Ícone do site Fora da Zona de Conforto

Como Economizar Viajando de Ônibus pela Europa entre Cidades e Países

ônibus União Europeia

Você quer economizar com transporte durante a sua viagem pela Europa? Existem várias opções além dos trens. E se você quiser economizar, nós te damos alguns sites que te permitem comparar todos os tipos de transporte entre duas quaisquer cidades. Além disso, mostramos a maneira mais barata e prática de viajar pela Europa!

 

De todos os continentes, a Europa é a mais bem conectada! Tem um dos melhores sistemas de transporte publico do mundo! 

Adicionado a isso, há normalmente um grande número de opções de transporte entre quaisquer duas cidades dentro do continente: carro, trem, ônibus, avião e até barco.

Tudo isso torna a Europa um dos lugares mais fáceis de se viajar do mundo uma vez que o viajante – seja um turista de luxo ou mochileiro – não terá muitas dificuldades de se locomover pelo território Europeu…..tem (quase) sempre um jeito de chegar até o seu destino.

Isso é muito diferente de destinos como os Estados Unidos onde carro é rei, ou Brasil e América do Sul onde trem quase inexiste.

Mas toda essa oferta de diferentes tipos de transporte na Europa também traz um pequeno problema aos viajantes: qual é a melhor opção na hora de montar um roteiro pela Europa?

E é para isso que este artigo está aqui! Te ajudar a definir qual é a melhor opção de transporte entre dois destinos dentro da Europa.

Então primeiro….

 

A forma mais barata de transporte na Europa se você tem tempo de sobra e quer economizar

 

Então confira o Flixbus (especialmente para distâncias curtas).

viagem de ônibus Europa

 

FlixBuswww.flixbus.com

(é só ir no canto acima à direita e colocar a bandeirinha de Portugal para deixar em Português)

A FlixBus é uma das maiores empresas de transporte de ônibus da Europa e possui a maior rede de ônibus interurbano do continente com mais de 1200 destinos em 22 países.

Dá só uma olhada no mapa de rota deles!!

 

Além disso, em todos os ônibus da FlixBus há wifi grátis, tomadas e banheiros!

Então se você está viajando pela Europa e quer economizar nos deslocamentos, eu não deixaria de dar uma olhada no site deles para conferir os preços. Inclusive eles às vezes têm promoções de 1 Euro!!

 

Porém, como posso ver e comparar todas as minhas opções de transporte na Europa ao mesmo tempo?

 

Se você for comparar site por site para cada tipo de transporte, isso vai te levar um monte de tempo e dar um mega trabalho. Mas se o seu objetivo final é encontrar o melhor meio de transporte em relação a custo e benefício, há uma ferramenta que te ajuda em todo esse processo:

 

GoEurowww.goeuro.com

 

Com a GoEuro é só colocar a cidade de saída e o destino final e o site te dará todas as opções de transporte entre esses dois destinos, assim como o valor de cada uma delas e o tempo de viagem.

 

 

Esse processo facilita em muito a sua vida, uma vez que você não vai precisar ficar comparando os preços do trem com o do ônibus com o do voo, etc…

 

Quando a escolha do transporte é baseada em mais do que apenas dinheiro ou tempo

  

A Europa é um continente lindo, coberto de montanhas, lagos e florestas maravilhosas. Então muitas vezes, chegar ao destino não é a coisa mais importante, mas sim COMO você irá para lá.

E em se falando de Europa, três meios de transporte são quase imbatíveis em termos de acesso a belezas naturais e panoramas incríveis: trem, carro e bicicleta.

 

  • TREM

 

Viajar pela Europa e não viajar de trem ao menos uma vez é inconcebível! Você tem que se dar a esse “luxo”. Além disso, há viagens de trens fantásticas pelo “velho continente” que devem ser feitas caso você tenha a oportunidade.

Você pode conferir alguma dessas viagens de trem pela Europa que são imperdíveis no meu artigo com as As 10 Mais Incríveis Viagens de Trem pelo Mundo.

Você pode fazer algumas dessas viagens comprando as passagens individualmente, ou através de um dos famosos passes de trem Europeu. Eu explico tudo sobre isso na minha página com Os 5 Melhores Passes de Trem para Europa.

 

  • CARRO (mesmo que alugado)

 

Uma outra forma de transporte na Europa que às vezes não é a mais prática ou barata mas tem o seu charme específico é viajar de carro.

Além de te dar total flexibilidade em termos de tempo e lugares que você pode visitar, assim como o trem, há viagens de carro na Europa inacreditáveis!

Uma vez mais, nosso artigo com As 13 Mais Incríveis Viagens de Carro do Mundo pode te dar algumas sugestões. Isso sem contar na possibilidade de dirigir pelas Autobahn Alemãs…..algo que ainda está na minha lista de atividades para fazer nesta vida… 

Mas não se esqueça que achar estacionamento de carro nas grandes cidades Europeias pode ser um inferno….além de caro!

E se você estiver só viajando por lá, você provavelmente precisará alugar um carro na Europa. Então não se esqueça de conferir o nosso artigo com Os 5 Melhores e Mais Baratos Sites para Comparar e Alugar Carros Pelo Mundo.

 

  • BICICLETA

 

Eu adoro bicicletas e ainda estou para fazer uma viagem grande com uma delas por esse mundão (Europa ou não). Mas essa é uma opção de transporte onde o preço e o tempo da viagem são coadjuvantes na sua escolha….que bom seria se fosse sempre assim! 

 

BONUS!

 

  • CARONA

 

Essa forma de transporte é relativamente comum na Europa mas não é para todo mundo. Porém, com certeza é uma alternativa viável para aqueles com muito tempo de sobra e pouco dinheiro no bolso.

Se essa é a sua praia, eu conto um pouco mais sobre isso e dou algumas dicas no meu looooongo artigo sobre economizando com transporte terrestre durante suas viagens.

 

 

O que devo considerar ao escolher meu transporte na Europa (ou em qualquer lugar, para dizer a verdade)? 

 

   1.  Preço

Preciso dizer mais? 

 

   2.  Tempo de viagem

Essa última é obvia. O que adianta ir de ônibus de Amsterdã a Roma para economizar alguns euros se você vai acabar perdendo quase um dia inteiro de viagem. Melhor ir de avião mesmo e aproveitar melhor o seu tempo.

Além disso, para distancias mais longas dentro da Europa, em geral voar pode ser mais barato que ônibus, carro ou trem.

 

   3.  Tempo total da viagem contando a ida até a estação ou aeroporto (tanto na saída como na chegada)

Além do tempo da viagem em si, você deve considerar o quanto tempo demora para ir de onde você está na cidade até o aeroporto. E depois, quanto tempo demora para ir do aeroporto de chegada até o centro da cidade (ou seu endereço de destino).

Por exemplo, se você estiver indo de Bruxelas na Bélgica para Paris na França, o tempo de voo é de 00:55 minutos. Porém, você deve adicionar a isso o tempo de chegar até o aeroporto (ao menos uma hora antes do voo), a fila do check-in (se não for online), a fila do raio-x, etc…

Depois, tem que somar a isso todo o processo de saída do aeroporto de destino e o deslocamento até a região central da cidade uma vez que a maioria dos aeroportos pelo mundo não ficam mais tão próximos ao centro das cidades. Os dois principais aeroportos de Paris ficam a cerca de 20 quilômetros da região central.

Porém, se você escolher o trem, você sai quase do centro de Bruxelas e chega ao centro de Paris em cerca de 01:22 horas. Ou seja, com certeza o tempo total da sua viagem de trem será muito menor do que o tempo total da sua viagem de avião.

 

    4.  Bagagem

Essa é outra questão importante, principalmente se você está fazendo uma viagem longa pela Europa e tem uma mala grande.

Hoje em dia, na maioria dos voos nacionais (ou dentro da Europa) em tarifa econômica básica, não há franquia de bagagem para despachar. Em outras palavras, você terá que pagar para despachar a sua uma mala, podendo levar “de graça” apenas uma pequena dentro do avião.

E isso não é só com as empresas aéreas de baixo custo, mas com as grandes empresas tradicionais também.

Por outro lado, se você estiver viajando de trem ou ônibus, a franquia de bagagem grátis é muito maior. Com a Flixbus, você pode levar duas malas de até 30 kg no compartimento abaixo, mais uma pequena junto com você dentro do ônibus.

Já em trens…..nossa…..eu já carreguei quase uma casa inteira em algumas das minhas viagens ferroviárias pela Europa e nunca tive problemas. Então pode ir com fé!

Logo, esse possível custo extra com a bagagem deve ser levado em consideração na hora de escolher o seu meio de transporte ao viajar pela Europa.

Falando em bagagem, não se esqueça de conferir o meu artigo sobre como preparar sua bagagem para viagem

 

NOTA! Não se esqueça também do problema com restrições de segurança. Se você não for despachar a sua mala no avião e precisar levar tudo com você dentro da cabine, não se esqueça que você não poderá levar objetos pontiagudos, líquidos específicos e, talvez futuramente, até computadores!

É isso! Foi um artigo curto e bem específico, mas espero que tenham gostado das dicas sobre turismo econômico na Europa.

Caso tenham alguma outra sugestão ou dicas sobre transporte e como viajar barato na Europa, por favor não hesitem em deixar seu comentário abaixo.

Bons ares Europeus!!

button
Sair da versão mobile