Ícone do site Fora da Zona de Conforto

22 Fatos Interessantes que Eu Aprendi Morando na Coreia do Sul

South Korean Flags Ulleungdo Island

Plus, they've got an extremely photographable flag!

Quando as pessoas pensam na Coreia do Sul, as primeiras coisas que muitas vezes surgem em suas cabeças são Psy, churrasco coreano, ou Coreia do Norte. No entanto, há muito mais coisas interessantes sobre a Coreia do Sul do que se possa imaginar. Depois de ter sido quase completamente destruída durante a Guerra da Coreia, ela cresceu rapidamente para se tornar uma das nações mais desenvolvidas e avançadas do mundo. É o lar de empresas renomadas como a Samsung (que você até pode visitar!), Hyundai e LG …. e tem até a internet mais rápido do mundo! 

Depois de passar quase um ano como professora de Inglês aqui, eu descobri todos os tipos de informações úteis e peculiaridades que tornam esse país único, quase sempre interessante, e às vezes um lugar desafiante para viver. Então, sem mais delongas, aqui está uma lista de coisas que eu aprendi ao longo do ano passado, sejam boas, más, ou simplesmente “estranhas”:

 

22 Fatos Interessantes que Eu Aprendi Morando na Coreia do Sul

 

  1. Os semáforos são dolorosamente lentos.

Nunca na minha vida eu encontrei semáforos tão lentos para mudar de cores como aqui na Coreia. No início, eu ficava confusa em ver as pessoas correndo para passar a luz verde na faixa de pedestres…. agora, no entanto, eu corro junto com eles ….

Semáforos na Coreia

As faixas de pedestres nem sempre são calmas assim. Foto de Adan, licenciado sob CC BY 2.0

  

  1. Os coreanos vão surtar se você beber a água da torneira.

Ok, assim como um monte de estrangeiros…..mas fontes do governo dizem que a água de torneira é completamente 100% segura para beber embora, por algum motivo, a população local irá provavelmente levantar as sobrancelhas se eles te vêem encher o seu copo com água da torneira. Eu bebi água de torneira por quase um ano e ainda estou viva para contar a história…

Ainda bem que ninguém me viu fazer isso.

  

  1. Há banheiros públicos gratuitos EM TODOS OS LUGARES.

Não importa onde você esteja, parece que você nunca está longe de um limpo e gratuito banheiro público. Sendo que ter que pagar por banheiros (eu estou olhando para você, Europa Ocidental !!!!) é algo que me deixa louca da vida, eu aprecio esse benefício coreano de todo o coração.

 

Obrigada Coreia!!!

 

  1. Coisas que você não esperava que fossem doces, de fato, são doce.

Oh, então você acha que o pão de alho ou aquelas batatinhas que você acabou de comprar eram salgados? A Coreia do Sul vai te provar que você está errada.

Eles são salgados?? Ou são doces?? Só o tempo pode dizer.

 

  1. 70% da Coreia do Sul é formado de montanhas.

Então, caso você venha, seria realmente uma pena deixar de explorá-las. Há até algumas montanhas que você pode “escalar” bem ao lado de Seul!

Saiba mais aqui: https://foradazonadeconforto.com//como-escalar-a-bukhansan-a-montanha-mais-proxima-de-seul-coreia-do-sul/…..

E aqui: https://foradazonadeconforto.com//como-conseguir-a-melhor-vista-de-seul-coreia-do-sul/

 

Naturalmente, isso significa que o país é cheio de belas paisagens….como a do Parque Nacional de Seoraksan.

 

  1. Trekking é o passatempo nacional (assim como comprar roupas de trekking
    caras e coloridas).

Parece que uma vez que você bateu a idade dos 40 anos ou próximo disso, espera-se, basicamente, que você vá a cada final de semana para um dos muitos parques nacionais da Coreia do Sul para fazer trekking …. mas por favor, se você for e quiser ser um autentico coreano, não se esqueça que você tem que se vestir da cabeça aos pés com trajes brilhantes e coloridos como os da imagem abaixo (vamos ser honestos aqui … embora eu possa tirar sarro dessas roupas, no fundo no fundo, eu estou secretamente com ciúmes ).

Provavelmente, o número 6 tem uma grande influência neste processo. Como sou alguém que ama fazer trekking, este é possivelmente uma das coisas que eu mais aprendi a gostar durante o meu tempo na Coreia.

 

Sério mesmo, como é que você não pode ter inveja dessa roupas?

 

  1. Há um número de telefone para turistas que é grátis e em Inglês.

É maravilhoso e eles podem ajudá-lo com tudo o que você precisar, desde horários de ônibus, recomendações sobre o que fazer a até traduções ao vivo. Se você estiver na Coreia, basta discar 1330. Se você estiver no exterior, disque + 82-2-1330 …. ou, você pode ligar gratuitamente através do Skype a partir deste link aqui:

 

Se o seu Coreano é ruim como o meu, nunca se sabe quando isso pode ajudar.

  1. Você pode obter todos os tipos de comida “entregues a domicílio”, onde quer que esteja.

Eu tenho visto pessoas recebendo frango frito no parque, pizza na universidade, e McDonalds (sim, McDonalds e todos os outros restaurantes de rede fazem entrega em domicílio!!) na praia. Aaaah, se eu pudesse falar coreano para descobrir como fazer isso!

Algum dia eu vou descobrir como pedir comida a domicílio em Coreano….ou talvez seja melhor que eu nunca aprenda.

 

  1. Muitas vezes você vai ganhar brindes grátis, juntamente com suas compras.

Se você estiver em um restaurante, eles geralmente vão te dar algo grátis e dizer “serviço”. Se é em algum outro lugar, você vai receber todos os tipos de coisas que vão desde garrafas d’água até detergente. Eles principalmente gostam de dar aqueles paninhos molhados para desinfetar as mãos…

TANTOS LENÇOS DESINFETANTES!

 

  1. A Coreia do Sul foi a anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

Ele acontecerá em Pyeongchang (não, não Pyongyang, a capital da Coreia do Norte), uma cidade na parte ocidental da Coreia do Sul …. e o Centro de Esqui de Yongpyong vale sim uma visita se você gostar de esportes de neve!

PS: Você sabia que você pode se oferecer como voluntário para os Jogos Olímpicos? Descubra como aqui!

A Coreia do Sul se preparando para as próximas Olimpíadas de Inverno!

 

  1. Para as senhoritas…saias curtas são totalmente aceitáveis, mas mostrar a “comissão de frente” nem pensar!

Quero dizer, eu já vi saias curtas nos EUA, mas aqui o nível é totalmente outro…. mesmo aquelas que elas usam para ir ao trabalho algumas vezes, são escandalosamente curtas!

Apesar deste amor por mostrar as pernas, elas são muito mais modestas quando se trata de qualquer parte próxima ao busto. Eu acho que eu mal mostrei um pouco mais que o meu pescoço durante o ano todo… e agora eu me sinto estranhamente escandalosa quando faço!

Mas, se você é uma estrela do K-pop, você pode tudo. Foto de Republic of Korea, licenciado sob CC BY-SA 2.0

 

  1. A Coreia é muito mais do que apenas a cidade de Seul!

Naturalmente, quando as pessoas vêm para a Coreia elas tendem a visitar Seul e seus arredores. Agora, enquanto Seul em si provavelmente poderia ocupá-lo por semanas, não se esqueça de se aventurar pelo resto do país! Escalar uma montanha, visitar uma ilha, ir a uma cidade menor…..há muito o que fazer! Se você quiser saber mais, é só dar uma olhada no nosso artigo com 13 Lugares para Visitar na Coreia do Sul além de Seul

Eu realmente recomendo a maravilhosa e ideal para sua conta no Instagram, Ilha Ulleungdo.

 

  1. Basicamente, onde quer que vá, o lugar sempre estará cheio de pessoas.

Devido à sua relativa alta densidade populacional, você sempre vai encontrar-se rodeado por pessoas na maioria dos lugares que você for …. estão esteja preparado para alguns empurrões e algumas graves invasões de espaço pessoal.

Não importa para onde você vá….

 

  1. Provavelmente, as pessoas as pessoas de outros países estão muito mais preocupadas com a Coreia do Norte do que os próprios sul-coreano estão.

Claro, isso não quer dizer que a Coreia do Norte e suas palhaçadas não atravessem as mentes dos sul-coreanos (especialmente aqueles que têm famílias separadas). É só para dizer que a maioria das pessoas que conheço parecem um pouco impassíveis sobre a sua potencial ameaça. Por exemplo, quando o mundo começou a entrar em pânico sobre uma possível bomba H da Coreia do Norte, os coreanos que eu perguntei sobre isso, basicamente deram os ombros e nem se importavam.

 

A famosa JSA, (Joint Security Area), a fronteira “neutra” entra a Coreia do Norte e a do Sul.

 

  1. Kimchi e arroz são pratos de todos os dias.

Alguns dos meus alunos até me disseram que eles comem estes dois itens em todas as 3 refeições do dia!

Essa senhoras com certeza gostam de kimchi. Foto de Republic of Korea, licenciado sob CC BY-SA 2.0

 

  1. Eles realmente gostam de Spam (espécie de carne enlatada Americana).

Você pode encontrá-los em todos os lugares, inclusive em kits de presente para feriados. E já me serviram Spam frito várias vezes durante os almoços na escola onde trabalho. 

Caso você queira se aventurar…

 

  1. A pimenta de alguns temperos Coreanos não são piada.

Eu realmente acho que os Coreanos se divertem ao ver estrangeiros comendo a comida picante deles. Vou apenas dizer que a idéia deles de “oh, é apenas um pouco picante” é muito diferente da minha idéia de “oh, é apenas um pouco picante”!

Eu provavelmente ia chorar se tentasse comê-los.

 

  1. Trabalho e vida escolar são intensos.

Mesmo que isso seja algo que eu provavelmente poderia falar muito a respeito, eu vou mantê-lo simples.

Além da escola normal, de Educação Infantil até Ensino Médio, a maioria dos meus alunos vêm à minha escola de Inglês, bem como participam de várias outras “escolas” todas as semana para coisas como matemática, ciências, etc…….o que significa que eles basicamente estudam o dia inteiro. Quer dizer, eu tive alunos de 8 anos me dizendo que estavam estressados!

Parece também que a semana normal de trabalho, na média, passa de 10, 11, 12 ou mais horas por dia …. além de férias pagas mínimas….e nem pense em ficar doente! Por exemplo, um dos professores da minha escola teve que ficar e dar aulas mesmo indo ao banheiro de tempos em tempos para vomitar por estar doente.

A foto da biblioteca da minha faculdade coreana fala por si própria, eu acho.

 

  1. Os Coreanos provavelmente ganham de você na bebedeira.

Prova: https://www.blackoutkorea.com/ 

Eu não tenho certeza que ele seja Coreano, mas eu adoro a camiseta dele.

 

  1. Os Coreanos amam karaokê (AKA: o noraebang).

Possivelmente influenciados pelo número 19…. você pode encontrar salas de karaokê até em trens!

Confissão: Ao longo de um ano, eu só estive em um noraebang (em homenagem a véspera de Ano Novo) …. e acabei caindo no sono.

Quem podia imaginar que karaokê combinava com trens? Mas é, tem karaokê dentro de trens na Coreia! 

 

  1. Você vai ser ignorado se a) perguntar se eles conhecem o Psy ou b) começam a dançar Gangnam Style

Como este parece ser o nível de conhecimentos sobre a Coreia do Sul que muitas pessoas têm, eu acho que essas são duas perguntas que os Coreanos mais ouvem…. especialmente quando no exterior.

 Obs: Caso você não saiba (e eu certamente não sabia antes de vir a Coreia), Gangnam é um dos bairros mais ricos e exclusivos de Seul.

Porém, acredito que a Coreia gostou da atenção extra que eles ganharam por causa da música.

 

  1. A Coreia do Sul é extremamente segura.

A Coreia é, sem dúvida, um dos mais seguros (se não o mais seguro) países que eu já estive. Eu me sinto segura andando sozinha à noite em qualquer lugar e, se você perder sua carteira, é mais provável que alguém a devolva à polícia do que a roube. Claro, isso não significa que você deva começar a se descuidar porque coisas ruins sempre podem acontecer … mas aproveite a sensação extra de segurança porque você não vai encontrá-la em muitos outros lugares pelo mundo!

Além disso, eles tem uma bandeira que sai muito bem na foto!

Onde achar passeios, atividades e atrações na Coreia do Sul

Está a procura de atividades e passeios na Coreia do Sul? Recomendo que dê uma olhada no Tiqets ou no Civitatis. Lá você pode encontrar e comprar ingressos, passeios e excursões na Coreia do Sul com preços muito bons. 

 

Civitatis

 

 

Tiqets

 

 

Conclusão…

Prezados professores de Inglês, estudantes de intercâmbio, turistas, ou (melhor ainda) os próprios Coreanos…. eu esqueci de alguma coisa? Por favor, sinta-se à vontade para compartilhar as suas críticas à lista ou enviar suas histórias e experiências sobre essa potência asiática na área de comentários abaixo.

*Este artigo foi escrito pela editora e escritora colaboradora do site, Nikki Elliott. Nikki é americana e já fez várias viagens de mochilão e é atualmente professora de Inglês na Coréia do Sul. Se você deseja entrar em contato com ela sobre o artigo, por favor, comente abaixo.

 

Atenção seminário online sobre como estudar na Coreia do Sul e bolsas de estudo do governo Coreano!!

Eu acabei de receber um email do Governo da Coreia do Sul com informação sobre um seminário online que ocorrerá agora em Outubro sobre estudo e bolsas para estrangeiros na Coreia do Sul. Eu vou colocar a informação original abaixo. Desculpe, mas está em Inglês (é só usar o Google translator para traduzir).

It is our pleasure to announce that NIIED will hold the[Online Education Fair – Korea 2017] for international students.

  i) Name of the event: The Second biannual Online Education Fair Korea 2017
  ii) Date: Oct. 18th(Wed)~31st(Tue), (2 weeks)
     ※ Registration: Sep. 25th(Mon)~Oct.31st(Tue) (Mon) ~ 24th (Mon)
 iii) Introduction of main contents
    – Promotional booth for Studying in Korea: information of studying in Korea and government scholarship programs, job information
    – Promotional booth for Korean universities: real-time consultation, admission guideline for international students, online consultation
 iv)  Participating universities: 46
  v) How to access and participate the online education fair (Please see the attachment)
     – Create an account on the Study in Korea website is required.
– Visit the Study in Korea website (www.studyinkorea.go.kr) to select the online education fair link.
– Complete the registration and visit the website during the online education fair.

 

E não perca os nossos outros artigos sobre a Coreia do Sul (nós moramos lá por um ano):

A Forma Mais Barata de Visitar a Zona Desmilitarizada (DMZ) e Área Conjunta de Segurança (JSA) na Coreia do Sul

13 Lugares para Visitar na Coreia do Sul além de Seul

Como Visitar o Museu Grátis da Samsung em Suwon na Coréia do Sul

Como Escalar Bukhansan: a Montanha Mais Próxima de Seul, Coréia do Sul

Como Escalar a Montanha Inwangsan: A Melhor Vista de Seul

 

e a Coreia do Norte (visitamos por 10 dias):

Como visitar a Coreia do Norte de uma Forma Econômica

101 Fotos da Coreia do Norte: Pyongyang – Parte 1

101 Fotos da Coreia do Norte: Pyongyang – Parte 2

button
Sair da versão mobile