Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Tudo o que Você Precisa Saber para Escalar o Monte Fuji no Japão

Mount Fuji

Foto de Reginald Pentinio licenciado sob CC BY 2.0

Mas primeiramente, por quê escalar o Monte Fuji?

Bom, eu diria que uma, é porque ele está lá. E toda montanha que existe merece ser subida, escalada e apreciada. 

Mas também porque o Monte Fuji é a mais alta montanha do arquipélago do Japão e além disso é maravilhoso visualmente. Sua imagem é provavelmente o maior cartão postal do Japão. Por ser uma vulcão parcialmente ativo (sua última erupção foi em 1707) o Monte Fuji tem um formato perfeito de uma pirâmide, ou cone, como queira. É o chamado perfeito formato de vulcão, que você desenharia na sua aula de artes do pré-primário. 

E por ser um vulcão relativamente ativo e com uma erupção “recente”, não há muita vegetação, sendo assim, durante a subida, você terá uma visão irrestrita e perfeita dos arredores ( a não ser como no meu caso que estava nublado). Além disso, é uma montanha fácil de se subir. Você na verdade não “escala”, somente sobe, pois não precisa de equipamento especial algum para subir. Basicamente você anda para cima e alguma vezes tem que se apoiar em algumas pedras com as mãos. 

Finalmente, mesmo tendo 3.776 metros de altura, é uma montanha relativamente fácil de subir em termos de preparo físico necessário. Para ser honesto, à distância, a montanha parece muito mais difícil de subir do que na verdade é. Isso porque na trilha mais popular, o ônibus te leva até 2.300 metros, então você já começa bem acima e só precisa completar o resto. E para completar, por ser extremamente popular junto aos Japoneses e estrangeiros que visitam o país, há MUITA infraestrutura na montanha durante toda a subida.

Com várias “estações” ao longo da subida onde você pode achar comida, bebida, roupas e até garrafas de oxigênio (que provavelmente você não precisará). Então realmente não tem como se dar mal, até porque o volume de pessoas é tão grande que sempre haverá alguém para te ajudar caso algo de errado aconteça. Ainda mais, é muito legal de mostrar à alguém uma foto do Monte Fuji e dizer “ei, eu escalei essa montanha!”

Qual a melhor época para se escalar o Monte Fuji?

 A temporada oficial de subida o Monte Fuji depende da trilha que você vai tomar, mas é em geral do começo de Julho até meio de Setembro, durante o verão Japonês. Durante esse período, você pode subir a montanha sem permissão alguma. É só chegar lá e bater perna para cima. Fora desse período, você terá que ir com um tour, guia ou pedir permissão especial. Dependendo do período do ano, é simplesmente proibido escalar o Monte Fuji.

 

E como chegar ao Monte Fuji (forma mais barata e até mais prática de transporte)?

Bom, obviamente isso vai depender de onde você estiver no Japão. Aqui eu darei dois pontos de partida que vão para uma mesma estação e depois de lá, o caminho é o mesmo.

Caso você opte por se locomover de trem pelo Japão, dê uma olhada no Japan Rail Pass. Com ele é possível comprar um bilhete por um preço único e se locomover de forma ilimitada por todo o Japão. Além disso, com o JR Pass é possível reservar a sua passagem previamente, o que evita muita dor de cabeça caso o japonês não esteja entre os seus idiomas falados. 

 

 

1a) Da Estação Central de Tóquio até a Estação Shinjuku

Simples. Tome um trem da Linha JR Yamanote (que faz um círculo ao redor de Tóquio e é a sua principal linha de trem) até a Estação Shinjuku. 

Custo: 200 Yen

Tempo: uns 25 minutos    

 

1b) Do aeroporto de Haneda até a Estação Shinjuku   Esse trajeto é um pouco mais complicado. Você terá que fazer uma troca de trem para chegar até a Estação Shinjuku. Fica assim: Estação Haneda (Aeroporto) – Estação Shinagawa – Via Linha Keykiu  Estação Shinagawa – Estação Shinjuku – Via Linha JR Yamanote

Custo: 1.050 Yen

Tempo: uns 40 minutos    

 

 

2) Da Estação de Shinjuku até a Estação Fujisan   A estação Fujisan fica na cidade de Fujiyoshida. É desta estação que você toma o ônibus até a “5a Estação” de onde você começará a sua caminhada até o pico de Monte Fuji. Então se você estiver indo direto para fazer a subida sem dormir nas redondezas, você passará por está estação. Mas caso você vá dormir um dia antes ou depois (ou os dois) da sua subida, provavelmente você se hospedará em um hotel ou albergue próximos à Estação Fujisan. Logo, esse será o seu destino mais natural vindo da Estação Shinjuku.  

 

De ônibus  

Essa é a forma mais prática e barata que se tem para ir da Estação Shinjuku até a Estação Fujisan. Para tomar esse ônibus, basta fazer a reserva via o site (desculpa, só há em Inglês e Japonês) Você deve clicar no botão à esquerda que diz “Reservation”. De lá, você será direcionado a outro site onde você deve selecionar a opção Tokyo ⇒ Fujikyu Highland e peça ao motorista para descer na Estação Fujisan que é logo antes.

Você não paga para reservar via internet. Paga somente quando chegar ao local de partida na Estação Shinjuku, onde haverá um funcionário em uma cabine com vidro para receber o seu pagamento. 

Custo: 1.750 Yen

Tempo: A viagem demora cerca de 2 horas (dependendo do trânsito) A outra forma é via trem que possuí mais opções de horários mas é um pouco mais cara e com várias trocas de trem.

Muito mais equipados do que eu…

 
  3) Da Estação Fujisan em Fujiyoshida até a “5a Estação” no Monte Fuji a 2.300 metros de altura (de onde sai a trilha mais popular, rápida e fácil para subida)
 

Para tomar o ônibus para subir até a “5a Estação” é muito fácil. Você deve ir até a Estação Fujisan, ir ao Centro de Informação Turística logo à frente e comprar a passagem para o ônibus que sobe até a “5a Estação”. Você tomará esse ônibus do outro lado da rua, na parada número 5. Os horários de ida e volta do ônibus estão aqui.

Fazer atenção principalmente na volta, pois se você baixar a montanha e não houver nenhum ônibus à disposição, você terá que, ou dormir por ali até o dia seguinte, ou pagar um taxi para descer a montanha, o que pode sair MUITO caro. 

 

Custo: 2.100 Yen retorno (cuidado para não perder o bilhete de retorno como o tonto aqui!)

Tempo: 1 hora e 5 minutos

Ônibus para a “5a Estação”

 
  4) Do Monte Fuji até Tóquio
A volta é exatamente a mesma coisa. Mais ou menos:  “5a Estação”- Estação Fujisan – Estação Shinjuku – E daqui para qualquer estação de Tóquio ou aeroporto.  

Outras informações úteis para subir o Monte Fuji

 

Devo subir durante o dia para ver o sol de pondo ou durante a noite para ver o sol nascendo?

Essas são as duas formas mais populares de se subir o Monte Fuji e os seus prós e contras:  

  1. Subir durante a noite para ver o sol nascendo do topo do Monte Fuji e baixar durante o dia.

Prós:

  • O sol nasce na face que você sobe a montanha, então é muito fácil de se ver e mais bonito que ver o sol se pondo (que se põe nas “costas” da montanha e difícil de se ver)
  • Fazer a descida com claridade deixa as coisas mais fáceis.
  • Há ônibus disponíveis tanto para subida quanto para descida
  • Mais gente fazendo, assim você pode se sentir melhor sabendo que caso aconteça algo, haverá gente para te ajudar
  • Difícil de se perder, é só seguir a galera

  Contras:

  • Subir à noite pode ser meio sacal, sem ver nada do visual, no escuro.
  • Tem muito mais gente e na alta temporada, você corre o risco de ficar preso em uma fila de pessoas subindo, sem poder passar
  • Vai ter muita gente no topo da montanha

 

  1. Subir durante o dia, ver o sol se pondo e baixar durante a noite.

Prós: 

  • Você vai subir durante o dia, podendo apreciar o visual
  • Tem menos gente que sobe nesse período, você pode ir mais rápido ou não ficar preso em filas de pessoas
  • O topo da montanha pode estar quase que vazio (como no meu caso)
  • Pode ver o “segundo Monte Fuji” que é a impressionante sombra que se forma do Monte Fuji durante o por do sol 

Contras:  

  • Se você quiser ver o pôr do sol (na verdade você não consegue exatamente ver) terá que descer correndo para tomar o último ônibus da “5a Estação” que sai às 21:10
  • Descendo durante à noite correndo, mesmo com lanterna, você pode se perder e acabar em uma outra parte da montanha, como o mané aqui!
  • Menos gente descendo durante a noite, pode ser um pouco mais arriscado caso aconteça algo

 

DICA: Seja lá que horário você subir, não deixe de explorar ao redor da cratera se você tiver tempo e o clima permitir. Você pode achar visuais muito legais e alguns outros pequenos templos ao redor.  

Alguns banheiros disponíveis durante a subida

Quanto tempo leva para subir e descer o Monte Fuji?

Bom, a galera diz que na média, se faz a subida em 6 horas e a descida em 3 horas. Se você andar ao redor da cratera sem parar, umas 1,5 horas.  Pessoalmente, eu fiz a subida em 3:40 horas (queria treinar um pouco) Ao redor da cratera eu passei mas 2:30 horas explorando e tirando fotos Na descida eu fiz em 1:20 correndo MUITO, para não perder o ônibus.

Mas como me perdi, não valeu em nada….coisas que acontece quando se você viaja o mundo…. Sendo assim, o horário que você vai começar a sua escalada, seja de dia ou de noite, vai depender de: 

  • quanto tempo você acha que vai demorar para subir a montanha.
  • quanto tempo você vai querer permanecer lá em cima
  • a que horas é o nascer ou por do sol que você que ver

  Calculando tudo isso, dá para se ter uma ideia de que horas começar.  

O quanto custa para subir o Monte Fuji?

Tirando o custo de transporte e acomodação, na verdade, você não paga nada para subir o Monte Fuji, é de graça. Porém, há uma recomendação para se doar 1.000 Yen durante a subida para ajudar na manutenção de toda a estrutura da Montanha. Eu recomendo….  

Subir o Monte Fuji de bate e volta de Tóquio ou dormir próximo à montanha?

A minha sugestão: durma próximo à montanha! Mais precisamente, durma na região de Fujiyoshida, pois há vários hotéis de boa qualidade e albergues de baixo custo se você quiser economizar. Para saber os 6 melhores e mais baratos sites de reserva de hotel, albergue e mais informação sobre o Airbnb, dê uma olhada nesse artigo. Você provavelmente vai poder ir da sua acomodação à Estação de Fujisan andando ou pegando um ônibus ou trem local. 

Dormindo na região, você terá tempo de descansar antes ou depois da subida, tornando todo o processo muito mais prazeroso.  Mas caso você queira fazer de bate e volta para economizar ao máximo, só preste atenção nos ônibus e trens de Tóquio até a Estação de Fujisan em Fujiyoshida e do ônibus de lá para a “5a Estação” no Monte Fuji.  Uma possibilidade de horários para fazer a subida ao Monte Fuji saindo e voltando de Tóquio no mesmo dia seria: 

 

Saída: Estação Shinjuku – 06:40 AM – Chegada: “5a Estação” – 09:05 AM (Dá para pegar um ônibus direto no mesmo site https://highway-buses.jp/fuji/

Saída: “5a Estação” – 09:05 AM – Chegada: Subida, apreciar o topo, descida (10 horas) – 19:05

Saída: “5a Estação” – 19:18 – Chegada: Estação Shinjuku – 20:55 Pessoalmente eu não recomendo esse tipo de viagem…. é extremamente rápido, cansativo, e você não terá muito tempo para apreciar a escalada. Mas se essa é a sua única opção….é melhor do que nada.

O anjo da guarda que me deu uma carona do lugar errado que eu desci até o meu albergue….MUITO OBRIGADO!

O custo total para subir o Monte Fuji, saindo e voltando para Tóquio seria (mais barato possível):

 

  • Estação Central de Tóquio até a Estação de Shinjuku = 400 Yen ida e volta
  • Estação de Shinjuku até a Estação de Fujisan = 2.500 Yen ida e volta
  • Estação de Fujisan até a “5a Estação” no Monte Fuji = 2.100 Yen ida e volta

 

Total para transporte: 5.000 Yen (US$ 42) para subir o Monte Fuji saindo de Tóquio da forma mais barata possível. Câmbio em 04/09/2015  

Quase lá!

Possíveis custos adicionais: 

 

  • Doação sugerida de 1.000 Yen (recomendo)
  • Acomodação (uma noite antes ou depois) = 3.000 Yen (a partir de)

 

Grand Total: ≈ 10.500 Yen (US$ 88) para subir o Monte Fuji saindo de Tóquio de uma forma econômica, mas confortável. Câmbio em 04/09/2015 

 

DICA 2:  Não se esqueça de ter um seguro de viagem que cubra atividades arriscadas como subir uma montanha até 3.776 metros de altura. Eu dou as 3 melhores e mais baratas opções de seguro de viagem do mercado nesse artigo. Eu sei que o seguro número 1 e 3 te cobririam caso acontecesse algo durante a sua escalada do Monte Fuji.  

O que é preciso levar para subir o Monte Fuji?

  Aqui vou mencionar só para a subida em si, não para sua viagem como um todo. Como falei, a subida é relativamente fácil se você tem um mínimo de preparo físico. Além disso, há várias “estações” ao longo da subida até no topo que vendem de tudo. Mas eu recomendaria o básico se você não quiser comprar nada na montanha:

  • Comida suficiente para umas 10 horas de exercício intenso
  • Água também suficiente para umas 10 horas de exercício intenso se você não quiser comprar na montanha (eu levei quase 4 litros pois gosto de me manter bem hidratado….mas pesa)
  • Lanterna, melhor se for lanterna de cabeça foto
  • Dinheiro
  • Óculos escuros
  • Protetor solar
  • Bota de trekking. Eu recomendo, porém, fiz com tênis de corrida e quase sem problemas (tirando umas torcidinhas de tornozelo). Só na descida que tem muita areia e eu tinha que tirá-lo de vez em quando para limpar. De qualquer forma, se você tem bota, é melhor
  • Roupa de trekking. Na parte baixa faz relativamente calor e no topo, mesmo no verão, faz frio (cerca de 6o Celsius). Então eu subi quase a metade de shorts e camiseta, depois coloquei calças (evite jeans) e casaco. Mas tem gente que já começa a subida com um monte de roupa
  • Luvas (eu nem levei, só passei um pouco de frio nas mãos mas sem drama). Mas indispensável durante épocas mais frias.
  • Uma outra camiseta ou meia se você quiser trocar
  • Capa ou roupa de chuva. Pode ser um daqueles descartáveis. Em montanhas, o tempo pode mudar rápido.
  • Se você acha que vai ter problema com falta de oxigênio, eles vendem nas redondezas e na montanha garrafas de O2 para você usar caso precise. Uma menina do meu albergue me deu um que ela comprou e não usou. Eu levei comigo mas nem precisei usar. Super leve e relativamente baratas.
  • Telefone celular caso tenha, para casos de emergência
  • Chapéu ou gorro se achar necessário
  • Esparadrapo para o pé se achar que vai ter bolha e vai atrapalhar a subida
  • Mochila para carregar tudo
  • E finalmente, vontade, energia e um grande sorriso, afinal, é um lugar maravilhoso!

E finalmente, uma vez que você está indo ao Japão, não se esqueça de ler o meu artigo sobre as 2 coisas mais importantes que você precisa saber antes de ir ao Japão

 

Passeios, atividades e excursões para realizar no Japão

Se você estiver procurando por atividades e passeios no Japão, eu recomendo que você dê uma olhada no GetYourGuide, Tiqets e no Viator. Lá você pode encontrar e comprar ingressos, passeios e excursões incríveis no Japão e utilizando o cupom promocional: RBBV5OFF você ganha 5% de desconto no site todo.

 

GetYourGuide

 

 

Tiqets

 

 

Viator

 

 

É isso aí. Espero que como eu você também tenha a oportunidade de um dia visitar o Japão e subir essa montanha maravilhosa. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre como chegar até o Monte Fuji que não tenha sido esclarecida acima, por favor pergunte-me na área de comentários abaixo.

E como sempre…boas viagens!

button
Sair da versão mobile