Fora da Zona de Conforto

20 Habilidades que Você Precisa p/ se Tornar um Nômade Digital

Você sonha em viajar, mas não sabe como fazer isso e manter uma renda? Quer mudar de profissão e ter um estilo de vida mais livre? Conheça aqui algumas dicas para se tornar um nômade digital, uma área que cresce cada vez mais entre os sonhadores.

 

Mulhers Nômades Digitais

 

Observação: o artigo de hoje foi trazido pela Daniela McVicker, uma blogueira profissional com formação em educação. Atualmente, ela está colaborando com sites educacionais como Ratedbystudents, que fornecem serviços e informações úteis para alunos. Daniela gosta de compartilhar suas experiências com outros blogueiros e de viajar pelo interior dos EUA.

Como nômades digitais (eu com este site e alguns outros, e a Nikki como redatora com seus próprios clientes), pensamos que o tópico de hoje é muito relevante e estamos felizes em possivelmente ajudar outros a fazer uma transição para esse estilo de vida. Então, se você tiver alguma dúvida sobre as habilidades abaixo ou sobre viver como um nômade digital, por favor, não hesite em entrar em contato na área de comentários ao final do artigo!

 

O mundo em que vivemos é incrível, e devemos usar cada oportunidade para explorá-lo.

Isso pode significar trabalhar das 9 às 5 e viajar nos finais de semana e feriados. Ou talvez, escolhendo o estilo de vida nômade digital e visitando novos lugares todos os dias.

Se você está interessado na vida de nômade digital, a seguir falaremos sobre 20 habilidades úteis que você pode aprender hoje para começar.

 

   1. Habilidades de programação

Você está interessado em ganhar muito dinheiro e viajar pelo mundo? Então, aprender linguagens de programação populares como HTML / CSS, JavaScript e jQuery o levará um passo mais perto de seu objetivo.

O mundo está se tornando digital e a demanda por desenvolvedores de aplicativos e web qualificados está crescendo. Portanto, ao se destacar neste nicho você será recompensado com uma alta renda estável.

Pode levar alguns meses ou alguns anos para aprender uma nova linguagem de programação, então prepare-se para o desafio e mergulhe no estudo o mais rápido possível.

 

   2. Habilidades de escrita

Você tem boas habilidades de escrita? Com um pouco de treinamento, você pode melhorá-las e se tornar um redator, escritor acadêmico, blogueiro, criador de conteúdo ou escritor de UX. Você pode trabalhar remotamente com seus clientes pessoais ou para empresas de redação como a Ultius e desfrutar ao máximo sua vida nômade.

Alguns tipos de trabalhos de redação pagam melhor do que outros. Mas com um pouco de paciência e determinação, você certamente pode ganhar dinheiro suficiente como escritor para cobrir todas as suas despesas de viagem.

 

   3. Habilidades fotográficas

Sabe como usar uma câmera profissional e tirar belas fotos? Está disposto a aprender? Nesse caso, você pode ganhar muito dinheiro online.

Você pode criar conteúdo para marcas, vender fotos de ações ou criar conteúdo para seu próprio blog e monetizá-lo. Se já tem experiência neste campo, pode até criar seu próprio curso online e vendê-lo através de plataformas como Udemy ou Skillshare (código de desconto da SkillShare: annual30aff ou annual40aff).

Se quer aprender fotografia, mas não pode comprar uma câmera profissional, saiba que muitos smartphones tiram fotos de alta qualidade que rivalizam com os profissionais. A fotografia com smartphone é uma nova tendência e você pode se beneficiar ao aprender sobre ela.

 

   4. Habilidades de marketing digital

Tornar-se um profissional de marketing digital é uma das melhores maneiras de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Com suas habilidades, você pode ajudar empresas a criar uma identidade de marca poderosa, criar campanhas de anúncios envolventes e otimizar a segmentação de anúncios do Google e do Facebook.

Se você é novo no marketing, experimente o curso gratuito Fundamentos de Marketing Digital no Google. Se você quiser aumentar o seu conhecimento, inscreva-se em um curso online através da Udemy, como o Curso Completo de Marketing Digital – 12 cursos em 1 (atualmente à venda por US $ 20).

 

   5. Habilidades de design gráfico

O design gráfico é outro grande nicho para nômades digitais. Se você usa Photoshop, Illustrator e InDesign como um profissional e está familiarizado com HTML, poderá encontrar seu primeiro trabalho de design gráfico com facilidade. Se também conhece os fundamentos do design de UI / UX, isso será uma vantagem.

Com essas habilidades, você pode trabalhar remotamente para agências de publicidade, empresas de multimídia, agências de marcas e até mesmo editoras de livros, revistas e jornais.

 

   6. Habilidades criativas

A grande maioria dos trabalhos autônomos e remotos exige algum nível de criatividade. Quer você seja um desenvolvedor web, escritor ou fotógrafo, precisará usar suas habilidades criativas e imaginação para entregar ótimos resultados aos seus clientes.

No entanto, alguns trabalhos freelance envolvem criatividade. Por exemplo, se você pensa fora da caixa, pode trabalhar como um especialista em nomes de empresas e redação de slogans.

 

   7. Habilidades de revisão e edição

Se você se orgulha de suas habilidades gramaticais, tornar-se um editor e revisor freelancer pode ser uma ótima opção. Você pode ser pago para editar postagens de blog, livros, relatórios e outros textos. Muitos autores talentosos procuram assistência de revisão online então será fácil para você encontrar o primeiro emprego, uma vez que você possa provar suas habilidades.

Muitos alunos também precisam de ajuda com a revisão de ensaios e trabalhos de pesquisa, o que pode ser um bom mercado para se olhar. Confira os 10 principais sites de redação de ensaios populares entre os estudantes internacionais e do Brasil, e você verá que a demanda por esses serviços é muito alta.

 

   8. Habilidades de comunicação

A maioria das pessoas acredita que habilidades de comunicação não são essenciais para o trabalho remoto já que você trabalhará atrás de uma tela. No entanto, isso simplesmente não é verdade! Para conquistar novos clientes e discutir projetos de maneira eficaz, é preciso comunicar suas ideias com clareza.

Especialmente porque você pode trabalhar com pessoas de diferentes origens que podem não conhecer o jargão profissional que você usa. Portanto, ao escrever e-mails e participar de chamadas de vídeo, você deve tentar apresentar ideias complexas usando uma linguagem simples.

Se você realmente deseja se tornar um nômade digital deve melhorar suas habilidades de comunicação verbal e escrita. Isso ajudará a melhorar a comunicação com seus clientes e com as pessoas que você conhecerá ao visitar lugares novos.

 

   9. Habilidades relacionadas à arquitetura

Você tem formação ou interesse em arquitetura ou design de interiores? Nesse caso, pode trabalhar remotamente como designer de interiores, arquiteto, paisagista, designer de plantas ou um especialista em visualização.

Se sabe como usar AutoCAD, ArchiCAD, SketchUp, Rhino 3D e softwares semelhantes, você estará no caminho certo para encontrar um emprego bem pago online e manter seu estilo de vida nômade.

 

   10. Habilidades organizacionais e de planejamento

Habilidades organizacionais são essenciais para freelancers. Não importa em que nicho trabalhe, você deve ser capaz de completar todas as suas tarefas de forma independente e organizar seu processo de trabalho com eficácia.

Se você não tem habilidades organizacionais, será um desafio para combinar viagens de longo prazo e trabalho. Sem eles, provavelmente se encontrará em uma das duas situações: ou você não consegue concluir seus projetos no prazo, ou ficará preso dias e noites sem ter a oportunidade de explorar sua nova cidade.

 

   11. Habilidades de língua estrangeira

Para aproveitar ao máximo sua vida de nômade digital, eu recomendo o desenvolvimento das suas habilidades em línguas estrangeiras. Não há necessidade de se tornar fluente, a menos que você queira, mas aprender o básico para se comunicar com os habitantes locais, onde quer que esteja, será uma grande ajuda.

Hoje, você pode aprender literalmente QUALQUER idioma. Existem tantos livros, cursos online e outros recursos disponíveis na web – basta escolher um e começar a estudar. Se precisar de ajuda de falantes nativos, você também pode obtê-la online – as aulas do Skype são muito populares entre os alunos de línguas estrangeiras.

(Observação da Nikki: pessoalmente, sou uma grande fã de Italki ou Verbling para aulas particulares de idioma no Skype – falaremos mais sobre eles no nº 7 em nosso artigo sobre cursos online aqui)

 

   12. Habilidades jurídicas

A maioria das pessoas com formação em direito acredita, erroneamente, que não consegue encontrar um trabalho freelancer que corresponda à sua experiência de trabalho. Mas a verdade é que existem muitos empregos disponíveis para nômades digitais com habilidades jurídicas.

Se sabe como redigir pedidos de patentes e análises de marcas registradas, ou como obter um acordo formal de fabricação, existem mais opções remotas do que você imagina. Muitas empresas modernas procuram ajuda jurídica online, por isso a procura de especialistas nesta área é bastante elevada.

 

   13. Dedicação e entusiasmo

Esses dois itens não são exatamente habilidades, mas ainda assim são importantes para serem desenvolvidos se quiser ser um nômade digital!

Você é dedicado a seus objetivos? Está entusiasmado com o seu trabalho? Nesse caso, você provavelmente terá sucesso como um nômade digital.

Quando você se tornar um freelancer, tenha em mente que não terá um chefe para monitorar seu trabalho e motivá-lo a dar o seu melhor. Como um nômade digital, você será a única pessoa responsável por fazer o trabalho. Sua dedicação e entusiasmo o ajudarão a manter seu processo de trabalho sob controle e a atingir seus objetivos.

Mas, obviamente, dedicação não é uma habilidade que se pode aprender online. Portanto, a melhor recomendação que tenho é encontrar um trabalho freelancer pelo qual você seja apaixonado. Esta é a melhor forma de aumentar automaticamente a sua dedicação e o seu entusiasmo!

 

   14. Habilidades de gestão de tempo

O tempo é o seu bem mais valioso e você deve usá-lo com sabedoria. Principalmente como nômade digital. A vida será muito mais fácil se você programar seus dias e semanas com antecedência para garantir que conclua tudo a tempo, enquanto aproveita suas viagens.

Imagine a seguinte situação: está hospedado em um lindo surf camp em Bali. Você tem duas semanas para criar um site para um cliente e praticar o surf. Quantas horas gastará em ambas as atividades? Você vai trabalhar de manhã e “pegar ondas” à tarde? Ou vai escolher outro horário?

Se você tem poucas habilidades de gerenciamento de tempo, é provável que não termine o design do site nem domine a arte de surfar. Mas, se tiver excelentes habilidades para administrar o tempo, poderá atingir os dois objetivos com sucesso.

 

   15. Habilidades de contar histórias

Você sabe como manter uma narrativa? Você se considera um contador de histórias? Os contadores de histórias têm muitas oportunidades no mundo freelancer. Eles podem trabalhar como roteiristas, escritores de livros, blogueiros, especialistas em marcas, profissionais de marketing de conteúdo e escritores para roteiros de videogames.

Contar histórias pode ser uma habilidade complicada de se desenvolver. Então, se você quiser ajuda, procure cursos de narração de histórias em lugares como Udemy, Coursera e edX.

 

   16. Habilidades de resolução de conflitos

O estilo de vida nômade digital significa estar em paz com todos que estão ao seu redor. Se você quer viajar para longe e aproveitar cada dia, pode ser de grande ajuda desenvolver habilidades que lhe permitam administrar conflitos e evitar situações desagradáveis.

Porque em viagens longas, tudo pode acontecer. Você encontrará pessoas diferentes ao longo do caminho e deve saber como navegar e conviver com qualquer tipo de multidão.

Para desenvolver suas habilidades de resolução de conflitos, sugiro que mergulhe em um livro sobre o assunto. O Pacificador, de Ken Sande, e A anatomia da paz, do The Arbinger Institute são ótimos livros para começar.

 

   17. Habilidades de pesquisa

Não apenas as habilidades de pesquisa serão úteis para a maioria dos tipos de cargos remotos, mas também serão úteis quando você estiver planejando suas viagens nômades digitais.

Afinal, você vai querer saber a resposta para perguntas como: Que atitudes os locais têm em relação aos visitantes estrangeiros? Que tipo de comida eles comem? E que tipo de comportamento eles consideram normal e anormal?

Além disso, você deve sempre pesquisar questões de segurança na vizinhança e nos locais onde pretende ficar.

 

   18. Habilidades de gerenciamento de risco

A vida de nômade digital pode ser o oposto de estabilidade. Cada dia e cada novo lugar trará um novo conjunto de experiências e desafios que você deve estar pronto para enfrentar.

Com fortes habilidades de gerenciamento de risco, será mais fácil para você lidar com quaisquer situações inesperadas ou “obstáculos” ao longo do caminho. Quer você seja assaltado no ônibus ou picado por uma enorme água-viva enquanto nada, você terá as habilidades necessárias para resolver a situação.

 

   19. Habilidades sociais

Boas habilidades sociais são extremamente importantes quando você embarca na vida nômade digital.

Como você estará longe de todos os seus parentes e amigos, precisa dessas habilidades para encontrar outras pessoas com quem se conectar e compartilhar um entendimento em um lugar estrangeiro. Suas habilidades sociais o ajudarão a fazer novos amigos, o que pode ajudar a diminuir o problema comum de solidão que tantos nômades digitais enfrentam.

 

   20. Habilidades de adaptabilidade

Os nômades digitais não ficam no mesmo lugar por muito tempo e costumam se mudar para uma nova cidade a cada poucas semanas ou meses. Você está pronto para mudar de lugar com frequência e se adaptar às novas condições tão rapidamente?

Como um nômade digital, as habilidades de adaptabilidade são cruciais. Se conseguir se acostumar a viver em um novo lugar em um curto período de tempo, não se sentirá como um estranho em uma terra estranha.

 

 

Como aprender habilidades nômades digitais

Para ajudá-lo a descobrir onde ir para aprender suas novas habilidades nômades digitais, o Rodrigo e a Nikki criaram um super lista com os 17 melhores lugares para fazer cursos online (gratuitos e pagos).

De certificações profissionais, treinamentos técnicos e cursos baratos em praticamente qualquer assunto, você será capaz de encontrar exatamente o que procura, independentemente da habilidade que escolher!

 

Os 5 Melhores Seguros da Saúde Internacionais para Nômades Digitais

 

Se você está planejando se tornar um nômade digital e aproveitar a liberdade que esse estilo de vida pode te proporcionar, saiba que existem alguns cuidados e planejamentos necessários.

Um deles é obter um seguro de saúde internacional para expatriados e imigrantes que sirva para nômades digitais. Esse seguro cobre eventuais despesas médicas que você possa ter morando em outros países.

Muitos destinos exigem prova de que você tenha um seguro saúde antes de aprovarem o seu visto ou a sua permissão de trabalho. Alguns seguros internacionais de saúde que eu recomendo são os da Cigna, IMG,  Safety Wing, Foyer Global Health e o Seven Corners Liaison Majestic.

Nesse meu artigo com os 5 Melhores Seguros de Saúde Internacionais para Expatriados e Imigrantes, você encontra mais detalhes sobre pra que serve, como escolher, e como utilizar um seguro de saúde para expatriados.

 

Concluindo…

Quanto mais habilidades você tiver, mais fácil será se tornar um nômade digital.

Portanto, se realmente deseja mudar sua vida e escolher um estilo de vida nômade, concentre-se em adquirir novas habilidades e melhorar as que já possui.

Comece a estudar intensamente e estará no caminho certo para realizar seus sonhos!

Sair da versão mobile