As 7 Novas Maravilhas da Natureza foram escolhidas durante uma campanha mundial que durou aproximadamente quatro anos. Aconteceu entre os anos 2007 e 2011 com a votação acontecendo online ou por mensagem de texto.
A campanha recebeu mais de 100 milhões de votos. Em 2009 foi divulgada uma lista com os 77 lugares classificados e mais tarde naquele mesmo ano a lista oficial dos 28 candidatos finalistas.
Na época da divulgação do resultado houve muita polêmica sobre o desfecho e a forma como os votos foram conseguidos. É claro que os países dos locais indicados fizeram campanha para que a população votasse e assim aparecessem na lista dos vencedores.
Não me lembro de nenhuma campanha maciça aqui no Brasil, mas sim de ter deparado com a enquete online e até de ter votado.
Eu acho essas movimentações interessantes, pois nos proporcionam conhecer novos lugares que nem imaginávamos que existiam. Mesmo que seja apenas virtualmente, acredito que tem o seu valor.
Agora, acreditar que a as 7 finalistas sejam realmente as maiores Maravilhas da Natureza, pode ser um pouco demais.
Me parece muito difícil votar em algo que a gente não conheça, então a escolha vai depender basicamente do número de votos que o local interessado venha a conseguir. Isso como em qualquer outra eleição, não é mesmo?
Uma das colocações que foi feita quando a lista da 7 Novas Maravilhas da Natureza foi divulgada, é que os finalistas eram basicamente de países em desenvolvimento e populosos. Além de possuírem uma população com forte engajamento online.
Fora todas as polêmicas, prefiro me deter no fato da campanha proporcionar aos locais participantes, a oportunidade de serem mundialmente conhecidos. O que certamente faz atrair mais visitantes para as localidades.
Eu sou uma entusiasta em inspirar pessoas a viajarem mais, então qualquer campanha que proporcione isso, tem meu apoio.
Sobre listas
Adoro fazer listas temáticas de locais que pretendo conhecer, se esse é o seu caso também, quem sabe essa possa ser uma com um tema bem interessante.
Talvez melhor do que anotar a lista das 7 Novas Maravilhas da Natureza eleitas naquela campanha, seja fazer a sua própria lista das Maravilhas da Natureza que você gostaria de visitar. Eu adoraria conhecer outras listas, que tal você deixar a sua lá no final do post, nos comentários?
Agora vamos à lista oficial segundo o site das 7 Novas Maravilhas da Natureza, onde você também poderá ver as lista com e os 28 finalistas. A lista foi divulgada em ordem alfabética em inglês, mas eu vou fazer a minha própria. Começando pelos locais que já conheço e seguindo pelos que eu mais gostaria de conhecer.
1 – Rio Amazonas
O Rio Amazonas, como todos sabemos, não banha apenas o Brasil, mas sim vários outros países da América do Sul. Contudo é no Brasil que está o maior volume de águas. O Rio Amazonas representa 20% da descarga global de rios no oceano.
Visitando a Amazônia, tive a oportunidade de fazer o passeio do Encontro das Águas que é a confluência dos Rios Solimões e Negro, a qual acontece pertinho de Manaus, a maior cidade à beira do rio.
2 – Cataratas do Iguaçu
As Cataratas dos Iguaçu são as minhas queridinhas dessa lista. Já visitei várias vezes, estou relativamente perto, e elas estão sempre na minha lista para um final de semana prolongado.
Quando você for visitar as cataratas, não deixe de fazer o passeio no Barco do Macuco Safari, considero uma aventura imperdível.
Para saber mais dá uma olhada no post Cataratas dos Iguaçu – uma das 7 Maravilhas da Natureza. E outro sobre o que fazer na Cidade de Foz do Iguaçu Além de Ver as Cataratas.
Como todos devem saber, dividimos as cataratas com a vizinha Argentina. O parque do lado argentino é maravilhoso e merece um post específico, o qual ainda não escrevi. Felizmente minha amiga Gisele do blog Destinos por Onde Andei, já escreveu. O link estará no final deste post, não deixe de ler.
3 – Montanha da Mesa
Acho que o nome traduzido para o português não é muito conhecido, mas acredito que você já tenha ouvido falar da Table Mountain. Ela é um Parque Nacional na Cidade do Cabo, na África do Sul.
A principal característica da Table Mountain é o planalto de aproximadamente três quilômetros de um lado ao outro, cercado por impressionantes penhascos. Do platô, temos uma bela vista do Pico do Diabo de um lado e do pico Cabeça do Leão do outro.
Você pode subir até o topo de teleférico, como eu fiz, ou escalando como fazem muitos aventureiros.
Quando conheci a Cidade do Cabo foi um daqueles bons momentos em que realizei uma das minhas viagens dos sonhos.
Aqui no blog tem uma porção de posts sobre esse país maravilhoso que é a África do Sul e um específico sobre a Table Mountain.
4 – Baía de Ha Long
A baía de Ha Long fica no Vietnã e também está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. A baía possui inúmeras ilhas de calcário de várias formas e tamanhos e com relevo cárstico. Hạ Long Bay é centro de uma zona maior que inclui a Baía de Bái Tá a nordeste e a Ilha de Cát Bà a sudoeste.
O significado do nome Ha Long é “a baía onde o dragão desceu”. A baía fica há mais ou menos quatro horas de barco de Hanói. A maneira mais fácil de conhecer as ilhas é fazendo um cruzeiro, sendo que as empresas normalmente oferecem o traslado de Hanói até o porto de embarque.
5 – Ilha Komodo
A Ilha Komodo é uma das mais de 17.000 que compõem a República da Indonésia. A ilha é mais conhecida por ser o habitat do dragão de Komodo, o maior lagarto da Terra. O lagarto acabou recebendo o mesmo nome da ilha.
Komodo, Rinca e Padar são as três principais ilhas que compõe o Parque Nacional de Komodo. Aquele que você deve visitar se deseja conhecer de perto o lagarto gigante.
Estamos falando da Indonésia, então também haverá a oportunidade de conhecer muitas praias famosas.
Pelo que li em outros blogs, a melhor maneira de conhecer Komodo e as demais ilhas é fazendo uma excursão de barco. Em algumas, a hospedagem é no próprio barco, em outras pode ser em hotel ou Camping.
6 – Ilha Jeju
A Ilha Jeju é uma ilha vulcânica localizada na Coréia do Sul. A ilha está na lista do Patrimônio Mundial da Unesco como Ilha Vulcânica de Jeju e os Tubos de Lava. Vale ressaltar que a ilha foi criada inteiramente a partir de erupções vulcânicas.
Encontra-se em Jeju a montanha mais alta da Coréia do Sul e um vulcão adormecido, além de outros 360 vulcões satélites ao redor.
O Parque Nacional Monte Hallasan foi criado para preservar a imensa biodiversidade que a ilha comporta.
7 – Puerto Princesa
O rio subterrâneo de Puerto Princesa fica a cerca de 80 quilômetros ao norte da cidade de Puerto Princesa, capital da Ilha de Palawan, nas Filipinas. A área é protegida pelo Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa.
A entrada para o rio subterrâneo fica a uma curta caminhada ou passeio de barco da cidade Sabang.
Pertinho de Puerto Princesa está outro lugar famoso que é o arquipélago de El Nido, conhecido por seu mar de águas cristalinas.
Esse post faz parte do projeto 8on8, onde alguns blogs de viagem fazem postagens no dia 8 contendo apenas 8 fotos. O tema é previamente escolhido pelos blogs participantes, sendo que para este mês foi “Maravilhas da Natureza“.
Abaixo está a lista dos blogs participantes com os destinos que eles escolheram como sendo Maravilhas da Natureza, não deixe de ler também e quem sabe encontrar o destino da sua próxima viagem!
Destinos por onde andei… – Cataratas Argentinas: um dia no Parque Nacional Iguazú
Let’s Fly Away – [8on8] Safári no Deserto de Dubai. Sol, areia e emoção
O Berço do Mundo – Maravilhas da Natureza: ilha da Madeira
Viajante Econômica – Cataratas do Iguaçu: todo mundo precisa conhecer
Chicas Lokas na Estrada – 10 maravilhas da natureza do Brasil
Travel Tips Brasil – Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes
Mulher Casada Viaja – Lago de Braies, Misurina e Carezza: os melhores das Dolomitas
Espiando pelo Mundo – 8 on 8 | Maravilhas da NATUREZA: os RIOS e as cidades
Aqui fica uma fotinho para você salvar no Pinterest para poder achar este post novamente, caso queira rever a lista no futuro.