Ícone do site Fora da Zona de Conforto

11 Dicas Para Se Dar Bem Morando e Estudando no Exterior

Se você está lendo isso, há grandes chances do seu sonho ser estudar e morar no exterior. E quem pode te julgar? Estar repleto de infinitas possibilidades de aventura, crescimento pessoal e novas experiências, não me pergunto porque tantos estudantes desejam estudar internacionalmente.

Mas se alguma vez você tentou fazer desse sonho uma realidade, você deve ter notado o quão assustador esse processo pode ser. Como encontrar o programa certo, ou seja, um escritor de ensaios ou qualquer outra coisa? E vistos e moradia? Como ficar em dia com seus trabalhos escolares enquanto se adapta à nova cultura?  

Não se preocupe, nós estamos aqui para ajudar! Nesse post, nós iremos descrever tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo seu tempo no exterior. Então sente-se, prepare-se para aprender, pois vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para estudar e morar no exterior como um profissional!  

 

11 Dicas Para Se Dar Bem Morando e Estudando no Exterior

 

   1. Escolha a Faculdade e o Curso Certo

Pensando em continuar sua educação, mas não sabe por onde começar? É importante escolher a faculdade e o programa certo, que se encaixe em suas necessidades para ganhar o máximo do seu investimento.  

Há muitos fatores para se considerar ao fazer decisões como local, custos, duração do programa, perspectivas de trabalho depois da graduação e se o curso é oferecido online ou presencial.

Depois de fazer suas escolhas, é importante fazer pesquisas e ter certeza que a escola é credenciado e que o curso te dará as habilidades e conhecimentos necessários que você precisa para ter sucesso em sua área desejada. Fazer a escolha certa agora pode te preparar para uma vida inteira de sucesso.

 

   2. Pesquise Sobre o Custo de Vida e as Mensalidades 

O custo de vida e as mensalidades podem ser grandes fatores na hora de decidir onde estudar no exterior. Para estudantes estrangeiros, o custo de viver em outro país pode custar caro e as mensalidades também podem ser mais caras que no país natal.  

Contudo, existem muitas opções de bolsas e auxílios financeiros para ajudar a compensar os custos. Além disso, muitos programas de estudo no exterior oferecem descontos ou preços especiais para estudantes. Então, mesmo que o custo de vida e mensalidades sejam um fator a se considerar, eles não devem ser um impedimento para seguir seu sonho de estudar no exterior.  

 

   3. Prepare-se Para o Choque de Cultura

Quando estudantes vão para o exterior, eles muitas vezes se encontram em um território não familiar. Você pode estar desfamiliarizado com a língua, costumes e com a forma de vida em seu novo país. Isso pode trazer um sentimento de isolamento e saudade. É importante lembrar que esses sentimentos são normais e que existem muitas maneiras de lidar com eles.

Uma forma de se preparar para o choque cultural é pesquisar sobre o novo país antes de ir para ele. Aprender sobre os costumes e o estilo de vida te fará sentir menos deslocado quando você chegar. Além disso, tente se conectar com outros estudantes estrangeiros que estão no seu novo país. Eles podem te dar um apoio valoroso e te ajudar com seu novo bairro. Com um pouco de preparação, você consegue minimizar os impactos do choque de cultura e fazer sua experiência de estudar fora ser mais proveitosa. 

Para muitos estudantes, estudar no exterior é uma oportunidade única na vida para experienciar uma nova cultura e expandir seus horizontes. Contudo, é importante lembrar que os países estrangeiros podem ter condições climáticas muito diferentes do que você está acostumado em seu país natal. 

É por conta disso que é essencial fazer as malas de forma adequada para a sua viagem de estudos no exterior. Além de levar itens como um casaco pesado e sapatos resistentes, você precisará pesquisar sobre os costumes locais antes de ir. Por exemplo, em algumas culturas, é considerado ofensivo mostrar muitas partes do corpo em público. Fazendo seu dever de casa com antecedência, você pode ter certeza que estará preparado para tudo que surgir durante sua aventura de estudo no exterior. 

 

   4. Faça a Mala Apropriada Para Estudar no Exterior 

Existem algumas coisas para se manter em mente quando estiver fazendo suas malas para sua viagem de estudos no exterior. Primeiro, se lembre de que você estará vivendo em um país estrangeiro e não terá acesso as mesmas facilidades que está acostumado a ter em casa. Isso significa que você terá que colocar na mala coisas essenciais como produtos de higiene pessoal, medicamentos e roupas que combine com com o clima do seu país de destino.

Também é uma boa ideia levar itens familiares de casa para te ajudar a se sentir mais confortável em seu novo ambiente. Contudo, não coloque coisas em excesso na mala, pois você provavelmente vai andar muito e não vai querer carregar uma bagagem pesada.

Finalmente, tenha certeza de checar os requisitos para o visto do seu país de destino e obter todos os documentos de viagem necessários antes de partir. Seguindo essas dicas simples, você pode ter certeza que estará preparado para tudo durante sua aventura de estudos no exterior.

 

   5. Faça Amizade Com Moradores Locais e Outros Estudantes 

Uma das melhores maneiras de aproveitar ao máximo sua experiência de estudar no exterior é fazendo conexões com os moradores locais e outros estudantes. Os moradores podem te ajudar a aprender sobre a cultura e os costumes do país de destino e eles também podem te apresentar novos lugares e experiências que você não teria de outras formas.

Outros estudantes que também estão estudando fora do país de origem também podem te dar um suporte valoroso e amizade, especialmente se você está sentindo saudades de casa ou muito sobrecarregado. Conexão com os moradores e outros estudantes é uma ótima maneira de enriquecer suas experiências de estudar fora e criar memórias duradouras.

 

   6. Fique Seguro e Saudável Enquanto Estiver no Exterior 

Estudantes estrangeiros estudando no exterior regularmente encontram uma variedade de desafios, incluindo barreiras de linguagem, diferenças culturais e saudades. Mesmo que tudo isso possa ser desafiador, muitas oportunidades maravilhosas vem com estudar no exterior. 

Estudantes que estão dispostos a sair de suas zonas de conforto podem ter experiências de mudança de vida, fazer novos amigos de todo o mundo e aprender sobre outras culturas.

 

 

Contudo, é importante estudar cuidadosamente e estar preparado antes de partir em tal aventura. Aqui estão alguns passos para você ficar seguro e saudável enquanto estuda fora:

      7. Faça Pesquisas

Antes de você viajar, separe um tempo para pesquisar sobre seu destino. Aprenda sobre a cultura local, costumes e leis. Isso vai te ajudar a evitar qualquer potencial desentendido ou conflito.

 

      8. Mantenha Contato Com as Pessoas Que Você Ama

Pode ser de extrema ajuda manter contato com sua família e os amigos do país natal. Deixe eles saberem seus planos de viagem e como eles podem chegar até você em caso de alguma emergência.

 

      9. Fique Atento Aos Arredores 

Fique alerta e atento às coisas ao seu redor o tempo todo. Isso irá te ajudar a ver qualquer perigo em potencial e se manter fora de perigo.

 

      10. Siga o Conselho das Autoridades Locais 

Quando tiver dúvidas, sempre siga o conselho das autoridades locais. Eles irão saber a melhor maneira de te deixar em segurança em caso de uma emergência. 

 

      11. Mantenha Um Estilo de Vida Saudável

Por fim, se lembre de tomar conta de si mesmo enquanto estiver estudando fora. Coma comidas saudáveis, se exercite regularmente e tenha descanso suficiente. Cuidado bem de si mesmo, você estará mais bem preparado para lidar com qualquer desafio que vier para o seu caminho.

 

3 Melhores Países Para Estudar

Quando estão decidindo onde perseguir seus estudos, estudantes internacionais têm uma variedade de opções para escolher. No entanto, nem todos os países são iguais quando se trata de fornecer um ambiente de aprendizagem ideal. Aqui estão três das melhores opções de países para estudar baseado em fatores como a qualidade da educação, custo de vida e oportunidades de emprego.

 

   1. Canadá 

É amplamente considerado um dos principais destinos para estudantes internacionais. Isso se deve em parte a alta qualidade da educação disponível nas universidades canadenses. Além disso, o Canadá é um país incrivelmente acolhedor, com uma população diversa e variedade de culturas.

Estudantes também apreciam o custo de vida relativamente baixo do Canadá comparado com outros países desenvolvidos. Por fim, após a formatura, os estudantes internacionais no Canadá são elegíveis para solicitar uma licença de trabalho, tornando a transição para o mercado de trabalho mais fácil. 

 

   2. Estados Unidos

É outra escolha popular para os estudantes internacionais. As faculdades americanas oferecem uma educação de classe mundial, com amplas oportunidades de pesquisa e atividades extracurriculares. Além disso, muitas cidades americanas são centros culturais movimentados, oferecendo uma variedade emocionante e diversificada de atividades e atrações. Mesmo que o custo de vida nos EUA possa ser alto, existem muitas bolsas e auxílios financeiros disponíveis para ajudar a arcar com as despesas.

 

   3. Austrália 

É um destino cada vez mais popular para estudantes internacionais. Como o Canadá e os EUA, a Austrália oferece uma educação de alta qualidade. Mas o que diferencia a Austrália é sua cultura e estilo de vida únicos. De suas praias deslumbrantes às cidades vibrantes, a Austrália é um lugar verdadeiramente único para viver e aprender. Com mensalidades inferiores a do Canadá e dos Estados Unidos, o país representa um excelente custo-benefício.

 

Há muitos fatores para se considerar ao escolher onde estudar no exterior. Mas se você está procurando uma excelente educação em um país com dinâmica empolgante, esses três destinos com certeza se adequam às suas necessidades.

 

Conclusão 

Se você está pensando em estudar fora, essas dicas irão ajudar a sua transição fica mais fácil. Desde escolher o programa e faculdade certa, pesquisar o custo de vida e as mensalidades, se preparar para o choque de cultura, fazer as malas apropriadamente, fazer amizade com os locais e outros estudantes e ficar seguro e saudável enquanto estiver fora, você será capaz de aproveitar ainda mais sua experiência.

Então o que você está esperando? Comece a planejar sua aventura de estudos no exterior hoje!

button
Sair da versão mobile