Entre Polos

Como Curtir a África do Sul em uma Semana: Itinerário do Primeiro dia

Conhecer a África do Sul estava na nossa lista há muito tempo. Por uma ou outra razão, este destino foi sempre ficando para depois. Contudo, subitamente tivemos uma brecha de tempo, e depois de algumas buscas na internet para escolher um bom destino para poucos dias, pensamos na África do Sul.

Aparentemente não seria a escolha ideal, pois o país é repleto de locais interessantes para se conhecer. Porém, achamos que valia a tentativa, pois era período era de baixa temporada, o que torna as viagens mais mais atrativas.

Quando comecei a ler sobre as atrações na África do Sul, vi o quanto perderíamos por falta de tempo. Mas também me surpreendi como havia muitas coisas legais para curtir em apenas uma semana. Acho que qualquer lugar que a gente visite, sempre vai deixar de ver um monte de coisas, independente do tempo que se fique por lá. Então é bom viajar pensando no que vai ver e não no que não vai deixar de conhecer.

Analisando os prós e os contras, achamos que valia a pena e foi uma ótima decisão. Conhecemos só um pouquinho de um país incrível, com um povo super simpático e acolhedor, e ficamos morrendo de vontade de voltar.

A Cidade do Cabo (Cape Town) era o nosso destino certo, porém a South African Airways só faz voos de São Paulo a Joanesburgo. A princípio, imaginei que teria que comprar o trecho Joanesburgo/Cidade do Cabo. Procurando opções para fazer esse trajeto descobri que existe um trem luxuoso fazendo o percurso.  Não me interessei muito, pois além de lento, percebi que não era o programa adequado para crianças. Mas caso você se interesse o entre no site The Blue Train e saiba mais. Acabamos voando o trecho todo até a Cidade do Cabo.

Viajar com a South African também foi muito agradável, o serviço de entretenimento a bordo é muito bom, o pessoal super atencioso e a comida é ótima. Além disso, recebemos várias amenidades incluindo meias e máscara para dormir. Enfim, tudo o que você espera em um voo longo. A conexão em Joanesburgo não foi muito demorada e o voo até a Cidade do Cabo levou pouco mais de duas horas.

Dicas para se locomover na África do Sul

Já havia reservado um carro pela Rent Cars para retirar no aeroporto. Mesmo sabendo que lá eles usam a mão inglesa, achamos que seria melhor para a nossa locomoção, visto que desejávamos nos afastar um pouco da cidade. Chegamos no hotel com muita facilidade, pois ele era bem central, mas já era tarde e fomos descansar para acordar cedo no dia seguinte e começar a explorar a cidade.

Sempre que chegamos em uma cidade que não conhecemos, gostamos de fazer um city tour logo no primeiro dia. Normalmente, procuramos pelo tipo Hop on, Hop off, ou seja, aquele tipo de passeio com paradas nos pontos turísticos onde você pode descer, conhecer o local e depois pegar o próximo ônibus. Por padrão, não há guia de turismo a bordo, apenas uma gravação em vários idiomas.

Primeira Parada: Hout Bay

Começamos cedo o circuito Azul, pois havia uma parada bem próxima ao nosso hotel.  Havíamos decidido fazer o roteiro completo sem desembarcar, para depois pararmos onde achássemos interessante. Contudo na parada em Hout Bay ficamos sabendo do tour na comunidade de Imizamo Yethu Township. “Township” na África do Sul do tempo do apharteid era um distrito destinado à ocupação por negros, hoje são favelas. Quando ouvimos na gravação que todo dinheiro arrecadado pelo tour ficava na comunidade, resolvemos fazê-lo.

Foi muito interessante, pois começamos a conhecer a cidade pela seu pior lado. Hoje, sem a lei de segregação, vimos que lamentavelmente a separação ainda existe, não é tanto racial, mas sim econômica.

A nossa guia era muito simpática e nos mostrou vários aspectos da comunidade. Nos contou que mesmo em uma comunidade pequena como aquela, vários idiomas eram falados. Disse que ela conseguia identificar qual idioma estava sendo falando por alguém, pelas suas características físicas. Na África do Sul existem 11 idiomas considerados oficiais, sendo o inglês o idioma da integração, ou seja aquele que é falado comercialmente, mas é apenas o quinto falado em casa.

Um fato curioso que observamos assistindo uma novela na TV local é que eles usavam dois idiomas simultaneamente. Partes de uma conversa eram em inglês e partes eram em africâner, língua falada pela população branca, que teve origem durante o período em que a África do Sul era colônia holandesa. Muito interessante!

Também fomos conhecer o Jardim de Infância da comunidade. As crianças ficaram super felizes e até cantaram o hino da África do Sul para nós.

Segunda Parada: T-Bag Designs

Quando terminamos a visita à comunidade, andamos um pouco adiante pela avenida e chegamos na Original T BAG Designs, lá fomos recebidos pela Jill, que é a idealizadora do projeto. Ela e sua família mudaram-se da Inglaterra para a Cidade do Cabo na década de 90. Horrorizada com a pobreza na comunidade de Imizamo Yethu, sempre se questionava como poderia ajudar àquelas pessoas.

Tendo se aproximado de uma moradora, começou a ensinar-lhe a fazer algum artesanato para que ela pudesse vender. Assim, ela imaginou que ajudando uma pessoa de cada vez, estaria fazendo a sua parte. Contudo uma aluna logo transformou-se em duas e em seguida um pequeno grupo se formou. Sem muito sucesso com vendas de início, mas ainda com entusiasmo, trabalhavam em papel machè. Depois surgiu a ideia de trabalhar com saquinhos de chá como superfície base, o que acabou dando o nome a instituição. Mais tarde, outros produtos foram desenvolvidos pelo grupo, mas sempre relacionado ao chá.  Foram momentos muito agradáveis que passamos lá, tomamos chá, conhecemos os artistas e ouvimos várias histórias de sucesso. Pela primeira vez em uma viagem, fizemos várias compras logo no primeiro dia da viagem, pois ficamos muito envolvidos e quisemos participar do projeto.

Terceira Parada: Green Point

Voltamos para o ônibus e continuamos o trajeto até Green Point, que é uma área residencial da cidade. É lá que está localizado o Estádio de Futebol da Cidade do Cabo, o qual foi construído para a Copa do Mundo de 2010. Muitos investimentos foram feitos nessa área, como a criação de um parque urbano. Além da construção de vários complexos de edifícios residenciais e comerciais. A Somerset Road é a principal avenida, repleta de cafés, restaurantes e boutiques.

Quando for viajar, não esqueça de comprar um seguro de viagem.

Nosso primeiro dia na Cidade do Cabo foi fantástico! Vimos muitas coisas, conhecemos várias pessoas interessantes, um pouco da cultura local e presenciamos os contrates tão similares ao nosso país.

Acabamos o dia no Victoria and Albert Waterfront, ao qual fomos em todos os dias da nossa estada na cidade.

Nos dias seguintes subimos a Table Mountain, o Cabo da Boa Esperança e tomamos um chá no chá no Mount Nelson Hotel.

Veja também nossa ótima de onde se hospedar na Cidade do Cabo.

Você pode guardar este post para futuras consultas salvando a foto abaixo no seu Pinterest.

Disclaimer: Feature image by Flowcomm.