Bom, eu estou aqui partindo do princípio que você não está ficando em um hotel 5 estrelas com uma academia maior e mais completa que a do meu bairro. Esse post é para aqueles como eu que muitas vezes viajam por longos períodos, a baixo custo e não querem deixar o físico de lado. Aí vão as dicas:
-
Índice desta matéria
Corra!!
Além disso, se você está em um país onde as pessoas não correm frequentemente, prepare-se para muitos olhares e, se você é uma mulheres, potenciais cantadas.
-
Faça um passeio de bicicleta
-
Saia para nadar!!
-
Ache uma academia a céu aberto
-
Use um playground
-
Leve bandas elásticas
-
Baixe vídeos de ginástica
Tirando a corrida, essa é a opção favorita da minha namorada quando ela está viajando. Até porque só com corrida você não trabalhará muito a parte superior do corpo e, dependendo do vídeo, você vai exercitar até a sua orelha!! O único problema é que você precisará de um computador portátil ou algo do gênero para poder assistir ao vídeo. Além disso, não creio que você se exercitando que nem um louco na área social do albergue ou no seu dormitório seja muito bem vindo pelos seus companheiros de quarto. Eu acho que essa opção é melhor quando você está em um quarto de hotel ou um quarto privado de albergue. Espaço também é algo importante, então você pode fazer a céu aberto caso você não se importe com os olhares curiosos alheios.
-
Banheiro ou chuveiro do albergue
Essa é a minha opção quando tudo mais falhou. Pode ser que esteja tarde demais e não há onde correr (para dizer a verdade, sempre há onde correr). Talvez você acha que está frio demais (até o momento, nem mesmo -20°C foram suficientes para que eu deixe de correr, então sem essa desculpa). Ou simplesmente você queira treinar não só as pernas mas também braços e abdômen e não há nenhuma opção por volta de onde você está. Bom, isso já aconteceu comigo, e como eu estava dormindo em um dormitório de albergue, eu não ia ficar fazendo exercício na frente de todo mundo. Então fui ao banheiro e fiquei me exercitando lá dentro fazendo flexão, abdominal, agachamento e outros exercícios. Tá bom, eu sei que não é a coisa mais socialmente aceitável, mas eu sei pelo menos de outra pessoa que também faz isso….minha namorada…acho que por isso a gente se merece. Só não se esqueça de sair de tempos em tempos para não deixar a galera esperando. Só é engraçado quando você sai bufando de cansaço do banheiro e as pessoas te olham e pensam: “nossa, tava tão difícil assim de sair?!?!”
-
Faça do exercício ou esporte parte da sua viagem
Por último e a melhor opção de todas, faça do exercício ou esporte parte da sua viagem!! Vá para uma praia surfar ou jogue futebol na areia. Suba uma montanha e exercite ao mesmo tempo em que tenha um visual incrível. Reme em um lago cristalino. Vá esquiar e fazer snowboard na estação de neve mais próxima. Faça Yoga no meio da natureza. Rafting em corredeiras. Escalada em pedras. Vôlei de areia com os amigos. Basquete na quadra de bairro. Snorkel nos corais. Windsurf no mar. Skate no parque. É só se informar no site do lugar que você está visitando se há atividades esportivas disponíveis. Onde ficam os lugares para praticar esportes e se exercitar. Procure na área de eventos do Couchsurfing em Português (falo mais sobre Couchsurfing aqui) se há eventos esportivos programados (para fazer e não assistir!!). Algumas vezes você terá que pagar por isso ou para alugar o equipamento. Mas eu já achei um monte desses esquemas DE GRAÇA!!! Quem procura, acha!!
Dica importante sobre comida e seguro de viagem!!
Não adianta você fazer esse monte de exercício durante as suas mochiladas ou viagens e ficar comendo mal para economizar. Mcdonalds e miojo enchem a barriga mas não estufam o peito. São uma bomba calórica com pouca nutrição. Para o exercício fazer efeito, na vida como um todo ou viajando, você deve se alimentar bem e se manter bem hidratado (água, não refrigerante!!) . Eu dou algumas dicas a respeito disso na minha página sobre comida e bebida, dando exemplos de como se alimentar bem e barato durante o seu mochilão ou viagem.
E finalmente, infelizmente, lesões são acontecimentos comuns durante a prática de esportes. E se você estiver viajando, mamãe não vai estar lá para cuidar de você. Então, eu recomendaria um bom seguro de viagem que também cubra esportes. Eu tenho um artigo onde eu falo sobre os 3 Melhores e mais Baratos Seguros de Viagem do Mercado que cobrem um monte de tipos de esporte e valem para o mundo todo.
Porém, se como eu você é totalmente viciado em esportes e atividades de aventura e precisa de um bom seguro de viagem para cobrir tudo isso, eu recomendo dar uma olhada no meu artigo especial sobre os 3 Melhores Seguros de Viagem Internacionais para Esportes Radicais e Atividades de Aventura.
É isso aí. Como sempre, estou aberto para críticas e sugestões na área de comentários para melhorar esse texto e assim ajudar a outros que como eu, adoram viajar e se exercitar mas sofrem para fazer os dois ao mesmo tempo.
Boas viagens!!