociará freneticamente com multidões de operadores de barcos sobre o preço), você será levado para ver o grupo de hipopótamos próximo.
Dependendo da rota exata do barco que você negociar, você será levado ao longo da costa do Santuário de Vida Selvagem da Ilha Crescente, onde poderá ver animais de todos os tipos.
Observe que você também tem a opção de visitar o santuário em si se não quiser apenas vê-lo do barco. Ao contrário de outros parques nacionais ou reservas de animais no Quênia, não há predadores na ilha, o que torna seguro caminhar por lá.
No entanto, as visitas à ilha em si terão um custo adicional.
Mesmo sem visitar a Ilha Crescente, este passeio de barco foi um dos pontos altos da nossa viagem ao Quênia!
É possível caminhar até o topo do Monte Quênia?
Para chegar ao topo do Monte Quênia (também conhecido como a segunda montanha mais alta da África!), você precisará de uma excursão com um guia.
Mas se você apenas deseja fazer uma viagem de um dia e fazer uma caminhada no parque nacional para admirar os picos de longe, então você pode conferir nosso artigo aqui com todos os detalhes 🙂
Em conclusão…
E isso é tudo por hoje!
Eu sei que demos bastante informação. Então, se você ainda tiver alguma dúvida sobre visitar o Quênia por conta própria, deixe um comentário abaixo e nós responderemos!
button