Planejar uma viagem é sempre emocionante. Sua mente está repleta de sonhos de aventuras e novas experiências culturais.
Que comida você vai comer em suas viagens? Quem você vai conhecer enquanto explora a vida noturna de uma nova cidade? Como você se sentirá quando chegar ao seu destino final? Você mal consegue conter sua empolgação e fica muito feliz quando o grande dia finalmente chega.
Então você olha para o seu itinerário e de repente percebe que tem um longo dia de viagem pela frente.
Você pode até achar a ideia de viajar o dia todo esmagadora e pode ficar tentado a cancelar completamente seus planos de viagem para evitar a sensação de esgotamento que vem com escalas, voos longos e caronas de táxi.
Mas é possível aproveitar o tempo gasto viajando. Você só precisa tomar medidas para reduzir o estresse e manter uma perspectiva mental positiva. Então, aqui está um guia rápido para ajudá-lo a manter seus níveis de energia para que você possa aproveitar suas férias e aproveitar ao máximo suas viagens.
Índice desta matéria
1. Durma bem
Um bom dia de viagem começa na noite anterior à partida. Sem 8 a 10 horas de sono na noite anterior à viagem, é quase certo que você começará a se sentir mal-humorado e sofrerá com falta de energia. Também vale a pena conferir o fuso horário para o qual você planeja viajar para ajustar sua programação de sono para superar o jet lag mais rapidamente.
Mas você pode achar difícil adormecer se estiver animado e nervoso com sua próxima viagem. Se for esse o caso, você deve resistir à tentação de revisar seu itinerário novamente ou assistir online ao conteúdo dos blogueiros de viagem.
Isso porque a luz azul imita a luz do dia e pode causar estragos no seu ritmo circadiano. Em vez disso, encontre uma meditação guiada online e tome um banho quente e relaxante antes de ir para a cama. Isso irá preparar seu corpo para dormir e ajudá-lo a adormecer mais cedo.
Assim que chegar ao seu destino, vá direto para suas atividades. Talvez tome um banho para lavar a sujeira e o cansaço do avião, mas não durma, especialmente se houver uma diferença significativa de horário entre sua casa e seu destino. Dormir durante o dia só vai piorar o seu jet lag. Em vez disso, comece a se mover imediatamente para ficar cansado quando a noite chegar.
Quando isso acontecer, faça o possível para manter a higiene do sono que você mantém em casa. Sua rotina de sono existe por um motivo.
Se você usar uma máscara de dormir e ruído branco, certifique-se de trazer essas ferramentas com você em sua viagem. Isso ajudará a evitar o jet lag e a adormecer muito mais rápido à medida que você se acostumar com os sons do novo ambiente.
2. Coma bem enquanto voa
A comida de avião é notória por seu sabor ruim e falta de nutrição impressionante. Claro, se você optar por fazer um upgrade para a primeira classe durante o vôo, você deve esperar obter uma refeição saborosa de 3 pratos que satisfaça seu paladar e seu corpo. No entanto, a maioria de nós não pode pagar essas atualizações, então você deve planejar trazer sua própria comida.
Comece suas viagens com o pé direito fazendo um ótimo café da manhã na noite anterior. Há muitas ideias de café da manhã deliciosas e saudáveis para escolher, como aveia durante a noite, muffins e burritos de café da manhã.
Essas refeições de café da manhã são ricas em energia e não exigem nenhuma preparação quando você está no voo, o que é importante, pois nem todas as companhias aéreas o ajudarão a preparar sua própria comida no voo.
Embalar sua própria comida também é uma maneira econômica de viajar. Os aeroportos aumentam drasticamente os preços dos alimentos, pois você é um público cativo enquanto espera pelo seu voo. Então, se você planeja viajar pelo país por um tempo, tente aproveitar ao máximo o café da manhã de seus hotéis e não tenha vergonha de pegar o Tupperware antes de um voo.
3. Faça pausas na estrada
Nem todos os planos de viagem envolvem voar para o céu. Algumas das melhores viagens podem ser encontradas no mercado interno, empacotando em seu carro e pegando as rodovias. Mas dirigir por horas a fio pode cansá-lo e tirar a alegria de viajar completamente.
Então, você simplesmente deve planejar com antecedência e fazer pausas regulares se quiser evitar pular de motel em motel em estado de exaustão.
As melhores pausas na estrada geralmente são espontâneas, então não tenha medo de parar para uma vista panorâmica se já faz um tempo desde a última vez que você saiu do carro.
Você também pode planejar pausas usando guias históricos de marcadores de rodovias que apontam os fatos mais interessantes sobre o local pelo qual você está dirigindo. Incluir esses tipos de paradas faz com que a parte da viagem pareça parte de sua experiência geral de viagem e pode reacender sua paixão e energia pela viagem.
4. Compartilhe a carga
Se você é um planejador, provavelmente terá dificuldade em dividir a carga. Embora isso possa funcionar no seu dia-a-dia, arcar com 100% da responsabilidade pelas viagens é uma maneira certa de se esgotar.
Em vez disso, encontre maneiras de delegar tarefas a outras pessoas do seu grupo e não tenha vergonha de tirar uma soneca e deixar outra pessoa assumir o volante por um tempo.
Compartilhar a carga é um pouco mais complicado se você estiver viajando com a família. Viajar é estressante para as crianças, e mesmo as crianças ou adolescentes mais calmos podem ficar estressados enquanto você viaja. Mas tente dar ao seu filho responsabilidades limitadas enquanto estiverem viajando juntos.
Isso pode incluir coisas como distribuir lanches para crianças mais novas ou ler o mapa para adolescentes. Ao envolver seus filhos, você antecipa o “ainda estamos lá” e alivia sua carga.
Se você estiver voando com crianças, certifique-se de trazer não apenas seus lanches, mas também diversão e jogos que todos possam compartilhar para que não haja brigas durante o voo. Isso pode ser uma vez que os tablets são bons para os pequenos ou quando você finalmente consegue um telefone para o adolescente.
Traga o jogo da velha para que todos possam jogar, ou jogos de cartas como ir pescar para as crianças do ensino fundamental e gin rummy para os mais velhos. Isso manterá seus cérebros engajados e os desgastará mentalmente.
5. Aumente sua energia natural
Não importa quantas pausas você faça, você provavelmente experimentará momentos em que está com pouca energia e se sente cansado. Você pode superar isso apoiando-se em algumas estratégias naturais de aumento de energia.
De acordo com a Harvard Health, algumas das melhores maneiras de aumentar naturalmente sua energia incluem reduzir o estresse, exercitar-se e comer uma dieta saudável. No entanto, esses passos são difíceis de tomar durante a viagem.
Viajar é naturalmente estressante e você não pode exatamente levar um conjunto de halteres com você. Em vez disso, tente usar voos ou pausas na estrada de forma eficaz baixando algumas meditações guiadas e certifique-se de alongar seu corpo a cada poucas horas – sim, ioga de avião é uma coisa.
Se você se exercita regularmente quando está em casa, não deixe esse hábito desaparecer enquanto estiver viajando. Há muitas maneiras de se exercitar durante as férias. Se você estiver em um passeio a pé, isso acontecerá naturalmente.
Se não, você pode correr nas ruas ou ir à academia do hotel para correr na esteira. Junte-se a um companheiro de viagem para se sentir mais seguro. Você é um nadador? Pule na piscina do hotel ou no lago ou rio nas proximidades.
O exercício não apenas o energiza, mas também o ajuda a dormir melhor. Existem inúmeras maneiras de cumprir seu regime de exercícios durante a viagem.
6. Vigie sua saúde e bem estar
Quando você está viajando, é fácil se concentrar demais em seu itinerário e deixar de cuidar de sua saúde e bem-estar geral. Isso pode fazer com que você acidentalmente pule refeições ou esqueça de beber água por horas a fio. Isso pode levar a um grande déficit calórico e desidratação – duas coisas que certamente vão acabar com sua energia.
Não existe uma solução perfeita para manter sua saúde e bem-estar durante a viagem, mas você pode definir alarmes ao longo do dia para lembrá-lo de se hidratar e comer quando precisar.
Você também pode fazer um jogo de saúde e bem-estar se estiver dirigindo, tomando um gole de água toda vez que vir um ponto de referência ou comendo um lanche sempre que passar por marcadores de 16 quilômetros.
Manter sua saúde e bem-estar é ainda mais difícil se você sofre de uma condição preexistente e precisa tomar remédios. Mas, você pode melhorar a tomada de medicamentos durante a viagem, planejando intervalos de medicação com antecedência e garantindo que você armazene sua medicação em um recipiente seguro e fácil de alcançar.
Se você esquecer de tomar sua medicação, fique calmo e ligue para seu médico para que ele possa orientá-lo nas próximas etapas.
Outra maneira, e talvez a mais relaxante, de aumentar seus níveis de energia é simplesmente apertar o botão de pausa e aproveitar o ambiente. Se você estiver visitando uma pequena vila italiana, aproveite todas as pequenas lojas na praça da cidade. Encontre um café que venda cappuccino e doces e compre um de cada. Sente-se na piazza e apenas observe o mundo passar.
Enquanto estiver visitando o Hampton Court Palace em Londres, sente-se em um dos bancos do lado de fora do labirinto e observe os turistas. Tente adivinhar as nacionalidades de cada grupo com base em suas roupas. É um jogo divertido. Só não adivinhe em voz alta.
Parar para cheirar as rosas, por assim dizer, pode parecer um pouco bobo, mas quando estamos viajando, tendemos a querer ir, ir, ir. Em vez disso, pare, pare, pare para dar uma olhada ao redor. Ou não. Feche os olhos, se desejar, e apenas ouça a agitação ao seu redor e respire fundo para restaurar sua energia.
Conclusão
Todo mundo se cansa durante a viagem. É um estado estranho, semelhante ao limbo, onde você pode facilmente esquecer de comer ou beber água suficiente, e pode encontrar sua mente divagando quando você deveria se concentrar na estrada à frente.
No entanto, você pode manter seus níveis de energia durante um longo dia de viagem dormindo o suficiente na noite anterior e trazendo comida saudável e saborosa para desfrutar. Não se esqueça de fazer pausas regulares também, pois parar para ver os pontos turísticos é parte integrante da viagem e pode ajudá-lo a reacender suas energias durante um longo dia de viagem.