22 Fatos Interessantes que Eu Aprendi Morando na Coreia do Sul

Atualizado em por Talita

Quando as pessoas pensam na Coreia do Sul, as primeiras coisas que muitas vezes surgem em suas cabeças são Psy, churrasco coreano, ou Coreia do Norte. No entanto, há muito mais coisas interessantes sobre a Coreia do Sul do que se possa imaginar. Depois de ter sido quase completamente destruída durante a Guerra da Coreia, ela cresceu rapidamente para se tornar uma das nações mais desenvolvidas e avançadas do mundo. É o lar de empresas renomadas como a Samsung (que você até pode visitar!), Hyundai e LG …. e tem até a internet mais rápido do mundo! 

Depois de passar quase um ano como professora de Inglês aqui, eu descobri todos os tipos de informações úteis e peculiaridades que tornam esse país único, quase sempre interessante, e às vezes um lugar desafiante para viver. Então, sem mais delongas, aqui está uma lista de coisas que eu aprendi ao longo do ano passado, sejam boas, más, ou simplesmente “estranhas”:

 

22 Fatos Interessantes que Eu Aprendi Morando na Coreia do Sul

 

  1. Os semáforos são dolorosamente lentos.

Nunca na minha vida eu encontrei semáforos tão lentos para mudar de cores como aqui na Coreia. No início, eu ficava confusa em ver as pessoas correndo para passar a luz verde na faixa de pedestres…. agora, no entanto, eu corro junto com eles ….

Semáforos na Coreia

As faixas de pedestres nem sempre são calmas assim. Foto de Adan, licenciado sob CC BY 2.0

  

  1. Os coreanos vão surtar se você beber a água da torneira.

Ok, assim como um monte de estrangeiros…..mas fontes do governo dizem que a água de torneira é completamente 100% segura para beber embora, por algum motivo, a população local irá provavelmente levantar as sobrancelhas se eles te vêem encher o seu copo com água da torneira. Eu bebi água de torneira por quase um ano e ainda estou viva para contar a história…

Água de torneira na Coreia do Sul

Ainda bem que ninguém me viu fazer isso.

  

  1. Há banheiros públicos gratuitos EM TODOS OS LUGARES.

Não importa onde você esteja, parece que você nunca está longe de um limpo e gratuito banheiro público. Sendo que ter que pagar por banheiros (eu estou olhando para você, Europa Ocidental !!!!) é algo que me deixa louca da vida, eu aprecio esse benefício coreano de todo o coração.

 

Banheiro Público na Coreia

Obrigada Coreia!!!

 

  1. Coisas que você não esperava que fossem doces, de fato, são doce.

Oh, então você acha que o pão de alho ou aquelas batatinhas que você acabou de comprar eram salgados? A Coreia do Sul vai te provar que você está errada.

Salgadinhos na Coreia

Eles são salgados?? Ou são doces?? Só o tempo pode dizer.

 

  1. 70% da Coreia do Sul é formado de montanhas.

Então, caso você venha, seria realmente uma pena deixar de explorá-las. Há até algumas montanhas que você pode “escalar” bem ao lado de Seul!

Saiba mais aqui: https://foradazonadeconforto.com//como-escalar-a-bukhansan-a-montanha-mais-proxima-de-seul-coreia-do-sul/…..

E aqui: https://foradazonadeconforto.com//como-conseguir-a-melhor-vista-de-seul-coreia-do-sul/

 

Parque Nacional de Seoraksan.

Naturalmente, isso significa que o país é cheio de belas paisagens….como a do Parque Nacional de Seoraksan.

 

  1. Trekking é o passatempo nacional (assim como comprar roupas de trekking
    caras e coloridas).

Parece que uma vez que você bateu a idade dos 40 anos ou próximo disso, espera-se, basicamente, que você vá a cada final de semana para um dos muitos parques nacionais da Coreia do Sul para fazer trekking …. mas por favor, se você for e quiser ser um autentico coreano, não se esqueça que você tem que se vestir da cabeça aos pés com trajes brilhantes e coloridos como os da imagem abaixo (vamos ser honestos aqui … embora eu possa tirar sarro dessas roupas, no fundo no fundo, eu estou secretamente com ciúmes ).

Provavelmente, o número 6 tem uma grande influência neste processo. Como sou alguém que ama fazer trekking, este é possivelmente uma das coisas que eu mais aprendi a gostar durante o meu tempo na Coreia.

 

Roupas de trekking na Coreia

Sério mesmo, como é que você não pode ter inveja dessa roupas?

 

  1. Há um número de telefone para turistas que é grátis e em Inglês.

É maravilhoso e eles podem ajudá-lo com tudo o que você precisar, desde horários de ônibus, recomendações sobre o que fazer a até traduções ao vivo. Se você estiver na Coreia, basta discar 1330. Se você estiver no exterior, disque + 82-2-1330 …. ou, você pode ligar gratuitamente através do Skype a partir deste link aqui:

 

Telefone de ajuda na Coreia

Se o seu Coreano é ruim como o meu, nunca se sabe quando isso pode ajudar.

  1. Você pode obter todos os tipos de comida “entregues a domicílio”, onde quer que esteja.

Eu tenho visto pessoas recebendo frango frito no parque, pizza na universidade, e McDonalds (sim, McDonalds e todos os outros restaurantes de rede fazem entrega em domicílio!!) na praia. Aaaah, se eu pudesse falar coreano para descobrir como fazer isso!

Entras a domicílio Burger King

Algum dia eu vou descobrir como pedir comida a domicílio em Coreano….ou talvez seja melhor que eu nunca aprenda.

 

  1. Muitas vezes você vai ganhar brindes grátis, juntamente com suas compras.

Se você estiver em um restaurante, eles geralmente vão te dar algo grátis e dizer “serviço”. Se é em algum outro lugar, você vai receber todos os tipos de coisas que vão desde garrafas d’água até detergente. Eles principalmente gostam de dar aqueles paninhos molhados para desinfetar as mãos…

LENÇOS DESINFETANTES

TANTOS LENÇOS DESINFETANTES!

 

  1. A Coreia do Sul foi a anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

Ele acontecerá em Pyeongchang (não, não Pyongyang, a capital da Coreia do Norte), uma cidade na parte ocidental da Coreia do Sul …. e o Centro de Esqui de Yongpyong vale sim uma visita se você gostar de esportes de neve!

PS: Você sabia que você pode se oferecer como voluntário para os Jogos Olímpicos? Descubra como aqui!

Olimpíadas de Inverno de 2018 na Coreia do Sul

A Coreia do Sul se preparando para as próximas Olimpíadas de Inverno!

 

  1. Para as senhoritas…saias curtas são totalmente aceitáveis, mas mostrar a “comissão de frente” nem pensar!

Quero dizer, eu já vi saias curtas nos EUA, mas aqui o nível é totalmente outro…. mesmo aquelas que elas usam para ir ao trabalho algumas vezes, são escandalosamente curtas!

Apesar deste amor por mostrar as pernas, elas são muito mais modestas quando se trata de qualquer parte próxima ao busto. Eu acho que eu mal mostrei um pouco mais que o meu pescoço durante o ano todo… e agora eu me sinto estranhamente escandalosa quando faço!

K-pop Coreia

Mas, se você é uma estrela do K-pop, você pode tudo. Foto de Republic of Korea, licenciado sob CC BY-SA 2.0

 

  1. A Coreia é muito mais do que apenas a cidade de Seul!

Naturalmente, quando as pessoas vêm para a Coreia elas tendem a visitar Seul e seus arredores. Agora, enquanto Seul em si provavelmente poderia ocupá-lo por semanas, não se esqueça de se aventurar pelo resto do país! Escalar uma montanha, visitar uma ilha, ir a uma cidade menor…..há muito o que fazer! Se você quiser saber mais, é só dar uma olhada no nosso artigo com 13 Lugares para Visitar na Coreia do Sul além de Seul

Ilha Ulleungdo

Eu realmente recomendo a maravilhosa e ideal para sua conta no Instagram, Ilha Ulleungdo.

 

  1. Basicamente, onde quer que vá, o lugar sempre estará cheio de pessoas.

Devido à sua relativa alta densidade populacional, você sempre vai encontrar-se rodeado por pessoas na maioria dos lugares que você for …. estão esteja preparado para alguns empurrões e algumas graves invasões de espaço pessoal.

Templos na Coreia do Sul

Não importa para onde você vá….

 

  1. Provavelmente, as pessoas as pessoas de outros países estão muito mais preocupadas com a Coreia do Norte do que os próprios sul-coreano estão.

Claro, isso não quer dizer que a Coreia do Norte e suas palhaçadas não atravessem as mentes dos sul-coreanos (especialmente aqueles que têm famílias separadas). É só para dizer que a maioria das pessoas que conheço parecem um pouco impassíveis sobre a sua potencial ameaça. Por exemplo, quando o mundo começou a entrar em pânico sobre uma possível bomba H da Coreia do Norte, os coreanos que eu perguntei sobre isso, basicamente deram os ombros e nem se importavam.

 

JSA, (Joint Security Area)

A famosa JSA, (Joint Security Area), a fronteira “neutra” entra a Coreia do Norte e a do Sul.

 

  1. Kimchi e arroz são pratos de todos os dias.

Alguns dos meus alunos até me disseram que eles comem estes dois itens em todas as 3 refeições do dia!

kimchi Coreia

Essa senhoras com certeza gostam de kimchi. Foto de Republic of Korea, licenciado sob CC BY-SA 2.0

 

  1. Eles realmente gostam de Spam (espécie de carne enlatada Americana).

Você pode encontrá-los em todos os lugares, inclusive em kits de presente para feriados. E já me serviram Spam frito várias vezes durante os almoços na escola onde trabalho. 

Spam na Coreia

Caso você queira se aventurar…

 

  1. A pimenta de alguns temperos Coreanos não são piada.

Eu realmente acho que os Coreanos se divertem ao ver estrangeiros comendo a comida picante deles. Vou apenas dizer que a idéia deles de “oh, é apenas um pouco picante” é muito diferente da minha idéia de “oh, é apenas um pouco picante”!

Noodles apimentado na Coreia

Eu provavelmente ia chorar se tentasse comê-los.

 

  1. Trabalho e vida escolar são intensos.

Mesmo que isso seja algo que eu provavelmente poderia falar muito a respeito, eu vou mantê-lo simples.

Além da escola normal, de Educação Infantil até Ensino Médio, a maioria dos meus alunos vêm à minha escola de Inglês, bem como participam de várias outras “escolas” todas as semana para coisas como matemática, ciências, etc…….o que significa que eles basicamente estudam o dia inteiro. Quer dizer, eu tive alunos de 8 anos me dizendo que estavam estressados!

Parece também que a semana normal de trabalho, na média, passa de 10, 11, 12 ou mais horas por dia …. além de férias pagas mínimas….e nem pense em ficar doente! Por exemplo, um dos professores da minha escola teve que ficar e dar aulas mesmo indo ao banheiro de tempos em tempos para vomitar por estar doente.

Estudar na Coreia do Sul

A foto da biblioteca da minha faculdade coreana fala por si própria, eu acho.

 

  1. Os Coreanos provavelmente ganham de você na bebedeira.

Prova: https://www.blackoutkorea.com/ 

Bêbado na Coreia

Eu não tenho certeza que ele seja Coreano, mas eu adoro a camiseta dele.

 

  1. Os Coreanos amam karaokê (AKA: o noraebang).

Possivelmente influenciados pelo número 19…. você pode encontrar salas de karaokê até em trens!

Confissão: Ao longo de um ano, eu só estive em um noraebang (em homenagem a véspera de Ano Novo) …. e acabei caindo no sono.

karaokê em trem na Coreia

Quem podia imaginar que karaokê combinava com trens? Mas é, tem karaokê dentro de trens na Coreia! 

 

 

  1. Você vai ser ignorado se a) perguntar se eles conhecem o Psy ou b) começam a dançar Gangnam Style

Como este parece ser o nível de conhecimentos sobre a Coreia do Sul que muitas pessoas têm, eu acho que essas são duas perguntas que os Coreanos mais ouvem…. especialmente quando no exterior.

 Obs: Caso você não saiba (e eu certamente não sabia antes de vir a Coreia), Gangnam é um dos bairros mais ricos e exclusivos de Seul.

Gangnam Style na Coreia

Porém, acredito que a Coreia gostou da atenção extra que eles ganharam por causa da música.

 

  1. A Coreia do Sul é extremamente segura.

A Coreia é, sem dúvida, um dos mais seguros (se não o mais seguro) países que eu já estive. Eu me sinto segura andando sozinha à noite em qualquer lugar e, se você perder sua carteira, é mais provável que alguém a devolva à polícia do que a roube. Claro, isso não significa que você deva começar a se descuidar porque coisas ruins sempre podem acontecer … mas aproveite a sensação extra de segurança porque você não vai encontrá-la em muitos outros lugares pelo mundo!

 

 

Bandeira Sul Coreana

Além disso, eles tem uma bandeira que sai muito bem na foto!

 

 

Onde achar passeios, atividades e atrações na Coreia do Sul

Está a procura de atividades e passeios na Coreia do Sul? Recomendo que dê uma olhada no Tiqets ou no Civitatis. Lá você pode encontrar e comprar ingressos, passeios e excursões na Coreia do Sul com preços muito bons. 

 

Civitatis

 

Melhores atrações Coreia do Sul

 

Tiqets

 

Melhores atrações Coreia do Sul

 

Conclusão…

Prezados professores de Inglês, estudantes de intercâmbio, turistas, ou (melhor ainda) os próprios Coreanos…. eu esqueci de alguma coisa? Por favor, sinta-se à vontade para compartilhar as suas críticas à lista ou enviar suas histórias e experiências sobre essa potência asiática na área de comentários abaixo.

*Este artigo foi escrito pela editora e escritora colaboradora do site, Nikki Elliott. Nikki é americana e já fez várias viagens de mochilão e é atualmente professora de Inglês na Coréia do Sul. Se você deseja entrar em contato com ela sobre o artigo, por favor, comente abaixo.

 

Atenção seminário online sobre como estudar na Coreia do Sul e bolsas de estudo do governo Coreano!!

Eu acabei de receber um email do Governo da Coreia do Sul com informação sobre um seminário online que ocorrerá agora em Outubro sobre estudo e bolsas para estrangeiros na Coreia do Sul. Eu vou colocar a informação original abaixo. Desculpe, mas está em Inglês (é só usar o Google translator para traduzir).

It is our pleasure to announce that NIIED will hold the[Online Education Fair – Korea 2017] for international students.

  i) Name of the event: The Second biannual Online Education Fair Korea 2017
  ii) Date: Oct. 18th(Wed)~31st(Tue), (2 weeks)
     ※ Registration: Sep. 25th(Mon)~Oct.31st(Tue) (Mon) ~ 24th (Mon)
 iii) Introduction of main contents
    – Promotional booth for Studying in Korea: information of studying in Korea and government scholarship programs, job information
    – Promotional booth for Korean universities: real-time consultation, admission guideline for international students, online consultation
 iv)  Participating universities: 46
  v) How to access and participate the online education fair (Please see the attachment)
     – Create an account on the Study in Korea website is required.
– Visit the Study in Korea website (www.studyinkorea.go.kr) to select the online education fair link.
– Complete the registration and visit the website during the online education fair.

 

E não perca os nossos outros artigos sobre a Coreia do Sul (nós moramos lá por um ano):

A Forma Mais Barata de Visitar a Zona Desmilitarizada (DMZ) e Área Conjunta de Segurança (JSA) na Coreia do Sul

13 Lugares para Visitar na Coreia do Sul além de Seul

Como Visitar o Museu Grátis da Samsung em Suwon na Coréia do Sul

Como Escalar Bukhansan: a Montanha Mais Próxima de Seul, Coréia do Sul

Como Escalar a Montanha Inwangsan: A Melhor Vista de Seul

 

e a Coreia do Norte (visitamos por 10 dias):

Como visitar a Coreia do Norte de uma Forma Econômica

101 Fotos da Coreia do Norte: Pyongyang – Parte 1

101 Fotos da Coreia do Norte: Pyongyang – Parte 2

 

Está planejando a sua próxima viagem?

simbolo cruz vermelha Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.

 

simbolo hotel azulJá reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada! 

 

simbolo avião laranjaAinda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.

 

simbolo carro azulE finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão. 

 

 

button

95 Responses

  1. Fabiane Manze
    Fabiane Manze at |

    Amei seu post sobre a Coreia, parabéns a cada dia fico mais apaixonada por esse pais.

    Responder
    1. Rodrigo de Souza
      Rodrigo de Souza at |

      Oi Fabiane, tudo bem? Obrigado pelo comentário! Que legal que você gostou do post. Eu também gostei muito da Coreia e da minha experiência de morar um ano por lá. Se tiver alguma pergunta específica sobre o país, é só voltar a entrar em contato aqui na área de comentários.

      Abraços!

      Responder
  2. Catharina
    Catharina at |

    Olá! Eu gostaria de saber um pouco mais sobre a Coreia… Se não for incomodar! Kkkkkkkk, enfim, eu gostaria de saber um pouco mais sobre ofertas de emprego e quais empregos são mais “abundantes”, por assim dizer, para estrangeiros?! Grata desde já.

    Responder
    1. Rodrigo de Souza
      Rodrigo de Souza at |

      Oi Catharina, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Desculpe a demora em responder mas eu estou viajando em uma região sem muita internet.

      Não incomoda nada. O prazer é meu. Então, para estrangeiros há normalmente dois tipos de trabalho: um como professor de Inglês,(e nesse caso a pessoa deve ser nativa na língua) e a outra opção é TI (basicamente trabalhar com tecnologia de informação). Como você já deve saber, grandes marcas de tecnologia como a Samsung e a LG são da Coreia do Sul. Então essa área é muito promissora por lá. Porém, a cultura de trabalho é muito dura. Trabalhe-se muito, deve-se ficar até mais tarde no escritório (nada de sair antes do chefe) e poucas férias.

      Mas para balancear, o pessoal faz muita festa por lá. Então se você gosta de trabalhar duro e fazer muita festa, a Coreia do Sul é para você.

      Você está pensando em ir morar por lá? Qual é a sua área? Li que eles têm alguns tipos de bolsa de estudo caso você esteja disposta a fazer aulas para aprender o Coreano.

      Espero que eu tenha respondido a sua pergunta. Mas caso você tenha alguma outras dúvida específica sobre a Coreia, é só voltar a entrar em contato aqui na área de comentários que respondo com o maior prazer. 🙂

      Responder
  3. Kaio K.
    Kaio K. at |

    Boa tarde! Gostei muito da matéria, muito interessante. Se não for incômodo, saberia me dizer se existe possibilidades de emprego na área de Ciências Contábeis por lá? Ou então uma pós-graduação voltada para essa área? Quanto ao processo de ir pra lá, é trabalhoso e desgastante, ou até mesmo díficil? Desde já, muito obrigado!

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Kaio, tudo bem? Boa tarde!

      Que legal que você gostou da matéria. A economia na Coréia do Sul tem crescido ininterruptamente por vários anos então há vagas para pessoas bem formadas, com experiência e que falem Inglês. Mas para dizer a verdade, TI é a área onde há maior demanda.

      Quanto a pós-graduação, sei que há oportunidades de bolsas de estudo para estudantes estrangeiros. Esse link talvez ajude: https://www.studyinkorea.go.kr/en/main.do;jsessionid=5326F3783B45B4F787AC5D1E0DCE6AD4.node_10

      Bom, tendo a oferta de emprego, tirar o visto de trabalho / residência não é tão difícil. Mas como qualquer processo para morar em um outro país, pode trabalhoso, mas em todo lugar é assim….como se diz: não há almoço grátis! Porém, com certeza compensa no final.

      Nós acabamos de colocar um novo artigo online sobre a Coreia com 13 destinos para se visitar por lá, com fotos e mapa. Se quiser dar uma olhada: https://foradazonadeconforto.com//13-lugares-para-visitar-na-coreia-do-sul-alem-de-seul/

      Espero que eu tenha dado algum luz. Por favor me avisa caso tenha ficado alguma outra dúvida.

      Abraços e boa sorte!

      Responder
  4. Vitoria
    Vitoria at |

    Ola! Você é professora de inglês na Coreia certo ? Gostaria de saber como me tornar uma professora de inglês na Coreia eu li em uma outra página algo que me desanimou muito … A moça disse que a chance por ser brasileira eram mínimas eles provavelmente escolheriam alguém cuja a língua mãe e o inglês … Amei o post e gostaria de uma resposta ! Deis de já muito agradecida

    Responder
  5. Angela
    Angela at |

    Olá, amei o seu post. Vi muitas coisas negativas sobre a Coreia do Sul e mesmo assinto sinto muita vontade de morar lá. Tenho medo de ir e chegar, não ser o que eu esperava. Tipo, um dos pontos que eu mais fiquei assustada é a quantidade da carga horária que os trabalhadores teem. Eu particularmente não conseguiria sobreviver devido a tanto estresse. Mas é aquela coisa, eu vou, se eu não gostar, eu volto e assim vou tentando. Você sabe me dizer sobre a área de artes, ser artista plastico se tem muito valor e a questão da área de Pedagogia. O custo de vida é caro? Depende da cidade? Caso se eu for fazer uma visita, conseguir um emprego por lá e da pra ficar? Ou apenas tenho que ir já com o visto de trabalho? Alugar casas é caro? Gostaria de colher essas informações, se possível. Muita Obrigada! :*

    Responder
  6. Maria Clara Medeiros
    Maria Clara Medeiros at |

    Nikki, (ou Rodrigo, não sei a quem me dirigir rsrsrs)

    Acabei de fazer minha inscrição para trabalhar como voluntária nos jogos de inverno de Pyeongchang. Vi que há algumas opções para ser voluntária nos eventos teste, já em 2017, e estou pensando em ir a algum. Como irei completamente sozinha (e tem de tudo para ser minha primeira viagem by myself!), gostaria de saber como é a questão de andar só, sendo mulher e tendo 20 anos. É tranquilo? Ou tem algo com que eu deva me preocupar?

    Outra dúvida: como é o temperamento dos sul-corenos de modo geral? Eles são amigáveis com estrangeiros? (especialmente levando em consideração que não sei uma palavra em coreano rsrs vou me virar no English!)

    E quanto aos preços? Dá para fazer uns passeios legais gastando pouco?

    No mais, muitíssimo obrigada pela postagem. Foi bem esclarecedora e me deu uma vontade grande de visitar a Coreia ^^ Um abraço!

    Maria Clara

    Responder
  7. Maria Clara Marinho
    Maria Clara Marinho at |

    (não sei se meu comentário chegou… na dúvida, tou postando de novo :P)
    Nikki, (ou Rodrigo, não sei a quem me dirigir rsrsrs)

    Acabei de fazer minha inscrição para trabalhar como voluntária nos jogos de inverno de Pyeongchang. Vi que há algumas opções para ser voluntária nos eventos teste, já em 2017, e estou pensando em ir a algum. Como irei completamente sozinha (e tem de tudo para ser minha primeira viagem by myself!), gostaria de saber como é a questão de andar só, sendo mulher e tendo 20 anos. É tranquilo? Ou tem algo com que eu deva me preocupar?

    Outra dúvida: como é o temperamento dos sul-corenos de modo geral? Eles são amigáveis com estrangeiros? (especialmente levando em consideração que não sei uma palavra em coreano rsrs vou me virar no English!)

    E quanto aos preços? Dá para fazer uns passeios legais gastando pouco?

    No mais, muitíssimo obrigada pela postagem. Foi bem esclarecedora e me deu uma vontade grande de visitar a Coreia ^^ Um abraço!

    Maria Clara

    Responder
  8. Anônimo
    Anônimo at |

    Hello. Just to try to see if

    Responder
  9. Janine Rezende
    Janine Rezende at |

    Olá Nikki, tudo bem?
    Adorei o seu post. Se eu já estava interessada em morar na Coreia seu post me deixou com mais vontade ainda. Não sei falar muito o inglês, mais vou começar um curso básico e vou aperfeiçoar com o tempo ( antes de ir, caso eu vá mesmo). estou pensando em ir sozinha, tenho 26 anos e pretendo fazer um curso de TI aqui no Brasil mesmo. Me diz uma coisa, eles aceitam certificado brasileiro tranquilamente? … Em questão de moradia como devo procurar?… Pelo post da pra perceber que você adorou viver la… Quais a suas dicas pra uma garota sem experiencias? Meu medo é por estar indo sozinha,como foi sua adaptação? foi difícil? em questão das olimpíadas em 2018, vou me candidatar pra ser voluntaria… Assim aproveito pra conhecer melhor, tenho medo de ir e não ser o que espero. Caso decida ficar, depois das olimpíadas eu posso correr atras da documentação ou só posso ir morar caso já vá com tudo organizado?.. Por hora obrigada. Aguardo ansiosa pela sua resposta.

    Um beijo, Janine R

    Responder
  10. Nathalia
    Nathalia at |

    Nossa Amei o seu post , parabéns
    Deixa eu te perguntar , Nao tem nada haver com o seu post , porem iria me ajudar bastante .
    Tenho uma amiga que ela tem um filho com um sul coreano. Ele viveu no Brasil alguns anos , porem ele voltou pra Coreia e ela perdeu todos os contatos dele. ela tem todos os dados dele , porque ele registrou a criança direitinho. Tem algum procedimento ou algum site que eu posso ta entrando pra saber se eu consigo alguma informação desse homem. Eu realmente não sei como funciona ai na Coreia do Sul, Como ela pode fazer pra encontrar ele.
    Desde já agradeço

    Responder
  11. Beatriz Girardi Gomes
    Beatriz Girardi Gomes at |

    Olá! Gostei muito do seu post Nikki… Bom, queria saber como consigo vagas para intercâmbio para a Coréia, já terminei o ensino médio e quero fazer faculdade, mas quais a oportunidades que eu posso ter só por concluir o ensino médio? Estudantes que ainda não fizeram uma faculdade conseguem ter uma bolsa de estudos ou algo do tipo para outros países, no caso a Coréia? Onde posso tentar procurar sobre isso? Obrigada pela atenção, ficaria muito feliz se você respondesse… Um abraço!

    Responder
  12. Luciana Veronese
    Luciana Veronese at |

    Olá Nikki!

    Quanto dinheiro, em média, vc consegue fazer na Coreia como professor de inglês? É um bom dinheiro?

    Responder
  13. San Martin
    San Martin at |

    Fiquei interessado em conhecer vários desses lugares listados no artigo. Entretanto, tenho uma dúvida que talvez vocês consigam sanar: nos meses de abril ou maio, que é quando pretendo ir, existe algum festival/festa popular/parada na Coréia do Sul?

    Responder
  14. Brunna Lima
    Brunna Lima at |

    Olá, você saberia me dizer se há possibilidade de conseguir trabalhar como médica lá, após me formar em medicina? E quais são as maneiras de conseguir um visto para morar lá? Estou planejando as coisas enquanto ainda sou nova, para facilitar quando chegar a hora… Mas estou com essas dúvidas… Você poderia me responder? =D
    De qualquer modo, obrigada =D
    PS: Seu português é muito bom… sua concordância é excelente!

    Responder
  15. Caroles
    Caroles at |

    Olá, adorei seu artigo e realmente, não vejo as pessoas falando positivamente da Coreia.Eu tenho uma dúvida… Na verdade, tenho um monte, mas essa é a principal: Quero fazer design gráfico e morar na Coréia. Eu terei chances na área de trabalho? Não é T.I, mas faz parte da tecnologia haha’ Agradecerei muito se mandar a resposta pelo esse email: [email protected]. Mas estarei conferindo no site.

    Ps: Acho que me darei bem na Coréia, pois acompanho muitos grupos, conheço alguma pessoas, vejo dramas, então digamos que peguei alguns hábitos deles.

    Responder
  16. Caroles
    Caroles at |

    Olá, adorei o seu artigo! A vontade de morar na Coréia só aumentou hahaha’
    Porém, tenho uma dúvida sobre campo de trabalho. Eu irei fazer design gráfico, eu teria chances?
    Embora, eu possa visitar a Coréia, eu queria mesmo é morar lá, embora tenha algumas regras, sei um pouco sobre a cultura coreana por acompanhar dramas, grupos K-pop e conheço algumas pessoas.

    Beijos!

    Responder
  17. Júlia
    Júlia at |

    Olá! Eu gostei muito do seu artigo.
    Eu gostaria de saber se uma pessoa que não trabalha de professor mas tem uma outra formação (arquitetura, medicina, moda, etc
    …) tem uma boa oportunidade de emprego lá. Obrigada.

    Responder
  18. Yasmim Dias (@YasmimKzoo)
    Yasmim Dias (@YasmimKzoo) at |

    HEY !! tudo bom ??!

    Ví muitos perguntando sobre trabalho , a minha pergunta é diferente, então não se espante kkkkkk…. Já ví muitas páginas que falaram muito mal sobre o relacionamento dos coreanos com os estrangeiros, e também em questões raciais. Então minha pergunta é: Como foi pra você começar uma primeira conversa com eles, e como eles te aceitaram ?… Você acha que realmente tem esse preconceito ? e também: Você acha que por eu ser brasileira , e ser morena eles vão me julgar mais ?

    Gostei muito da matéria ^-^

    Responder
  19. Elda Fonseca
    Elda Fonseca at |

    oi não sei se meu comentário foi enviado, por isso o envio de novo.
    Oi tudo bem? Eu gostei muito do seu post. Eu queria saber se na Coreia do Sul é possível trabalhar como professor de outra lingua como o frances e o espanhol? E também se é possivel para estrangeiros trabalharem como psicologos?(atualmente estou estudando psicologia), E se for possível, queria saber como posso validar minha graduação daqui do Brasil na Coreia, é necessário fazer algum curso, ou falar com o órgão regulador da profissão do país?

    Responder
  20. yulla calina da silva luiz
    yulla calina da silva luiz at |

    poderia me ajudar por favor eu estou prestes a fazer uma audição para uma empresa de kpop e gostaria muito de saber mais sobre o pais

    Responder
  21. jessie
    jessie at |

    ola eu gostaria de saber mais sobre essa bolsa de estudo que você citou acima …. Como faço para me candidatar? …. Desculpe qualquer coisa rsrs é que me interessei por esse assunto rsrs

    Responder
  22. vick
    vick at |

    Pode ir na coreia falando inglês

    Responder
  23. Bruno William
    Bruno William at |

    eu adorei essa matéria sua, e queria tirar uma dúvida ou melhor umas
    É verdade que não pode passar mais de três meses ou no caso morar lá se não for nascido lá ??
    Vi dizer que só é possível se for casado com alguém de lá, ou tiver emprego numa empresa grande como a Samsung
    E sobre o assunto LGBT lá é bem aceito hj em dia ??
    Eu queria saber de umas coisas sobre a coreia
    Se poder dar um Link para contato

    Responder
  24. Adriana Lúcia
    Adriana Lúcia at |

    Incrível, amo a Coréia, pena que eu desperdicei minha vida fazendo nada. vou fazer 30 e não fiz nada da minha vida, seria um sonho mora nesse país. sou kpopper a 10 anos e sempre quis viver ai mesmo o trabalho sendo intenso.
    Mesmo se eu tentasse agora seria tarde demais, daqui a pouco estou velha e não realizei nenhum dos meus sonhos .

    Responder
  25. Jaqueline
    Jaqueline at |

    Olá
    Você sabe se as universidades coreanas oferecem bolsas de estudo para Medicina? Já pesquisei em muitos sites mas ainda não achei nada em relação a essa área.

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Jaqueline, tudo tranquilo? Obrigado pela pergunta!

      Para ser bem honesta, eu não sei exatamente quais, mas sei que Medicina é uma área muito requisitada na Coreia do Sul e que muitas faculdades oferecem o curso.

      Então acho que esses links podem te ajudar: https://web.archive.org/web/20180731093521/http://www.niied.go.kr/eng/contents.do?contentsNo=78&menuNo=349 https://www.studyinkorea.go.kr/en/sub/gks/allnew_invite.do

      O primeiro dá informação geral sobre bolsas e o segundo link é para aplicação. É só ir na caixa azul (“Overseas Study Application Wizard”) à esquerda.

      Desculpe se não consegui dar a informação exata mas espero que eu tenha te mandado para o caminho correto! 🙂

      Qualquer outra dúvida, é só falar!

      Boa sorte em sua busca!

      Responder
  26. dannymorais4
    dannymorais4 at |

    Boa noite, muito legal seu texto. Estou morando na Coreia do Sul a 2 meses e a principio fico no minimo por um ano. Estou mais especificamente em Busan. Cidade muito legal!! Estou encontrando uma dificuldade em achar escola em inglês para um dos meus filhos (3 anos). Uma das únicas que achei (MCI) so aceitou meu filho de 4 anos. Sei que tem a opcao da BUSAN FOREIGN SCHOOL mas ‘e muito distante da minha casa. Voce conhece alguma escola/creche em inglês para crianças de 3 anos? Ou algum curso de Ingles estilo WIZARD para crianças de 3 anos tb? obrigado!!!

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Danny, tudo bem? Que bom que você gostou do texto. Agradecemos a energia!

      Que show. Nós fomos visitar Busan duas vezes. Adoramos!

      Certo, eu sei que nas Hagwons (escolas primárias privadas em Inglês para crianças Coreanas), elas começam mais ou menos aos 4 anos de idade. Há aulas em Inglês com professores estrangeiros e algumas das aulas em Coreano. Talvez você conseguisse matricula-lo lá. Ou talvez uma escola internacional seja uma outra alternativa.

      Uma outra opção é entrar na página do Facebook de expatriados em Busan (que é cheio de professores de Inglês) e perguntar lá se alguém tem alguma ideia. Esse é o link: https://www.facebook.com/groups/expatsinbusan/

      Desculpa se eu não consegui dar uma resposta exata, mas acho que essas são algumas possíveis opções.

      Aproveite Busan e não se esqueça de visitar Gyeonju que é logo aí ao lado e é bem bonita!

      Responder
  27. Rafaela Rafa
    Rafaela Rafa at |

    Nathalia por acaso ele se chama Kym H? Tem um que esta em Portugal que veio do Brasil onde viveu. Ele esteve na coreia e agora está em portugal à procura de mulher 😀 ele diz que não vai para o brasil novamente porque uma brasileira bateu nele hahaha
    VÊ se é esse aqui https://www.facebook.com/PoreanoTV?fref=ts

    Responder
  28. Carol
    Carol at |

    Oi! Você saberia me dizer empresas que trabalham com intercâmbios culturais para a Coréia?
    Amei as postagens sobre a Coréia, estou muito interessada de ir la ficar um tempinho!

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Carol, tudo bem? Obrigado pelo contato!! Que ótimo que você gostou do artigo. 🙂 Vale sim passar um tempinho por lá!

      Na verdade eu não conheço muitas pois a Coreia ainda não é um destino de intercâmbio tão procurado quanto Estados Unidos,Europa e Australia….mas está crescendo.

      Mas dando uma pesquisada rápida na internet, eu achei alguns links que talvez possam te dar uma orientação:

      https://www.worldstudy.com.br/intercambio/coreia
      https://web.archive.org/web/20180815151256/http://www.universia.com.br:80/estudar-exterior/coreia-do-sul/651
      https://www.estudarfora.org.br/bolsa-de-estudos-para-graduacao-na-coreia-do-sul/

      Espero que ajude! Qualquer outra pergunta, é só falar!

      Boa sorte na sua busca pela Coreia!

      Responder
  29. Luísa
    Luísa at |

    Oi, gostaria de estudar na Coréia, tentar uma vida lá. Não sei falar coreano e meu nível de inglês é básico. Poderia me dar algumas dicas de universidade e cursos de graduação por lá? Gostaria de alguma bolsa ou algo assim, pois não tenho dinheiro. Desde já agradeço, amei seu post.

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Luísa, tudo tranquilo? Fico feliz em saber que você gostou do post. Que ótimo! 🙂

      Certo. Há algumas opções de bolsas do Governo da Coreia do Sul a estudantes estrangeiros. Mesmo que você não fale Coreano. Porém, acho que um pouco de Inglês é necessário. Mas lá eles te dão aulas de Coreano como parte do curso também. Esses são os links: https://web.archive.org/web/20180731093521/http://www.niied.go.kr/eng/contents.do?contentsNo=78&menuNo=349 https://www.studyinkorea.go.kr/en/sub/gks/allnew_invite.do

      O primeiro dá informação geral sobre bolsas e o segundo link é para aplicação. É só ir na caixa azul (“Overseas Study Application Wizard”) à esquerda.

      Desculpe se não consegui dar a informação exata mas espero que eu tenha te mandado para o caminho correto!

      Boa sorte Luísa!

      Responder
  30. Dayelle
    Dayelle at |

    A partir de quantos anos um adolescente pode trabalhar lá?
    Ah e a propósito gostei muito de sua matéria.

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Dayelle, que ótimo que você gostou da matéria! 🙂

      Bom, tendo visto que permite trabalhar e falando Coreano, acho que já dá para trabalhar a partir de uns 16 anos, pois conheci alguns adolescentes trabalhando em lojas de conveniência.

      Mas acho que o mais complicado é o visto mesmo para poder trabalhar legalmente.

      Qualquer outra dúvida, é só falar Dayelle!

      Tudo de bom!

      Responder
  31. elsa condo
    elsa condo at |

    Estou na korea a fazer intercambio em informatica so angolana estou na universidade koreatchec amei a korea e suas culturas gostaria de voltar …bjinhos

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Elsa, tudo bem? Obrigado pelo comentário!

      Que legal, eu também fiz intercâmbio na Coreia do Sul. Estudei na Kyung Hee University em Suwon.

      Eu também adorei a Coreia. Não sei se um dia ainda vou voltar, mas gostaria muito!

      Beijos a você também! 🙂

      Responder
  32. Sueli Corrêa
    Sueli Corrêa at |

    Olá, pretendo tirar um mês de férias e visitar Seul, e como será a primeira vez que saio do Brasil e irei sozinha tenho umas perguntas para fazer a vocês?

    Qual é a estimativa de valor que devo levar para o gasto pessoal ?

    Moradia o que me indicam: hotel , pensão ou hostel?

    Penso em ir em outubro de 2018. O que devo levar nas malas?

    Como não falo coreano e muito pouco o inglês, estou pensando em comprar um aparelho tradutor. Ele me ajudaria a me comunicar?

    Se você sorrir para as pessoas eles poderão ver algum mal nisso?

    É fácil encontrar Brasileiros andando na Coreia?

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Sueli, tudo bem? Obrigado pela comentário e pergunta.

      Que legal que você está indo para Coreia do Sul! Ainda mais para a sua primeira vez que sai do Brasil! Vai adorar!

      Certo. Vamos às suas perguntas.

      1) Eu tentaria economizar na acomodação para gastar mais com atividades e passeios. Em Seul há MUITOS albergues (hostels) com preços por volta de 10 dólares. Considerando que você pode gastar um pouco mais do que isso com acomodação e outras atividades, eu acho que uns 50 dólares por dia dá e sobra. Já em outras cidades na Coreia, a oferta de albergues não é tão grande, mas há hotéis baratinhos.

      2) Outubro vai estar terminando o outono para iniciar o inverno. Então roupa de frio, mas não TANTO frio. Não haverá neve. Então roupa normal de inverno com um bom casaco mas também um casaco leve para os dias mais quentes.

      3) Acho que não precisa máquina de tradução não. Hoje em dia há um monte de apps para celular que fazem tradução entre diversas línguas, inclusive entre Coreano e Português. Há um onde você usa a câmera para filmar qualquer palavra em qualquer lingua e ele traduz.

      4) De forma alguma. Sorrir faz sempre bem e eles vão gostar sim. Sem problemas.

      5) Na verdade não. Eu morei um ano lá e não conheci nenhum Brasileiro na Coreia do Sul. Deve haver alguns, mas não cruzei com eles não.

      É isso aí Sueli. Se ficou ainda alguma dúvida, é só falar.

      E desculpe a demora, mas eu estava de mudança para um outro país. 🙂

      Tudo de bom!

      Responder
  33. Medelim
    Medelim at |

    Oi, tudo bem? Meu sonho é estudar e morar na Coreia. Tenho algumas perguntas se pudesse responder… :
    O custo de vida é muito alto?
    Qual a melhor cidade da Coreia do Sul para se viver?
    Como “funciona” esse negocia de curso de coreano, tipo, da pra ao mesmo tempo fazer faculdade e um curso de coreano?
    Me indicaria alguma universidade?

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Medelim, tudo bem? Obrigado pelas perguntas!

      Não, o custo de vida na Coreia do Sul não é muito alto não. Especialmente se comparado a outros países desenvolvidos. Talvez um pouco mais do que no Brasil em geral, mas menos do que em cidades caras como São Paulo ou Rio de Janeiro.

      Eu ficaria entre Seul e Busan. Aliás, eu gostei muito de Busam pois fica na costa e é muito bonita.

      Então, a ideia é que você faça o curso de Coreano junto com a faculdade. Na verdade, se você conseguir uma bolsa do Governo da Coreia do Sul para estudar na faculdade, o aprendizado de Coreano é obrigatório!

      Hmmm, eu fiz a Kyung Hee e gostei. Mas sei que a Korea University e a University of Seul estão entre as melhores do país.

      Qualquer outra dúvida, é só falar! 🙂

      Responder
  34. Erilane
    Erilane at |

    Olá.. amei as suas dicas e se possível gostaria de entrar em contato com você para perguntar alguns detalhesite importantes.
    Grata desde já

    Parabéns pelo post

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Olá Erilane, tudo tranquilo?

      Que legal que você gostou das dicas! Espero que ajudem!

      Pode entrar em contato por aqui mesmo que eu respondo qualquer pergunta. Inclusive é bom colocar na área de comentários mesmo pois se a sua dúvida for a mesma de outros leitores, eu acabo ajudando a outras pessoas também com as minhas respostas.

      Fico no aguardo!:-)

      Responder
  35. Glau Oliveira
    Glau Oliveira at |

    Bom dia.
    Gostaria de saber como é a questão de empregos na área da saúde na Coréia do Sul? Tenho 27 anos, sou Fisioterapeuta e termino a faculdade de Odontologia no ano que vem. Estou fazendo curso de inglês e estudando um pouco Coreano. Queria muito me formar e ir trabalhar na Coréia, mas não vou mentir que tenho muito medo.

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Bom dia Glau, tudo tranquilo?

      Hmmm, para ser honesto eu não sei muito sobre essa área. Mas conheci alguns estudantes de medicina e parecia uma área muito valorizada.

      Me parece muito legal a sua trajetória. Acho que poderia dar certo sim. Talvez se você mudar para lá antes para aperfeiçoar o Coreano e fazer algum tipo de “confirmação” dos seus diplomas do Brasil, acho que talvez fosse um melhor caminho.

      Por sinal, eu acabei de receber um email da Study in Korea sobre um seminário online que haverá em outubro com um monte de informações sobre estudos e bolsas na Coreia do Sul. Talvez interesse. Vou colocar mais abaixo.

      E quanto ao medo ou apreensão, isso é normal. Toda mudança é um pouco difícil. Mas se preparando e economizando para ter uma reserva de segurança, mesmo que não dê certo, será uma grande experiência que você levará para o resto da vida e ajudará em seu futuro profissional.

      Estou colocando a informação sobre o seminário abaixo.

      Boa sorte na sua jornada Glau!

      It is our pleasure to announce that NIIED will hold the[Online Education Fair – Korea 2017] for international students.

      i) Name of the event: The Second biannual Online Education Fair Korea 2017
      ii) Date: Oct. 18th(Wed)~31st(Tue), (2 weeks)
      ※ Registration: Sep. 25th(Mon)~Oct.31st(Tue) (Mon) ~ 24th (Mon)
      iii) Introduction of main contents
      – Promotional booth for Studying in Korea: information of studying in Korea and government scholarship programs, job information
      – Promotional booth for Korean universities: real-time consultation, admission guideline for international students, online consultation
      iv) Participating universities: 46
      v) How to access and participate the online education fair (Please see the attachment)
      – Create an account on the Study in Korea website is required.
      – Visit the Study in Korea website (www.studyinkorea.go.kr) to select the online education fair link.
      – Complete the registration and visit the website during the online education fair.

      Responder
  36. Dálety
    Dálety at |

    Olá, então, estava vendo seus posts sobre morar na Coréia do Sul e etc… e eu tenho algumas coisas a perguntar. Daqui um ano e meio mais ou menos, eu e uma amiga pretendemos nos mudar pra lá, mas não sabemos por onde começar: quanto mais ou menos em dinheiro vamos precisar no começo? como alugar algum lugar mais em conta, onde achar esse lugar, por exemplo um site ou algo assim? É muito difícil conseguir um emprego, sendo estrangeira? Começamos esse mês a aprender o idioma, em 1 ano e meio acho que a gente não vai estar tão por fora assim, e falamos inglês. Nós duas vamos ter na faixa de 20 e 22 anos até lá, o que você aconselha a gente a fazer?

    Responder
  37. maria hashi (@_yixingay)
    maria hashi (@_yixingay) at |

    Olá, sou eu, do email ksjsjsj então, eu tenho algumas coisas a perguntar. Daqui um ano e meio mais ou menos, eu e uma amiga pretendemos nos mudar pra lá, mas não sabemos por onde começar: quanto mais ou menos em dinheiro vamos precisar no começo? como alugar algum lugar mais em conta, onde achar esse lugar, por exemplo um site ou algo assim? É muito difícil conseguir um emprego, sendo estrangeira? Começamos esse mês a aprender o idioma, em 1 ano e meio acho que a gente não vai estar tão por fora assim, e falamos inglês. Nós duas vamos ter na faixa de 20 e 22 anos até lá, o que você aconselha a gente a fazer? Qual área você acha que a gente consegue entrar no mercado de trabalho? Não tenho certeza, mas acho que pra cursar a faculdade a gente volta pro Brasil. Muito obrigada desde já 🙂

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi, tudo bem? Super obrigado pela pergunta! Que show que vocês estão indo morar na Coreia do Sul. Tenho certeza de que vão adorar!

      Hmmm, questão de dinheiro. Vocês já sabem que cidade gostariam de morar? Seul ou algo como Busan ou alguma outra? Pois muda muito o valor dependendo de onde vocês forem morar.

      Mas como sugestão no início eu posso dar essa dica pois acabei de mudar para Gotemburgo na Suécia e estou penando um pouco para achar acomodação mais permanente: fica no início em albergues ou Airbnb. Tem muito albergue com quarto compartilhado em Seul por 10 dólares por dia. Mas aí se você pagar o mês todo adiantado, eles te dão um desconto. Então sai menos que uns 300 dólares por mês por pessoa (muita gente faz isso no início). A outra opção é Airbnb. Vi uns por 700 USD para duas pessoas por mês. Mas aí dá para negociar também. Então vai ficando em hostel ou airbnb até achar algo mais permanente. Para ganhar 25 USD de crédito grátis no Airbnb, você pode usar esse link aqui: https://www.airbnb.com/c/rodrigod16?s=4&i=1 e para pesquisar albergues, você pode usar um dos buscadores que eu recomendo aqui: https://foradazonadeconforto.com//os-4-melhores-e-mais-baratos-sites-para-encontrar-a-sua-acomodacao-de-viagem/

      Depois, para pesquisar acomodação mais permanente, trabalho e tudo mais, recomendo dar uma perguntada nas grupos de Facebook de expatriados na Coreia do Sul. Esse é um exemplo: https://www.facebook.com/groups/foreignerswholovekorea/

      Quanto a comida e os custos em geral, eles não são tão altos não. Então eu diria uns 500 a 600 USD por mês por pessoa com tudo incluso até vocês conseguirem um emprego.

      Quanto a trabalho, eu acho que vocês teriam mais chances se estivessem estudando por lá ou algo assim. Vocês viram sobre esse evento online de bolsas de estudo do governo Coreano? Está no final deste artigo logo acima em vermelho: “It is our pleasure to announce that NIIED will hold the[Online Education Fair – Korea 2017] for international students.

        i) Name of the event: The Second biannual Online Education Fair Korea 2017
        ii) Date: Oct. 18th(Wed)~31st(Tue), (2 weeks)
           ※ Registration: Sep. 25th(Mon)~Oct.31st(Tue) (Mon) ~ 24th (Mon)”

      Vale a pena conferir.

      Então, se vocês fossem nativas em Inglês, seria fácil arranjar trabalho de professoras, mas como Brasileiras, aí eu não sei. Talvez trabalhar de babá para famílias com dinheiro, ou de hostess em restaurantes….ou algo relacionado a hotelaria.

      A escrita é muito fácil de aprender. Super racional e se pega em duas semanas estudando. Mas falar e entender, aí é um pouco mais longo.

      Bom, é isso. Não sei se respondi a todas as suas perguntas, mas se ainda tiver alguma dúvida, é só comentar aqui que respondo novamente!

      Boa sorte e sucesso na jornada!

      Responder
  38. Angela
    Angela at |

    Ola você teria alguma informação sobre estudantes ou pessoas que trabalhem como babysitter?

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Angela, tudo bem? Obrigado pela pergunta!

      Olha, eu conheci algumas pessoas lá na Coreia trabalhando de babysitter (ou au pair) para famílias com classe média alta ou alta na Coreia. É meio trabalho duro, mas eles gostavam por estar na Coreia.

      Eu achei alguns site online onde há informação sobre isso. Só cuidado! Não pague nada antes de conseguir um emprego com confirmação e tudo mais. E verifique a avaliação desses sites. Não sei quão confiáveis eles são.

      Eles estão logo abaixo. Boa sorte Angela!

      https://www.greataupair.com/Jobs_Work_Agency/Find_Au_Pair_Jobs/South+Korea.htm

      https://www.goaupair.com/host-families/available-au-pairs/countries/south-korean-au-pairs

      Responder
      1. Angela
        Angela at |

        Obrigada na verdade eu preciso de uma babysitter pra ficar com meu filho por 2 ou 4 dias mas queria alguém com alguma referência

        Responder
        1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
          Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

          Ah, entendi. Desculpa, me confundi. Pensei que você estava querendo trabalho nesta área. Bom, você poderia consultar as mesmas empresas que eu mencionei.

          Uma outra alternativa é buscas estudantes universitários na Coreia, uma vez que eles buscam esse tipo de trabalho e talvez você consiga referencia de comportamento e notas na faculdade deles.

          Espero que tenha ajudado. Qualquer outra coisa, é só falar! 🙂

          Responder
  39. Sueli Correa
    Sueli Correa at |

    Ola Gostei muito do seu site. Talvez eu vá conhecer a Coreia do Sul em 2018 pelo pouco que ouvi falar é muito lindo. Meu problema e que não falo nenhuma palavra em coreano e pouquissima noção
    em inglês. Estou pensando em comprar um aparelho tradutor para me ajudar. Você pode me ajudar com mais algumas dicas?

    Obg
    Sueli

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Sueli, tudo bem? Desculpa pela demora em responder, mas eu estava super ocupado com os meus estudos e não tive tempo de responder antes.

      Muito obrigado! Fico muito feliz de saber que você gostou do site. 🙂

      Que legal Sueli! Tenho certeza que você vai adorar. Certo. Olha, eu não falo nada de Coreano e me virei tranquilo por lá. Mas saber um pouco de Inglês sempre ajuda. Até porque a maioria dos Coreanos mais jovens falam Inglês.

      Realmente o aparelho tradutor ajuda. Outra opção que estou usando aqui na Suécia é o Google Translator app no telefone. Você usa a câmera do telefone para filmar palavras ou sinais em qualquer língua e o app na hora já traduz o que está escrito na língua que você queira. Nesse caso o Português. E é de graça!

      De mais, se você for passar um tempo em Seul, você já pode baixar no seu telefone o mapa do metrô da cidade antes de chegar na Coreia. Assim fica mais fácil para você saber qual metrô pegar para ir onde você queira.

      E de mais, dar uma olhada em todos os nossos artigos sobre a Coreia do Sul para ter ideias de coisas para fazer. Eles estão todos aqui: https://foradazonadeconforto.com//category/coreia-do-sul/

      Qualquer outra dúvida específica, é só falar!

      Boa viagem Sueli!

      Responder
  40. Leila Scar
    Leila Scar at |

    Olá, boa noite.

    Sei que têm tempo a postagem, encontrei aqui informações básicas, no entanto necessárias a minha mudança para a Coréia do Sul.

    Tenho o inglês (basicão) e comecei estudar agora o coreano. Sei que encontrarei muitas dificuldades, mas ainda assim não desistirei do meu objetivo… que é morar lá em (BUSAN) por ser menor que Seul… quem sabe quando acostumar não me mude para Seul. Pretendo dá continuidade aos meus estudos … mestrado e doutorado lá.

    Quanto custa aluguel em um bairro… classe média?

    E o preconceito: mulher, parda e com certa idade… 30 anos, como funciona?

    Área da saúde paga bem?

    Me atrapalho um pouco em relação ao valor do won em relação ao real. Pode me explicar por favor? Grata!

    Responder
  41. Márcia Borges
    Márcia Borges at |

    Olá, gostaria de saber se é realmente seguro Seul, porque em setembro minhas duas filhas, uma de 20 e outra de 15 anos vão viajar sozinhas para lá e estou muito apreensiva quanto à segurançadelas.
    Agradeço a atenção,
    Márcia Borges

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Márcia, tudo bem? Obrigado pela pergunta. Desculpa a demora em responder mas eu estava viajando.

      Olha, Seul (e a Coreia de Sul em geral) é uns dos lugares mais seguros que desse planeta! Com certeza dos muitos que eu já vivi e viajei. Praticamente não existe armas na Coreia do Sul. Criminalidade é próxima de zero. Mesma coisa para violência.

      É difícil imaginar como elas podem ter algum problema. Tirando talvez problemas com álcool, pois é uma sociedade que bebe muito e faz muita festa, e acredito que você não precisa se preocupar em nada. Elas vão adorar e vai dar tudo certo. 🙂

      Responder
  42. Gleyce godos de carvalho
    Gleyce godos de carvalho at |

    Bom , gosto muito da Coréia e pretendo fazer minha faculdade , tenho muito interesse amo a Coréia gostaria de mais informações teria como.

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Gleyce, tudo bem? Que legal que você está querendo ir estudar na Coreia. Vai adorar! 🙂

      Dá uma olhada nesse site aqui. Ele é o site oficial do Governo da Coreia do Sul para estudante internacionais que querem estudar por lá. Tem até informação sobre bolsas de estudo para Coreia!

      https://www.studyinkorea.go.kr/en/main.do;jsessionid=4D9923766A687BEE8D5DD3ADAD719D02.node_10

      Boa sorte!!

      Responder
  43. Forma Mais Barata de Ir do Aeroporto de São Francisco ao Vale do Silício

    […] hub (centro) internacional de voos vindos da Ásia. Ou seja, se você estiver vindo do Japão, Coreia do Sul, China, Hong Kong, Singapura, e até Índia, você provavelmente chegará aos Estados Unidos via o […]

  44. Renan Freitas
    Renan Freitas at |

    Olá Nikki, boa noite!

    Tudo bem ?

    Gostaria de umas dicas e informações para ir trabalhar na Coréia do Sul.

    Sei que existem requisitos mínimos de um inglês fluente e coreano médio no mínimo..

    Existe realmente oportunidades de trabalho para Brasileiros? Principalmente eu que tenho 31 anos com superior incompleto, mas com vários cursos.

    Agradeço sua atenção e tempo.

    Obrigado.

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Renan, bom dia! 🙂 Tudo ótimo por aqui. E você? É a Nikki respondendo pela conta do Rodrigo.

      Certo. No meu caso, eu trabalhei por lá como professora de Inglês e não precisei saber falar coreano para conseguir o emprego. Na verdade, tirando algumas poucas palavras, eu nunca aprendi coreano….só a ler um pouco para saber usar o transporte público. 🙂

      Então acho que isso vai depender muito do tipo de trabalho que você quer. Se for para trabalhar em uma multinacional como a Samsung, Kia, ou Hyundai, acho que só o inglês é suficiente. Conheci vários estrangeiros na Coreia trabalhando em TI nessas empresas, que não falam coreano. Então dá sim só com o inglês.

      E para Brasileiros, como para todo mundo, se você trabalha com TI (computação e programação em geral), acho que sempre tem oportunidade em qualquer lugar do mundo.

      Mas qual tipo de trabalho você estava querendo na Coreia? Algo específico?

      Prazer em ajudar!

      Responder
      1. Renan Freitas
        Renan Freitas at |

        Olá Nikki, boa noite.

        Obrigado pelo seu tempo e resposta.

        Então, eu tenho qualificações em questão de gestão de pessoas, e-commerce,gestão financeira, estou terminando marketing.
        Sobre línguas: Inglês ( espero a fluência antes de ir para a Coreia com o TOIEC pelo menos), coreano também ( espero pelo menos o avançado antes de ir ) e espanhol ( avançado )

        E alguns outros cursos básicos de curta duração.

        Mas basicamente meu trabalho no Brasil é Gerenciamento de equipes, treinamentos de ( lideres de equipes, vendas, atendimento ao cliente etc.. )

        Não tenho esperanças para um cargo semelhante ao do Brasil, não importa se eu começar do 0 ou do menor cargo disponível.

        Obrigado pela ajuda ^^

        Responder
        1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
          Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

          Boa noite Renan! De nada! Prazer em ajudar!

          Nossa, avançado em coreano?! Parabéns! Olha, eu procuraria algo onde você possa usar essa fluência em diferentes línguas fazendo tradução entre elas. Já deu uma olhada no consulado ou embaixada brasileira em Seul? Essa pode ser uma boa opção. Mas também em empresas onde precisem de alguém que faça tradução coreano para português. Como manual de instrução de aparelhos e carros.

          E aí com o tempo, você consegue algo mais na sua área. Não é fácil, mas se conseguir já sair com um emprego encaminhado, fica muito melhor.

          Qualquer outra coisa, é só falar! E sucesso na sua empreitada!

          Responder
  45. Carla do carmo Dias santos
    Carla do carmo Dias santos at |

    Sou uma mulher 39 anos tenho cargo de serviços gerais…gostaria muito de conhecer Coreia do sul um sonho Quero morar neste lugar e pode trabalhar.vc pode me ajudar?Moro no Brasil.

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Carla! Tudo bem? Que bacana que você gostaria de conhecer a Coreia do Sul. Realmente é uma grande experiência. Você precisa de ajudar com alguma informação extra ou algo assim?

      Obrigado pelo comentário! 🙂

      Responder
  46. O QUE FAZER EM SEUL: 14 pontos turísticos - Turista Profissional

    […] Leia também: 22 Fatos Interessantes que Eu Aprendi Morando na Coreia do Sul […]

  47. Soniapedrosacury Spcury
    Soniapedrosacury Spcury at |

    Muito legal, adorei saber mais sobre a Coreia do Sul! Aliás, seu blog é super interessante, leio tuuuudo!!!!! Parabéns!

    Responder
    1. Rodrigo @ OutofYourComfortZone
      Rodrigo @ OutofYourComfortZone at |

      Oi Sônia!! Que ótimo que você gostou do artigo e do blog em geral! 🙂 Morei lá na Coreia do Sul por um ano e aprendi muito! Se tiver alguma pergunta específica sobre o país, é só falar!

      Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.