Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como Ser um Voluntário para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo

Antes de mais nada eu gostaria de informar àqueles que ainda não sabem que, infelizmente, as inscrições para se trabalhar como voluntário para a Copa de Mundo de 2014 no Brasil já estão encerradas. A boa notícia é que para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro elas nem mesmo abriram!! Bom, eu vou contar sobre minha experiência como voluntário para as Olimpíadas de Inverno de 2010 em Vancouver e dar dicas para que você seja aceito…inclusive para quem já está no processo seletivo da Copa do Mundo de 2014.

Uma atualização da informações acima: A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos Rio 2016 já passaram. Ainda é cedo demais para se candidatar a Tóquio 2020 (mas há datas para inscrição e recrutamento mais ao final do artigo). E aqui está o link para os Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeonchang, Coreia do Sul e a Copa do Mundo na Rússia . Ambas aplicações já estão abertas!

Nota: Este artigo foi escrito originalmente após uma experiência do Rodrigo como voluntario nos Jogos Olímpicos de Inverno 2010 em Vancouver…. mas se você gostaria de saber mais das nossas dicas e pensamentos atualizados depois de termos sido voluntários nos Jogos Olímpicos Rio 2016, é só ir até o final desse artigo.

Rio 2016 Voluntario Pão de açucar

 

Primeiramente, de onde veio a ideia de me tornar um voluntário para um grande evento esportivo??

Um amigo meu já havia participado como voluntário nas Olimpíadas de Atenas e me contou o quanto a experiência de fazer parte de um dos maiores espetáculos da terra foi positiva!!

Eu achei interessante mas não pensei muito seriamente no caso. Porém, em 2006 quando eu estava mochilando pela Espanha eu conheci um canadense que fez a minha opinião mudar. Não ele exatamente, mas a situação em si.

Estávamos no mesmo albergue conversando e ele disse que tinha um apartamento alugado com outros amigos em Torino, Itália, durante as Olimpíadas de Inverno de 2006. Conversa vai, conversa vem e ele me convidou para passar um tempo com eles durante os jogos….e é claro que eu não iria perder uma mamata dessas!!!

Chegando lá ele havia se esquecido de contar aos amigos que ele tinha convidado um Brasileiro desconhecido para ficar na casa com o resto da turma, o que gerou um certo stress e desconforto por  parte deles.  Porém, eu estava decidido a engolir a má situação e aproveitar o fato de eu estar no meio de uma Olimpíada de graça.

Bom, e Brasileiro sabe como é, na primeira balada em que fomos eu já quebrei o gelo e nos tornamos grandes amigos.

Mas a estória não é essa. Durante os jogos eu me encantei com todas as atividades, eventos, festival de fogos de artifício e as “casas” de diversos países, que nada mais eram que as casas das delegações dos países participantes e onde constantemente havia festas e eventos.

O canadense que me convidou trabalhava para a “Casa do Canadá” e numa determinada noite fomos ao evento de promoção da próxima Olimpíada de inverno que por acaso seria em Vancouver no Canadá.

Devo confessar que eu estava um pouco ébrio e consequentemente emotivo. Mas quando eu vi aquele clipe no telão mostrando como seria as Olimpíadas em Vancouver eu falei: “Tenho que fazer parte disso”!!

 

 

E como eu comecei o processo para ser um voluntário para as Olimpíadas??

Com essa ideia na cabeça eu já fui consultar o site dos jogos de Vancouver para saber como me inscrever para ser voluntário. No site informavam que as inscrições só começariam 2 anos antes dos jogos…ou seja, como eu estava em 2006 e as inscrições só começariam em 2008 eu tive que esperar 2 anos para poder me inscrever.

Chegada a data, eu coloquei todo o tipo de informação que eu acreditava ser relevante, entre elas:

  • Falar mais de uma língua (inglês sendo a mais importante);
  • Ter experiência de trabalho em equipe;
  • Facilidade em lidar com o público;
  • Paixão por esportes

E algumas outras informações específicas do meu currículo como experiência de trabalho e escolaridade. A aplicação é como se você aplicasse para um trabalho normal. 

Bom, basicamente 2 anos antes de começar o evento eu fui um dos primeiros a me inscrever e agora era só aguardar ser chamado.

O problema é que eu cometi um erro grave durante a minha inscrição. Eu coloquei que eu não tinha acomodação para ficar em Vancouver (e não tinha mesmo) pois eu achava que o meu currículo era interessante o suficiente para eles me escolherem e que eles me arranjariam um lugar para ficar….ledo engano….

Eles até arranjam lugar para acomodar alguns voluntários, mas voluntários com atributos extremamente valiosos como médicos, profissionais de grandes eventos entre outros….não para um pé de chinelo como eu.

 

Chegado uns 2 meses antes da Olimpíadas e nada de eu ser chamado. Aí eu ligue para lá e me disseram que estavam dando prioridade a voluntários que tivessem lugar para ficar, uma vez que a acomodação disponível, além de ser o “olho da cara”, é muito rara de se encontrar em um grande evento como esse.

Para vocês terem uma ideia, a cidade alugou 3 navios gigantescos de cruzeiro para hospedar os policiais de outras regiões do Canadá que estavam auxiliando na segurança durante os jogos.

Sabendo desse problema, na hora eu entrei novamente  no site dos Jogos e mudei a minha inscrição dizendo que SIM, eu tinha um lugar para ficar em Vancouver….mesmo não tendo….

Liguei lá novamente, tipo do cara chato mesmo, insistente, até conseguir o que eu queria. Como faltavam menos de 2 meses para os jogos, todas as posições importantes para voluntários já estavam preenchidas e só sobraram as mais “simples”(como guia de informação sem muita responsabilidade).

Sendo assim, eles me ofereceram para ficar em determinadas áreas da cidade perto do metrô dando informações turísticas aos visitantes e organizando a fila do metrô quando algum grande evento terminava, evitando assim que se sobrecarregasse o sistema de transporte. Pondo a minha função em perspectiva, eu estava em uma das mais baixas posições hierárquicas das pessoas que trabalhavam para os jogos.

Obviamente essa não era a posição que eu gostaria de estar. Eu preferiria estar mais na parte de estratégia, organizacional e com mais responsabilidades. Mas como o mais importante para mim era participar dos jogos (obviamente sem ser um atleta) e pelo fato de eu ter feito a minha inscrição de forma errada e tudo ter se resolvido de última hora, eu estava mais do que satisfeito!!

Depois eu resolvi o esquema de acomodação muito facilmente.

Existe um site mundial de classificados gratuito chamado Craigslist. Ele é muito forte nos EUA e Canadá. Ele tem de tudo como oferta de emprego, acomodação, homem procura mulher e por aí vai. Foi lá que eu achei a minha acomodação quase um mês antes dos jogos. Dividi uma casa com uns estudantes locais não muito longe de onde aconteciam os eventos e por um preço bem razoável.

No Brasil ele não é muito conhecido mas tem páginas para muitas cidades do mundo. Só pesquise para a cidade onde você quer ficar. 

Como todo grande evento no mundo, tem muita gente que mora na cidade onde eles acontecem e vão alugar quartos, sofás ou até a casa toda durante o evento para tirar um trocado. Já sei de gente que mora em uma das cidades sedes da Copa que vai alugar a sua casa e viajar durante os jogos porque não gosta de futebol e quer fugir da bagunça.

ATENÇÃO: Cuidado com qualquer anúncio que peça para você fazer um depósito antecipado para reservar o lugar. Muitas vezes isso pode ser trambique!! Tente verificar se o local realmente existe, fale com um amigo que mora na cidade para ir verificar, peça referências, pesquise na internet (google, facebook etc…) para não cair em golpe.

Também sempre existe a possibilidade de se fazer Couchsurfing ou ficar em um albergue. Eu explico isso melhor na minha página de acomodação para viagens.

E para quem já conhece, o Airbnb é a novidade na área de acomodação pelo mundo onde o pessoal aluga a própria casa ou quartos para viajantes. Para se ter uma idéia, eu ouvi dizer que 1/3 das pessoas que foram ao Brasil para a Copa do Mundo utilizaram o Airbnb para conseguir acomodação.

Saiba mais sobre Airbnb na minha página sobre os 6 melhores sites para encontrar acomodação. E o melhor de tudo, se você se inscrever para o serviço através desse link aqui, você ganhará R$ 90 Reais de desconto na sua primeira estadia!

Resolvendo a acomodação, tudo ficou mais simples. Fui para lá na data que me indicaram, peguei meu uniforme, fiz um treinamento de como lidar com o público, aprendi onde ficavam as principais localidades dos jogos e comecei a trabalhar.

Como voluntário, obviamente, você não recebe salário, mas no meu caso lá em Vancouver eles nos davam dinheiro para almoçar nos dias que tínhamos que trabalhar (lembrando que havia também os dias de folga para curtir os jogos).

Para evitar que os voluntários faltassem você tinha um tipo de cartão de ponto e cada vez que completava um determinado número de dias ganhava um brinde.

Eu ganhei pins, vinho, camiseta (fora todo o uniforme que fica para você no final) e como não faltei nenhum dia, ganhei um relógio Swatch dos jogos no meu último dia. Além disso, houve um sorteio entre todos os voluntários e eu ganhei uma mini réplica da tocha….show de bola!!

Mas os bens materiais que você ganha são o menos importante. O principal é a experiência de participar de algo tão grande, visto por bilhões (isso mesmo, 9 zeros) de pessoas pelo mundo. Conhecer atletas e voluntários de vários países. No meu caso, eu assisti ao último ensaio do show de abertura dos jogos que foi exatamente igual à abertura oficial. Tive acesso a alguns jogos de hockey no gelo e fui a muitas festas e eventos pelas ruas de Vancouver (Muito doido você ir à balada e encontrar um atleta olímpico comemorando bêbado com uma medalha de ouro no pescoço…só nas Olimpíadas!!).

No final eu investi um certo dinheiro (pouco se comparado com o retorno) mas foi uma experiência única na vida que valeu muito a pena.

 

Resumindo, por que ser um voluntário para a Copa do Mundo e Olimpíadas?

Porque você terá uma das experiências mais incríveis da sua vida fazendo parte de um dos maiores eventos da terra!!

Também é bom para seu CV 🙂

Como conseguir lugar par ficar durante as Olímpiadas o a Copa do Mundo?

Como falei, existem muitos sites de classificados onde as pessoas colocaram anúncios. É só pesquisar nos sites que passei acima no texto. 

Quais são as etapas para ser voluntario para os Jogos Olímpicos ou a Copa do Mundo?

1. Preencha sua aplicação de voluntário on-line (apenas usar o Google para encontrar o site que você precisa, ej. “Korea 2018 Olympic Volunteer”).

2. Complete uma entrevista em grupo on-line (você receberá um convite por e-mail).

3. Tenha uma “conversa on-line” para discutir o seu papel na sua área específica. 

4. Receba a carta convite (via email) com a sua posição específica para os jogos.

4.1. Se você tiver recebido a sua carta convite para os jogos, eu recomendo que você tente adquirir os seus voos e acomodação neste momento.

5. Aceite a sua carta convite e sua posição ou ligue para mudar de posição caso você queira algo diferente.

6. Arrume as malas, não perca seu vôo e aproveite!

PS: Esses foram os passos exatos pelos quais passamos para sermos voluntários na Rio 2016…..mas é capaz de ser um pouco diferente dependendo do jogos e local.

 

Dicas e informações atualizados após de ser voluntários no Rio 2016 Jogos Olímpicos

Como percebemos que a nossa página “Como ser voluntário para os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo” tem aumentado muito em número de visitantes e comentários ultimamente (parece que todo mundo se sentiu inspirado depois de assistir aos jogos Rio 2016), nós decidimos atualizar esse artigo para clarificar algumas das perguntas. Então, como acabamos de voltar do Rio depois de quase 3 semanas como voluntários, aqui estão algumas dicas que vão ser muito importantes caso você queira ser voluntário para os próximos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo: 

  • Para começar, uma das perguntas mais comuns que recebemos: o meu vôo para os Jogos Olímpicos será paga se eu for um voluntario? A resposta curta é não. Você precisa tomar conta e pagar o seu próprio voo e acomodação durante os jogos. Porém, você vai receber um uniforme muito legal (olha nas fotos abaixo) e alimentação e transporte nos dias que você trabalhar…. além de uma experiência incrível por fazer parte do maior evento do mundo!
  • Aplique o mais rápido possível pois as inscrições terminam bem antes no início dos jogos!
  • O uniforme é bem completo (recebemos 3 camisetas, 3 meias, 2 calças, 2 bolsas, 1 jaqueta, 1 casaco de chuva, 1 chapéu, 1 cinto e 1 par de tênis)….. então, verifique que você vai ter espaço na sua mala para trazer tudo para casa!
  • Mantenha uma mente aberta e seja flexível. É um processo enorme e complicado planejar um evento tão grande assim, então esteja pronto para atrasos e não espere que tudo dê certo em seus dias de trabalho….mas se você estiver pronto para esses empecilhos, você ira aproveitar os jogos!
  • Seja persistente. Se você ainda não foi alocado ou está em uma posição que você não gosta, não tenha medo de ligar e enviar e-mail para a coordenação.
  • Porém, não fique decepcionado se você não obter a posição que você queria… só o fato de ir para os jogos já é uma grande conquista!
  • Lembre-se que a maioria das pessoas com quem você trabalha (incluindo alguns dos seus “supervisores”) são voluntários como você…. então não fique bravo com eles caso as coisas não saiam como planejado.
  • Comece a aprender outras línguas. Mesmo se você não fale a língua do país onde está acontecendo os jogos, eles ainda podem precisar das suas habilidades em línguas para trabalhar com atletas, dignitários estrangeiros, etc…. Obviamente, a língua mais importante de todas para aprender é Inglês, mas Espanhol e Frances também têm grande demanda.
  • Se tem um jogo/esporte que você realmente quer ver, sinta-se livre para comprar os ingressos com antecedência. Você pode pedir dias de folga específicos quando você for preparar a sua escala.
  • Junte-se ao grupo de voluntários no Facebook. Você vai encontrar todos os tipos de informações sobre o processo e também pode fazer perguntas para os outros voluntários!
  • Você não precisa participar de todo período dos dois jogos. Você pode participar só dos Jogos Olímpicos, só dos Jogos Paraolímpicos ou dos dois. Mas também pode participar somente por cerca de 10 dias em um ou outro….ou nos dois (assim tem tempo para assistir aos jogos e conhecer o local).
  • SEMPRE DIZER QUE VOCÊ JÁ TEM ACOMODAÇÃO DURANTES A SUA APLICAÇÃO, mesmo que isso não seja verdade. Confie em mim, isso vai tornar a sua vida muito mais fácil.
  • Não se esqueça dos Jogos Paraolímpicos! Também é um grande evento que usa muitos voluntários. O processo de aplicação é o mesmo.
  • De uma olhada nas outras paginas de nosso site para ajuda-lo a planejar a sua viagem a um custo muito baixo! Você pode encontrar uma lista de todos os nossos sites e empresas favoritas em nossa “página de recursos” a final desta página. Além disso, aqui estão algumas páginas específicas para ajudá-lo:

       

       17 Dicas para Encontrar vôos baratos

       Os 6 Melhores e Mais Baratos Sites para Encontrar Acomodação

       Os 3 Melhores e Mais Baratos Seguros de Viagem

       Como Economizo Dinheiro para Viajar Tanto

       Se você vai para Pyeonchang 2018 – 22 Fatos Interessantes que Eu Aprendi Morando no Coreia do Sul +
       13 Lugares para Visitar na Coreia do Sul

       Se você vai para Tokyo 2020Duas Coisas para Saber Antes de Viajar ao Japão + Como Escalar o
       Monte Fuji 

 

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE EM RELAÇÃO À INSCRIÇÃO E  RECRUTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE TOKIO 2020!!

Se você está planejando se inscrever para ser voluntário para os Jogos de Tóquio 2020, o recrutamento começará em torno de junho ou julho de 2018!

Esta informação vem diretamente do site da TOKYO 2020:

“O recrutamento, em princípio, começará em torno do verão de 2018. No entanto, uma parte dos Voluntários de Cidade para os Jogos de Tóquio 2020 será recrutada antes do cronograma, começando no final do ano fiscal de 2010 para apoiar a Copa do Mundo de Rugby 2019 (RWC2019). Essa experiência será então aplicada aos Jogos de Tóquio 2020.”

Lembrando que eles estão falando do verão no hemisfério norte, que é entre junho e agosto de 2018. Mas fique atento(a), pois eles recrutarão alguns voluntários para a cidade de Tóquio a partir do final de 2017! Para mais informações, você pode ler aqui.

 

Próximos 3 Jogos Olímpicos de Verão (2024, 28 e 32)

As sedes dos 3 próximos jogos olímpicos de verão já foram definidas:

  • 2024: Paris, França
  • 2028: Los Angeles, Estados Unidos
  • 2032: Brisbane, Austrália

 

Então se você planeja ser voluntário para algum desses futuros jogos, não deixe de ficar de olho nas páginas  oficiais da internet dessas 3 organizações. Assim que abrirem para os voluntários se candidatarem, mande a sua aplicação!

 

ADENDO: Para estrangeiros que queiram se voluntariar aqui no Brasil ou brasileiros que queiram se voluntariar em outros eventos como a Copa de 2018 na Rússia. Verifique se você precisa de visto para entrar no país. Se não precisar você pode trabalhar como voluntário sem visto. Se você necessitar de visto, uma vez aceito como voluntário, você deve pedir uma carta de confirmação de oferta de vaga como voluntário à organização do evento. Assim você pode levar essa carta de confirmação ao consulado do país anfitrião para facilitar a obtenção do visto.

E você, também está querendo se tornar um voluntário para as Olimpíadas ou para outros grandes eventos desportivos e tem alguma questão não esclarecida no texto?? Pergunte na área de comentários e tentarei te ajudar da melhor forma possível. Se já se voluntariou e gostaria de comentar ou criticar, seja bem vindo!!

*O “Fora da Zona de Conforto” é um Blog independente e não é um canal mantido pela FIFA ou Comitê Olímpico Internacional. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. FIFA, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, seus nomes e logos são marcas registradas pertencentes às respectivas companhias.

Sair da versão mobile